Muco cervical - O que é, como é e qual sua função

O muco cervical é uma secreção hidrogelatinosa (gel transparente) produzida pelo colo do útero, por influência hormonal. Imagina-se que o muco cervical esteja presente apenas no período fértil, quando na verdade ele encontra-se presente durante todo o ciclo, porém sofre transformações significativas durante todo o período, e se apresenta em diferentes aspectos.


No início do ciclo, o muco cervical, é mais espesso, mais grosso, para impedir que bactérias  alcancem o interior do útero que se encontra fechado, mantendo-o assim, saudável e seguro. Nesse período, o muco grosso e pastoso, também funciona como uma barreira natural para os espermatozoides, que só conseguem penetrar o útero, durante o período fértil, quando o muco se torna mais fino e elástico e o colo do útero se encontra aberto. 
É durante o período fértil, que o muco cervical auxilia na maturação e migração dos espermatozoides, facilitando sua chegada ao útero e trompas. Funciona também como um lubrificante natural, facilitando a penetração.

É também o muco cervical que vai ajudar na sobrevida do espermatozoide dentro do corpo da mulher, caso ele tenha que "esperar"pelo óvulo que será liberado.

Qual o aspecto do muco cervical durante o período fértil?

O muco cervical, próximo a ovulação, é transparente e elástico, semelhante a clara de ovo. Clique Aqui e veja como é o muco 

Quando o muco cervical  pode ser percebido?

Nem sempre ele pode ser percebido, mas normalmente é secretado em maior quantidade , de dois a três dias antes da ovulação. Esse é considerado o período ideal para os treinos.

Nunca vi o muco cervical elástico, sou infértil ?

Não. Muitas mulheres não produzem grande quantidade de muco todos os meses, mas se sentem mais úmidas durante o período fértil, isso é um indicativo da presença do muco , mesmo que em menor quantidade.

As mudanças do muco cervical durante o ciclo 

Logo após a menstruação e pouco antes dela , o muco é branco ou amarelado, grosso e pastoso. Esse
muco é secretado pela pela produção de progesterona .

Pouco antes do período fértil, o muco se torna mais aquoso, leitoso e escorregadio, ainda não é elástico, mas já se apresenta bem menos espesso.

Durante o período fértil, o muco se torna bem elástico, gelatinoso e transparente. Indica o melhor momento para os treinos.

Curiosidades sobre o muco cervical

Assim como a saliva, o muco cervical se observado após cristalização no microscópio, também apresenta uma forma semelhante a folha de samambaia

Existe um exame que determina a qualidade do muco cervical, é o chamado Teste Pós Coito. O muco deve ser colhido em até 18 horas após a relação e a análise desse muco deve apontar a capacidade dos espermatozoides, após serem envolvidos pelo muco. Esse exame pode determinar se o muco tem elevada acidez. Muco ácido mata os espermatozoides ou ainda diminui sua capacidade de fecundação.

Alguma quantidade de muco cervical pode ser percebida pouco antes ou no início da menstruação. Esse muco normalmente é elástico, porém mais fino que o muco cervical encontrado no período fértil. Isso acontece por alguma alteração hormonal, mas não necessariamente indica que está  próxima de uma nova ovulação.

A avaliação do muco durante o ciclo, pode funcionar como uma monitorização da fertilidade. Fique atenta aos sinais do seu corpo.

Teste do muco cervical

Coloque o muco entre os dedos, e veja se o muco estica, se ele apresenta aspecto elástico. Se assim for , é hora de treinar. 

Pé no chão e esperança no coração 

Tatiana da Costa 




Fonte: Unifesp
           Tua saúde 
            Fertilidade uma viagem

39 comentários:

  1. Linda este post veio a calhar, tomo ac, e não tinha percebido o muco, mas este mês estou tomando um antibiótico que reduz o efeito do ac (segundo algumas coisas que li) estou no 10dc, e me sentindo úmida, percebi que estou com este segundo muco, mais aquoso porém pouco, mas consigo perceber que ele que ele está aquoso, transparente, mas não é elástico, será que realmente o ac não está fazendo efeito?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Suzana ,
      O antibiótico realmente pode cortar o efeito do anticoncepcional, porém , muitas vezes a ocorrência de muco é natural, pois ele é estimulado pela fabricação de estrogenio, mesmo hormonio que é encontrado nos acs.
      De qualquer forma, se não deseja engravidar, use outro método em conjunto com o ac.

      Abraços !

