segunda-feira, julho 29, 2013

Muco cervical - O que é, como é e qual sua função

o que é muco cervical
muco cervical uma é secreção hidro gelatinosa
O muco cervical é uma secreção hidro gelatinosa (gel transparente) produzida pelo colo do útero, por influência hormonal. Imagina-se que o muco cervical esteja presente apenas no período fértil, quando na verdade ele encontra-se presente durante todo o ciclo. Porém sofre transformações significativas durante todo o período e se apresenta em diferentes aspectos.



No início do ciclo, o muco cervical, é mais espesso e mais grosso para impedir que bactérias  alcancem o interior do útero que se encontra fechado. Mantendo-o assim saudável e seguro. Nesse período o muco grosso e pastoso também funciona como uma barreira natural para os espermatozoides que só conseguem penetrar o útero durante o período fértil. É Quando o muco se torna mais fino e elástico e o colo do útero se encontra aberto. 

É durante o período fértil, que o muco cervical auxilia na maturação e migração dos espermatozoides, facilitando sua chegada ao útero e trompas. Funciona também como um lubrificante natural, facilitando a penetração.


É também o muco cervical que vai ajudar na sobrevida do espermatozoide dentro do corpo da mulher.Isso caso ele tenha que esperar pelo óvulo que será liberado.

Qual o aspecto do muco cervical durante o período fértil?


O muco cervical, próximo a ovulação, é transparente e elástico, semelhante a clara de ovo

Quando o muco cervical  pode ser percebido?


Nem sempre ele pode ser percebido, mas normalmente é secretado em maior quantidade , de dois a três dias antes da ovulação. Esse é considerado o período ideal para os treinos.

Nunca vi o muco cervical elástico, sou infértil ?


Não. Muitas mulheres não produzem grande quantidade de muco todos os meses, mas se sentem mais úmidas durante o período fértil, isso é um indicativo da presença do muco, mesmo que em menor quantidade.

As mudanças do muco cervical durante o ciclo 


Logo após a menstruação e pouco antes dela, o muco  é branco ou amarelado, grosso e pastoso. Esse
muco cervical elástico o que é
muco é secretado pela pela produção de progesterona.

Pouco antes do período fértil, o muco se torna mais aquoso, leitoso e escorregadio, ainda não é elástico, mas já se apresenta bem menos espesso.

Durante o período fértil, o muco se torna bem elástico, gelatinoso e transparente. Indica o melhor momento para os treinos.

Curiosidades sobre o muco cervical


Assim como a saliva, o muco cervical se observado após cristalização no microscópio, também apresenta uma forma semelhante a folha de samambaia

Existe um exame que determina a qualidade do muco, é o chamado Teste Pós Coito. O muco deve ser colhido em até 18 horas após a relação e a análise desse muco deve apontar a capacidade dos espermatozoides, após serem envolvidos pelo muco. Esse exame pode determinar se o muco tem elevada acidez. Muco ácido mata os espermatozoides ou ainda diminui sua capacidade de fecundação.

Alguma quantidade de muco cervical pode ser percebida pouco antes ou no início da menstruação. Esse muco normalmente é elástico, porém mais fino que o muco cervical encontrado no período fértil. Isso acontece por alguma alteração hormonal, mas não necessariamente indica que está  próxima de uma nova ovulação.

A avaliação do muco durante o ciclo, pode funcionar como uma monitorização da fertilidade. Fique atenta aos sinais do seu corpo.

o que é o muco cervical clara de ovo
Muco cervical elástico do período fértil

Teste do muco cervical


Coloque o muco entre os dedos, e veja se o muco estica, se ele apresenta aspecto elástico. Se assim for , é hora de treinar. 

Pé no chão e esperança no coração 

Tatiana da Costa 

Fonte: Unifesp
           Tua saúde 
            Fertilidade uma viagem

105 comentários:

  1. Linda este post veio a calhar, tomo ac, e não tinha percebido o muco, mas este mês estou tomando um antibiótico que reduz o efeito do ac (segundo algumas coisas que li) estou no 10dc, e me sentindo úmida, percebi que estou com este segundo muco, mais aquoso porém pouco, mas consigo perceber que ele que ele está aquoso, transparente, mas não é elástico, será que realmente o ac não está fazendo efeito?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Suzana ,
      O antibiótico realmente pode cortar o efeito do anticoncepcional, porém , muitas vezes a ocorrência de muco é natural, pois ele é estimulado pela fabricação de estrogenio, mesmo hormonio que é encontrado nos acs.
      De qualquer forma, se não deseja engravidar, use outro método em conjunto com o ac.

      Abraços !

      Excluir
  2. oi Tati estou a cada dia mas envolvida com o seu Blog rsrsrs não resisto,todos os dias olho as novidades,mas tenho uma dúvida e sei que pode me ajudar,como faço para saber de quantos dias é o meu ciclo?olha a minha Menstruação veio no més de junho dia 22,já no més de julho dia 28,eu sei que tenho que contar a partir do 1 dia do ciclo,mas tou em duvida vc pode me ajudar com uma explicação mas detalhada?já li, e vi videos mas ainda tou em duvida mim ajude. Bjos e obrigada cada dia esta melhor o seu site,que o Senhor te abençoe pois esta ajudando muitas mulheres. *.*

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Deisane por nos acompanhar.
    Seu ciclo foi de 36 dias e de acordo com essa informação , seu período fértil vai de 16 a 21 de agosto.

    Boa sorte !

