quinta-feira, março 05, 2015

6 Dicas para engravidar com ciclos mesntruais irregulares

como regular os ciclos menstruais para engravidar
Engravidar com ciclos menstruais irregulares pode ser um pouco mais difícil. Sem informações que facilitem reconhecer o período fértil, pode ser mais complicado ainda. É muito importante conhecer o seu ciclo quando você está tentando engravidar, uma vez que existem apenas cerca de 5 dias no mês em que uma gravidez se faz possível.


Como engravidar com ciclos menstruais irregulares?

Engravidar com ciclos menstruais irregulares pode ser um tanto estressante se você não souber calcular seu período fértil, pode ser algo como procurar uma agulha num palheiro.

Observar os sinais do corpo e aprender a contabilizar o período fértil, ainda que com ciclos irregulares, é muito importante. Abaixo você assiste um vídeo com explicações simples e claras de como fazer os cálculos e descobrir o seu período mais fértil do ciclo. Assim engravidar com ciclos menstruais irregulares não será tão complicado.

Existem também alguns aplicativos desenvolvidos para celular que auxiliam as mulheres nesse momento. 
Existem muitos aplicativos que podem ajudar a engravidar mesmo com ciclos menstruais irregulares. Os melhores são também os mais completos. Estes levam em conta além do dia da menstruação, presença de muco cervical, temperatura basal e tamanho da fase lútea

Na minha opinião é o melhor e mais completo app para essa finalidade.

Esse tipo de ferramenta é útil porém não pode servir de verdade absoluta. Fatores externos influenciam na atividade normal de nosso organismo o que pode provocar mudanças inclusive nos ciclos menstruais. 

Controlar o peso para engravidar com ciclos menstruais irregulares


Mantendo o seu peso sob controle e optando por uma  dieta saudável, principalmente revendo o consumo de carboidratos, seu corpo tem grandes chances de estabilizar os hormônios e consequentemente seus ciclos menstruais. Assim engravidar com menstruação irregular não será um problema.

Manter uma rotina diária de 1 hora de exercícios físicos, também é muito importante. E essa dica não serve apenas para as mais cheinhas, as moças de silhueta bem mais fina também devem se atentar ao peso. Mulheres muito magras tendem a sofrer de amenorreia (ausência de menstruação).

Provavelmente o melhor conselho para as mulheres que têm ciclos menstruais  irregulares é encontrar uma maneira de acompanhar seus ciclos da forma mais fiável possível.
Mas como calcular o período fértil se cada mês a menstruação vem num dia diferente ?

Vamos ver se conseguimos ordenar as ideias e facilitar o caminho.
Observar o comportamento do seu corpo é muito importante na hora de encontrar o período fértil do ciclo.

Sintomas do Período Fértil 

Muco cervical 

Você pode aprender a verificar o muco cervical para acompanhar o período fértil dos ciclos e ajudar a engravidara com ciclos menstruais irregulares.

O muco cervical sofre mudanças durante todo o ciclo menstrual, dando sinais de fertilidade e de períodos nada férteis.  No entanto, para as mulheres que estão apenas começando essa jornada, as mudanças do muco e a dificuldade de observação podem ser grandes. 

Medir a temperatura basal pode ajudar engravidar com ciclos menstruais irregulares


Medir a temperatura basal pode ser uma forma prática de descobrir quando foi seu período fértil do ciclo. Após a ovulação a temperatura basal do corpo sobe em até 0,5°. 
O problema com esse método é que ele não mostra o período próximo a ovulação uma vez que a temperatura sobe somente após 24 horas do óvulo já liberado. Por outro lado é um poderoso aliado para contabilizar ciclos futuros e entender como o corpo se comporta.

Cólicas do Período Fértil


Durante o período fértil o ovário trabalha na produção e desenvolvimento de folículos e por na liberação do óvulo. Todo esse esforço produz um sintoma que é sentido pela maioria das mulheres em idade reprodutiva, são as cólicas laterais e no baixo ventre. 
As cólicas típicas do período fértil podem ser sentidas por até 3 ou 4 dias, dias em que os folículos se desenvolvem e um deles se rompe promovendo a ovulação.


Testes de ovulação ajuda para engravidar com ciclos menstruais irregulares



Talvez o método mais simples para a maioria das mulheres. Através dos testes de ovulação é possível prever a ovulação até 48 horas antes da liberação do óvulo. Aprender a melhor forma dia e hora de realizar os testes e obter resultados seguros.É possível encontrar em farmácias aqui no Brasil, testes da marca confirme e Clear Blue. Embora apresentem resultados confiáveis seu custo é elevado o que torna o método um tanto dispendioso. Pela internet é possível encontrar testes com a mesma qualidade e com valor bem mais acessível. 

Com essas informações é possível se atentar para os sintomas férteis de seu corpo e manter relações nos dias mais favoráveis à concepção. Dando uma forcinha para natureza tudo fica mais fácil.


Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

2 comentários:

  1. Olá Mãe à Flor da Pele.

    Gostaria de saber se o muco indica sempre ovulação? Ou seja a presença de muco cervical tipo clara de ovo pode existir sem ovulação? Neste meu 2º ciclo de tentativa, notei a presença do muco, mas segundo o gráfico da minha temperatura basal não ovulei. A minha temperatura é sempre constante 36,1, tendo descido 2 dias antes do 14º dia do ciclo para 35.9 e no dia seguinte voltou novamente para 36.1. Será que não ovulei, ou ovulei antes do 14º dia do ciclo. O meu ciclo é de 28 dias. Obrigado Cátia

    ResponderExcluir
  2. Olá Mãe à Flor da Pele.

    Gostaria de saber se o muco indica sempre ovulação? Ou seja a presença de muco cervical tipo clara de ovo pode existir sem ovulação? Neste meu 2º ciclo de tentativa, notei a presença do muco, mas segundo o gráfico da minha temperatura basal não ovulei. A minha temperatura é sempre constante 36,1, tendo descido 2 dias antes do 14º dia do ciclo para 35.9 e no dia seguinte voltou novamente para 36.1. Será que não ovulei, ou ovulei antes do 14º dia do ciclo. O meu ciclo é de 28 dias. Obrigado Cátia

    ResponderExcluir