terça-feira, agosto 27, 2013

Medicamentos e alimentos que diminuem as chances de engravidar

Quando se trata de tentar engravidar há uma lista incontável de coisas para fazer e que podem de alguma forma ajudar no processo. Mas existem também aquelas coisinhas que devem ser evitadas. Se já está tentando engravidar a algum tempo, com certeza já tentou muitas coisas para auxiliar nas tentativas, mas hoje te deixaremos informada, sobre o que você deve evitar durante as tentativas de engravidar.

Medicamentos que diminuem a fertilidade, e que devem ser evitados:

Descongestionantes atrapalham a fabricação de muco cervical


Quando adoecemos, o mais certo que fazemos é tomar algum medicamento para sanar o problema  o mais rápido possível. Num quadro de resfriado por exemplo, utilizamos medicamentos próprios para o problema. São medicamentos que restringem a produção de muco na membrana nasal para ajudá-lo com o nariz entupido e coriza. No entanto, o colo do útero utiliza muco, para ajudar a viagem do espermatozoide até o útero e trompas de Falópio, onde ele fertilizará o óvulo. 
Esses medicamentos afetam a produção de muco cervical, e quanto menos muco cervical você tiver, menor será sua chance de engravidar naquele ciclo.

Ibuprofeno pode causar descontrole hormonal

Analgésicos comuns que contêm ibuprofeno, podem dificultar as chances de você engravidar de duas maneiras. Uma delas, é porque ele que pode bloquear as prostaglandinas, que é um composto químico em seu corpo que regula a inflamação e temperatura, tornando-se um ambiente menos hospitaleiro para o esperma enquanto ele parte em busca do óvulo. Em segundo lugar, o ibuprofeno pode afetar seu ciclo menstrual e pode até inibir a ovulação regular do ciclo.

Corticosteróides prejudicam a ovulação 

Medicamentos que contêm corticóides,  podem  ser prejudiciais para os níveis de hormônio cortisol naturais do corpo. Os corticosteróides em medicamentos como a cortisona e prednisona, afetam os níveis de cortisol naturais do corpo o que pode afetar o ciclo menstrual e a ovulação. Quando utilizados esporadicamente, em algum episódio isolado,   não afeta significativamente a fertilidade, mas como um medicamento a longo prazo, de uso contínuo , a probabilidade de diminuir os níveis de fertilidade, são reais. Se você faz uso contínuo desse tipo de medicamento, converse com seu médico sobre alternativas de substituição.

Alimentos que diminuem a fertilidade, e devem ser evitados:

A soja prejudica a fertilidade

A soja contém uma substância equivalente ao hormônio estrogênio, conhecido como fitoestrógenos, que pode ser um empecilho especial para as mulheres que estão tentando engravidar ativamente. Uma quantidade excessiva de estrogênio no organismo prejudica a fabricação de folículos, impedindo assim a ovulação e impedindo o ciclo de prosseguir normalmente.

Carnes processadas e embutidos devem ser evitados quando existe a intenção de engravidar

Produtos de carne que foram processados, ​​carne enlatada, cachorros-quentes, salame e bacon tem os conservantes nitratos e nitritos. Os nitratos e nitritos, quando ingeridos podem criar nitrosaminas no organismo, que são possivelmente carcinogéneos e têm sido associados com o desenvolvimento de células cancerosas no corpo. Este tipo de alimento, faz do seu organismo um lugar inóspito e pode afetar tanto a ovulação quanto os ciclos menstruais.

Refrigerantes e doces atrapalham a fertilidade

Ao tentar engravidar, a ingestão de quantidades elevadas de açúcar pode prejudicar a produção de hormônios reprodutivos no corpo. Quando seus hormônios se descontrolam, suas chances de engravidar diminuem consideravelmente, atrapalham a ovulação e desregulam os ciclos menstruais. Se você não quer jogar contra si, atrapalhando o bom funcionamento hormonal do seu organismo, evite alimentos que contenham açúcar.

Cafeína deve ser evitada por quem deseja engravidar

A Cafeína em grande quantidade, é ruim para qualquer pessoa, mas para uma mulher tentando engravidar pode ser bastante prejudicial, pois reduz as chances de gravidez e aumenta as chances de um aborto espontâneo, nas primeiras semanas de gestação. É melhor evitar bebidas / alimentos, como  alguns chás ( chá mate e chá preto por exemplo), café, refrigerante, chocolate e etc,. Se não puder evitar, consuma com moderação e sempre que possível , prefira os livres de cafeína.


Pé no chão e esperança no coração !



4 comentários:

  1. Nossa obrigada, tomei 01 cápsula do ibuprofeno para cólica menstrual, é aquele buscofem... ai que arrependimento... não sabia desse detalhe...

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço pela informação, estava fazendo uso de Ibuprofemo pra colicas e tomando muito leite de soja, suco com leite de soja, nossa já cortei da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Mudando hábitos! Logo espero um positivo. Sorte para todas nós tentantes!

    ResponderExcluir
  4. Gente eu fico doidinha com tantas informações distintas sobre o fitoestrogenio. Li algumas materias dizendo que ele ajuda na ovulação. Tanto que tem gente que faz uso do Inhame para engravidar e Inhame contem fitoestrogenio.

    ResponderExcluir