    ResponderExcluir
  4. Quero engravidar, esse mês eu suspendi o uso da injeção Noregyna, minha mestruação veio normal durante os 6 dias, mas minha mestruação ta totalmente desregulada, porque depois dos 6 dias ta vindo uma borrinha marrom e nao para de vim.. eu treinei no meu periodo feertil, mas acho que nao adiantou porque a borrinha continua vindo, sera que eu vou demorar a ovular? consiguirei engravidar tendo relações mesmo com essa borrinha vindo? minha mestruação veio dia 17/08/13 hoje ja são 4 e ainda to com essa borrinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heline, quando paramos com anti, principalmente injetável , a coisa fica mesmo muito confusa. São raras as meninas que conseguem ovular nos tres primeiros meses apos a parada do injetável. Essa borra está com cara de descontrole hormonal, causado pela abstinência do injetável, o que é natural acontecer mesmo. Dê uma lida na postagem de ontem 05/09 sobre injetáveis , acredito que vá te ajudar.
      Abçs

      Excluir
    2. Olá Heline. Meu nome eh Samara e tenho 26 anos. Eu tomei noregina durante um ano e já parei há um ano e cinco meses, desde então minha menstruação ficou totalmente desregulada. Já fiz três Ultrassom TV e está tudo Ok, porém não engravidei ainda tentando em todos os ciclos. Meu último US foi semana passada e só nesse que me veio uma dúvida. Será que estou ovulando? Vou pedir a minha Ginecologista um exame de ovulação. Acredito que seria bom você fazer o mesmo caso ainda esteja desregulada. E hoje eu não indico injetável pra ninguém! ;)
      Eh só uma dica tá? Abraços!

      Excluir
    3. Pensamento positivo,que tudo vai da certo

      Excluir
  5. Queria lhe perguntar se a inflamação tem alguma coisa haver, por eu ainda não ter engravidado ? ja parei de tomar injeção ja faz 1 ano !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infecções podem atrapalhar a mulher a engravidar sim , procure um médico .
      Abçs

      Excluir
    2. Obg, adoro seu blog
      bjs

      Excluir
  6. Ola, estou com uma duvida: minha m veio dia 20/10 ficou 4 dias. Hoje pela manha quando acordei e fui ao wc vi q minha calcinha estava bem molhada sem cheiro algum. Por volta de meio dia eu vi um muco branco leitoso. O que pode ser? Sera mej período fertil? Ele nao e elastico, e pastoso e sem cheiro. Li q esse muco aparece apos a ovulação, mas no meu caso acabei de mestruar entao nao seria possivel ja ter ovulado. E para eu estar entrando no período fertil. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco branco aparece depois da ovulação e logo após a menstruação, é normal.

      boa sorte !

      Excluir
  7. Meu beta deu 0,19 to com todos sintomas de uma gravida?pode ser gravidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse valor não indica gravidez , mas depende muito do tempo de atraso menstrual.
      boa sorte

      Excluir
  8. oiii
    eu tenho esse muco bem pegajoso
    ele estica mas é amarelado
    menstruo sempre no fim do mes mas dia 10 11 ja começa isso
    eu vi no video q existe amarelado tbm
    mas no caso o meu é pegajoso...
    é normal esse muco?
    ainda sou virgem..

    ResponderExcluir
  9. Oi , Estou Com Algumas Dúvidas :/
    Parei meu anticoncepcional pois quero engravidar , isso dia 28/2 , no dia 06/03 a M dseceu foi até o dia 9 , No dia 11 Tive relação no dia 12 Tive M de novo mas ficou só no dia 12 mesmo , Hoje 15/03 Notei um Muco elatisco e transparente , porque será?
    Se Acabei de menstruar praticamente ? Nem sei mais qual será meu PF .
    se puderem me ajudem :?

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Parei de tomar AC por 3 meses estar minha mestruação estava vindo normal todos os meses, esse mês era pra ela ter vindo no dia 03-04-2014 mais sei que é cedo mais hoje é 07-04-2014 e ela ainda náo veio, estou com medo que ela venha, quero muito engravidar, aceito sugestões de alguém mais experiente para me ajudar. Obrigada Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hj vi seu blog pela 1a vez.... tenho 36 anos, filho de 4 anos e estou tentando engravidar ha 1 ano.... em novembro engravidei mas perdi em janeiro... comprei o teste de ovulacao e vou seguir todas as suas dicas na esperanca de realizar meu sonho de ser mae pela 2a vez... meu ciclo e de 28 dias e veio dia 03 de abril... minhas duvidas sao: meus dias ferteis sao de de 14 a 18? Eu tenho q "tentar" entre os dias 14 e 16 quando ovulo ou todos os 5 dias? Sera q ha algum impedimento devido ao meu aborto natural ha 3 meses?! Obrigada por tudo e bjs! :-) Ely

    ResponderExcluir
  12. Oiii gente me ajudem. Tem 2 meses que minha M nao vem fiz varios exames e deram negativos ate usg fiz e apareceu uma imagem que minha Go disse q parecia um saco gestacional depois disso fiz outro beta e tbm negativo. Sinto mta dor d arrepiar no pe da barriga seios mto doloridos. Nao sei mais to preocupada. Alguem ja passou por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma amiga que aconteceu isso o GO dela disse que foi uma gravidez que não deu certo, só a placenta que desenvolveu, ela teve que fazer curetagem, através do usg transvaginal que ela descobriu.

      Excluir
  13. ola estou noiva vou mim casar ano que vem queria muito saber utilizar esse metodo, sinto que ela será muito eficaz no meu matrimônio.....

    ResponderExcluir
  14. oi preciso saber algo,tomei pilula do dia sequinte mes passado,dias depois de ter tomado tive sangramento bem menos q a mestruçao, lembrando q minha mestruaçao ja tinha descido antes de tomar a pilula do dia sequinte,mais ate agora minha mestruçao ñ desceu ja está 22 dias de atraso,sinto muita cólica,ja fiz dois teste de farmacia e deram negativo.por favor mim ajude.será q ainda é consequencia da pilula q tomei??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pods desregula do ciclo , é comum acontecer .
      Se fez o teste com no minimo 15 dias após a relação de risco, presume-se que o resultado seja seguro.

