sintomas de nidação
Nidação é o processo de implantação do embrião no útero. Após ser fecundado e passar pela divisão celular ainda nas trompas, o óvulo tem um prazo máximo de oito, nove dias para chegar ao útero e se fixar no endométrio. 

Se em nove dias o óvulo não conseguir chegar ao útero, as informações hormonais para o espessamento do endométrio cessam, as células endometriais começam a morrer e a implantação não é mais possível.



Quando acontece a nidação

Após a ovulação, num prazo máximo de 24 horas, o óvulo pode ser fecundado por um espermatozoide. Esse espermatozoide pode ser fruto de uma relação recente, ou mesmo de uma relação de até três dias. Em casos mais raros, cinco dias antes da ovulação.

Se fecundado o óvulo passa pela divisão celular dentro das trompas enquanto se encaminha para o útero. O útero é local onde possivelmente passará os próximos nove meses.

Durante esse percurso, é possível que a contração das trompas cause um pouco de cólica e incomodo. Porém isso não é exclusivo para óvulos fecundados. O óvulo, fecundado ou não, se encaminha para o útero após sua liberação e em ambos os casos, as trompas trabalham de forma a ajuda-lo nesse percurso.

O processo completo de nidação leva de quatro a quinze dias e tem diversas etapas. A nidação tem início entre o quarto e nono dia após a ovulação.

Como dito o zigoto ( óvulo fecundado) tem o prazo máximo de oito dias para chegar ao útero e tentar a implantação. 

Porém na grande maioria dos casos, caso não hajam dificuldades durante o percurso, esse zigoto atinge a cavidade uterina por volta do quarto dia após a fecundação.  A partir daí podem haver alguns sintomas. 

Quando começam os sintomas da nidação?

Assim que o zigoto chega ao útero, após  se livrar  da membrana que  o protegeu durante seu caminho, inicia-se o processo de implantação a nidação. O zigoto se fixa no endométrio e devagar passa a penetrar nessa camada. Esse processo pode causar alguns sintomas de nidação.
Cada corpo age e reage de uma forma diferente, por isso os sintomas podem acontecer em qualquer momento entre o quarto e o décimo quinto dia após a fecundação.


Quais os principais sintomas de nidação?


Um dos sintomas mais comuns de nidação acontece por volta do sexto dia após a ovulação e fecundação. Nessa altura é possível que embrião esteja iniciando a implantação e isso pode provocar cólicas.

Por volta do décimo dia pode acontecer um pequeno sangramento que dura de um a três dias. Esse sangramento pode ser tipo castanho, caramelo, borra de café ou sangue ralo, vermelho aguado. É o sangramento de nidação.

Se você costuma acompanhar o ciclo com medição da temperatura basal, a temperatura pode cair no dia da implantação e voltar a subir no dia seguinte se mantendo elevada novamente.

Ao final do décimo quinto dia, o zigoto é totalmente encoberto pela camada endometrial. Sangramentos a partir de então são mais raros, mas ainda podem acontecer sem que isso indique qualquer perigo ou problema com a gestação em desenvolvimento. No entanto desde que em pequenas quantidades e nas condições mencionadas acima.



Toda mulher grávida tem nidação?


Sim, todas mulheres que engravidam passam por esse processo, o que  não quer dizer que todas apresentem sintomas de nidação

A grande maioria  passa por esse processo sem sintomas e sem suspeitar que esteja em processo de nidação.

Corrimento branco é sintoma de nidação?


Não, corrimento branco, pós ovulação, que não esteja associado com coceira e ou ardor, é sintoma do processo hormonal que ocorre após a liberação do óvulo. Esta ligado a produção de progesterona e pode ser percebido com ou sem fecundação.


Tive sangramento intenso, pode ter sido nidação?


Sangramentos intensos normalmente indicam perda ovular ou gravidez química, menstruação ou descolamento do saco embrionário. Se confirmou a gestação com um teste de gravidez e está com sangramento intenso, procure um médico para uma avaliação.

Quanto tempo após o sangramento de nidação o teste de gravidez  apresenta resultado positivo?


É somente após o processo de nidação que o HCG começa a ser produzido. Resultados superiores a 5 mui/ml dez dias após a ovulação indicam que existe uma gravidez inicial. Porém é cedo para se considerar gestante, esse processo é muito delicado e estima-se que apenas um a cada três óvulos fecundados cheguem a uma gravidez a termo.

Para um resultado mais seguro, o ideal é que o beta HCG seja feito no minimo quinze dias após a ovulação.

Tive sintoma de nidação, estou grávida?


O processo de nidação é apenas uma das importantes etapas que passamos para engravidar. Ovular, fecundar e até mesmo passar pela nidação, infelizmente não é garantia de gravidez bem sucedida. Estima-se que cerca de 70% das fecundações não se tornem uma gravidez a termo.

Embora seja uma estimativa alarmante é a realidade de todas as mulheres em idade fértil que buscam engravidar. Esse fato por si só, a principio, não indica nenhum tipo de infertilidade.



Sangramento próximo ou no dia da ovulação , será nidação ?


É bem provável que seja um sintoma de ovulação. Os sintomas de ovulação são bem parecidos com os sintomas da nidação. Sangramento de ovulação é bastante comum.


Pé no chão e esperança no coração!

Tatiana da Costa