domingo, janeiro 10, 2016

Vitex - Como tomar vitex para aumentar a fertilidade e engravidar

vitex é um excelente tratamento natural contra a infertilidade
Vitex pode te ajudar a engravidar. Entenda como !

Ficar grávida não é tão fácil quanto algumas pessoas imaginam, pelo menos não para a grande maioria. Problemas de fertilidade são comuns hoje em dia e os casais estão recorrendo a medicamentos para fertilidade e tratamentos de fertilidade complicados, caros e que também não podem garantir o sucesso de uma gravidez. 
No entanto as alternativas naturais também vem ganhando espaço e credibilidade no tratamento de infertilidade, e o melhor, vem rendendo bons relatos e resultados positivos. Vitex é uma dessas ervas.

O que é Vitex ?


Erva Indígena encontrada na  Ásia Central, Índia e Mediterrâneo, esta erva tem se mostrado um excelente tratamento para uma  série de problemas relacionados com a fertilidade e problemas ginecológicos. Atua principalmente no tratamento de ciclos irregulares, tendo forte influência no controle dos hormônios envolvidos no processo ovulatório0, nos sintomas da menopausa, TPM ou síndrome pós-menstrual, sangramento uterino, SOP, cistos e amenorreia. 

Vitex para melhorar a fase lútea

A relação entre fertilidade e Vitex foi estabelecida com sucesso em 2006, durante um estudo. O grupo de cientistas que se reuniu para estudar um suplemento contendo Vitex, afim de atestar sua eficácia em questões relacionadas  a fertilidade.  Através desse estudo ficou claro que o Vitex desempenha um papel importante no aumento dos hormônios tanto na fase folicular e ovulatória, quanto  na fase lútea,  melhorando todo o processo, e prolongando a fase lútea de modo que   as chances de implantação do embrião  se tornam maiores. 

Assim provou-se que, de fato Vitex é útil no aumento da fertilidade. O tratamento com Vitex foi testado em mulheres que tentavam engravidar a mais de um ano sem sucesso e os resultados foram surpreendes. Muitas delas conseguiram engravidar após 3 meses de tratamento com  vitex. Os cientistas atribuem o sucesso , principalmente a melhora da fase lútea dessas mulheres.

Leia também - 9 ervas que prometem aumentar a fertilidade

Gravidez e Vitex

Existe uma controvérsia médica a respeito do uso do vitex durante a gestação. Alguns médicos afirma que o vitex é capaz de reduzir o risco de aborto por estimular a fabricação de estrôgenio e progesterona, outros não concordam com a afirmação e dizem que o vitex não traz qualquer benefício a gestação. De qualquer forma, também não se atestou nenhum problema à gestação causado pelo uso de vitex, mas o ideal é interromper o tratamento tão logo existe suspeita de gravidez já que não se tem um estudo seguro em relação a isso.

Como tomar vitex para engravidar

Existem algumas formas de tomar vitex para tratar a infertilidade. Os relatos de mais eficácia no entanto são de 3 opções: Tintura, chá e cápsulas de vitex. Todos podem ser encontrados com valores bem acessíveis. Vitex é um tratamento eficaz e de baixo custo.

Como tomar tintura de vitex para engravidar: 4o ml diários divididos em duas vezes. Tomar em jejum 20 ml, e mais 20 ml antes de deitar.

Como tomar chá de vitex para engravidar: 1 colher de sopa de extrato seco de vitex para cada xícara de chá de água. Tomar 3 vezes ao dia , com intervalos de 8 horas. A primeira ingestão deve ser feita de preferência em jejum.

Como tomar vitex em cápsulas para engravidar: de 200 a 400 mg diárias. Pode-se dividir o tratamento da seguinte forma. Duas cápsulas diárias de 200 mg do primeiro ao 15º dia do ciclo, ou até o dia da ovulação. Após a ovulação tomar 1 cápsula de 200 mg dia até a menstruar aparecer ou confirmar a gravidez. 

Os melhores resultados surgem com o uso de 400 mg diários vitex, porém a dosagem não é segura caso uma gravidez aconteça, por isso a melhor forma de tomar  vitex para engravidar é reforçar a dosagem nas primeiras semanas do ciclo, e manter 200 mg dia durante a fase lútea.
O tratamento pode e deve ser feito por até 90 dias consecutivos, sem parada.

Vitex é contra indicado para mulheres com problemas de coagulação sanguínea, como trombofilia por exemplo. O uso de vitex com outras ervas ou medicamentos hormonais é proibido. Mulheres com déficit de FSH, gestantes e lactantes não devem utilizar vitex sem supervisão médica.

Leia Também - Trombofilia- Gravidez, causas e tratamento

Efeitos colaterais do uso de vitex


Alguns efeitos colaterais foram percebidos em menos de 2% das mulheres que utilizaram o tratamento. Dores de cabeça, desarranjo intestinal, aumento do fluxo menstrual e erupções cutâneas podem surgir durante o tratamento com vitex.

Onde comprar vitex

Vitex pode ser encontrado em casa de produtos naturais, farmácias de manipulação e pela internet. O valor varia de acordo com a dosagem e quantidade de cápsulas. O valor inicial no entanto é R$ 21,00 100 cápsulas de 400 mg. Pesquise bastante antes de comprar, os valores variam muito.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Compartilhar:

3 comentários:

  1. Olá. É possível tomar o vitex aliado a outras alternativas naturais como o elixir de inhame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o vitex não é uma erva que vá bem com outros tratamentos ... a única erva que pode ser utilizada junto como vitex é maca, qualquer outra coisa é contra indicada. Eu aconselho a utilizar o vitex por pelos menos 3 ciclos para só depois utilizar o inhame.
      boa sorte !

      Excluir
  2. O vitex é eficaz para a diminuição o FSH?

    ResponderExcluir