      Excluir
  15. Olá, gostei muito do seu blog. Sou marinheira de primeira viagem no método bilings e de temperatura basal e estou tendo certas dificuldades para identificar a ovulação. Fiz o gráfico de temperatura basal pelo site: http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/ e não consegui detectar exatamente o corrimento transparente e elástico do período fértil; identifiquei o corrimento que parece pomada de cor branca, mas no meu gráfico de temperatura ocorreu no dia anterior uma queda de temperatura e posterior aumento da temperatura (0,5 °C). No dia anterior ao aumento da temperatura, tive a sensação de cólicas no baixo ventre. Não sei ainda se ovulei, pois no site que usei para acompanhar o gráfico dar como ovulação não detectada. Será que tem a possibilidade de ter ovulado e não ter detectado. Também tomei anticoncepcional durante aproximadamente 4 anos e deixei para tentar o método natural, pois pretendo uma futura gravidez e tive medo de ter problemas por conta do anticoncepcional. Outra dúvida é qual o período que se deve evitar relações após o aumento da temperatura ou ter detectado ovulação. Será que o anticoncepcional pode interferir com a fertilidade durante um bom tempo ou posso ter ovulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos médicos dizem que o uso prolongado do ac não afeta a fertilidade, mas o que vemos na pratica são mulheres que podem demorar algum tempo até que voltem a ovular e tenham condições de engravidar. por outro lado , se houve um aumento de 0,5 na temperatura basal, é possível que tenha havido ovulação sim .... já tentou os testes de ovulação de urina ? Talvez seja um bom aliado até que vc pegue o jeito com os gráficos.

      Excluir
  16. Tatiana, bom dia!!! Gostaria de sua ajuda.... bom estou tentando engravidar, ontem dia 21/06 tive um muco mas estava bem grosso firme e pegajoso acha que esse era o inicio do meu período fértil??
    minha ultima menstruação foi dia 08/06, sendo o 14 dia 21/06 ... mas como não sou regulada e meu ciclo foi de 32 dias meu dia fértil ser na segunda?? isso??

    Tenho dificuldade para engravidar, devido que não sou regulada, fui ao medico e ele me indicou o ultagestam para regular e conseguir a engravidar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O muco na maioria das vezes aparece 2 ou 3 dias antes do dia exato da ovulação... então sim , era o inicio do teu período fértil.
      A melhor forma de reconhecer o seu período já que não é regulada, é fazendo os testes de ovulação ...acredito que vão te ajudar bastante.
      Boa sorte
      !

      Excluir
  17. Ola.Tatiana,..gostaria de tirar uma duvida,meu muco cervical veio em grande quantidade,elastico e transparente,esticando bastante mesmo..o muco veio em22/06,qro saber a ovu.ja acorreu ou ainda vai?esse muco é um bom sinal?Ah,,tomo clomid..estou no segundo ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te responder com exatidão .... na maioria dos casos o muco aparece de 2 a 3 dias antes do dia exato da ovulação , mas há relatos de mulheres que perceberam o muco no dia ovulação somente. O muco é sempre bom sinal ...com indutor o período fertil é um pouco diferente do normal
      ele acontece de 4 a 12 dias após a ingestao do ultimo comprimido de indutor.
      Já tentou os testes de ovulação ?
      Boa sorte !

      Excluir
  18. mais eu nunca mestruei porque eu fico toda vez com muco na calcinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda mulher tem muco ... nao menstruou mas tem informação hormonal pra isso. Normal
      boa sorte !

      Excluir
  19. ola td bem ...tenho uma duvida meu muco e sempre branco igual um idratante o tempo todo do periodo fertil sera que e normal ? obrigada bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode indicar que seu muco é hóstil . TE sugiro esse artigo
      http://www.maeaflordapele.com/2013/10/como-identificar-o-muco-cervical-hostil.html

      Excluir
  20. Olá Tatiana, tenho 36 anos e estou na luta pelo 2° filho...após 8 anos de espera do 1° filho, depois que a vida fica mais controlada financeiramente, eu e meu marido estamos tentando ter o tão desejado 2° filho. Nunca tomei anticoncepcionais, pois sempre me fazia mto mal, evitávamos só com camisinha. Desde novembro estamos tentando e acho que até agora nada; porque eu "acho", ultimamente tenho sentido mta sonolência, um pouco de enjôo matinal e um leve mal estar. Depois do meu ciclo passado senti umas dores nas costas que me incomodavam, achava que era algum problema renal...mas não tenho nada, graças à Deus! Acompanho meu muco cervical...e ele passa por todas as fases que li sobre o momento da ovulação. Minha ultima menstruação veio dia 03 de julho, mas não está normal. Faz 3 meses que minha menstruação está vindo pouco, sem aqueles coágulos da descamação do útero, e vem pouco e vermelho vivo, curta duração de mais ou menos 3 dias. estou chateada e mudei de GO pq ela falou q eu tinha q fazer FIV devido à minha idade! Assustei mto, ela nem sequer pediu exames de hormônio pra mim! Daí q estou em uma dúvida...tenho medo de fazer exame de sangue, já q fiz 3 meses atrás de urina e só deu negativo! Estaria com gravidez psicológica, vou ao novo GO dia 31 agora; é normal Go não pedir mais exames de hormônios e te mandar direto pra uma clínica de FIV?? Não sei o q fazer....abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não , não é normal... pode ter certeza que ela tem uma boa porcentagem em cima dos tratamentos. Vc precisa de novos exames com certeza ...só precisa de um médico que te acompanhe da forma correta.
      Abrçaos !

      Excluir
    2. Obrigada Tatiana!! Já procurei outro GO, tb achei isso! Abs!!

