quinta-feira, março 05, 2015

6 Dicas para engravidar com ciclos irregulares

sintomas de período fértil
Ficar grávida com períodos irregulares pode ser um pouco mais difícil, sem informações que facilitem reconhecer o período fértil, pode ser mais complicado ainda. É muito importante conhecer o seu ciclo quando você está tentando engravidar, uma vez que existem apenas cerca de 5 dias no mês em que uma gravidez se faz possível.


Disciplina e observação

Engravidar com ciclos irregulares pode ser um tanto estressante se você não souber calcular seu período fértil, pode ser algo como procurar uma agulha num palheiro.
Observar os sinais do corpo e aprender a contabilizar o período fértil, ainda que com ciclos irregulares, é muito importante. Aqui você assiste um vídeo com explicações simples e claras de como fazer os cálculos e descobrir o seu período mais fértil do ciclo.
Existem também alguns aplicativos desenvolvidos para celular que auxiliam as mulheres nesse momento. 
Utilizo o Calendário Menstrual - Período, Ovulação e rastreio médico e sua taxa de acerto com meu ciclo sempre foi pontual.
Na minha opinião é o melhor e mais completo app para essa finalidade.
Está disponível para dowload (android) nesse link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.popularapp.periodcalendar
Esse tipo de ferramenta é útil porém não pode servir de verdade absoluta. Fatores externos influenciam na atividade normal de nosso organismo o que pode provocar mudanças inclusive nos ciclos menstruais. 

Manter o peso sob controle


Mantendo o seu peso sob controle e optando por uma  dieta saudável, principalmente revendo o consumo de carboidratos, seu corpo tem grandes chances de estabilizar os hormônios e consequentemente seus ciclos menstruais. Manter uma rotina diária de 1 hora de exercícios físicos, também é muito importante. E essa dica não serve apenas para as mais cheinhas, as moças de silhueta bem mais fina também devem se atentar ao peso. Mulheres muito magras tendem a sofrer de amenorreia (ausência de menstruação).
Provavelmente o melhor conselho para as mulheres que têm períodos irregulares é encontrar uma maneira de acompanhar seus ciclos da forma mais fiável possível.
Mas como calcular o período fértil se cada mês a menstruação vem num dia diferente ?

Vamos ver se conseguimos ordenar as ideias e facilitar o caminho.
Observar o comportamento do seu corpo é muito importante na hora de encontrar o período fértil do ciclo.

Sintomas do Período Fértil

Muco cervical

Você pode aprender a verificar o muco cervical para acompanhar o período fértil dos ciclos.
O muco cervical sofre mudanças durante todo o ciclo menstrual feminino, dando sinais de fertilidade e de períodos nada férteis.  No entanto, para as mulheres que estão apenas começando essa jornada, as mudanças do muco e a dificuldade de observação pode ser confuso. Aqui você encontra um vídeo que mostra a mudanças do muco cervical durante o período fértil e fora dele também.

Temperatura Basal


Medir a temperatura basal pode ser uma forma prática de descobrir quando foi seu período fértil do ciclo. Após a ovulação a temperatura basal do corpo sobe em até 0,5°. 
O problema com esse método é que ele não mostra o período próximo a ovulação uma vez que a temperatura sobe somente após 24 horas do óvulo já liberado. Por outro lado é um poderoso aliado para contabilizar ciclos futuros e entender como o corpo se comporta.

Cólicas do Período Fértil


Durante o período fértil o ovário trabalha na produção e desenvolvimento de folículos e por na liberação do óvulo. Todo esse esforço produz um sintoma que é sentido pela maioria das mulheres em idade reprodutiva, são as cólicas laterais e no baixo ventre. 
As cólicas típicas do período fértil podem ser sentidas por até 3 ou 4 dias, dias em que os folículos se desenvolvem e um deles se rompe promovendo a ovulação.


Testes de ovulação 



Talvez o método mais simples para a maioria das mulheres. Através dos testes de ovulação é possível prever a ovulação até 48 horas antes da liberação do óvulo. Aqui você aprende a melhor forma dia e hora de realizar os testes e obter resultados seguros.É possível encontrar em farmácias aqui no Brasil, testes da marca confirme e Clear Blue. Embora apresentem resultados confiáveis seu custo é elevado o que torna o método um tanto dispendioso. Pela internet é possível encontrar testes com a mesma qualidade e com valor bem mais acessível. 
Recomendo o site da Petit Baby para adquirir testes de ovulação e de gravidez com segurança e conforto.

Com essas informações é possível se atentar para os sintomas férteis de seu corpo e manter relações nos dias mais favoráveis à concepção. Dando uma forcinha para natureza tudo fica mais fácil.


Compartilhar:

2 comentários:

  1. Olá Mãe à Flor da Pele.

    Gostaria de saber se o muco indica sempre ovulação? Ou seja a presença de muco cervical tipo clara de ovo pode existir sem ovulação? Neste meu 2º ciclo de tentativa, notei a presença do muco, mas segundo o gráfico da minha temperatura basal não ovulei. A minha temperatura é sempre constante 36,1, tendo descido 2 dias antes do 14º dia do ciclo para 35.9 e no dia seguinte voltou novamente para 36.1. Será que não ovulei, ou ovulei antes do 14º dia do ciclo. O meu ciclo é de 28 dias. Obrigado Cátia

    ResponderExcluir
  2. Olá Mãe à Flor da Pele.

    Gostaria de saber se o muco indica sempre ovulação? Ou seja a presença de muco cervical tipo clara de ovo pode existir sem ovulação? Neste meu 2º ciclo de tentativa, notei a presença do muco, mas segundo o gráfico da minha temperatura basal não ovulei. A minha temperatura é sempre constante 36,1, tendo descido 2 dias antes do 14º dia do ciclo para 35.9 e no dia seguinte voltou novamente para 36.1. Será que não ovulei, ou ovulei antes do 14º dia do ciclo. O meu ciclo é de 28 dias. Obrigado Cátia

    ResponderExcluir