Com apenas um ovário ovulo todo mês?

Nosso sistema reprodutor é  um mistério para muitas de nós. Complicado entender todo o processo que pode levar ou não a uma gravidez. 
Na busca pela maternidade podem ocorrer alguns contratempos. Nem tudo caminha sempre de forma correta e com isso algumas dificuldades maiores aparecem. Gestações ectópicas podem deixar sequelas irreversíveis , que complicam ainda mais essa jornada. A perda de uma trompa ou ovário pode ser uma dessas complicações. 


O fato é que muitas amigas já tiveram alguns problemas , perderam trompas ou ovários e tem dúvidas sobre sua capacidade de gerar uma vida. Vamos tentar explicar esse processo de forma simples e objetiva.

Ao nascer, já trazemos conosco todos os óvulos que teremos durante toda a vida. São cerca de 450 mil óvulos.
Todo mês muitos se desenvolvem, mas apenas um óvulo é liberado...salvo excessões em que mais de um óvulo é liberado resultando em gravidez gemelar (é uma das formas de ocorrer gravidez gemelar). Após ser liberado pelo ovário o óvulo cai na cavidade abdominal e é atraído pelo trompa. Não existe uma ligação direta entre os ovários e as trompas, ou seja , os ovários não são imediatamente ligados as trompas, existe digamos um vão entre eles , mas as trompas são preparadas com estruturas parecidas com franjas, que ficam se mexendo em movimentos ondulatórios e puxam o óvulo para si , e o transportam até o útero. É nas trompas que ocorre a fecundação, pois além delas serem a única ligação entre os ovários e o útero, leva alguns dias para que o óvulo chegue na cavidade uterina . Como o óvulo vive apenas 24 horas , se não for fecundado ainda nas trompas não será em outro lugar , pois quando chegar ao útero , cerca de 4 a 15 dias depois de sua liberação, não terá mais vida e não poderá ser fecundado. Sem as trompas o óvulo liberado pelos ovários vaga pela cabidade abdominal até ser absorvido pelo organismo.

Os ovários se revezam na ovulação, e consequentemente cada mês é uma trompa que tem o trabalho de levar o óvulo ao útero. No caso de mulheres com um único ovário, a ovulação ocorrerá sim todos os meses. Não tendo mais seu companheiro para dividir o trabalho , o ovário que ainda estiver presente , assumirá toda a produção para o resto de sua vida, recebendo informações hormonais mês a mês e fazendo com que a mulher ovule todos os meses.  A possível consequência disso tudo será uma menopausa anos antes do esperado, pq os óvulos são divididos entre os ovários , se um se perde, leva consigo metade dos óvulos que a mulher possui. 
Com tudo isso surgem algumas dúvidas ainda mais complexas. Se uma mulher possui um ovário mas não a trompa correspondente a esse ovário ela tem possibilidades de engravidar ? 
A resposta é sim ....essa possibilidade existe , embora seja mais difícil . A trompa do lado oposto , sedenta por fazer sua função , pode atrair o óvulo liberado, com sorte ele será fecundado e levado até o útero e uma nova vida surgirá.
Se a mulher não tiver nenhuma das trompas não existe ligação entre os ovários e o útero e dessa forma fica impossível uma gravidez de forma natural , somente uma FIV ou ICSI que são procedimentos de reprodução  feitos em clinicas especializadas, podem te levar a uma gestação.

Viver a busca de um sonho como a gravidez é complicado, e  nem sempre é fácil entender os mecanismos que podem nos deixar mais perto desse sonho. Por isso é sempre importante ter o acompanhamento de um bom médico , que possa além de lhe tratar, sanar suas dúvidas e elaborar respostas objetivas para suas questões.


Perder a esperança jamais !

Tatiana Costa 

32 comentários:

  1. A 15 dias fiz uma cirurgia e perdi a trompa e o ovario direito, por causa de uma gravidez ectópica e tenho muitas duvidas, 1 - vou mestruar todo mes ? 2 - ainda posso engravidar? 3 - quais as chances de acontecer outra gravidez ectópica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      1. Vai ovular todo mês . O ovário existente vai cumprir sozinho, a função que antes era
      dividida.
      2.Claro que pode engravidar,sem problema algum.
      3. Depende de muita coisa, inclusive do motivo que levou a primeira ectópica. Se vc teve alguma infecção no útero, DST, usou DIU ou faz uso de indutores, a chance de acontecer novamente ainda que pequenas, existem.

      Boa sorte !

      Excluir
  2. ola boa noite gostaria de saber se eu posso ter mais filhos ,pq meu marido tem o tipo de sangue A+ e eu sou A- ja tive um filho...obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim, provavelmente após o parto do seu filho, tomou uma vacina que deverá ser tomada novamente por volta das 28 semanas da nova gestação.
      Mas fique tranquila, isso não vai te impedir de ser mãe novamente.
      ABçs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus sabe de todas as coisas Maura , e sua vitória não tardará.

      boa sorte !

      Excluir
  4. OI TATIANA MINHA ESPOSA ESTÁ OVULANDO MÊS SIM MÊS NÃO , O QUE PODE SER? E APENAS UM DIA E MEIO/ ABRAÇO ANDRÉ FONTOURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não está menstruando todos os meses ? A ovulação de fato não acontece todos os meses, pode falhar em um ou outro ... mas se é algo frequente , pode indicar um descontrole hormonal. O ideal é procurar um médico para um ultrassom e exames hormonais.

      boa sorte !

      Excluir
  5. a menstruação dura 1 dia e meio . abraço

    ResponderExcluir
  6. olá alguém pode me ajudar? fui ao ginecologista recentemente porque queria saber se seria possível a realização de laqueadura tubaria.o medico disse que seria contra a ética fazer essa cirurgia devido a minha idade e devido eu ter um filho so. então ele me pediu exames porque tenho dores na relação sexual ,enjoou ,cólica forte e meus pelos do corpo crescem constantemente ,alem da dor pélvica as vezes. ai no ultrassom apresentou ovário policístico . queria saber o que vcs acham que ele vai fazer agora por mim. tenho ganhado peso estou com 1 ,58 de altura e 77 quilos a minha barriga é grande.será que vou fazer cirurgia ou tratamento ainda não levei o resultado pro medico .mas já foi marcado .me ajudem mulheres bjs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratamento com anticoncepcional e metformina.
      boa sorte !

      Excluir
  7. oi alguem pode me ajudar,estou tentando engravida e 1 ano mais nao estou com conseguindo,tenho um so ovario mais descobri que tenho cisto.me responde porfavor um grande abraço fiquem com deus...

    ResponderExcluir
  8. ola gente ha 2anos fiz uma cirugia nos dois ovario com cisto,foi retirado o ovario direito,mais agora descobri que tenho novamente cisto no ovario esquerdo mais eu ovulo normalmente todo mes ha chances de eu engravida. Boa noite

    ResponderExcluir
  9. Tive cisto aos 17 anos tirei um ovario d fiz tratamento por 3 anos quando o medico me liberou eu engravidei meu filho vai fazer 3 anos e eu quero muito engravidar novamente. Esse mes minha mostra veio por 2 dias eu tenho tido muita tonteira enjoo as vezes e um dia sim e um nao tenho tido colicas fracas no pe da barriga sera que estou gravida?

    ResponderExcluir
  10. Olá, me chamo Gabriela, gostaria de saber quais as minhas chances de engravidar em junho de 2013 tive uma gravidez ectopica e retirei a trompa direita, então passou...em setembro de 2013 engravidei denovo e dessa vez eu sofri um aborto espontâneo...Será que ainda posso engravidar ? E como fica minha ovulação após isso tudo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho 33 anos, estou tentando engravidar há um ano, possuo somente o ovário direito, fiz a histerossalpingografia e a trompa direita está saudável, porém a esquerda apresentou o diagnostico de hidrossalpinge. Fiz também o usg seriado para controle de ovulação e correu tudo bem, o folículo rompeu com média de 23mm. Com estas condições, é possível engravidar de forma natural?

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho 19 anos e tive cisto nos dois ovários, com isso tive que retirar o ovário direito e metade do esquerdo. Tenho chances de engravidar? Meu sonho é ser mãe. Me responde por favor.

