segunda-feira, outubro 28, 2013

Os 8 principais sinais de fertilidade do seu corpo

Quando decidimos que é chegada a hora de ter filhos, a primeira preocupação é com a fertilidade. Ter consciência de seu corpo e obter informações de como ele funciona, sem dúvida te economizará bastante tempo na busca por uma gravidez. Certas dicas diminuem o tempo de espera pelo positivo, não por serem milagrosas ou mágicas, mas sim por serem capazes de te ensinar qual o melhor momento e maneira de usar cada nova informação a favor da sua vontade.
Traremos hoje, oito fatos que podem indicar que você é uma mulher fértil e que está apta a engravidar.
Claro que existem problemas que ficam “escondidos”, e que só podem ser descobertos através de uma investigação médica mais apurada, mas de modo geral, o mais simples e óbvio não podem ser ignorados e são os primeiros a serem analisados.


Fique de olho no seu ciclo

Uma ótima maneira de avaliar sua fertilidade é observar seus ciclos. Se os seus ciclos são regulares, provavelmente é uma indicação de que a ovulação está acontecendo normalmente. Variações de até 5 dias para mais ou para menos, normalmente não são frequentes e a principio, não indicam qualquer problema.

Temperatura basal

A temperatura basal, embora não seja uma boa aliada para programar as relações do período fértil, pode te mostrar se a ovulação já aconteceu. A temperatura basal é aquela medida imediatamente após acordar, ainda na cama, sem fazer qualquer outro movimento se não o de alcançar o termômetro. Após a ovulação, e somente após ela, a temperatura da mulher sobe de 0,3 a 0,5 graus. Mulheres que fazem reposição hormonal com progesterona, não devem utilizar esse método.

Muco cervical

Já falamos algumas vezes das variações do muco cervical, e já sabemos que através da analise do muco, é possível saber em que fase do ciclo nos encontramos. O muco cervical elástico, semelhante à clara de ovo, indica que você está em pleno período fértil, e esse é sem dúvida o melhor momento para manter relações. A liberação do óvulo acontece de 2 a 3 dias após o aparecimento do muco elástico. Mas ter o muco elástico, não indica que seu ovário libertará o óvulo, indica que até ali, tudo correu como o programado. Por isso é importante que você continue acompanhando e observando as mudanças do muco. Após a ovulação, a produção de progesterona tem inicio, e ela é a responsável pela mudança do muco nesse segundo momento.
Se a ovulação de fato acontecer, o muco se tornará branco e grosso, semelhante a creme hidratante. Se perceber esse muco dias após o muco elástico, é um sinal de que talvez seu óvulo tenha de fato sido liberado.

Olfato e paladar

Durante o período fértil, próximo à ovulação, você será capaz de obter um olfato e paladar mais apurado. Sua pele pode se tornar mais suave e bonita. Você pode se sentir especialmente mais atraída pelo cheiro do seu parceiro.

Libido em alta  

A natureza é perfeita e tem seus truques para garantir que homem e mulher cumpram seu papel na procriação.
Um bom sinal de que tudo anda bem com seus hormônios, é o aumento da libido durante o período fértil.
O desejo sexual aumenta e o parceiro nos parece muito mais atraente e sedutor, mesmo quando  jogado no sofá de cueca e meias.
Nossos hormônios trabalham a fim de aumentar o desejo sexual, conforme a data da ovulação se aproxima.

Seios sensíveis

Algumas mulheres observam sensibilidade nos seios pouco antes ou depois da ovulação. Mais uma vez a responsabilidade é dos hormônios.
Seios doloridos são um bom indicativo de fertilidade.

Pequeno sangramento

Algumas mulheres podem ter uma ovulação mais dolorosa, e com isso, um pequeno sangramento pode ser percebido. Normalmente duram 1 ou 2 dias no máximo e se apresentam como borra de café ou sangue ralo e aguado. São sangramentos que coincidem como o dia de ovulação.