      Excluir
  21. Eu não quero engravidar nem meu marido quer filho, por enquanto....

    Mas, vou falar uma coisa, passo dias aos horrores com a produção altíssima de muco cervical. Chego a passar de 10 dias a 12 dias de produção que inicia imediatamente após o fim do ciclo menstrual. Nesse período, fico com muita vontade de ter relação sexual, uma questão de fisiologia mesmo. E o interessante é que se nesse intervalo ocorrer o ato sexual, a produção muco cessa, independente do dia que ocorrer o ato.

    Antes esse evento não ocorria, percebi a evolução desse evento juntamente com falta de sexo que foi ocorrendo no meu relacionamento. Chegamos a passar de 3, 4, 5 e até 6 meses sem ter uma relação sexual nos últimos 3 e 4 anos. Período em que comecei a perceber a produção de muco excessivamente.

    ResponderExcluir
  22. ola estou com uma duvida tive relação sexual sem proteção no primeiro dia que começei a ter esse muco grosso parecendo gelatina geralmente ele aparece uns 2 dias pra mim...entao dai tive a relação e ele sumiu não apareceu no outro dia ...o que pode ser ? obrigada

    ResponderExcluir
  23. Oi. Minha menstração era regular ( de 28 em 28 dias) e durava 5 dias, tive relações em Maio e quando apareceu em Junho continuou sendo regular, mas depois fiquei com um atraso de 3 semanas e quando apareceu só durou 3 dias e algumas horitas e saía muito pouco em relação às outras vezes...
    A semana passada quando estava tendo relações sentia fortes dores de bexiga (mas só quando meu namorado tentava penetrar). Será que devo ir ao médico?

    ResponderExcluir
  24. Oi Tatiana boa noite, depois de quase um ano tentando engravidar p causa da sop percebi hoje o muco identico à esse do periodo fértil, porém p minha tristeza meu marido está viajando e só chega sexta feira queria saber se mesmo assim tenho chances de engravidar, se tem alguma coisa q eu posa fazer p contribuir p essa ovulação se prolongar? obrigada e aguardo ansiosamente sua resposta! bjos

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite Tatiana, tudo bem? Tenho uma dúvida, parei de tomar o anticoncepcional cerazette há dois meses atrás, e não noto mais a presença do muco tipo clara de ovo. No primeiro mês não apareceu nenhum, nem o tipo hidratante, e o meu ciclo ultrapassou os 28 dias, achei até que estava grávida, pois nunca atrasava, até mesmo quando eu não fazia uso da pilula, mas com 32 dias veio, meio esquisita, mas veio. Mês passado eu percebi quase todos, inclusive a calcinha mais molhada e todos os outros sintomas do período fértil que li aqui mesmo no seu blog, notei também que minha menstruação apareceu este mês com os 28 dias, senti cólica e veio bastante como antes de eu iniciar a pilula, todavia o muco clara de ovo não apareceu, verifiquei todos os dias do período fértil e nada será que tenho problemas para engravidar? Aguardo seu retorto, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso tbm esta acontecendo comigo, antes de tomar o anticoncepcional eu notava o muco elastico e agora depois que parei de tomar não apareceu mais , estou muito triste pois quero ter um bebe.

      Excluir
  26. olá , minha menstruação é super desrregulada ja faz um ano e meio que parei de tomar remedio e ainda não consegui engravidar , ontem e hoje notei que estou com um muco branço e pastoso , porem tbm sinto estar molhada, frequencia de ir ao wc urinar aumentou, não fiz o teste ainda pois acho que ainda esta meio cedo, alguem pode me dar uma dica , se estou ovulando? ou talvez gravida? obg

    ResponderExcluir
  27. Olá!!! Gostaria de saber o meu período fértil minha m veio no dia 29/08 e hoje percebi um muco bem elástico será que estou ovulado?me ajudem Por favor.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!!! Estou sem proteção desde julho, quero engravidar e estou com 43 anos, ja tive uma filha que hoje está com 16 anos. Nesse ciclo eu comecei conforme explicações aqui do blog e com autorização médica (minha go disse que tudo que estava no blog só poderia me ajudar) aos recursos naturais...nesse meu ciclo no primeiro dia tomei capsulas de prímula e cártamo, até a data 'provável' da tal ovulação, no 11º dia parei com as duas capsulas ditas anteriormente e estou tomando até hj dia 15 o elixir de inahame , todos os dias pela manhã (últimos 5 estou comendo duas fatias de abacaxi) e tomo uma xícara de chá verde (em pó) todos os dias....acho que todos os meios naturais estou fazendo uso (moderadamente) no entanto estou 'seca' sem nenhum sinal de muco, desde julho eu acomapnhop o meu ciclo dia após dia e vejo que ele é de 23 dias, estaria no período fértil, mas sem nada de muco é possível ter período fertil? Tenho todos os sintomas em todos os ciclos, pois sinto cólicas como se fosse da ovulação, ,meus seios ficam para estourar, tenho dosi dias antes da menstuação descer uma leve dor na cabeça , minha menstruação dura por 5 dias....enfim tudo parece funcionar só não tenho a a presença de nenhum dos tipos de muco. Podes me ajudar Tati? Usei implanon por 12 anos e o retirei em junho; Obrigada e abraços!

    ResponderExcluir
  29. gente to com uma duvida minha menst veio dia 31/07 e era pra vim dia 30/08 so que nao veio ai ela veio dia 02/9 so uma borra ce cafe e ja parou dia 3/09 e dai ta saindo um carrimento bem amarelo pra mim quando foi dia 14/09 eu tava de vestido sem calcinha eu senti uma coisa molhada quando fui no banheiro me limpar eu vi um sangue rosado ai ponhei o obsorventi no dia 15/09 veio um corrimento cor de caramelo pra mim e um risco de sangue 16/09 veio um sangue rosado eu nao sei oque ta acontecendo alhem ai pra me ajudar to muito confusa..

