O ponto chave da questão quando o tema é gravidez, é sem dúvida a ovulação. Sem ovulação não é possível engravidar e para facilitar o caminho até o positivo, o ideal é que você tenha certeza que seu corpo está trabalhando corretamente e que a ovulação tem acontecido normalmente.


Ao decidir engravidar, a coisa mais importante a se fazer é manter relações sexuais durante o período fértil. Quanto mais próximo da ovulação ocorrer a relação, maiores serão as chances de gravidez. Mulheres com menstruação irregular tem maior dificuldade em identificar sua ovulação. Acreditam ser impossível reconhecer o período fértil e desanimam.

O ciclo menstrual da grande maioria das mulheres segue um comportamento padrão, um intervalo de tempo entre uma menstruação e outra que se repete em praticamente em  todos os ciclos. É esse padrão que permite calcularmos o período fértil dos ciclos menstruais dos meses que virão de forma mais simples e acertada. 

A menstruação ocorre de 12 a 16 dias após a ovulação, e esse é o motivo de basearmos os cálculos do período fértil a partir da data da última menstruação, pois os dias que antecedem a ovulação podem variar em mulheres com menstruação irregular, mas a partir do momento que a ovulação acontece e a mulher não engravida, em no máximo 16 dias a menstruação tem que acontecer.

Se o seu ciclo não segue um padrão regular, ou seja , se a sua menstruação é irregular, significa que sua ovulação não acontece na mesma altura do ciclo todos os meses, por esta razão é importante primeiro saber se você está ovulando para depois focar suas energias em identificar o momento certo para engravidar.

Uma consulta médica é o mais indicado nesse momento.  Na maioria dos casos os ciclos irregulares são provenientes de distúrbios hormonais ou condições médicas que podem ser facilmente solucionadas com tratamentos simples. O tratamento correto é indicado pelo médico após a avaliação de cada caso.
Existem dicas caseiras para saber se está ovulando
Essas são as melhores dicas para engravidar com menstruação irregular.

1. Testes de ovulação 

Nos dias de hoje testes de LH ( Testes de ovulação) são facilmente encontrados em farmácias e pela internet. Esses testes vão sinalizar o período mais fértil do ciclo e os dias ideias para manter as relações sexuais que poderão gerar gravidez.
O melhor momento de realizar os testes pode variar de acordo com o comportamento do seu ciclo menstrual e AQUI você encontra uma explicação completa da forma correta de utilizar esses testes e identificar o dia mais fértil do ciclo menstrual.

2. Observação do muco cervical

Muco cervical é todo o muco produzido pelo colo do útero ao longo do ciclo menstrual. 
Esse muco sofre variações que nos permite identificar por observação em que fase do ciclo menstrual nos encontramos. Na fase folicular o muco se apresenta branco, viscoso e espesso. Com o aumento do estrogênio já na fase pré ovulatória, é possível perceber o muco em maior volume, transparente ou pouco esbranquiçado (semelhante a clara de ovo) e elástico. Esse muco clara de ovo é o muco que aponta o período mais fértil do ciclo menstrual. Na fase lútea ou luteíca, o muco se torna branco e bem espesso, semelhante a creme hidratante, devido a produção de progesterona.

Curiosidade: O muco cervical pode ser utilizado para realizar o teste de ovulação feito no microscópio ( Teste de ovulação de Saliva). Assim como a saliva que é mais frequentemente usada, deve se aguardar que o muco seque para que o fenômeno de arborização seja visualizado. A vantagem de utilizar o muco é que o teste pode ser realizado em qualquer hora do dia, diferente da saliva que só pode ser utilizada duas horas após comer ou beber algo.

Quer saber mais sobre teste de ovulação de saliva ou muco? Leia este artigo

3. Medição da Temperatura Basal



Após a ovulação, o corpo lúteo que se forma no local do ovário onde o óvulo foi liberado, começa a produzir progesterona. O corpo da mulher em reação a esse processo, sofre um sútil aumento de temperatura que pode ser observado com o acompanhamento da temperatura basal. 
Esse método em particular, não é capaz de indicar o melhor momento para relação, mas pode nos fazer entender que a ovulação está acontecendo normalmente.
Aprenda a medir a temperatura basal Aqui.

As duas dicas a seguir podem necessitar de indicação médica. 

4. Ultrassom seriado

Três ultrassons devem ser realizados para observar o comportamento do ciclo menstrual. 
O primeiro deve ser feito na fase folicular, o segundo na fase pré ovulatória e o terceiro já na fase lútea. Com isso o médico identificará se todas as etapas do ciclo estão acontecendo de forma correta e ordenada. 
Se a ovulação tiver ocorrido, o ultrassom realizado na fase lútea, mostrará o que chamamos de corpo lúteo. Esse corpo amarelo que se forma temporariamente no lugar do folículo dominante que liberou o óvulo, é o principal responsável pela produção de progesterona dessa fase. Se houver corpo lúteo houve ovulação. 

5. Exame de Progesterona

Exame de sangue simples que dosa a progesterona encontrada. Deve ser realizado entre o 20º e o 24º dia do ciclo. 
Resultados normais de progesterona podem variar de acordo com a época do ciclo.

Tabela de valores de progesterona

Fase folicular:  até 3,36 nmol/L (até 105 ng/dL )
Fase lútea: de 12,8 a 64,0 nmol/L (400 a 2000 ng/dL )
Menopausa:   até 2,88 nmol/L (até 90 ng/dL)

Em muitos casos, restabelecer a ovulação é muito mais simples do que se imagina. Fazer exercícios com frequência, uma simples caminhada diária que seja, contribui para o retorno da ovulação. Diminuir a ingestão de carboidratos, sódio, e gorduras saturadas, pode ser o suficiente para promover ovulação e a regularidade dos ciclos menstruais.

Dica de ouro para engravidar com menstruação irregular

É preciso certa disciplina e atenção para identificar a ovulação quando o ciclo menstrual é irregular. Nem todas possuem intimidade com seu corpo e sabem identificar os sinais que ele envia. O ideal é aprender a reconhecer esses sinais, mas isso pode levar algum tempo. Sendo assim, a  melhor dica para engravidar com menstruação irregular é manter 3 relações sexuais semanais, em dias alternados, durante todo o ciclo. Dessa forma uma ou duas relações, fatalmente acontecerão no período mais fértil do ciclo.

É claro que isso pode ser desgastante para o casal. A correria do dia a dia, o cansaço dos afazeres diários podem e normalmente promovem diminuição da líbido de homens e mulheres, mas encare essa jornada como um plano de emergência até que o ciclo se normalize ou você seja capaz de utilizar outros recursos para identificar o seu período fértil. Se precisar de uma forcinha, recorrerá a dicas naturais para aumentar a líbido

Alimentos que aumentam a líbido, podem ser encontrados facilmente e fazem a diferença na hora do sexo. Alimentos como frutas vermelhas, gengibre, curry, pimenta, cravo, mostarda, banana, amendoim, ostras, ovo de codorna, mel, manjericão e mamão, são apenas alguns dos alimentos com poder afrodisíaco.


Capriche no jantar e o sucesso será garantido.


0 Comentários