Cólica e inchaço

É possível que próximo da ovulação, você sinta algum incomodo pélvico. São cólicas causadas pelo estímulo dos ovários e pela contração das trompas que se movimentam para levar o óvulo fecundado ou não para o útero.
Durante esse período é possível notar certa retenção de líquidos que é facilmente percebida pelo inchaço de pés, mãos e abdômen.

Desatenção

Se todos os sintomas acima passarem despercebidos por você, tenha sempre em mãos um teste de ovulação. Se não sabe ao certo quando vai ovular, comece a utiliza-los nove dias depois do primeiro dia de sangramento menstrual, em intervalos de 10 horas. Se obtiver um positivo, é um bom indicativo de fertilidade. Se a menstruação surgir e seus testes não tiverem indicado um positivo, pode indicar que algo está errado. Tente os testes por mais um ciclo e se o positivo não aparecer, procure um médico.

Ajuda médica.

Uma consulta com um médico é sempre bem vinda, e ele pode te pedir alguns exames bem uteis para essa primeira fase. Tais como ultrassom transvaginal para descartar anomalias no útero, miomas, cistos e microcistos. Testes que examinem elementos como FSH, LH, Estradiol, Progesterona, Prolactina, Tireoide, vitamina D 25-hidroxi, entre outros.

Pé no chão e esperança no coração !

47 comentários:

  1. Tati boa tarde!
    Tira uma duvida, minha menstruação nunca foi mto certinha, mas ultimamente tenho percebido que ela esta chegando com mais frequencia!
    O estranho é que a meses não tenho um fluxo como antes, tenho percebido que entre 15 ou 20 dias aparece essa borra de cafe, dura dois ou tres dias e para.
    Existe ciclos curtos assim mesmo?
    E essa borra pode ser considerada menstruação?

    Comentei no face + apaguei, achei melhor postar aqui...rsrs

    Obrigada!

    Abraços!!!

    Lia Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia,
      Se esse é o único sangramento que tem durante todo o ciclo, pode indicar que vc esteja com algum descontrole hormonal. Talvez uma fase lútea pobre. O ideal é procurar um médico para alguns exames ...mas pode aumentar a ingestão de vitamina C para ver se ajuda no aumento da progesterona .

      Excluir
    2. Então, eu tenho SOP, a meses tomo Glifage XR e acido folico, vou fazer outra ultra pra ver se os cistos ja sumiram no começo do mês!Mas nunca consigo saber qual meu periodo pq sempre desce em datas diferentes! +/- uma semana antes dessa borra aparecer, percebo o muco bem elastico, e depois ele continua só que na cor marrom com um poquinhu de sangue! Posso então considerar que meu periodo seja + curto que o normal?

      Excluir
    3. Esse é o único sangramento que tem no ciclo ?

      Excluir
    4. lia olha também tive isso muitas vez pode ser gravidez mas também pode ser qui vc esteja fértil oq eu acho é qui isso é normal é significa q a sua menstruação vai descer

      Excluir
  2. Ola tenho microcistico,isso mi empede de engravida, e o que devo fazer pra melhorar na ovulação.minha menstruação só vem um pouco e da cor de café isso ocorre na data pra mi menstruar, isso e um descontrole hormonal.tem algum remédio pra isso. O tipoclin e indicado eu tomar estou tomando por minha conta propia posso continua.obra. Pelas dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar remédio de farmacia por conta própria nem pensar ...o ideal é vc procurar um médico para que ele te prescreva as medicações adequadas. Enquanto isso , pode tratar os ovários com "remédios " naturais...como o vitex e a maca ...podem ser encontrados em cápsular ou in natura em casa de produtos naturais.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Minha menstruacao e muito antecipada, mas vem fluxo normal. Tomei anticonsepcional injetavel so esse mes de outubro faz maia de mes, o efeito ja passou certo? Agora minha menstruacao desceu ...quero muito engravidar e meus exames dizem q esta tudo certo comigo. Ja comecei a vinte dias o acido folico. Como meu ciclo e de vinte e um. qual sera meus dias ferteis e q devo investir nas relacoes? Minha mens veio dia 30/10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciclos muito curtos como o teu, podem indicar que a ovulação não está ocorrendo , ou que a fase lútea é curta demais ....qualquer uma das duas questões podem te trazer dificuldade para engravidar . de Qualquer modo , sua ovulação acontece 14 dias antes de vc menstruar ...mas se de fato tua fase lútea é mais curta fica dificil saber ao certa se esta ovulando mesmo 14 dias antes da menstruação descer . te aconselho a fazer uso dos testes de ovulação a partir do 5º dia do ciclo para saber exatamente quando a ovulação está acontecendo.
      Abçs