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,tomo tamisa 20 a 3 anos,de alguns meses pra cá, percebo que (+ou -) no meio da cartela sai um muco transparente e elástico o mesmo do período fértil,tomo todos os dias e no mesmo horário,minha dúvida é: será que posso está ovulando?

    ResponderExcluir
  31. Tenho 16 anos, sou virgem, tive minha primeira menstruação ano passado cm 15 anos, já vai fazer um ano q eu menstruei pela primeira vez, e minha menstruação, não vem na data certa, tem mês q vem, e tem mês q não vem, minha menstruação veio mês passado(Agosto), quando foi esse mês(setembro), ela não veio ainda, e já ta no final do mês (28/09/14), e semana passada segunda(22/09/14) minha calcinha começou a melar, de uma "gosma" Marrom (pouco), os dias se passaram e essa "gosma" foi vindo mais e mais grossa, até quinta (25/09/14), quando foi na sexta (26/09/14) começou a vim essa "gosminha" transparente. Falei a minha mãe, ela disse q é NORMAL e q ta perto da minha menstruação vim, mas passou esses dias todos e nada da minha menstruação vim. ANTES DISSO TUDO eu me masturbei, na segunda (a tarde) antes da "gosminha" marrom vim, fiquei pensando q foi por causa disso, mas não tenho certeza, Alguém pode me explicar oq está acontecendo comigo?? Prfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gostaria de saber :/
      Oq acontece CMG é igualzinho ao seu caso to mega preocupada.

      Excluir
  32. Oi eu sou a jully

    Minha menstruação atrasou 5 dias e qndo eu estava mais empolgada a monstra veio...o ruim é que agora não sei como meu ciclo esta! Hoje percebi esse muco clara de ovo, mas como tem apenas 3 dias que a monstra foi embora não tem como eu estar ovulando ou grávida! Meu ciclo é de 31 dias e estou perdida! Socorro

    ResponderExcluir
  33. Oi Tati parei de tomar meu ac a poucos meses e desde então tento engravidar mes passado minha menstruaçao veio duas vezes uma la pelo dia 4/09 e outra dia 29/09 e hoje quando fui ao banheiro percebi um muco transparente e elástico o que isso quer dizer será que esta perto da minha ovulaçao? Será que tenho chance de engravidar ainda esse mês? Obs tomei ac por 4anos

    ResponderExcluir
  34. Olá minha ultima mestruação veio dia 22/09 tive relação com meu noivo dia 05/10 sem proteção, sera q posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma GRANDE dúvida sobre o período fértil. Minha menstruação vem sempre regular, meu ciclo menstrual são de 28 dias certinho. Porém todos os meses que calculo meu período fértil (hoje é o meu primeiro dia de período fértil) nunca vejo um dos sintomas tão comuns que vejo em todas as pesquisas: O famoso "muco cervical com aspecto de elástico semelhante a clara do ovo". O que pode ser? Sou infértil?

    ResponderExcluir
  36. Oi Tatiana, estou querendo engravidar e percebi o muco eslastico com aspecto de clara de ovo, com maior quantidade no domingo, tinha treinado no sabado e treinei no domingo, porem na terca o muco ja apareceu grudento , branco,eso significa q nao engravidei? Ja q esse muco apatere depois
    Da ovulacao quanto esta perto a menstruacao, perdi a chance de engravidar? Aguardo resposta. Obrigada. Lilica

    ResponderExcluir
  37. Oi Tatiana. Me chamo Eli e estou visitando o seu blog pela primeira vez e gostei bastante das informações. Gostaria que, se possível, me ajudasse a entender o que está acontecendo comigo. Mês passado, pra ser mais precisa dia 01/09 (3º dia do ciclo), tomei uma medicação para induzir a ovulação (Serophene e Pergoveris), não engravidei pq menstruei dia 26/09. Só que agora eu estou percebendo a presença do muco cervical até hoje dia 17/10, há 22 dias do ciclo já, o que pode está acontecendo? Ele começou no 14º e está até hoje, em pequena quantidade mas está. Vc pode me ajudar? Help please. Bjs

    ResponderExcluir
  38. Ola, eu estou tentando engravidar ja faz alguns anos, no mes passado eu iniciei o coito programado, ocorreu tudo como deveria, tomei o clomid e fiz as monitoraçoes, tomei uma injeçao de choriomon 5000 e fui orientada pela gine de quando deveria ter relaçoes, depois de 1 semana voltei la e pela ultra ela pode ver q a ovulaçao aconteceu..... porem teste negativo. Esse mes foi a mesma coisa ciclo iniciou dia 11/10 tomei o clomid por 5 dias e fui fazer a ultra no dia 20/10 (segunda feira) ela disse q tinha 1 ovulo com cerca de 17mm e me pediu pra voltar na quarta (22/10) para uma nova ultra e aplicaçao do choriomon, dessa forma minha ovlulaçao estaria programada pra sexta (24/10), mas para nossa grande surpresa ela detectou na quarta feira q eu ja tinha ovulado. Na ultra de segunda estava tudo certinho e na ultra de quarta eu ja tinha ovulado de forma inesperada, eu tive relaçoes no domingo (19/10) e na quarta (22/10), agora estou esperando para uma nova ultra na semana q vem, ela disse q existe uma chance ja q eu tive relaçao no domingo e minha ovulaçao ocorreu entre segunda e terça, mas agora estou muito insegura e ansiosa pois acho q mais uma vez vou ter a decepçao do negativo.

    ResponderExcluir
  39. olá estou com a minha menstruação atrasada a 5 dias porém nunca atrasou ,ontem quando fui tomar banho saiu uma gosma transparente e bem grossa estou sentindo cólicas meu peito está inchado será que pode ser gravidez mas acho que não será que alguém sabe o que é?

