período fértil com anticoncepcional

Quem faz uso de anticoncepcional seja ele em pílula, injetável, adesivo, implante ou anel vaginal, não tem período fértil. Se a forma de uso dos anticoncepcionais for correta, as chances de engravidar são de apenas 0,1%. Uma gravidez só é possível se os ovários conseguirem produzir folículos, amadurecer pelo menos um deles e liberar no que conhecemos por ovulação. Os anticoncepcionais foram desenvolvidos justamente para impedir todo esse processo.

Período fértil e contracepção 


Como já dito não existe período fértil quanto se utiliza anticoncepcional. A função do contraceptivo é inibir a ovulação e uma gravidez só é possível caso o óvulo seja liberado pelo folículo do ovário. 
Embora a ovulação em si não aconteça, é possível perceber mudanças no muco cervical e até conseguir espessura endometrial. Essas alterações causadas pelo anticoncepcional permitem que a proteção seja efetiva e que na pausa do anticoncepcional, um sangramento semelhante a menstruação aconteça.
O sangramento que ocorre na mulher que utiliza anticoncepcional é natural, é causada pela abstinência do hormônio enviado pela pílula anticoncepcional. No ciclo menstrual natural, a menstruação ocorre pela ausência de gravidez. Quando o corpo identifica que não houve gravidez, dá início a um novo ciclo menstrual para que a mulher tenha uma nova chance de engravidar.
Esquecimentos e falhas não podem acontecer quando se faz uso de anticoncepcional oral. Se a mulher esquece a contracepção, qualquer brecha no envio hormonal, poderá permitir que os ovários desenvolvam folículos e um deles poderá liberar um óvulo.
Quanto utilizados da forma correta, anticoncepcionais com pausa de 7 dias ou sem pausa, apresentam eficiência de 99,9%

Quando engravidar tomando anticoncepcional é possível

Existem alguns casos específicos que podem fazer com que a contracepção falhe. 
São eles:

  • Não tomar o anticoncepcional todos os dias no mesmo horário.
  • Ter diarreia
  • Vomitar até duas horas após ingerir a pílula
  • Fazer uso de antibióticos
  • Anticonvulsivantes
  • Imunossupressores


Estes são medicamentos que cortam a ação do anticoncepcional

É importante ressaltar que mesmo fazendo tudo direito e tomando as precauções necessárias, 0,1% das mulheres podem engravidar fazendo uso do anticoncepcional

Até uns anos atrás ouvia-se muito sobre a pílula de placebo imposta pela igreja nas cartelas anticoncepcionais. Na verdade isso tudo nunca passou de lenda. Todas as drágeas da cartela anticoncepcional tem a mesma ação no organismo.

Existe TPM quando se usa anticoncepcional?

Os sintomas são mais brandos mais podem haver sintomas de tpm em mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional. Os mais frequentes são irritabilidade, dores de cabeça e cólicas.

Muco transparente e anticoncepcional


As mudanças do muco cervical podem ser observadas durante o uso de anticoncepcionais e isso reforça a ideia de que pode haver período fértil mesmo usando contracepção. O muco transparente e elástico é produzido por influência do hormônio estrogênio o mesmo que compõe a grande maioria dos anticoncepcionais. Sendo assim a presença de muco elástico em mulheres que utilizam anticoncepcionais é natural e bastante comum.
É preciso dizer que o anticoncepcional não impede a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis, por isso aliado a pílula anticoncepcional faça uso de camisinha.
Pé no chão e esperança no coração !


Tatiana da Costa

0 Comentários