quarta-feira, agosto 28, 2013

Posso engravidar com ovários policísticos (SOP) ?

Em alguns casos a mulher não  é capaz de produzir óvulos que se libertem dos folículos. Uma parte deles se fixa nos ovários, como microcistos, causando a condição conhecida como síndrome do ovário policístico ou SOP. Felizmente, mesmo com esse diagnóstico, suas chances de conceber não estão perdidas.

Uma grande variedade de medicamentos , inclusive naturais, estão agora disponíveis, de modo que se você deseja engravidar mas sofre com a SOP,  pode fazer um tratamento que te permita engravidar no decorrer do mesmo. Algumas medidas simples  podem ser adotadas, afim de melhorar a condição dos ovários.

Reduzir o açúcar 

Este diagnóstico é frequentemente associado com um aumento considerável do nível de açúcar no sangue. Uma dieta com baixa ingestão de açucar, deve ser considerada. Se você quiser ter mais chances de ser mãe, deve seguir um tratamento baseado em antidiabéticos, uma substância que reduz o nível de glicose no sangue,  e que age regulando a ovulação, ao mesmo tempo. Você tem que seguir o tratamento por um período de pelo menos 3 meses antes de engravidar de forma eficaz . Ao engravidar, o uso do medicamento deve ser suspenso


Perder peso

A obesidade é uma das principais causas da SOP, e se essa for a questão chave de sua condição, a solução está inteiramente em suas mãos.

Se você conseguir se livrar de pelo menos  5% do seu peso, aumenta consideravelmente suas chances de engravidar. Acabar com a vida sedentária, fazendo exercícios regularmente e incluindo frutas e legumes em suas refeições diárias, são apenas duas sugestões que podem transformar a vida de quem tem SOP. 
Basta apenas um pouco de esforço e dedicação para fazer do seu sonho, uma realidade possível.

Induzir a ovulação

Seu corpo precisa de toda  ajuda que pode obter, assim, tomar medicamentos que induzem a ovulação, pode ser uma ideia eficaz,  desde que seja indicado e prescrito pelo seu médico.

Um dos medicamentos mais conhecidos e utilizados deste tipo é Citrato de Clomifeno. Ele estimula os ovários a produzir óvulos e os ajuda a amadurecer. Em alguns casos, injeções de gonadotrofina coriônica são indicadas junto com o indutor, para que facilite a liberação do óvulo pelo folículo. Eles influenciam consideravelmente a qualidade dos óvulos, além de ajudar a regular a ovulação.
Com esse tipo de tratamento, o coito programado pode ser feito, aumentando ainda mais as chances de sucesso.

Se você teme os efeitos colaterais do citrato de clomifeno e prefere alternativas naturais , o inhame, vitex e folliculinum são boas alternativas.

Monitorar a temperatura corporal basal

 A Medição da temperatura basal é um método popular para determinar o momento em que o óvulo é liberado. Muitas mulheres que sofrem de Sop, não conseguem liberar o óvulo, de forma que medir a temperatura basal, pode ser uma alternativa segura para observar a falta ou não de ovulação. A basal deve ser medida todos os dias, sem falhas, antes de qualquer atividade. Deve ser medida ainda na cama assim que acordar. Ao perceber um aumento de mais ou menos 0,5º , aproveite para intensificar os treinos com seu parceiro, pois indica que houve ovulação.


Considere inseminação artificial

Se sua espera pela sonhada gravidez , já se estendeu mais do que você pode suportar,considere dar uma ajuda  a natureza. A inseminação intra-uterina pode te ajudar. A IA é  o procedimento através do qual a fusão entre o óvulo e o espermatozoide pode ser acelerado. 

Treine em intervalos regulares

Um característica marcante nas mulheres que sofrem com os microcistos nos ovários, é a ovulação tardia. Os ciclos ficam irregulares, e a ovulação pode atrasar. Dessa forma, fica difícil prever quando ela ocorrerá. Para essas mulheres, o mais acertado é manter uma rotina de treinos mais intensa. Relações sexuais devem ser mantidas no minimo 3 vezes por semana em dias alternados. É importante que seja em dias alternados, afinal o espermatozoide precisa de tempo para amadurecer e obter a condição adequada para fecundar o óvulo.


