quarta-feira, fevereiro 13, 2013

A importância do ácido fólico - Tentantes e Grávidas




Quando decidimos engravidar, alguns passos devem ser seguidos para que tudo corra bem. Um item importante, eu diria essencial para o sucesso de seus treinos e de uma gestação saudável, é a ingestão de ácido fólico. 

Tentantes e gestantes devem fazer uso do ácido fólico diariamente para que alguns problemas sejam evitados e para benefício de outros pontos que citarei a seguir. 

Poucas mulheres sabem, mas o ácido fólico é uma vitamina. Pode ser conhecido também como vitamina B9 ou vitamina M. É umas das vitaminas pertencentes ao grupo das vitaminas do complexo B ( as ditas vitaminas da fertilidade), necessário para formação,  principalmente de hemoglobina (proteína que contém ferro presente no sangue através dos glóbulos vermelhos) que permite o transporte adequado de oxigênio pelo sistema circulatório. 
Além de ser item importante no tratamento de anemias, ajudar na prevenção de doenças cardíacas e derrame, ajudar no controle da pressão arterial e reduzir o risco de Alzheimer, age diretamente na fertilidade de homens e mulheres.

Ácido Fólico e a fertilidade Masculina


Para os homens é um poderoso aliado na qualidade dos espermatozoides. Espermatozoides com anormalidades em seus cromossomos, causam erros durante a divisão celular que podem resultar em embriões com problemas. Essas anormalidades podem causar aborto ou mesmo gerar bebês portadores de síndromes e ou distúrbios cromossômicos. O ácido fólico diminui o risco de anormalidades nos espermatozoides, é o que  sugere estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley.


Ácido Fólico e a fertilidade feminina

Para as mulheres age diretamente na qualidade do óvulo, sendo um dos responsáveis por estimular os hormônios sexuais femininos. É o que afirma o site português Todo Papas.


Atua na formação do tubo neural do feto, contribuindo para a formação correta do cérebro e coluna, evitando mal formações como espinha bífida,  anencefalia, lábio leporino entre outros. Como já citado, pode ainda diminuir a ocorrência de algumas síndromes, entre elas a síndrome de down. É na verdade um dos responsáveis por diminuir em até 70% a ocorrência de mal formação fetal, partos prematuros e abortos no primeiro trimestre de gestação.

É recomendado que  comece a ser usado no mínimo 3 meses antes da ocorrência de uma gravidez até a 12ª semana de gestação sem interrupções. É justamente nesse período de divisão celular e formação do embrião que as anomalias podem surgir.
Há quem diga que o ácido fólico age  no organismo até mesmo após o parto. Seus benefícios ainda podem ser sentidos através da qualidade do leite materno.


Alimentos ricos em ácido fólico

Uma alimentação saudável, rica em ácido fólico, deve ser mantida durante toda a vida e não somente durante os treinos ou na gravidez. Anemia é umas das doenças que podem surgir pela carência de ácido fólico no organismo. 
As principais fontes de ácido fólico são as vísceras animais, principalmente fígado, o feijão e os vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e o brócolis, além de abacate, abóbora, carne de vaca, carne de porco, cenoura, couve, fígado, laranja, leite, maçã, milho, ovo, queijo e verduras verde escuras em geral.
Mulheres em idade reprodutiva devem ficar atentas a sua alimentação mesmo antes de decidir engravidar.

Ácido fólico ajuda a engravidar? 

Ele melhora a qualidade dos óvulos. Quando o óvulo tem boa qualidade é facilmente fecundado e tem uma maior probabilidade de gerar um embrião saudável.

Qual a dosagem adequada de ácido fólico para tentantes e gestantes?

O ministério da saúde informa que é necessária uma ingestão de 5 mg dia, ou seja, 1 comprimido ao dia em qualquer horário. 
Fique atenta ao comprar o seu ácido fólico pois ele pode ser encontrado em doses de  2 mg e 5 mg. Se adquirir a de 2mg , terá que tomar no mínimo dois comprimidos ao dia.
A marca e o laboratório não são importantes, apenas tome a quantidade recomendada pelos médicos.
Se você já faz uso de algum complemento vitamínico, certifique-se da presença e da quantidade de ácido fólico contido no produto. Não existe a necessidade de uma ingestão maior do que a recomendada, salvo alguns casos de anemia. 

Não tomei ácido fólico, meu bebê terá problemas?

A não complementação de ácido fólico durante a gravidez , não indica que seu bebê terá problemas, e sim que existe uma maior predisposição a isso. 
Por isso é importante manter uma alimentação saudável durante toda a vida. Mulheres que se alimentam corretamente, de forma saudável, já possuem uma boa taxa de ácido fólico em seu organismo o que já previne as anomalias e problemas causados pela falta dessa vitamina. Não indica que não precisem administrar o ácido fólico durante a gravidez, mas já serve para nos tranquilizar diante de quadros em que não foi possível iniciar seu uso no período indicado.



É possível iniciar seu uso mesmo sem receita médica. 

Se você descobriu uma gravidez, comece a tomar o ácido fólico o quanto antes, não espere pela consulta médica. 
O ácido fólico é tão importante que no Brasil é obrigatório enriquecer a farinha de trigo com ele para evitar principalmente a anemia em nossas crianças.

