segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Útero Infantil: Causas, tratamento e fertilidade

útero infantil

Muitas mulheres ao entrarem na adolescência descobrem um problema conhecido como útero infantil ou como os médicos chamam hipogonadismo hipotrófico ou ainda hipoplástico. O útero infantil é uma má formação congênita em que o útero mantém o tamanho que apresentava durante a infância.

Acontece uma falha no desenvolvimento uterino e ele acaba não expandindo, crescendo como deveria para obter condições de abrigar um bebê e manter uma gravidez a termo.

Normalmente se descobre na adolescência porque na maioria dos casos, a mulher acometida pelo problema não apresenta ciclo menstrual.
Embora o útero infantil possa parecer um problema sem solução, em alguns casos é possível através de tratamento aumentar o útero, conseguindo uma dimensão uterina que permita o desenvolvimento de uma gravidez saudável.
Em casos mais severos o problema pode não ter solução. Quanto menor o útero, mais difícil o tratamento e a cura.

Posso engravidar com útero infantil?

Mulheres com útero infantil podem apresentar disfunção nos ovários que atrapalhe seu funcionamento correto. Com isso a mulher com útero infantil pode não conseguir produzir óvulos saudáveis que tenham condições de serem fecundados. Nesse caso um tratamento hormonal deve ser aplicado para que os ovários trabalhem e consigam produzir ovulação.

Dependendo do tamanho do útero, pode-se ter maior dificuldade de manter a gestação. Sem espaço para o desenvolvimento do feto, o útero pode não suportar e a gravidez resultar em aborto.

Assim, em caso de hipogonadismo hipotrófico é recomendado fazer aconselhamento com um obstetra antes de tentar engravidar. A avaliação identificará o melhor tratamento para engravidar. Em alguns casos a inseminação artificial é uma opção considerada.

O que causa o útero infantil

Problemas hormonais relacionados à hipófise acabam afetando o desenvolvimento correto dos órgãos reprodutores. Entre eles importante disfunção ovariana que afeta diretamente o crescimento adequado do útero.

Como diagnosticar o útero infantil

O diagnostico é feito através de ultrassom pélvico ou transvaginal. Mede-se o corpo do útero que deve ser maior que o colo do útero. o  O problema é identificado quando a medida é igual, reduzida ou muito próxima da medida do colo do útero.  

Qual o tratamento para útero infantil

O tratamento é totalmente hormonal. O ginecologista deve identificar o melhor medicamento e dose a ser administrada. No entanto nem sempre o tratamento surte o resultado esperado e algumas mulheres infelizmente sofrem a infertilidade gerada por esse problema.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário