Período Fértil são os dias do mês em que a mulher tem chances de engravidar. Esse período não consiste apenas no dia exato da ovulação, mas também nos dias próximos a ela.

O espermatozoide sobrevive cerca de 3 dias dentro da mulher após o dia da ejaculação. Alguns mais fortes conseguem uma sobrevida de até 5 dias, mas são raras excessões. O óvulo por sua vez vive de 12 a 24 horas após sua liberação pelo ovário. Sendo assim se houver relação 3 dias antes da ovulação, quando o óvulo for liberado provavelmente encontrará um espermatozoide esperando por ele, e pode então ocorrer a fecundação. Por outro lado, se a relação acontecer após a ovulação o espermatózoide tem até 24 horas para fecundar o óvulo. Por esse motivo contamos o período fértil de pelos 3 dias que antecedem a ovulação, o dia exato da ovulação, e os dois dias após a ovulação.


O seu período fértil acontece sempre 14 dias antes da próxima menstruação, então para calcula-lo você deve contar do primeiro dia de menstruação que consiste no seu primeiro dia do ciclo ao primeiro dia da menstruação seguinte. 
Esse resultado te revelará de quantos dias é o seu ciclo. Ciclos normais e saudavéis variam de 24 a 35 dias.

Com esse resultado em mãos diminua esse número por 14 , o resultado será o dia exato da sua ovulação. Então vamos a um exemplo:
Você menstruou no dia 10/10 e novamente no dia 07/11transcoreram-se 28 dias entre as menstruações, significa que seu ciclo é de 28 dias. Você então subtrai 28-14 que é igual a 14. Maravilha , já sabemos que você irá ovular no 14º dia do seu ciclo. Daí para frente é simples, você deve contar 14 dias a partir do primeiro dia de menstruação( primeiro dia do ciclo). No caso do nosso exemplo a ovulação ocorreria no dia 21/11, ou seja 14 dias após o primeiro dia de sangramento.

Ciclos não regulares, que estão sempre atrasados ou adiantados são calculados de um forma diferente. Você calcula cada ciclo isoladamente e usa como base para o inicio dos treinos o primeiro dia fértil do ciclo menor, e como último dia fértil o ciclo maior.
Sabemos que a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação e também sabemos que 3 dias antes e 2 dias depois da ovulação também são dias férteis. Por isso subtrairemos o ciclo mais curto por 17 e o mais longo por 12
14+3=17
14-2=12

Exemplo:
Seu ciclo menor foi de 26 dias e o maior de 34 . A conta então ficaria assim :

26-17= 09
34-12= 22


Dessa forma entendemos que o período fértil consiste do 9º ao 22 º dia do ciclo. Ou seja, de 09 a 22 dias após o primeiro dia de menstruação, você terá chances de engravidar. 

Esses dias são muitos pelo fato de que não temos como saber se o ciclo do mês será o mais curto ou mais longo, assim você treina para ambos e não perde nenhuma oportunidade.

Algumas mulheres apresentam sintomas de ovulação como , pequenos sangramentos de borra escura ou sangue ralo, muco cervical ( semelhante a clara de ovo), dor nos ovários, sensibilidade a odores e temperatura basal elevada.
Se você está em busca de uma gravidez esses são os dias indicados para treinar bastante.

Algumas dicas :


  • ducha vaginal com bicarbonato diminui a acidez vaginal impedindo que os espermatozoides morram antes de chegar ao óvulo. Use uma colher de café de bicarbonato para um litro de água filtrada, duas horas antes da relação.
  • treine em dias alternados para que os espermatozoides estejam fortes para fecundação.
  • não use cremes vaginais, bolinhas nem óleos durante o período fértil.
  • fique de olho nos sinais do seu corpo, quando o muco cervical aparecer provavelmente dois dias depois seu ovário liberará o óvulo.
  • evite alimentos ácidos e apimentados durante o período fértil

Pé no chão e esperança no coração !!!

Tatiana Costa