quarta-feira, junho 14, 2017

Folículo ovariano | O que é e como se desenvolve

estágios do folículo ovariano
Estágios do folículo ovariano

No sistema reprodutivo feminino, um folículo ovariano é um saco cheio de líquido que contém um óvulo imaturo ou ovócito. Estes folículos são encontrados nos ovários.
Durante a ovulação, um óvulo  maduro é liberado de um folículo. Enquanto vários folículos começam a desenvolver a cada ciclo, normalmente um só irá liberar um óvulo.

Os folículos que não liberam um óvulo maduro se desintegram e isso pode acontecer em qualquer fase do desenvolvimento folicular.
Isso é conhecido como atresia.
Cerca de 99% dos folículos ovarianos se desintegram, regridem e nunca se tornam maduros o suficiente para liberar um óvulo.
Após a ovulação, o folículo ovariano que libera um óvulo se transforma em um corpo lúteo.

O que são folículos antrais?


É impossível contar quantos folículos existem nos ovários, porque eles são muito pequenos para serem visualizados. No entanto, uma vez que um folículo chega a um certo estágio, pode ser visto através do ultrassom.
Os folículos antrais - um folículo em uma fase específica de desenvolvimento folicular, normalmente entre o terceiro e o quinto dia do ciclo, podem ser contados por meio de ultrassom. Uma contagem de folículos antrais pode fazer parte do teste de fertilidade e ajudar a observar a reserva ovariana, ou seja, saber se a mulher tem ainda óvulos para serem liberados.
O número de folículos antrais pode dar ao seu médico uma ideia de quantos ovos viáveis ​​ainda existem para serem ovulados. Esta é uma forma de avaliar as reservas de ovários.
Os folículos antrais produzem níveis mais altos de um hormônio conhecido como Hormônio Anti-Mülleriano , ou AMH. Este hormônio circula no seu sangue.
A medição dos níveis de AMH através do exame de sangue é outra maneira de avaliar a reserva dos ovários.
As mulheres com uma contagem de folículo antral muito baixa antes dos 40 anos, podem ser diagnosticadas com insuficiência ovárica primária, também conhecida como insuficiência ovariana prematura ou menopausa precoce.
A contagem do folículo antral diminui naturalmente à medida que a mulher envelhece.
Uma contagem de folículo antral muito elevada pode indicar síndrome do ovário policístico (SOP).

Os folículos antrais medem entre 2 e 10 mm. Todos os folículos dentro desse tamanho são contados e se o resultado for igual ou menor que 8 folículos antrais, indica uma baixa reserva ovariana. Não indica menopausa iminente, mas a reserva ovariana já não é satisfatória.


Qual o papel que os folículos desempenham no ciclo menstrual?


Seu ciclo menstrual é dividido em duas partes primárias, a fase folicular e a fase lútea.
Durante a fase folicular, os folículos são recrutados e começam um processo que acabará no desenvolvimento de folículos que resultará na ovulação.
Enquanto vários folículos começam nesta corrida, apenas um (ou dois) atingirá a maturidade total e liberará um ovócito ou óvulo, é o chamado folículo dominante.
Quando se faz uso de indutor de ovulação por exemplo, vários folículos podem atingir o estágio ovulatório.

Os próprios folículos são responsáveis ​​por:

  • Nutrir e proteger o óvulo (ovócito), à medida que passa vão crescendo
  • Liberando hormônios reprodutivos essenciais, incluindo estradiol e inibina B, que sinalizam a glândula pituitária e hipotálamo para aumentar ou diminuir a liberação GnRH, FSH e LH
  • Transformando-se no corpo lúteo após a ovulação, que libera hormônios progesterona e estrogênio

As etapas do desenvolvimento do folículo ovariano


Você pode pensar que o desenvolvimento do folículo ovariano começa e termina durante a fase folicular do ciclo menstrual. Mas não é assim que acontece.
O ciclo de vida folicular completo começa antes que uma menina nasça, quando os ovários são desenvolvidos pela primeira vez. Neste momento, os ovários contêm apenas folículos primordiais. A mulher nasce com todos os óvulos que liberará no decorrer de sua vida fértil. Esse estoque não é renovável. O estoque de folículos ovarianos vai se esgotando ao longo da vida e mais ou menos aos 50 anos a mulher já terá desenvolvido todos os folículos e liberado todos os óvulos com os quais nasceu.
Os folículos podem permanecer neste estado "adormecido" por até 50 anos antes de "acordar" e passar pelos estágios de desenvolvimento.  
Isso leva de seis meses a um ano para que folículo primordial chegue  a um folículo maduro preparado para a ovulação. Então não, o processo de ovulação não tem início a cada novo ciclo. O processo de ovulação é finalizado a cada novo ciclo, no entanto sua preparação tem início bem antes.
Em cada fase do desenvolvimento folicular, muitos dos folículos param o desenvolvimento e morrem. Nem todo folículo primordial passará por cada estágio.
Menos de 1 por cento consegue liberar um óvulo maduro.  A cada ciclo menstrual cerca de 1000 óvulos imaturos são perdidos

