Se você não menstrua é sinal de que não está ovulando , sem ovulação não é possível engravidar de forma natural.

Para engravidar naturalmente,  é importante que seus ovários estejam trabalhando regularmente e promovendo ovulação a cada ciclo menstrual.
A gravidez só é possível se o óvulo puder ser fecundado pelo espermatozoide. Sem ovulação, que é justamente a liberação do óvulo pelo ovário, não existe possibilidade de fecundação e consequentemente chances de engravidar. A ovulação acontece apenas uma vez por ciclo, e normalmente 1 único óvulo é liberado, salvo raras exceções de dupla ovulação. A menstruação é consequência da atividade hormonal empregada no processo de ovulação. Quando a menstruação acontece, principalmente com regularidade, existe uma grande chance de você estar ovulando também com regularidade. Sem ovulação raramente haverá menstruação.


Algumas menstruações são fruto de ciclos anovulatórios. Ciclos anovulatórios não acontecem com tanta frequência e normalmente são causados por descontroles hormonais  que ocorrem na liberação do óvulo. O problema normalmente está no amadurecimento do folículo que se desenvolveu, mas não recebeu informação hormonal suficiente para liberar o óvulo.

Se uma mulher não menstrua, seu corpo está dando sinais de que os óvulos não estão sendo liberados para fecundação. 
No entanto a ovulação antecede a menstruação, dito isso é importante ressaltar que, mesmo mulheres que não vem apresentando menstruação regular, podem engravidar. Como? É simples.

O sangramento menstrual é processo de descamação do interior do útero. Essa descamação ocorre devido as informações hormonais enviadas ao útero durante o processo ovulatório.  Não havendo gravidez após a ovulação , o útero descama e temos então a menstruação. 
Pode ser algo complicado para algumas pessoas entenderem, é quase algo como quem veio primeiro? O ovo ou a galinha? Mas na verdade a regra é simples.
O que queremos deixar claro é que a ovulação acontece primeiro e a menstruação depois. Assim sendo, mesmo sem ter menstruado nos meses anteriores, as atividades hormonais podem se regularizar e a ovulação acontecer.

Indutor Natural de Ovulação


Existem formas naturais de induzir a ovulação. Tratamentos naturais são menos agressivos e mais baratos, e para muitas mulheres, surtem efeitos tão satisfatórios quanto os tratamentos realizados com medicamentos farmacológicos. 

Elixir de inhame, chá de inhame, vitex, maca peruana , óleo de cártamo, óleo de prímula e geleia real, são apenas alguns dos tratamentos naturais que podem regularizar a ovulação.

Havendo ovulação, o ovo vai esperar  pelo encontro com o espermatozoide. O óvulo sobrevive até 24 horas após sua liberação pelo ovário. O óvulo pode ser fecundado por uma espermatozoide de uma relação anterior a ovulação ou de uma relação ocorrida até 24 horas após a ovulação.
Os espermatozoides  podem sobreviver no corpo da mulher por cerca de 72 horas. Se ele estiver presente antes do ovo ser liberado, existe grande chance de gravidez. 



Se acha que não está ovulando, você pode realizar testes de ovulação. 
Ultrassom transvaginal e exame de progesterona no 23º dia do ciclo, também são indicados para trazer as respostas necessárias sobre a regularidade da ovulação.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

3 Comentários

  1. Me tire uma duvida por favor, 0,86 é nrgativo ou positivo no exame beta HCG?? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Não mestrou a 2 anos posso engravidar

    ResponderExcluir