quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Ácido Fólico para engravidar e durante a gestação


ácido fólico para engravidar mais rápido
Ácido Fólico ajuda engravidar e é essencial na gravidez


Quando decidimos engravidar alguns passos devem ser seguidos para que tudo corra bem. Um item importante, eu diria essencial para o sucesso de seus treinos e de uma gestação saudável, é a ingestão de ácido fólico. Ácido fólico para engravidar deve ser utilizado a partir das tentativas para engravidar. Mas fica a pergunta. Ácido fólico ajuda engravidar ?

Tentantes e gestantes devem fazer uso do ácido fólico para engravidar  diariamente para que alguns problemas sejam evitados. 

Poucas mulheres sabem, mas o ácido fólico é uma vitamina. Pode ser conhecido também como vitamina B9 ou vitamina M. É umas das vitaminas pertencentes ao grupo das vitaminas do complexo B ( as ditas vitaminas da fertilidade). Ácido Fólico é Necessário para formação principalmente de hemoglobina (proteína que contém ferro presente no sangue através dos glóbulos vermelhos) que permite o transporte adequado de oxigênio pelo sistema circulatório. 

Além de ser item importante no tratamento de anemias, o ácido fólico ajudar na prevenção de doenças cardíacas e derrame. Ácido fólico também contribui no controle da pressão arterial e na redução  do risco de Alzheimer. Ácido fólico ajuda engravidar pois age diretamente na fertilidade de homens e mulheres.

Ácido Fólico para engravidar | Fertilidade Masculina

Ácido Fólico para os homens é um poderoso aliado na qualidade dos espermatozoides. Espermatozoides com anormalidades em seus cromossomos causam erros durante a divisão celular. Erros esses que podem resultar em embriões com problemas. Essas anormalidades podem causar aborto ou mesmo gerar bebês portadores de síndromes e ou distúrbios cromossômicos. O ácido fólico diminui o risco de anormalidades nos espermatozoides, é o que  sugere estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley. 

Ácido Fólico ajuda engravidar porque aumenta as chances a qualidade dos gametas. Sendo assim os casais podem usar ácido fólico para engravidar e contribuir numa divisão celular adequada.


Ácido Fólico para engravidar | Fertilidade Feminina


Para as mulheres, ácido fólico age diretamente na qualidade do óvulo. É  um dos responsáveis por estimular os hormônios sexuais femininos ajudando na ovulação . É o que afirma o site português Todo Papas.

Ácido Fólico ainda atua na formação do tubo neural do feto. Assim contribui para a formação correta do cérebro e coluna, evitando mal formações. Essas mal formações são espinha bífida,  anencefalia, lábio leporino entre outros. Como já citado, ácido fólico pode ainda diminuir a ocorrência de algumas síndromes. As mais comuns delas é a síndrome de down. Ácido Fólico é na verdade um dos responsáveis por diminuir em até 70% a ocorrência de mal formação fetal, partos prematuros e abortos no primeiro trimestre de gestação.

É recomendado que o ácido fólico para engravidar  comece a ser usado no mínimo 3 meses antes da ocorrência de uma gravidez. O uso de ácido fólico deve ser continuado  até a 12ª semana de gravidez sem interrupções. É justamente nesse período de divisão celular e formação do embrião que as anomalias podem surgir.

Há quem diga que o ácido fólico age  no organismo até mesmo após o parto. Seus benefícios ainda podem ser sentidos através da qualidade do leite materno.

Alimentos ricos em ácido fólico ajuda engravidar


Uma alimentação saudável, rica em ácido fólico, deve ser mantida durante toda a vida.  Anemia é umas das doenças que podem surgir pela carência de ácido fólico no organismo. 
As principais fontes de ácido fólico são as vísceras animais. 

Alimentos que contém ácido fólico 


  • fígado
  • feijão 
  • vegetais de folhas verdes 
  • espinafre
  • aspargo 
  • brócolis
  • abacate
  • abóbora
  • carne de vaca
  • carne de porco
  • cenoura
  • couve
  • laranja
  • leite
  • maçã
  • milho
  • ovo
  • queijo 

Mulheres em idade reprodutiva devem ficar atentas a sua alimentação mesmo antes de decidir engravidar. O ácido fólico para engravidar é uma vitamina obrigatória.

Ácido fólico ajuda a engravidar? 


O Ácido Fólico melhora a qualidade dos óvulos. Quando o óvulo tem boa qualidade é facilmente fecundado e tem uma maior probabilidade de gerar um embrião saudável.

Qual a dosagem adequada de ácido fólico para tentantes e gestantes?


A organização mundial da saúde (OMS), informa que é necessária uma ingestão de 400 mcg dia ou 0,4 mg de ácido fólico.
Fique atenta ao comprar o seu ácido fólico para engravidar, pois ele pode ser encontrado em doses de  2 mg e 5 mg com mais frequência. Essa quantidade de ácido fólico é para mulheres anêmicas ou que façam parte do grupo de risco.

A marca e o laboratório não são importantes, apenas tome a quantidade recomendada pelos médicos. Endofolin Gotas e DTN Fol são as marcas que conseguem fazer a dosagem de 400 microgramas. Outra forma de ingerir a dose adequada de ácido fólico é mandando manipular a vitamina.

Se você já faz uso de algum complemento vitamínico, certifique-se da presença e da quantidade de ácido fólico contido no produto. Não existe a necessidade de uma ingestão maior do que a recomendada, salvo alguns casos de anemia e mulheres que fazem parte do grupo de risco.

Não tomei ácido fólico, meu bebê terá problemas?


A não complementação de ácido fólico durante a gravidez não indica que seu bebê terá problemas, e sim que existe uma maior predisposição a isso. 

Por isso é importante manter uma alimentação saudável durante toda a vida. Mulheres que se alimentam corretamente, de forma saudável, já possuem uma boa taxa de ácido fólico em seu organismo o que já previne as anomalias e problemas causados pela falta dessa vitamina. 

Não indica que não precisem administrar o ácido fólico durante a gravidez, mas já serve para nos tranquilizar diante de quadros em que não foi possível iniciar seu uso no período indicado.

Posso tomar ácido fólico sem receita médica? 


Se você descobriu uma gravidez, comece a tomar o ácido fólico o quanto antes. Se a consulta médica for demorar, você comprar seu ácido fólico mesmo sem receita. 

Mulheres com trombofilia devem aguardar a recomendação médica para iniciar o ácido fólico.

O ácido fólico é tão importante que no Brasil é obrigatório enriquecer a farinha de trigo com ele para evitar principalmente a anemia em nossas crianças.

Pé no chão e esperança no coração!


Tatiana da Costa 

24 comentários:

  1. Estou pensando em tomar esse ácido fólico mais meu marido, já q ele tem a taxa de espermatosoíde baixa quem sabe naõ ajuda de alguma foma.pois naõ tenho condiçoês pra fazer tratamento o q vocês me recomenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Dependendo do problema do seu marido, só o ácido fólico não vai ajudar, mas de qualquer forma é uma vitamina que faz bem a qualquer pessoa. Só não exagere, tudo o que é demais faz mal. Um comprimido por dia está de bom tamanho

      Boa sorte !

      Excluir
  2. Tudo bém e muito obrigado por me responder, só tenho mais uma pergunta ele tem as batidas do coraçaõ muito fraga esse ácido fólico naõ vai fazer mal a esse poblema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhuma informação quanto a isso, mas se ele tem problemas cardíacos é sempre bom consultar um médico antes de qualquer coisa. Qualquer auto medicação, por mais simples que seja, pode ser prejudicial.
      Abraço!

      Excluir
  3. Linda, quanta informação util você posta aqui, muito obrigada. Tomo ácido fólico desde abril, meu marido faz academia e toma suplemento protéico, nele contem várias vitaminas e 96mcg de ácido fólico, como fica como vitamina eu sempre tomo um pouco, será que pode fazer mal por eu estar tomando mais de 5mg?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode continuar tomando o ácido e a vitamina do maridão ... só o suplemento nao supre a necessidade diária.
      Beijos !

      Excluir
  4. Sabe me dizer se precisa de prescrição médica pra comprar, mesmo sendo uma vitamina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa Michelle pq não é um medicamento , é uma vitamina.

      Abraço !

      Excluir
  5. Gente me ajudem por favor , mto confusa! Minha menstruaçao esta atrasada era pra vim dia 20 de março mais nao veio , ai sentir umas colicas leves como se fosse descer e nada , passaram-se 2 dias e desceu tipo um corrimento marrom claro mais ou menos caramelo , qndo ia ao banheiro e me enchugava e saia tipo uma babinha marrom claro tbm , senti enjoo , tonturas , fiz o teste hj 31/03 e deu negativo , mais continua saindo tipo esse corrimento . Por favor alguem pode me explicar o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Ola estou preocupa, minha Monstra era para vim no 23/08, mas atrasou e só foi aparecer no dia 28/08 e um sangue bem clarinho, que durou 3 dias, e parou e depois voltou de novo, mas só quando me limpava que sujava, estou preocupada, com que venha ser!
    alguém saber me dizer o que é?
    obrigada..