    ResponderExcluir
  40. Ola falta 3 a 4 dias pra minha mostra e estou notando o muco elástico mas bem pouquinho mesmo bem menos q no período fértil e minha mostra é regulada será q tive ovulação tardia?

    ResponderExcluir
  41. Boa tatde faz 1 mês que parei de tomar o antuconcepcional alestra 20 ,semana passada saiu uma gosma transparente bem mais bem grossa e minhaenstruação era pra vim dia 5 de novembro ,mais ate agora nada fiz um teste de farmacia ontem domingo e deu negativo, sera que posso estar gravida , quero muito e esse teste negativo me deixou muito triste , desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde! Tenho 39 anos e minha menstruação é bem regular 28 dias, mas a partir de agosto começou uma alteração...10/08; 15/09 e 26/09 ...e até hoje, 27/11/2014 não veio de novo..já fiz dois betas que deram negativo...será que pode ser menopausa ou gravidez? Hoje observei um muco transparente parecendo clara de ovo, sem odor...

    ResponderExcluir
  43. Ola, estou tentando engravidar meu ciclo era de 28 dias. No 1mes depois que parei com a pilula era p vir no dia 21 veio no dia 28 de novembro, hoje dia 23 de dezembro sinto colicas ao longo do dia e sai um muco transparente, e normal? Estou confusa quanto ao periodo fertil. E verdade que tem mulher que ovula 2x ao mes???

    ResponderExcluir
  44. Ola minha mestru era pra vim dia 16 e ate agora dia 23 nada tive relaçoes e nao me cuidei.... ando ultimamente muito sonolenta posso estar gravida /?/ queria saber cm quantos dias posso fazer o teste de farmacia. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  45. Ola, tomo anticoncepcional dei a parada normal para a mestruaçao descer porque ja tinha imendado duas cartelas. Dai 09/01 parei e ate agora so colicas fortes e essa mucose trasparente grossa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  46. Olá ,minha M. está atrasadíssima e meu muco cervical está igual creme hidratante vcs que são experientes já notaram está mudança ?? Será uma possível gravidez ?? bjus a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muco branco é proveniente da produção de progesterona. é comum para o pós ovulação com ou sem gravidez.
      Boa sorte !

      Excluir
  47. Minha última menstruação veio dia 19/01/15, dia 09/02/15 fiz sexo com meu namorado com camisinha e ele não ejaculou dentro (não tomo anticoncepcional) , esse mês de fevereiro não desceu pra mim, e eu sou desregulada mesmo... Mas estou com os peitos doloridos, dores de cabeça, as vezes enjôo, e sinto minha barriga meio inchada, TODOS os dias desce um corrimento branco, bastante por sinal ... Posso estar gravida? Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As razões podem ser várias, inclusive período fértil se aproximando. De acordo com o que mencionou, uma gravidez é bem dificil, mas nunca se sabe ...tente um teste.
      Boa sorte!

      Excluir
  48. Olá, eu tomo Selene á 9 meses, e sempre percebo que durante todos o ciclo eu tenho muco cervical, e no período que deveria ser no caso o período fértil ele também fica como o muco do período fértil, meio branco tipo clara de ovo e estica muito. Estou com pequenos ''escapes'' , como gotas e aqueles risquinhos, estou com muita cólica, parece estomago vazio mesmo, vou no banheiro toda hora, um pouco de sensibilidade nos seios, sono, umas pontas no pé da barriga, tomo sempre no horário certo, não houve atraso ainda, mas ante ontem fiz um beta hcg, pois o anticoncepcional já falhou uma vez pra mim, foi o que chama de ''gravidez química'', neste ciclo tomei umas três vezes atrasados umas 2 horas, não esqueci nenhum dia, o teste deu negativo, mas eu tenho dúvidas por que não sei se deu tempo de liberar a quantidade desse hormônio, já que o remédio ainda não acabou, sou casada há pouco tempo, não pretendo ter filhos agora, por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  49. olá, Notei o muco cervical na minha menstruação, será que realmente era? ele era como clara de ovo bem elastico , nao se misturava ao sangue , posso estar fertil nesse periodo ? fiquei confusa em relaçao a isso pois nunca tinha visto esse muco na Menstruação ele aparece sempre no 10º dia ciclo

    ResponderExcluir
  50. Olá, A data minha ultima menstruação foi 05/03 realizei exame video Histeroscopia dia 11/03 só tive relações com meu esposo 18 dias depois sou ciente que minha menstruação é irregular até essa data ainda não apontou nem um sinal .Estamos namorando com frequência , Tenho notado o muco cervical clara de ovo á 3 dias e continuamos namorando , Posso estar gravida? ou estou no caminho? Por favor me ajuda !

    ResponderExcluir
  51. Olá, bom, pra começar, minha menstruação foi prolongada, ficou quase um mês vindo e junto com ela a minha vagina tava coçando, n muito mas tava e ta até hj, mas so coçando mesmo, nada doer e nem ardor ao urina, e a uns dias eu vi que saiu um corrimento branco, meio transparente e pastoso mas pouco, oq pode ser?

    ResponderExcluir
  52. ola minha ultima mestruaçao veio dia 27de março de 2015, eu estou sentindo colicas mais nao veio ainda minha mestruaçao é inrregular o que pode seer , gostaria de saber qual dia é o meu periodo fertil ,..mim ajuda por favor

    ResponderExcluir
  53. ola minha ultima mestruaçao veio dia 27de março de 2015, eu estou sentindo colicas mais nao veio ainda minha mestruaçao é inrregular o que pode seer , gostaria de saber qual dia é o meu periodo fertil ,..mim ajuda por favor

    ResponderExcluir
  54. boa noite ,tenho minha mestruação irregular ,sendo que minha ginicologica falou para mim contar 12 dias a partir do primeiro dia da mestruação para possivelmente ocorrer a ovulação ,tive relação com meu marido dia 3 maio ,dia 6 maio e estou esperando para ver ser ocorre alguma coisa ,seria isso mesmo ??