    ResponderExcluir
  13. Olá,me chamo Débora,tenho 26 anos e ha 8 anos fiz uma laqueadura e hoje estou muito arrependida,gostaria de saber se é possível reverter o meu caso e se é possível realizar algum tratamento pelo sus.

    ResponderExcluir
  14. tenho 23 anos, com 13 tive um sistono ovario esquerdo e precisei retira-lo, fiquei 9 anos fazendo tratamento com anticoncepcional, so menstruava de 3 em 3 meses agora por conta propria parei o remedio pois eu havia ganho peso! Ha 4 anos namoro, vou casar no fim do ano, por 2 vezes desconfiei de gravidez, mas n era! Sera que posso engravidar? Choro sempre pois penso que nao vou conseguir, as pessoasao meu redor sempre dizem isso e me sinto um lixo! Parabens pelas informaçoes e obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem um ovário, se ele tem condições de trabalhar vc pode engravidar sem problemas
      Não dê ouvidos aos outros , são apenas pessoas e nada sabem sobre os planos de Deus.

      Excluir
  15. hj com 46 anos não menstruo mais desde os 37, tive meu último filho aos 33 e descobri a pouco que minha mãe pagou ao médico no ato da minha cesária uma ligadura, só que no começo desse ano descobri através de uma transvaginal que não sou ligada e sim não tenho um ovário o esquerdo, só que a alguns dias tenho sentindo náuseas tonteiras e fadiga e tenho percebido minha barriga um pouco maior sem mais sintomas. será que consegui o milagre será que ainda posso ter esperanças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      tenho que ser sincera e dizer que acho muito dificil que seja uma gravidez ...podem ser sintomas causadas pelas mudanças hormonais por nao menstruar. Mas sou apenas humana e não sei nada dos planos de Deus , para ele nada é impossível. Te aconselho procurar um médico para alguns exames, principalemtne hormonais

      Excluir
  16. tive cisto no ovario perde um ovario poço ingravida

    ResponderExcluir
  17. Ola me chamo Marcia tenho 46 anos e a 5 anos tive uma gravidez ectópica. Fiz uma cirurgia onde foi retirado o ovário esquerdo e não sei se a trompa direita foi cortada. Desde novembro venho com minha menstruação vindo irregular, mas não estava tendo sintomas , agora esse mês depois de dois meses sem menstruar to sentindo os peitos doloridos e algumas cólicas será que isso pode ser uma gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Márcia , mas pode também se tratar de algum descontrole hormonal. Interessante procurar um médico para alguns exames.

      Boa sorte !

      Excluir
  18. Me chamo Eliana e tenho 45 anos. Em Maio fiz uma histerectomia parcial onde retirei o útero e 01 ovário e desde então não tenho menstruado. é normal?? Não vou voltar a menstruar ou é temporário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menstruação acontece devido a descamação da camada interna do útero , o endométrio, em útero não tem o que descamar amiga , de forma que vc não terá mais menstruação.

      Excluir
  19. ola tenho cisto no ovario direito e nao mestruo sera que consigo engravidar

    ResponderExcluir
  20. Minha irmã consegui com a Graça de Deus engravida apos ter tido uma gravidez tubaria, e esta muito feliz!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. oie Flor minha duvida é outra na verdade. Tenha apenas uma ovario , porem a 50 dias fiz uma cirurgia cesariana para retirar o ovario .Porem já fui avisada para não demorar pra engravidar .Se eu engravidar logo não ira abrir minha cesaria novamente ?

    ResponderExcluir
  22. ola bom dia, tenho 24 anos, aos 14 passei por uam crugia pra retirada de um cisto hemorragico que se rompeu, os ovarios foram preservados, aos 19 engravidei da minha filha, AOS 22 PASSEI POR NOVA CIRURGIA, UM CISTO ROTO na trompa esquerda que foi retirada com ovário´esquerdo, depois da cirurgia comecei a tentar engravidar, se passou um ano e meio nada, o medico disse que o ovário direito esta saudável, mas estou preocupada, se passou u mano e mio ja o que faço:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...