      Excluir
    2. Minha cidade é dificil , ja procurei em todas as redes de farmacia esse teste de ovulação. Qual o conselho que vc me dar em relação a essa minha fase lútea? O que devo fazer ? Estou extremamente preocupada...quero tanto engravidar. E se eu conseguir o teste de ovulação tenho que usar no quinto dia da menstruação? Minha menstruação tem vindo de 17 em 17 dias. E a transvarginal que fiz ta tudo certo , sem alterações. Obrigado fico no aguardo...bjos

      Excluir
    3. Entra em contato com petitbabyvendas@hotmail.com diga pra Alessandra que vc é indicação minha, ela vende testes de ovulação pela internet te envia pelo correio. Sempre comprei os meus com ela , é confiável e super profissional.
      Não deve ser menstruação , um desses sangramentos tem que ser ovulação , não é possível um ciclo tão curto.

      Excluir
  5. Bom dia Taty. Posso engravidar 3 dias após minha menstruação? Estava tomando a injeção como método contraceptivo e parei a 4 meses. Só que no mês de outubro eu menstruei duas vezes no dia 5 e 26. Mas por conta desses poucos intervalos de tempo eu posso esta ovulando com frequência pelo fato de que meu organismo esta se regularizando pós injeção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não da pra saber se as duas são mesmo menstruações ou se um desses sangramentos é uma ovulação hemorragica.
      O ideal seria vc usar os testes de ovulação para tentar descobrir quando sua ovulação está acontecendo.
      abçs

      Excluir
  6. Olá, minha menstruação é totalmente irregular e tenho SOP, em ago não veio, veio em 09/09 e em 15/10. Estou tomando um jndutor de ovulação (homeopatis) e tentando engravidar há 4 meses. Tenho 39 anos e estou preocupafa com o tempo... Como poderia calcular meu período fertil com um ciclo tão irregular? Agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável que com ajuda do homeopático seu ciclo comece a estabelecer um padrão. De qualquer forma, enquanto não tem certeza de como ele será , procure observar os sinais do seu corpo e se possível adquira testes de ovulação. Assim ficará mais fácil saber quando é o seu período fértil.
      enquanto isso, mantenha relações no minimo 3 vezes por semana em dais alternados.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Muito obrigada pela dica e por todas as orientações disponíveis no dite, estou encantada com seu lindo trabalho, ajudando diversas mulheres! Obrigada...
      Teria dicas para engravidar de menina???...rs. Beijinjos.

      Excluir
  7. Olá,
    Estou no 26° dia do meu ciclo que é de 28 dias.
    Tenho acompanhado minha TB que está se mantendo em 37.2
    Isso quer dizer que posso estar grávida?
    Bjos e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra dizer que vc ovulou, mas não tem como afirmar que está grávida, mas claro que pode ter acontecido.
      boa sorte !

      Excluir
  8. Ola...sou uma tentante recente...porem com muitas duvidas...primeiro o q fiz foi ir ao GO ele m pediu muitos exames investigação total, fiz todos td normal graças a DEUS, o único problema era uma ferida no colo do útero, fiz uma cauterização fiquei sem ter relação por 30 dias...meu ciclo foi o seguinte parei d tomar o antic. em agosto dia 30 veio normal dia 13/09 fiz a cauterização ai minha menstruação veio dia 04/10 ai passei pelo medico novamente ele disse q tinha cicatrizado muito bem esperei dar os 30 dias pós a cauterização e comecei os trabalhos, bom ai começou o desespero pela busca do resultado positivo deu dia 04,05 06,07,08/11 e nada comecei a ficar louca de alegria claro ai comecei a fazer os testes d farmácia a cada dois dias fazia um, e td negativo, ate q encasquetei e fiz o d sangue e deu negativo, nossa ficamos muito triste...mas não perdi as esperanças antes da monstra aparecer e qd foi agora dia 18/11, 14 dias d atraso veio a monstra mas foi bem curto ficou descendo no dia 18, 19 ontem dia 20 ja tava so o restinho...meu ciclo ta muito irregular como vou fazer p saber meus dias férteis? desde ja obrigada pelo espaço...bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando está irregular assim , o melhor é usar os testes de ovulação , prestar atenção no muco cervical e para não perder o período fértil, manter relações 3 vezes por semana em dias alternados durante todo o ciclo.