    ResponderExcluir
  55. Ola parei de tomar a pílula e comecei a tomar ácido folico e yodo porque quero engravidar. O que queria saber e se e normal sentir dor abdominal quando se toma esta medicação? ????

    ResponderExcluir
  56. Olá boa tarde, tô com uma dúvida, minha última mestruaçao veio dia14/07,e era pra vir dia 17/08mais até agora nada já se faz dez dias q tá atrasada,e tenho notado que o muco apareceu durante três dias,, será que estou grávida.

    ResponderExcluir
  57. Olá,mim tirem uma dúvida,minha menstruação está atrasada três dias,ela costuma ser regular só o mes passado que chegou com 19 dias de atraso e esse mes era pra vir dia 27 e estou sentindo uma certa umidade que não é de costume ver antes,fica o dia todo escorrendo aquele liquido branco muito pastoso,que em seguida foi afinando e depois saiu um tanto transparente e elastico e que de ser

    ResponderExcluir
  58. Minha namorada sentiu o escorrimento desse muco dois dias depois da relação. Porém, o coito foi interrompido. Mas e a questão do lubrificante natural e ela estava saindo do periodo fértil. Pq hoive o escorrimento? Quais as chances de ser gravidez?

    ResponderExcluir
  59. Olá, no dia 07 de novembro de 2015, percebi na hora que meu, muco cervical saiu, ele saiu exatamente como ,uma clara de ovo e bem elástico, em seguida tive relação, ha chances de estar grávida? Pois estava no meu período fertil ner,?!
    Posso estar gravidar, ?
    Mas depois que minha menstruação acabou, fiquei tendo relações contantes sem proteção,Mas agora eu estou tendo umas cólicas fracas ,mas to tendo, posso ou n estar grávida???

    #Obg pfv me responde

    ResponderExcluir
  60. Olá, no dia 07 de novembro de 2015, percebi na hora que meu, muco cervical saiu, ele saiu exatamente como ,uma clara de ovo e bem elástico, em seguida tive relação, ha chances de estar grávida? Pois estava no meu período fertil ner,?!
    Posso estar gravidar, ?
    Mas depois que minha menstruação acabou, fiquei tendo relações contantes sem proteção,Mas agora eu estou tendo umas cólicas fracas ,mas to tendo, posso ou n estar grávida???

    #Obg pfv me responde

    ResponderExcluir
  61. Olá, sou nova por aqui e preciso de uma ajudinha....Parei com o cicloprymogina este mês, entrei ontem 15/11 no PF, porem estou sequinha....para certificar toquei o colo do utero com o dedo e ele saiu bem molhadinho, porem nada de muco elastico, o que consegui foi uma dorzinha bem chata. Posso ter interrompido meu periodo fertil? corro algum risco devido esta "arte"

    ResponderExcluir
  62. Queria uma ajuda,suspeitei de gravidez e tomei chá de arruda,com canela e cravo...por 3 dias,ai desceu pra mim,bastante e uma semna depois começou sair esse muco igual clara de ovos,o q pode ser ?

    ResponderExcluir
  63. Olá boa tarde, comecei acompanhar seu blog a pouco tempo e estou adorando.
    Vou relatar o meu caso. Tenho um filhinho de 5 anos e agora descobri que estou gravida novamente.
    Meu ciclo geralmente e de 27 a 28 dias.Minha ultima DUM foi dia 27/10. Tive relação com meu marido dia 07/11 (noite). No outro dia percebi um muco bem transparente ao me limpar e no dia seguinte percebi um muco bem leitoso e forte e nos próximos dias foi diminuindo aos poucos. Será que posso estar gravida de uma menina???

    ResponderExcluir
  64. Meu ciclo mestrual e de 26 dias minha mostro veio dia 12/11 eu tevi relaçao dia 22 (a noite)e no dia 23 saiu um muco pegajoso é depois teve relaçao 3 dias depois (a noite ) eu posso esta gravida?

    ResponderExcluir
  65. então eu tenho corrimento branco que parece leite e vem com uns pedaços estranhos brancos tbm , mas desce pouco , e não menstruei ainda queria saber se isso é gravidez ou inicio de uma ou apenas uma infecção tenho 14 anos e estou desesperada !

    ResponderExcluir
  66. Olá tdo bem?estou preocupada estava tomando anticoncepcional so q parei qdo tinha tomado 5 comp.depois disso fiz sexo sem proteção no dia seguinte q Fiz veio uma borra marrom depois disso fiquei menstruada acho só q durou so dois dias mais veio bastante deu até p sujar tdo absorvente depois acabou e começou a vim borra de novo depois de 6 dias está vindo uma secreção Branca pastora juntamente c uma secreção transparente,o q pode ser? Meu nome e Beatriz tenho 27 anos

    ResponderExcluir
  67. Olá tdo bem?estou preocupada estava tomando anticoncepcional so q parei qdo tinha tomado 5 comp.depois disso fiz sexo sem proteção no dia seguinte q Fiz veio uma borra marrom depois disso fiquei menstruada acho só q durou so dois dias mais veio bastante deu até p sujar tdo absorvente depois acabou e começou a vim borra de novo depois de 6 dias está vindo uma secreção Branca pastora juntamente c uma secreção transparente,o q pode ser? Meu nome e Beatriz tenho 27 anos

    ResponderExcluir
  68. Oi, estou com duvida.
    notei presença de muco em grande quantidade aproximadamente dois dias antes de minha menstruação vir, isso ocorreu no dia 13/02 e minha menstruação era para descer no dia 15,porém desceu um pouquinho só de sangue, sabe como no final da menstruação que vem aquele restinho parecendo borra sujeira... Então e isso somente no dia 15, agora fico pensativa, pois estava tentando engravidar desde dezembro e parei de tomar o ac desde outubro, mas esse mês de janeiro depois de minha menstruação ter vindo fiquei bastante triste e comecei a usar preservativo =/ somente um dia que fizemos sem usar camisinha. Será que posso esta gravida ? ou estou desregulada, pois fiz uso de indutor por mais ou menos dois meses.