Ter ovários policísticos, não te torna uma mulher infértil, em alguns casos, na maioria deles, é preciso um tratamento, algumas vezes um pouco longo, para que o corpo tenha condições de ovular e assim conquistar uma gestação. 
É importante dizer, que mulheres que tem ou tiveram SOP recentemente, tem uma maior dificuldade em liberar progesterona adequadamente, e tão logo se descubram grávidas, precisam de reposição hormonal (progesterona) para reduzir o risco de aborto. Confirmando seu positivo, converse com seu médico sobre a necessidade de utilizar progesterona nas 12 primeiras semanas de gestação.

Compartilhar:

17 comentários:

  1. Olá tenho acabo de fazer 22 anos e fui diagnosticada com SOP, mas como havia visto num de seus vídeos percebo as mudanças do meu muco cervical. A elasticidade do meu muco significa que eu esteja ovulando mesmo tendo SOP? (tenho alterações no ciclo menstrual)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      Nem toda mulher que tem SOP, fica sem ovulação. É possível que esteja ovulando normalmente sim . Os testes de ovulação podem te ajudar a desvendar esse mistério. rs

      Boa sorte !

      Excluir
    2. Obrigada! Fico mto feliz com essa informação e mais esperançosa... rs

      Excluir
  2. Meu nome e Dafni ..Tenho sop...minha menstruacao desce todo mes..com atraso no maximo de tres dias...
    Qual a minha chance de engravidar..

    ResponderExcluir
  3. ola tenho 19 anos, tenho sop minha menstruação só vem se eu tomar remédio, então eu to tomando cicloprimogyna.
    Mas no mes passado eu nao tomei, e esse mês minha menstruaçao ficou só dando sinal mas não vinha, ai eu comecei com o remédio dinovo mas ja ta com 7 dias hoje e ela ainda nao cortou continua dando sinal.
    O cicloprimagyna ja deveria ter cortado nao e?

    ResponderExcluir
  4. OI MEU NOME É ELAINE TENHO 32 ANOS E ESTOU TENTADO ENGRAVIDAR JÁ 8 ANOS E NADA EU TENHO SÓ 1 OVÁRIO E O ÚTERO INVERTIDO ESTOU NO MEU CICLO MÊS PASSADO FOI DE 29 DIAS E COMECEI A TOMAR O CHÁ DE IAME GOSTARIA DE SABER SE EU COMEÇO A FICAR NO DIAS FÉRTIL A PARTI DO DIA 11 E VAI ATÉ DIA 16 PRECISO DE AJUDA POSSO COMEÇAR A FAZER O TESTE DE OVULAÇÃO DIA 10? SE PODER ME RESPONDE EU AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  5. Oie meu nome é suelen então vou falar um pouco da minha história to desesperada mais aqui nesse site foi o único que eu quiz contar minha história espero ajudar e espero que voocs me ajudem também rs
    Meninas tenho 25 anos sou casada desde dos meus 16 anos nunca tomei nenhum tipo de anticoncepcional sempre tive desejo de ser mãe mais agorã o desejo ta mais forte pq meu marido tem 36 anos aí pensei que o problema tava nele mais no mês passado comecei a passar em uma GO particular to na fase dos exames e já tenho recebido umas notícias não muito bom descobri que to com somp ovários micropolicitico, e por conta disso to com a glicemia alta. Meu marido feiz exame de espermograma e deu 1 ml de volume ejaculado o normal e 2ML a médica achou muito pouco segunda ele vai fazer a coleta de novo. E pra mim ela passou um exame chamado histerossalpingografia esse exame e muito caro e doido RS já vou fazer ele segunda também to super mega anciosa com medo pq vi relatos e vi que dói muito to com muito medo espero que tenha bons resultados pq só depois desse exame que ela vai me passar os hormônios em fim seja o que Deus quiser espero que não demore o sonhado dia do meu positivo meninas se alguém ta passando pelo mesmo processo que eu me ajudem!!! to desesperada bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen eu estou passando por uma situação parecidíssima com a sua, também tenho SOP e estou com a glicemia alta tenho 22 anos e meu marido 33. O meu GO tbm me pediu a histero, mas infelizmente na véspera do exame passei muito mau e não pude ir, então assim que você fizer o seu escreva aqui contando como foi. Mas tente ficar calma, as vezes o medo do exame pode ser muito maior do que a própria dor. Pelo menos eu tento pensar assim... Beijos férteis e boa sorte!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Ana Paula entaao eu fiz a tão temida histerossalpingografia na digimagem em Itaim bibi tava com muito medo pois só via relatos péssimos sobre esse exame... Então não doeu nadinha vooc só sente uma cólica de leve na hora q o iodo vai entrando no útero maiis e uma dor suportável eles não pincaram meu útero pq eu vi relatos q quando pinçam o útero q dói neh mais fica tranquila proucure um lugar q não usa pinça e um pouquinho mais caro mais Valle a pena. Ana já levei todos exames pra minha Go. Graças a Deus to com utero e as trompas perfeita agora vou começa a tomar. Clomid 50 gr
      E metamorfina 850 gr junto com ácido folico durante três meses espero q de td certo pra gentte
      vai postando sua experiência aquii tbm qualquer coisa meu whats e 951555829 bjos e logo maiis teremos nosso positivo