    ResponderExcluir
  7. Começei tomar ácido folico para engravidar,mas tive que parar sou muito sensivel a qualquer médicamento,um simples comprimido pra dor de cabeça me faz dormir.O ácido folico me deixou muito emotiva chorava sem parar ,tentei duas vezes mas não deu certo mesmo.Existe algo natural que tenha o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu tomo acido folico fazem quase 3 anos estou pensando em deixar de tomar. Pq não consigo engravidar. :(

    ResponderExcluir
  9. Ola Tatiana, eu pretendo engravidar em breve e quero começar tomar o acido folico, mas estou em duvida quanto a quantidade, porque li várias matérias dizendo que o ideal é 400 microgramas por dia, o que equivale a 4 mg por dia, esse é um dos links onde encontrei essa infromação http://brasil.babycenter.com/a4300279/da-decis%C3%A3o-%C3%A0-gravidez-em-20-passos, e tbm li matérias dizendo que o de 5 mg é muito, e que essa dosagem pode fazer mal ao bebê, http://www.biolabfarma.com.br/noticias_detalhe.php?id=NTM2OA==, agora estou confusa não sei o que fazer.....

    ResponderExcluir
  10. Pois só agr vi que na caixinha do meu acido fólico , que tem que tomar 1 dose por dia . Pois eu estava tomando 2 comprimidos por dia as 9:00 da manha e as 21:00 da noite . Mais a partir de hoje vou começar a tomar somente 1 , poderá acontecer alguma coisa com meu bebe ? Porfavor me ajude .

    ResponderExcluir
  11. Olá pesquisando na internet encontrei em toda parte que a dose correta é de 400 microgramas ou seja 0,4mg por dia, na minha cidade só tem de 5mg mas estou preocupada pois em alguns sites diz que essa dosagem por ser muito alem da recomendada pode causar mais problemas do que ajudar na gravidez não sei oque fazer ... é complicado morrar em cidade pequena.

    ResponderExcluir
  12. Ola tenho 31 anos e tenho uma filha de 12 meu esposo tem 26 anos e nao tem filhos tomei anticoncecional por 11 anos,parei a 1 ano e e 9 meses mas ate agora nao conseguir engravidar novamente,meu esposo ja fez espemograma 2 vezes e eu um tras vaginal deu tdo normal,estou ficando sem esperança,alguem ai me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei anticoncepcional por 12 anos. Em março parei e comecei a tomar ácido folico e ferro. Além disso quando menstruada aproveitava para limpar meu útero tomando água inglesa. Em Agosto fiquei grávida, mas tomem só no período menstrual, porque se estiver grávida, pode abortar o embrião! Bjos espero ter contribuido

      Excluir
  13. Olá boa noite. Estive pesquisando e o que pude contastar é que a quantidade de ácido fólico na dosagem de 5mg é uma quantidade muito alta (que passei mal inclusive) pois o zinco aumenta consideravelmente a quantidade que o corpo necessita por dia é de 400 microgramas entende-se ( 0.4 miligramas ) ainda não engravidei..mas o que tenho estudado é que por ter uma quantidade alta de ácido fólico no corpo é que as grávidas passam por demasiados enjôos. Que seja para ajuda a informação e pesquisem sobre o assunto se houver dúvidas.

    ResponderExcluir
  14. Oi ..comecei à tomar janeiro do ano passado ,tomei por 9 meses e o médico pediu para parar porque já fazia muito tempo tomando e o bebê podia ter Hiperatividade.
    Sou Tentante quando será que vou retornar à tomar e quanto tempo fica no organismo.

    ResponderExcluir
  15. Oi gente bom dia, eu perdi meu bebé dia 19 de mail tive um aborto espontâneo ai não tava tomando acido fólico mas aí minha cunhada falou para mim que era bom eu tomar comecei a tomar em mail mesmo quero engravidar nos próximos três meses

    ResponderExcluir

  16. Oi, eu me pergunto por que as pessoas ainda não acreditam que raízes e ervas são muito
    Essencial e frutífera

    Em aspectos diferentes, especialmente quando você não consegue conceber e ter filhos. Eu
    Sou uma testemunha viva

    Porque tentei tudo o que pude estar grávida, mas tudo em vão, até eu
    Contatou DR Egbe, quem

    Me deu algumas raízes e xarope de ervas e me disse quando fazer sexo com minha
    Homem. Perdi meu

    Fluxo menstrual dentro de um curto período de tomá-lo, e o médico confirmou
    Que estou grávida.
    Estou muito feliz em dizer ao mundo que sou mãe de um bebê saltando
    Garoto, entre em contato com ele para o seu

    Testemunho próprio sobre: dregbedcaster@gmail.com ou
    Tel: OU o que ele lhe chama +2348077620669

    ResponderExcluir
  17. Olá, tomo AC contínuo, e um anticonvulsivante topiramato,devo tomar ácido fólico juntamente com eles por um período de três meses e depois paro ou devo parar com o. AC pra depois iniciar o ácido fólico?

    ResponderExcluir
  18. Estou pensando em engravidar mas o fato de tomar dois medicamentos me preocupa em relação ao tratamento. Devo parar com o anticoncepcional e anticonvulsivante para iniciar com o ácido fólico? Pois não posso ficar sem um deles (topiramato), não sei por onde começar.

    ResponderExcluir