Pé no chão e esperança no coração!

Tatiana da Costa 

Compartilhar:

17 comentários:

  1. Estou pensando em tomar esse ácido fólico mais meu marido, já q ele tem a taxa de espermatosoíde baixa quem sabe naõ ajuda de alguma foma.pois naõ tenho condiçoês pra fazer tratamento o q vocês me recomenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Dependendo do problema do seu marido, só o ácido fólico não vai ajudar, mas de qualquer forma é uma vitamina que faz bem a qualquer pessoa. Só não exagere, tudo o que é demais faz mal. Um comprimido por dia está de bom tamanho

      Boa sorte !

      Excluir
  2. Tudo bém e muito obrigado por me responder, só tenho mais uma pergunta ele tem as batidas do coraçaõ muito fraga esse ácido fólico naõ vai fazer mal a esse poblema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhuma informação quanto a isso, mas se ele tem problemas cardíacos é sempre bom consultar um médico antes de qualquer coisa. Qualquer auto medicação, por mais simples que seja, pode ser prejudicial.
      Abraço!

      Excluir
  3. Linda, quanta informação util você posta aqui, muito obrigada. Tomo ácido fólico desde abril, meu marido faz academia e toma suplemento protéico, nele contem várias vitaminas e 96mcg de ácido fólico, como fica como vitamina eu sempre tomo um pouco, será que pode fazer mal por eu estar tomando mais de 5mg?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode continuar tomando o ácido e a vitamina do maridão ... só o suplemento nao supre a necessidade diária.
      Beijos !

      Excluir
  4. Sabe me dizer se precisa de prescrição médica pra comprar, mesmo sendo uma vitamina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa Michelle pq não é um medicamento , é uma vitamina.

      Abraço !

      Excluir
  5. Gente me ajudem por favor , mto confusa! Minha menstruaçao esta atrasada era pra vim dia 20 de março mais nao veio , ai sentir umas colicas leves como se fosse descer e nada , passaram-se 2 dias e desceu tipo um corrimento marrom claro mais ou menos caramelo , qndo ia ao banheiro e me enchugava e saia tipo uma babinha marrom claro tbm , senti enjoo , tonturas , fiz o teste hj 31/03 e deu negativo , mais continua saindo tipo esse corrimento . Por favor alguem pode me explicar o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Ola estou preocupa, minha Monstra era para vim no 23/08, mas atrasou e só foi aparecer no dia 28/08 e um sangue bem clarinho, que durou 3 dias, e parou e depois voltou de novo, mas só quando me limpava que sujava, estou preocupada, com que venha ser!
    alguém saber me dizer o que é?
    obrigada..

    ResponderExcluir
  7. Começei tomar ácido folico para engravidar,mas tive que parar sou muito sensivel a qualquer médicamento,um simples comprimido pra dor de cabeça me faz dormir.O ácido folico me deixou muito emotiva chorava sem parar ,tentei duas vezes mas não deu certo mesmo.Existe algo natural que tenha o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu tomo acido folico fazem quase 3 anos estou pensando em deixar de tomar. Pq não consigo engravidar. :(

    ResponderExcluir
  9. Ola Tatiana, eu pretendo engravidar em breve e quero começar tomar o acido folico, mas estou em duvida quanto a quantidade, porque li várias matérias dizendo que o ideal é 400 microgramas por dia, o que equivale a 4 mg por dia, esse é um dos links onde encontrei essa infromação http://brasil.babycenter.com/a4300279/da-decis%C3%A3o-%C3%A0-gravidez-em-20-passos, e tbm li matérias dizendo que o de 5 mg é muito, e que essa dosagem pode fazer mal ao bebê, http://www.biolabfarma.com.br/noticias_detalhe.php?id=NTM2OA==, agora estou confusa não sei o que fazer.....

    ResponderExcluir
  10. Pois só agr vi que na caixinha do meu acido fólico , que tem que tomar 1 dose por dia . Pois eu estava tomando 2 comprimidos por dia as 9:00 da manha e as 21:00 da noite . Mais a partir de hoje vou começar a tomar somente 1 , poderá acontecer alguma coisa com meu bebe ? Porfavor me ajude .

    ResponderExcluir
  11. Olá pesquisando na internet encontrei em toda parte que a dose correta é de 400 microgramas ou seja 0,4mg por dia, na minha cidade só tem de 5mg mas estou preocupada pois em alguns sites diz que essa dosagem por ser muito alem da recomendada pode causar mais problemas do que ajudar na gravidez não sei oque fazer ... é complicado morrar em cidade pequena.

    ResponderExcluir
  12. Ola tenho 31 anos e tenho uma filha de 12 meu esposo tem 26 anos e nao tem filhos tomei anticoncecional por 11 anos,parei a 1 ano e e 9 meses mas ate agora nao conseguir engravidar novamente,meu esposo ja fez espemograma 2 vezes e eu um tras vaginal deu tdo normal,estou ficando sem esperança,alguem ai me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei anticoncepcional por 12 anos. Em março parei e comecei a tomar ácido folico e ferro. Além disso quando menstruada aproveitava para limpar meu útero tomando água inglesa. Em Agosto fiquei grávida, mas tomem só no período menstrual, porque se estiver grávida, pode abortar o embrião! Bjos espero ter contribuido

      Excluir