      boa sorte !

      Excluir
  9. entrei para o clube das tentantes,, bem minha mostra veio dia 05/11 tive relacao no dia 15/11 e 19/11 ,,, tenho chances de ta gravida,, e aquele teste de urina com qboa da certo ou nao.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes testes caseiros não são seguros, mas vai aprender isso na prática . rs
      As chances depende de quantos dias dura o seu ciclo. Se tem um ciclo de 28 ou 30 dias , tem chances sim .
      Boa sorte !

      Excluir
    2. estou sentindo umas coliquinhas bem fraquinha do lado esquerdo da barriga, e parece que as vezes sinto umas tonturas bem fraca e ontem meus seios saiu uma aguinha tipo assim uma gotinha, meu ciclo e de 30 dias.. ja tenho 3 filhos mas tudo grande mas meu sonho e ser mamae de novo mas sei que DEUS tem a hora certa pra mim e todas nos tentante,,,. obrigadaa amiga pela pacienciaaa

      Excluir
    3. e ontem no sabado tive relacao com meu marido e saiu um pouco de sangue e hoje na hora que vou no banheiro o papel higienico esta saido sujo de um negocio escuro parecendo borra de cafe, o que sera isso, e minha mostra ela ta marcada para o dia 05/12 mas ela nao podi virrr,,, estou muito anciosa mas pelo que vc leu sobre meu caso o que vc axa que pode ser ... obrigada taty

      Excluir
    4. e tambem parece que estou com uns enjoos bem fraquinho, tipo o desifetante de meu banheiro tem varuis anos que uso mas de uns 3 dias pra ca ele sta com cheiro muito ruiimm, as vezes penso que estou doidaa,, mas asiedade aquiii ta a mil por hora

      Excluir
    5. Pode ter sido nidação ou vc tem alguma feridinha no colo do útero. Quando foi seu ultimo papanicolau ?

      Excluir
  10. tem uns 5 ano mais ou menoss,,, tenho uma prevencao marcada para fim de dezembro..se eu fizer o teste sera que ja da resultado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a monstrenga veio hoje,, mas nao vou desistir,, essas coisas sao tao complicada pq ate desejo de comer coisas enjoo eu tive e dificil demaissss quando somos tentantes agente sente coisas que faz agente ter certeza que consegimoss.,,,, qual melhor dia pra min fica gravida neste novo ciclo.. obrigadaaaaa

      Excluir
  11. Estou com uma dúvida muito grande me ajude!!!Tomei injeção trimestral por 4 anos em fevereiro deste ano parei,e minha mentruação só veio aparecer no dia 28 de outubro e durou 7 dias fiquei praticando e até agora minha menstrução não desceu de novo fiz 2 testes de farmácia e deu negativo,mas meus seios estão bem doloridos e sinto enjoo e dores nas costas mas nada.Sera q posso estar gravida?Ou continuo tentando mesmo sem minha menstruação aparecer,me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  12. ola ...tenho duvidas estou no meu primeiro ciclo com indux...percebi so o muco branco leitoso o tempo todo desde o ultimo comprimido sera q esta normal ?tem que vim a menstruaçao dia 20/07 se atrasar posso tomar assim mesmo ? obrigada aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O indutor muda o muco , é comum acontecer ... vc pode tentar os lubrificantes amigáveis para ajudar os espermatozoides a driblar o muco espesso.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. oi obrigada pela resposta ...mais onde posso comprar o lubrificante ?
      obrigada

      Excluir
    3. Petit Baby... contato Alessandra petitbabyvendas@hotmail.com.br

      Minha vendedora de confiança.
      abraços !

      Excluir
  13. Olá, descobri que tenho ferida no colo do útero e por conta disto tenho um corrimento muito forte, se eu fizer a cauterização isso me impossibilita de engravidar um dia? o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cauterização é necessária e não te atrapalhará em nada , é apenas um tratamento para sanar o problema
      boa sorte !

      Excluir
  14. Oi, por favor me ajude.
    Minha última monstra veio dia 31/07, porém antes disso minha última monstra foi em 21/04, fiquei 100 dias sem menstruar, descobri que tenho SOMP então meu GO receitou o Provera para induzir a menstruação.
    Ela veio então dia 31/07, nesse dia começei a metformina e treinei dia sim dia não..
    Agora não sei se vai regular meu ciclo ou terei que tomar provera de novo..
    Dia 21/08 no 22º dia do ciclo, comecei a ter tipo um corrimento/sangramento, que nunca sujou a calçinha, só percebo no papel higiênico e alguma vezes que saiu junto com o xixi, tipo uns farelos e um corrimento marrom.
    Pode ser nidação? Será que posso estar grávida?
    Por favor me responda!

    ResponderExcluir
  15. ola, bom dia....estou com duvidas...minha ultima menstruacao veio no dia 27/07 do mes passado....tomo anticoncepsional e neste mes ela veio no dia 25/08 so que antes dela desce semana antes eu estava com dores no abdomen...e continuo com colica so que minha menstruacao estar diferente tipo marrom com pouco de sangue...oq pode ser???

    ResponderExcluir
  16. Oii taty por favo me ajude mnha mestruacao nao tem mes de vim certo e eu sou louca pra engravida nao sei qual é o meu ciclo mestrual essi mes mestruei dia 6 e o mes de agosto ela nao veio qeria saber qual éo meu dia certo d ter relacoes fom mha mestruacao irregular fko dificil de saber o dia do periodo certo ?

    ResponderExcluir
  17. olá, tbm estou tentando engravidar parei de tomar anticoncepcional há cinco meses, meu ciclo é de 28 dias sempre vem nas datas certas e o fluxo de sangue dura apenas 3 dias e 2 dias uma borra marrom, enfim, minha menstruação desceu dia 26/11 e agora desceu 5 dias antes da data prevista 19/12 e só durou 1 dia e os outros dias uma borra marrom, estou pensando em fazer o teste de farmácia, o que acha? devo esperar mais?

    ResponderExcluir
  18. estou a ovular hoje dia 4 de maio de 2015 tive relações sexuais com o meu marido pois queremos muito ter um filho. sera que posso engravidar?

    ResponderExcluir
  19. estou a ovular hoje dia 4 de maio de 2015 tive relações sexuais com o meu marido pois queremos muito ter um filho. sera que posso engravidar?

    ResponderExcluir
  20. Oiiiipor favor me tire uma dúvida, estou para menstruar dia 7 de dezembro mais quando foi dia 30 de novembro saiu um sangue bem Rosinha e depois ficou saindo uma Borras marrom bem fraquinha tbm fiz sexo no meu período fértil....será o que aconteceu p sair esse tipo de sangue de mim nunca tinha me acontecido antes

    ResponderExcluir
  21. Ola tomo glifage a tres meses meus dois primeiros ciiclos veio certo no terceiro veio com 38 dias sendo que meu ciclo e de 30 dias estou entrando. No quarto mes de tratamento e era para ter decido dia 24 mas até agora não veio posso estar grávida

    ResponderExcluir
  22. Oi Boa Tarde, como eu sei quantos dias tem meu ciclo?
    Minha mens veio dia 07/08,a ejaculação aconteceu no dia 28/08. Ouvi dizer que ter relação no 21° dia tem grande probabilidade de engravidar de menina, é verdade? estou com 3 meses e 1 semana.

    ResponderExcluir