quarta-feira, setembro 04, 2013

5 informações importantes sobre a fase lútea

Se sua intenção é engravidar, você precisa buscar o máximo de informações que te ajudem a alcançar seu objetivo. Uma dessas informações  é sobre a fase lútea, que é um tema que poucas pessoas se preocupam em conhecer, mas de fundamental importância para que uma gravidez aconteça.


1.O que é a fase lútea?


A fase lútea começa logo após a ovulação, e para a maioria das mulheres, dura em torno de 14 dias, podendo variar entre 10 e 17 dias. É basicamente o intervalo entre a ovulação e a menstruação que virá. Os médicos afirmam que uma fase lútea saudável, não deve durar menos que 12 dias.
Fase lútea é o período de tempo em que o corpo lúteo(corpo amarelo formado no ovário após a liberação do óvulo) envia progesterona e estrogênio, para o endométrio engrossar de forma adequada.

2.Como a fase lútea afeta a fertilidade?

A Fase lútea é  de máxima importância para a fertilidade, pois é durante essa fase , que o óvulo é fecundado e segue para se implantar no útero. Se ocorrer um problema na fase lútea, o útero não é devidamente secretado e não obtém condições de suportar a implantação do embrião. Isso afeta o embrião, cuja implantação depende do estado do revestimento do útero. Em outras palavras, o ovo fertilizado é incapaz de ser implantado com sucesso. 
No entanto, se com muito esforço, o óvulo ainda assim conseguir se implantar, as chances de uma perda ovular (aborto), são grandes.

3.Por que algumas mulheres têm falhas na fase lútea?


Mulheres que sofrem de deficiência da fase lútea não conseguem sustentar a uma gravidez porque o seu revestimento uterino é pobre e como resultado, o endométrio descama, provocando sangramento menstrual e no caso de uma gravidez recente, um aborto . Existem várias razões pelas quais as mulheres são afetadas por esta condição, mas a causa mais comum são os baixos níveis de progesterona. Outras causas podem ser a baixa qualidade folicular, falha do corpo lúteo que deveria persistir no envio de hormônio, ou falha do revestimento uterino que não responde adequadamente  aos níveis normais de progesterona.

4.Sintomas de falha na fase lútea

Ciclo muito curtos, normalmente menores que 24 dias, mais de 3 dias com corrimento tipo borra de café, aborto de primeiro trimestre e principalmente ciclos irregulares.


5.Como você pode tratar a deficiência da fase lútea?

Se  o exame hormonal mostrar que você tem  uma deficiência na fase lútea, você pode corrigir o problema facilmente e em seguida, ter uma gravidez saudável. Seu médico será a pessoa indicada a lhe aplicar o melhor tratamento, mas sabe-se que a vitamina B6 (50-100 mg por dia durante a fase lútea), reposição de progesterona , seja em creme , supositórios ou comprimidos, podem facilmente resolver o problema, além do homeopático folliculinum.



A deficiência  da fase lútea, pode ser facilmente diagnosticado e seu tratamento é rápido.

A cópia ou reprodução deste texto só será permitida se os créditos forem mantidos. Nome do autor e link de redirecionamento ao blog de origem, devem ser inseridos no início ou fim do texto copiado. Plágio é crime !

17 comentários:

  1. Quais exames detectam a deficiencia na fase lútea?
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exame de sangue. O médico faz o pedido de coleta para examinar a quantidade de progesterona encontrada no seu sangue, após a ovulação.

      Excluir
  2. OI tati...dica...ta do meu medico...
    bom como tive um aborto espontanio de gemeos...
    ele me receitou DUPHASTON e uma progesterona natural e nao tem contra indicações mesmo a mulher tendo progesterona
    este remedio e otimo,pois nao e tomado o mes todo e sim no 11 dia da menstruaçao e tomo por 14 dias...e como um controlador..e quando entro na semana fertil ja estou tomando o DUPHASTON que ajuda...
    meu GO tem 5 pacientes que engravidaram com o DUPHASTON....
    dica espero que ajude...ha ele pode tbm ser tomado mesmo que a paciente use indutor pois quando acaba o indutor ja começa o DUPHASTON.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou um pouco preocupada porque mês passado a minha fase lútea foi de 10 dias e este mês já ovulei e pelas minhas contas será também 10/11 dias. Tenho receio que seja um período muito curto e comprometa uma possível gravidez. Se eu engravidar, informando de imediato o médico desta fase lútea curta, há possibilidade dele passar algum medicamento que ajuda a segurar o bebé? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. o meu estadiol deu 43:00 pg/ml o hormonio luteinizante-lh deu 18,60miu/ml e o hormonio foliculo estimulante -fsh deu 4.55miu/ml o que pode ser? o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem saber o dia do ciclo em que foram feitos os exames não da pra dizer nada amiga ...
      Normalmente junto com os resultados vem uma tabela lateral informando o que é normal para a fase do ciclo.
      Fase folicular é nromalmente a primeira semana do ciclo , ovulatório o período fértil e fase lútea depois da ovulação .
      boa sorte !

      Excluir
  5. Olá, preciso de ajuda!
    Estou no 26dc e 12°dpo 37°TB, no 11°dpo pela manhã, tive um pequeno sangramento, depois durante o dia não veio mais nada e hj também não, pensando que poderia ser nidação fiz um bhcg ao meio dia de hj, saiu 0,100 suuuuper baixo, eu pergunto, se fosse mesmo nidação, já era para estar mais alto? Ou está muito cedo para uma conclusão?
    Devo repetir o exame somente com o atraso? Ou com esse resultado já é quase certo que não estou grávida?!
    Obrigada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Carla c
    Minha é desregulada (25/26/28). Esses mês, veio no dia 02/08 e ovulei dia 14 (temp basal 36.55). No dia 22/08 tive um pequeno sangramento rosado. E nos dias 25 e 26/08 novamente. Sendo q a temp. esta oscilando. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Tati!
    Fiz meu exame de progesterona na sexta (18 dia do ciclo) e o resultado foi de 4.9 ng/ml. Esse mês tomei Duphaston e depois Indux (com acompanhamento médico). Você sabe me dizer o que signifca esse resultado? Estou com muuuuuuuuuita sensibilidade no bico dos seios.

    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ana Menezes,Parau,RN.sábado, 15 novembro, 2014

    Boa noite estou com 6 semanas de gravidez e tive um pequeno sangramento minha obstetra indicou tomar progesterona 2 vezes ao dia sera se e uma insuficiencia lutea que fez com que eu sangrassee sera se vai para de aparecer uns raiozinhos de sangue que sempre aparecem? Tomando a progesterona posso levar uma gravides saudavel? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Se usarmos a progesterona uns dias antes da ovulacao, (pq saber ao certo é muito dificil, só através de ultrassom), isso prejudica a fase lútea ao invés de ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc usar antes da sua ovulação vai inibir sua ovulação ao invés de te ajudar vai te atrapalhar...use somente se tiver certeza de sua ovulação

      Excluir
  10. Olá, estou fazendo controle de ovulação menst. dia 16/01/15 fiz uma USG com 15 dias e não apareceu nada demais, dps com 22 dias acusou imagem sugestiva de corpo lúteo, se eu fizer o teste de gravidez já pode acusar ? Agradeço
    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Olá, minha médica está suspeitando que eu tenho insuficiência lútea pois fico uns 4, 5 dias com corrimento marrom pra depois descer a menstruação, e também tive um aborto espontâneo. Ela me receitou o duphaston 10 mg, comecei tomar mês passado, mas não notei melhora, pois era pra vir no domingo e na sexta já começou um sinalzinho e foi vir mesmo na segunda feira. Seria a dosagem q ela me passou muito baixa? Obrigada e no aguardo.

    ResponderExcluir
  12. Olá boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida, minha mesntruação está p vir dia 18/02, pois o mês anterior veio dia 21/01. Mas desde o dia 06/02 está descendo uma borra marrom bem escuro e bem liquida. Estou tentando engravidar já a alguns meses, tenho hipotireoidismo , mas uso medicação e está controlada.

    ResponderExcluir
  13. Tatii Boa tarde !!! Gostaria muito que vc me esclarecesse algumas dúvidas... Fiz uma ultra e foi diagnosticado presença de corpo lúteo... Fiz a ultra no dia em que seria minha ovulacao, só que pelo oq eu já li o corpo lúteo ele aparece após então no caso eu já tinha ovulado há alguns dias né ?! Posso estar grávida ?

    ResponderExcluir