    ResponderExcluir
  69. Olá precisando de.um esclarecimento. Parei de tomar anticoncepcional este mes,percebi.minha ovulação normalmente é hj eu liberei grande quantidade de um muco.gelatinoso e marrom claro. Devo me preocupar!

    ResponderExcluir
  70. oi eu sou Manu tenho 21 anos, já ha dois meses que duas semanas apos a menstruação o meu muco corre marrom e elástico.o que isso significa? por favor me ajude pk ado muito preocupada.

    ResponderExcluir
  71. Olá! Então alguém pode me tirar uma dúvida por gentileza... tomei uns 3 anos nelvolar mês passado parei, último dia q veio minha M foi 27-10 e até agora nada d descer,fiz exame de sangue qualitativo e deu negativo, porém quando fiz acho q estava muito recente! Já tenho um filho de seis anos, e sempre tive leite no peito até mês passado saia pouco mais tinha, agora não sai mais nada, e sinto quase sempre muitas fisgadas no peito! Sem contar no muco branco tipo creme, q vira e meche vem muito! Obrigada des de ja

    ResponderExcluir
  72. Olá , Estou Com Algumas Dúvidas :/
    22/11 desceu foi até o dia 26 , No dia 27 Tive relação..sem preservativo, desceu de novo Mestr dia 27 depois parou ....Hoje 30/ 12 Notei um Muco elastisco e transparente , porque será?
    Se Acabei de menstruar praticamente ? Nem sei mais qual será meu PF .
    se puderem me ajudem :?

    ResponderExcluir
  73. Tive relação desprotegida e no mesmo dia mais cedo, notei esse muco elástico tipo clara de ovo e não estou usando CO. Será que engravidei...!

    ResponderExcluir
  74. mesntruei dia 23/01 e meu ciclo foi de 33 dias...ja passou esse mucos... qual dia estaria frtil

    ResponderExcluir
  75. Olá... Tenho uma dúvida, Tati.
    Primeiramente quero agradecer por esse lindo Blog. Estou encantada! Deus te abençoe!

    Bom, eu emendava a cartela de anticoncepcional do Selene, por opção minha em não querer mais menstruar, sentia muitas cólicas.

    No inicio de Janeiro parei de tomar e virei uma tentante, rs.

    Após quase 2 meses sem tomar, minha menstruação ainda não veio. Só sangrei mesmo quando parei de tomar. Oq é normal já que não tomava mais hormonio. Mas a menstruação mesmo, nada! E nada de gravidez. Já fiz 2 testes e ambos, negativos!
    Oq pode ser? =(

    ResponderExcluir
  76. Muco ácido pode ser uma das causas da infertilidade feminina e isso pode ser resolvido alterando os hábitos alimentares - preferindo alimentos alcalinizantes em detrimento dos acidificantes.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite queria uma ajuda sua.
    Eu Mestruei no dia 10 desse mes de abril ela suspendeu no dia 13 e no dia 14 começei a ter relação com meu esposo sem o uso do meu remédio.então de domingo pra ate o dia de hj estou com muita dor a baixo da barriga coml se fosse gases mas vejo que nao é agora a noite corri ao banheiro e estava tudo sujo de muco transparente e galatinoso muita 1quantidade sera que estou grávida me ajude..bjs

    ResponderExcluir
  78. OLÁ BOA NOITE .
    TEM 2 MESES QUE MINHA MENSTRUAÇÃO NAO VEM , FIZ TESTE DE FARMACIA E O BETA QUALITATIVO E DEU NEGATIVO , O QUE PODE SER !

    ResponderExcluir
  79. Oii boa tarde!! Minha menstruaçao veio normal, tive relaçao desde terça feira passada e todos os dias do meu periodo fertil, mais nao saiu nada tipo o muco, minha menstruaçao acabou domingo retrassado e nao saiu nada! Oque devo fazer? Oque pode ser? E normal nao sair nada?

    ResponderExcluir
  80. Boa noite durante dois anos tomei injeção trimestral aquela que só toma de tres e tres meses, e eu nao mesntruava. Ai resolvi parar de tomar e demorei seis meses para menstruar de novo, estou ja a dois anos sem tomar essa injecao mais tomei durante alguns meses anticoncepcional. Só que agr estou a nove meses sem tomar nada, e minha menstruação desce sempre ou no começo do mes ate dia 10 ou no final dps do dia 21. Estou tentando engravidar novamente pois ja tenho um filho, mais nao consigo, sera q por ter tomado essa injecao por um tempo possa ter dado algum problema?

    ResponderExcluir
  81. Oi boa tarde, gostaria de saber se durante a implantação do embrião desce algum muco além do sangramento de nidaçao? E a tempera aumenta, porque quando fico próximo de menstruar fico muito quente essa alteração tbm acontece quando há implantação do embrião ? Aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  82. Bom dia , eu fui ao banheiro e saiu um muco grosso , transparente o que pode ser? tenho 3 dias que tive relação sem camisinha , será que estou grávida? sendo que ja estou atrasada a 10 dias já. minha menstruação ela vem regulada , devido de eu para de toma remédio pois estava me fazendo mal , tenho mais de 11 meses já q parei d toma o remédio , e ai hoje saiu esse tampão mucoso de me , o q pode ser? to nervosa

    ResponderExcluir