      Excluir
  6. Olá Ana Paula entaao eu fiz a tão temida histerossalpingografia na digimagem em Itaim bibi tava com muito medo pois só via relatos péssimos sobre esse exame... Então não doeu nadinha vooc só sente uma cólica de leve na hora q o iodo vai entrando no útero maiis e uma dor suportável eles não pincaram meu útero pq eu vi relatos q quando pinçam o útero q dói neh mais fica tranquila proucure um lugar q não usa pinça e um pouquinho mais caro mais Valle a pena. Ana já levei todos exames pra minha Go. Graças a Deus to com utero e as trompas perfeita agora vou começa a tomar. Clomid 50 gr
    E metamorfina 850 gr junto com ácido folico durante três meses espero q de td certo pra gentte vai postando sua experiência aquii tbm qualquer coisa meu whats e 951555829 bjos e logo maiis teremos nosso positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu td certo pra vc florzinha espero que corra td bem para mim tbm. Vou fazer a histero em breve e sei que vai correr td bem... Fico mais tranquila com o seu relato.Espero que nosso tao sonhado positivo venha em breve. Oro por vc e por todas as tentantes. Estou sem Watts AINDA, mas continue me mantendo informada de td estou torcendo por vc... Bjos Férteis!!!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola meu nome e Milena a dois anos atrás tive sidrome de ovários policístico e tem tres meses que tento engravidar o meu ciclo v agora dia 21 como calculo

    ResponderExcluir
  9. Meninas também tenho sop...Fiz tratamento com clomid, indux e engravidei do meu 1º filho hoje com 5 anos e é uma bênção em minha vida.Hoje estou gravida de novo mas estou muito apreensiva pois o medico não conseguiu ver nada no meu utero...tenho fé que tive ovulação tardia por isso ainda não apareceu...

    ResponderExcluir
  10. oi descobrir que tenho SOP já ta com 3 meses,agora a minha menstruação está atrasada uma semana,mais tomo TESS.
    posso tá gravida?

    ResponderExcluir
  11. Eu consegui tinha micropolicisto tentei tratamentos por 3/4anos sem resultado algum tomei metformina por 2anos so tive perda de peso nauseas tonturas desmaios fraqueza azias mas estar quede de glicose ate mei medico suspender o uso por mi fazer mal e depois ki parava o ant eles almentavam em menos dez dias sem vjances de outros tratamentos ovulatorios fiquei 4meses sem ant comecei a tomar complexo vitaminica de AaZ complexoB obs; essas vitaminas eram so pra mim dar uma engordada estava muito magra tambem começei a usar cjas de uxi amarelo e uma de gato mas e muito ruim na verdade o qui comecei a ver o muco fertil tres meses seguidos foi capsulas de germem de trigo, primola,linhaça dourada eles servem pra controlar os hormonios femininos no terceiro mes de tentativa engravidei ..estou muito feliz e agradeço a Deus todos os dias por essa benção

    ResponderExcluir