      Excluir
  2. oi Tati estou a cada dia mas envolvida com o seu Blog rsrsrs não resisto,todos os dias olho as novidades,mas tenho uma dúvida e sei que pode me ajudar,como faço para saber de quantos dias é o meu ciclo?olha a minha Menstruação veio no més de junho dia 22,já no més de julho dia 28,eu sei que tenho que contar a partir do 1 dia do ciclo,mas tou em duvida vc pode me ajudar com uma explicação mas detalhada?já li, e vi videos mas ainda tou em duvida mim ajude. Bjos e obrigada cada dia esta melhor o seu site,que o Senhor te abençoe pois esta ajudando muitas mulheres. *.*

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Deisane por nos acompanhar.
    Seu ciclo foi de 36 dias e de acordo com essa informação , seu período fértil vai de 16 a 21 de agosto.

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  4. Quero engravidar, esse mês eu suspendi o uso da injeção Noregyna, minha mestruação veio normal durante os 6 dias, mas minha mestruação ta totalmente desregulada, porque depois dos 6 dias ta vindo uma borrinha marrom e nao para de vim.. eu treinei no meu periodo feertil, mas acho que nao adiantou porque a borrinha continua vindo, sera que eu vou demorar a ovular? consiguirei engravidar tendo relações mesmo com essa borrinha vindo? minha mestruação veio dia 17/08/13 hoje ja são 4 e ainda to com essa borrinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heline, quando paramos com anti, principalmente injetável , a coisa fica mesmo muito confusa. São raras as meninas que conseguem ovular nos tres primeiros meses apos a parada do injetável. Essa borra está com cara de descontrole hormonal, causado pela abstinência do injetável, o que é natural acontecer mesmo. Dê uma lida na postagem de ontem 05/09 sobre injetáveis , acredito que vá te ajudar.
      Abçs

      Excluir
    2. Olá Heline. Meu nome eh Samara e tenho 26 anos. Eu tomei noregina durante um ano e já parei há um ano e cinco meses, desde então minha menstruação ficou totalmente desregulada. Já fiz três Ultrassom TV e está tudo Ok, porém não engravidei ainda tentando em todos os ciclos. Meu último US foi semana passada e só nesse que me veio uma dúvida. Será que estou ovulando? Vou pedir a minha Ginecologista um exame de ovulação. Acredito que seria bom você fazer o mesmo caso ainda esteja desregulada. E hoje eu não indico injetável pra ninguém! ;)
      Eh só uma dica tá? Abraços!

      Excluir
  5. Queria lhe perguntar se a inflamação tem alguma coisa haver, por eu ainda não ter engravidado ? ja parei de tomar injeção ja faz 1 ano !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infecções podem atrapalhar a mulher a engravidar sim , procure um médico .
      Abçs

      Excluir
    2. Adrimara Mota27/09/2013 15:51:00

      Obg, adoro seu blog
      bjs

      Excluir
  6. Ola, estou com uma duvida: minha m veio dia 20/10 ficou 4 dias. Hoje pela manha quando acordei e fui ao wc vi q minha calcinha estava bem molhada sem cheiro algum. Por volta de meio dia eu vi um muco branco leitoso. O que pode ser? Sera mej período fertil? Ele nao e elastico, e pastoso e sem cheiro. Li q esse muco aparece apos a ovulação, mas no meu caso acabei de mestruar entao nao seria possivel ja ter ovulado. E para eu estar entrando no período fertil. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco branco aparece depois da ovulação e logo após a menstruação, é normal.

      boa sorte !

      Excluir
  7. Meu beta deu 0,19 to com todos sintomas de uma gravida?pode ser gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor não indica gravidez , mas depende muito do tempo de atraso menstrual.
      boa sorte

      Excluir
  8. oiii
    eu tenho esse muco bem pegajoso
    ele estica mas é amarelado
    menstruo sempre no fim do mes mas dia 10 11 ja começa isso
    eu vi no video q existe amarelado tbm
    mas no caso o meu é pegajoso...
    é normal esse muco?
    ainda sou virgem..

    ResponderExcluir
  9. Oi , Estou Com Algumas Dúvidas :/
    Parei meu anticoncepcional pois quero engravidar , isso dia 28/2 , no dia 06/03 a M dseceu foi até o dia 9 , No dia 11 Tive relação no dia 12 Tive M de novo mas ficou só no dia 12 mesmo , Hoje 15/03 Notei um Muco elatisco e transparente , porque será?
    Se Acabei de menstruar praticamente ? Nem sei mais qual será meu PF .
    se puderem me ajudem :?

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parei de tomar AC por 3 meses estar minha mestruação estava vindo normal todos os meses, esse mês era pra ela ter vindo no dia 03-04-2014 mais sei que é cedo mais hoje é 07-04-2014 e ela ainda náo veio, estou com medo que ela venha, quero muito engravidar, aceito sugestões de alguém mais experiente para me ajudar. Obrigada Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hj vi seu blog pela 1a vez.... tenho 36 anos, filho de 4 anos e estou tentando engravidar ha 1 ano.... em novembro engravidei mas perdi em janeiro... comprei o teste de ovulacao e vou seguir todas as suas dicas na esperanca de realizar meu sonho de ser mae pela 2a vez... meu ciclo e de 28 dias e veio dia 03 de abril... minhas duvidas sao: meus dias ferteis sao de de 14 a 18? Eu tenho q "tentar" entre os dias 14 e 16 quando ovulo ou todos os 5 dias? Sera q ha algum impedimento devido ao meu aborto natural ha 3 meses?! Obrigada por tudo e bjs! :-) Ely

    ResponderExcluir
  12. Oiii gente me ajudem. Tem 2 meses que minha M nao vem fiz varios exames e deram negativos ate usg fiz e apareceu uma imagem que minha Go disse q parecia um saco gestacional depois disso fiz outro beta e tbm negativo. Sinto mta dor d arrepiar no pe da barriga seios mto doloridos. Nao sei mais to preocupada. Alguem ja passou por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma amiga que aconteceu isso o GO dela disse que foi uma gravidez que não deu certo, só a placenta que desenvolveu, ela teve que fazer curetagem, através do usg transvaginal que ela descobriu.

      Excluir
  13. ola estou noiva vou mim casar ano que vem queria muito saber utilizar esse metodo, sinto que ela será muito eficaz no meu matrimônio.....

    ResponderExcluir
  14. oi preciso saber algo,tomei pilula do dia sequinte mes passado,dias depois de ter tomado tive sangramento bem menos q a mestruçao, lembrando q minha mestruaçao ja tinha descido antes de tomar a pilula do dia sequinte,mais ate agora minha mestruçao ñ desceu ja está 22 dias de atraso,sinto muita cólica,ja fiz dois teste de farmacia e deram negativo.por favor mim ajude.será q ainda é consequencia da pilula q tomei??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pods desregula do ciclo , é comum acontecer .
      Se fez o teste com no minimo 15 dias após a relação de risco, presume-se que o resultado seja seguro.

      Excluir
  15. Olá, gostei muito do seu blog. Sou marinheira de primeira viagem no método bilings e de temperatura basal e estou tendo certas dificuldades para identificar a ovulação. Fiz o gráfico de temperatura basal pelo site: http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/ e não consegui detectar exatamente o corrimento transparente e elástico do período fértil; identifiquei o corrimento que parece pomada de cor branca, mas no meu gráfico de temperatura ocorreu no dia anterior uma queda de temperatura e posterior aumento da temperatura (0,5 °C). No dia anterior ao aumento da temperatura, tive a sensação de cólicas no baixo ventre. Não sei ainda se ovulei, pois no site que usei para acompanhar o gráfico dar como ovulação não detectada. Será que tem a possibilidade de ter ovulado e não ter detectado. Também tomei anticoncepcional durante aproximadamente 4 anos e deixei para tentar o método natural, pois pretendo uma futura gravidez e tive medo de ter problemas por conta do anticoncepcional. Outra dúvida é qual o período que se deve evitar relações após o aumento da temperatura ou ter detectado ovulação. Será que o anticoncepcional pode interferir com a fertilidade durante um bom tempo ou posso ter ovulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos médicos dizem que o uso prolongado do ac não afeta a fertilidade, mas o que vemos na pratica são mulheres que podem demorar algum tempo até que voltem a ovular e tenham condições de engravidar. por outro lado , se houve um aumento de 0,5 na temperatura basal, é possível que tenha havido ovulação sim .... já tentou os testes de ovulação de urina ? Talvez seja um bom aliado até que vc pegue o jeito com os gráficos.

      Excluir
  16. Tatiana, bom dia!!! Gostaria de sua ajuda.... bom estou tentando engravidar, ontem dia 21/06 tive um muco mas estava bem grosso firme e pegajoso acha que esse era o inicio do meu período fértil??
    minha ultima menstruação foi dia 08/06, sendo o 14 dia 21/06 ... mas como não sou regulada e meu ciclo foi de 32 dias meu dia fértil ser na segunda?? isso??

    Tenho dificuldade para engravidar, devido que não sou regulada, fui ao medico e ele me indicou o ultagestam para regular e conseguir a engravidar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco na maioria das vezes aparece 2 ou 3 dias antes do dia exato da ovulação... então sim , era o inicio do teu período fértil.
      A melhor forma de reconhecer o seu período já que não é regulada, é fazendo os testes de ovulação ...acredito que vão te ajudar bastante.
      Boa sorte
      !

      Excluir
  17. Ola.Tatiana,..gostaria de tirar uma duvida,meu muco cervical veio em grande quantidade,elastico e transparente,esticando bastante mesmo..o muco veio em22/06,qro saber a ovu.ja acorreu ou ainda vai?esse muco é um bom sinal?Ah,,tomo clomid..estou no segundo ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te responder com exatidão .... na maioria dos casos o muco aparece de 2 a 3 dias antes do dia exato da ovulação , mas há relatos de mulheres que perceberam o muco no dia ovulação somente. O muco é sempre bom sinal ...com indutor o período fertil é um pouco diferente do normal
      ele acontece de 4 a 12 dias após a ingestao do ultimo comprimido de indutor.
      Já tentou os testes de ovulação ?
      Boa sorte !

      Excluir
  18. mais eu nunca mestruei porque eu fico toda vez com muco na calcinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda mulher tem muco ... nao menstruou mas tem informação hormonal pra isso. Normal
      boa sorte !

      Excluir
  19. ola td bem ...tenho uma duvida meu muco e sempre branco igual um idratante o tempo todo do periodo fertil sera que e normal ? obrigada bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode indicar que seu muco é hóstil . TE sugiro esse artigo
      http://www.maeaflordapele.com/2013/10/como-identificar-o-muco-cervical-hostil.html

      Excluir
  20. Olá Tatiana, tenho 36 anos e estou na luta pelo 2° filho...após 8 anos de espera do 1° filho, depois que a vida fica mais controlada financeiramente, eu e meu marido estamos tentando ter o tão desejado 2° filho. Nunca tomei anticoncepcionais, pois sempre me fazia mto mal, evitávamos só com camisinha. Desde novembro estamos tentando e acho que até agora nada; porque eu "acho", ultimamente tenho sentido mta sonolência, um pouco de enjôo matinal e um leve mal estar. Depois do meu ciclo passado senti umas dores nas costas que me incomodavam, achava que era algum problema renal...mas não tenho nada, graças à Deus! Acompanho meu muco cervical...e ele passa por todas as fases que li sobre o momento da ovulação. Minha ultima menstruação veio dia 03 de julho, mas não está normal. Faz 3 meses que minha menstruação está vindo pouco, sem aqueles coágulos da descamação do útero, e vem pouco e vermelho vivo, curta duração de mais ou menos 3 dias. estou chateada e mudei de GO pq ela falou q eu tinha q fazer FIV devido à minha idade! Assustei mto, ela nem sequer pediu exames de hormônio pra mim! Daí q estou em uma dúvida...tenho medo de fazer exame de sangue, já q fiz 3 meses atrás de urina e só deu negativo! Estaria com gravidez psicológica, vou ao novo GO dia 31 agora; é normal Go não pedir mais exames de hormônios e te mandar direto pra uma clínica de FIV?? Não sei o q fazer....abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não , não é normal... pode ter certeza que ela tem uma boa porcentagem em cima dos tratamentos. Vc precisa de novos exames com certeza ...só precisa de um médico que te acompanhe da forma correta.
      Abrçaos !

      Excluir
    2. Obrigada Tatiana!! Já procurei outro GO, tb achei isso! Abs!!

      Excluir
  21. Eu não quero engravidar nem meu marido quer filho, por enquanto....

    Mas, vou falar uma coisa, passo dias aos horrores com a produção altíssima de muco cervical. Chego a passar de 10 dias a 12 dias de produção que inicia imediatamente após o fim do ciclo menstrual. Nesse período, fico com muita vontade de ter relação sexual, uma questão de fisiologia mesmo. E o interessante é que se nesse intervalo ocorrer o ato sexual, a produção muco cessa, independente do dia que ocorrer o ato.

    Antes esse evento não ocorria, percebi a evolução desse evento juntamente com falta de sexo que foi ocorrendo no meu relacionamento. Chegamos a passar de 3, 4, 5 e até 6 meses sem ter uma relação sexual nos últimos 3 e 4 anos. Período em que comecei a perceber a produção de muco excessivamente.

    ResponderExcluir
  22. ola estou com uma duvida tive relação sexual sem proteção no primeiro dia que começei a ter esse muco grosso parecendo gelatina geralmente ele aparece uns 2 dias pra mim...entao dai tive a relação e ele sumiu não apareceu no outro dia ...o que pode ser ? obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...