Os estágios do desenvolvimento folicular são:

Folículo primordial (nesse estágio todos os folículos estão dentro dos ovários de uma menina recém-nascida)
Folículos primários (o recrutamento de alguns folículos primordiais no estágio do folículo primário ocorre todos os dias, começando na puberdade e continuando até a menopausa)
Folículos secundários (que envolvem a adição de células que iniciarão a produção hormonal)
Os folículos terciários, também conhecidos como folículos antrais (que são folículos que contêm uma cavidade cheia de líquido conhecida como antro, os folículos nesta fase são visíveis através de ultrassom transvaginal e podem ajudar o médico a saber se a reserva ovariana é satisfatória)
Folículo de Graaf ou folículo dominante (um folículo suficientemente grande para ovular, apenas um ou dois folículos terciários em cada ciclo amadurecerão para a ovulação)
Corpo Lúteo (não tecnicamente mais um folículo. O corpo lúteo se desenvolve a partir do folículo aberto que liberou o óvulo. Se torna um corpo amarelo com características específicas. Sua função é enviar progesterona para nutrir o endométrio e consequentemente o embrião implantado.
Corpo Albicante: Assim como o corpo lúteo não é tecnicamente um folículo ovariano mas é parte do processo. O corpo albicante ou corpus albicans é a cicatriz que permanece após a regressão do corpo lúteo.

Que tamanho deve ter o folículo ovariano?


A forma de monitorar o tamanho dos folículos ovarianos é através do ultrassom.
Durante esses ultrassons, o número de folículos em desenvolvimento será contado. Eles também serão medidos.

Os folículos ovarianos são medidos em milímetros (mm).

No caso de coito programado por exemplo, em que o médico aplica uma injeção de Gonadotrofina coriônica para eclodir os óvulos, o médico monitora o crescimento folicular através de ultrassons seriados. Quando o folículo ovariano atinge cerca de 18mm a injeção de gonadotrofina é aplicada.
Um folículo maduro que está prestes a ovular em um ciclo natural, mede entre 18 mm e 25 mm.
Quando é realizado tratamento com indutor de ovulação, esses folículos podem chegar a medir 31 mm em média.

Quantos folículos consigo produzir em um ciclo com Clomid?

Na grande maioria dos casos, mesmo com o uso do indutor de ovulação, um ou dois folículos dominantes se desenvolvem.
Com dois folículos dominantes existe a chance de engravidar de gêmeos.
(Ou, você pode não conceber, ou você pode conceber um bebê. A ovulação não garante a gravidez).

Quantos folículos são normais para um ciclo com Gonadotrofinas?

Como com Clomid, idealmente, você só quer que um ou dois folículos cresçam até a maturidade.
Os medicamentos para fertilidade injetável (gonadotrofinas) apresentam maior risco de gravidez múltipla. É possível desenvolver três, quatro ou até mais folículos maduros.
Se você receber quatro ou mais folículos, seu médico pode cancelar seu ciclo de tratamento. Isso pode significar cancelar um coito programado por exemplo, adiando a relação sexual.
Uma gravidez de três ou quatro bebês para algumas mulheres é ainda mais arriscado, sobretudo com idade avançada.

Quantos folículos devo ter para um ciclo de FIV?


Durante o tratamento de FIV (Fertilização in Vitro), o médico estimula um número maior de folículos. Algo entre 8 e 15 folículos é considerado uma boa quantidade.

No caso de FIV os óvulos são aspirados por meio de agulha guiada por ultrassom para que a fertilização (encontro entre óvulo e espermatozoide) acontece no laboratório.
Nem folículo ovariano contém necessariamente um óvulo de qualidade. Então não se surpreenda se o número de óvulos viáveis for menor do que o número de folículos de tamanho saudável que lhe foi dito.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Fontes:
27.2 Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutivo Feminino . OpenStax College. Rice University.Erickson, G, Glob. Libr. mulheres do med ,. (ISSN: 1756-2228) 2008; DOI 10.3843 / GLOWM.10289. Follicle Growth and Development .

Hunter, RHF Physiology of the Graafian Follicle and Ovulation . Cambridge University Press; 1 edição (9 de junho de 2003). ISBN-10: 0521781981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário