segunda-feira, março 02, 2015

Nidação - Quais os principais sintomas de nidação

sintomas de nidação
Nidação é o processo de implantação do embrião no útero. Após ser fecundado e passar pela divisão celular ainda nas trompas, o óvulo tem um prazo máximo de oito, nove dias para chegar ao útero e se fixar no endométrio. 

Se em nove dias o óvulo não conseguir chegar ao útero, as informações hormonais para o espessamento do endométrio cessam, as células endometriais começam a morrer e a implantação não é mais possível.



Quando acontece a nidação

Após a ovulação, num prazo máximo de 24 horas, o óvulo pode ser fecundado por um espermatozoide. Esse espermatozoide pode ser fruto de uma relação recente, ou mesmo de uma relação de até três dias. Em casos mais raros, cinco dias antes da ovulação.

Se fecundado o óvulo passa pela divisão celular dentro das trompas enquanto se encaminha para o útero. O útero é local onde possivelmente passará os próximos nove meses.

Durante esse percurso, é possível que a contração das trompas cause um pouco de cólica e incomodo. Porém isso não é exclusivo para óvulos fecundados. O óvulo, fecundado ou não, se encaminha para o útero após sua liberação e em ambos os casos, as trompas trabalham de forma a ajuda-lo nesse percurso.

O processo completo de nidação leva de quatro a quinze dias e tem diversas etapas. A nidação tem início entre o quarto e nono dia após a ovulação.

Como dito o zigoto ( óvulo fecundado) tem o prazo máximo de oito dias para chegar ao útero e tentar a implantação. 

Porém na grande maioria dos casos, caso não hajam dificuldades durante o percurso, esse zigoto atinge a cavidade uterina por volta do quarto dia após a fecundação.  A partir daí podem haver alguns sintomas. 

Quando começam os sintomas da nidação?

Assim que o zigoto chega ao útero, após  se livrar  da membrana que  o protegeu durante seu caminho, inicia-se o processo de implantação a nidação. O zigoto se fixa no endométrio e devagar passa a penetrar nessa camada. Esse processo pode causar alguns sintomas de nidação.
Cada corpo age e reage de uma forma diferente, por isso os sintomas podem acontecer em qualquer momento entre o quarto e o décimo quinto dia após a fecundação.


Quais os principais sintomas de nidação?


Um dos sintomas mais comuns de nidação acontece por volta do sexto dia após a ovulação e fecundação. Nessa altura é possível que embrião esteja iniciando a implantação e isso pode provocar cólicas.

Por volta do décimo dia pode acontecer um pequeno sangramento que dura de um a três dias. Esse sangramento pode ser tipo castanho, caramelo, borra de café ou sangue ralo, vermelho aguado. É o sangramento de nidação.

Se você costuma acompanhar o ciclo com medição da temperatura basal, a temperatura pode cair no dia da implantação e voltar a subir no dia seguinte se mantendo elevada novamente.

Ao final do décimo quinto dia, o zigoto é totalmente encoberto pela camada endometrial. Sangramentos a partir de então são mais raros, mas ainda podem acontecer sem que isso indique qualquer perigo ou problema com a gestação em desenvolvimento. No entanto desde que em pequenas quantidades e nas condições mencionadas acima.



Toda mulher grávida tem nidação?


Sim, todas mulheres que engravidam passam por esse processo, o que  não quer dizer que todas apresentem sintomas de nidação

A grande maioria  passa por esse processo sem sintomas e sem suspeitar que esteja em processo de nidação.

Corrimento branco é sintoma de nidação?


Não, corrimento branco, pós ovulação, que não esteja associado com coceira e ou ardor, é sintoma do processo hormonal que ocorre após a liberação do óvulo. Esta ligado a produção de progesterona e pode ser percebido com ou sem fecundação.


Tive sangramento intenso, pode ter sido nidação?


Sangramentos intensos normalmente indicam perda ovular ou gravidez química, menstruação ou descolamento do saco embrionário. Se confirmou a gestação com um teste de gravidez e está com sangramento intenso, procure um médico para uma avaliação.

Quanto tempo após o sangramento de nidação o teste de gravidez  apresenta resultado positivo?


É somente após o processo de nidação que o HCG começa a ser produzido. Resultados superiores a 5 mui/ml dez dias após a ovulação indicam que existe uma gravidez inicial. Porém é cedo para se considerar gestante, esse processo é muito delicado e estima-se que apenas um a cada três óvulos fecundados cheguem a uma gravidez a termo.

Para um resultado mais seguro, o ideal é que o beta HCG seja feito no minimo quinze dias após a ovulação.

Tive sintoma de nidação, estou grávida?


O processo de nidação é apenas uma das importantes etapas que passamos para engravidar. Ovular, fecundar e até mesmo passar pela nidação, infelizmente não é garantia de gravidez bem sucedida. Estima-se que cerca de 70% das fecundações não se tornem uma gravidez a termo.

Embora seja uma estimativa alarmante é a realidade de todas as mulheres em idade fértil que buscam engravidar. Esse fato por si só, a principio, não indica nenhum tipo de infertilidade.



Sangramento próximo ou no dia da ovulação , será nidação ?


É bem provável que seja um sintoma de ovulação. Os sintomas de ovulação são bem parecidos com os sintomas da nidação. Sangramento de ovulação é bastante comum.


Pé no chão e esperança no coração!

Tatiana da Costa 


40 comentários:

  1. Muito bom o seu artigo, tira todas as dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tati, minha menstruação era para ter vindo dia 25/02, mas em vez disso tive apenas uma borrinha cor de caramelo que durou 3 dias, no dia 11/03 fiz Beta quantitativo e deu 0,6 mIU e qualitativo negativo, minha menstruação ainda não veio, tenho seios doloridos e mais inchados, pode ter sido um falso negativo, vc acha que ainda era cedo para dar positivo, pela minhas contas deu 2 semanas após o suposto implante.

    ResponderExcluir
  3. Ola todos mês tomo injeção esse mês não tomei minha m vem todo dia 20 mais esse mês veio dia 05 um sangue mais claro diferente da menstruaçãomais não são poucas quantidadepoder set nidação? Obgdo

    ResponderExcluir
  4. Ola todos mês tomo injeção esse mês não tomei minha m vem todo dia 20 mais esse mês veio dia 05 um sangue mais claro diferente da menstruaçãomais não são poucas quantidadepoder set nidação? Obgdo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Tati,minha menstruaçao veio dia 14/03/2015 ,ficou dois dias ,ai depois de uma semana comecei a a sentir umas cólicas leves e quando eu ia ao banheiro e ia me limpar via que saia uma secreçao meio rosa no primeiro dia ,no segundo dia veio cor caramelo e no terceiro rosa novamente e desde entao sinto meus seios doloridos e de vez em quando sinto umas cólicas ,nao fiz nenhum teste ainda.Isso pode ter sido nidaçao?

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha menstruação veio dia 22/03, tive relações dia 02/04, e hoje 16/04 está vindo um sangue escuro e bem pouquinho. Posso estar grávida?

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é gisely
    Tenho ciclo regular de 28 dias. Menstruei dia 13/04, namorei dia 26/04.
    Dia 01/05 até dia 05/05 saiu um pouco de sangue escuro seguido de borra de café e logo em seguida ficou caramelo.
    Do dia 06/05 até hoje está tipo clara de ovo. Era pra vir a monstra hoje logo pela manhã e até o momento nada.
    Pode ter sido a nidação ou será que a monstra veio adiantada e em pouco fluxo???

    ResponderExcluir
  8. oi meu nome e tati minha mestruaçao tinha quer ter vindo dia 191/08/15meu ciclo e de 28 dias atrasou 7 dias, hoje to com colicas e um pouco de sangramento.pode ser uma possivel gravidez

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, estou com dúvidas quanto ao procedimento de nidação. Minha menstruação costuma ser bastante regulada. tive relação sem preservativo e sem uso de anticoncepcional. Ontem desceu um corrimento caramelo, em pouca quantidade, sujou somente um pouco o absorvente, estou usando pq já estou esperando a menstruação. Hoje somente após o horário do almoço que desceu um pouco de sangramento rosado aguado. Tenho sentido muita azia, arrotando muito, e as vezes o que comi vem na boca e volta. Sentir pela manhã leves cólicas. Posso estar grávida? É cedo para fazer um exame de farmácia ou de sangue?

    ResponderExcluir
  10. Ola....estou tentando engravidar esse mes minha monstra veio dia 6/10 e estive ovulando por volta do dia 14/10. Senti fortes colicas 4 dias depois e 3 dias depois começou a sair um corrimento de cor branca( tipo creme hidratante) e ainda sinto leves colicas no pe da barriga. Sera que posso estar gravida? aguardo grd abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sintoma de pós ovulação até onde sei.ou esta

      Excluir
  11. Gostaria de saber o seguinte:Tomo anticoncepcional tem 6anos mas esse mes não tomei dia 13 desse mês estive no período fértil e dia 14 tive relação sem camisinha mas não gozou dentro, posso estar grávida só pelo lubrificante do meu esposo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um dia sem ja corre risco às secreção do pênis contém sêmen Então sim se ouver atraso faça um bta

      Excluir
  12. Olá, no início do mês tive uma relação muito rápida em questão de segundos,porém sem camisinha, meu namorado disse que não saiu nada antes só na hora que ele levantou, não tomei pílula nem nada.Ontem senti dores fortes nas costas típico da minha menstruação, era pra vim hoje 28/02 e ainda não veio, me sinto molhada mas ainda não desceu, talvez seja por causa da ansiedade mas estou preocupada.Obs :Eu não estava no meu período fértil quando aconteceu.

    ResponderExcluir
  13. Tentando engravidar.
    Estou no 8º dia pós ovulação e estou apresentando sangramento com aspecto de borra de café,posso esta grávida? Quando posso fazer o teste? O que posso fazer para que não corra risco de perder nesse momento?

    ResponderExcluir
  14. Olá minha M estava atrasada senti algumas cólicas e desde de ontem estou tendo um corrimento rosado será que isso é sintoma da nidacao ?

    ResponderExcluir
  15. ola sou uma tentante de 22 anos, estou nessa tentantiva a uns 2 meses. faco uso de metformina de 850 por dia e o atinconcepcional selene a um mes calculos meus dias ferteis todos os dias esse mes resolvi nao tomar o anticoncepcional nos dias ferteis e tive mais de duas relacoes com meu esposo. ja tenho tres dias com um sangramento leve rosado pra marrom, dor de cabeca e dor no pe da barriga e costas.. alguem ja passou por isso antes ? sera q estou gravida? fui ao medico ele disse pra esperar a monstra vim e fazer uma ultrasson . alguem pode mim explica o q seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo sintomas parece nidação. mas bom aguarda pra saber...qual será resultado. .
      Flor vc consegui engravidar...?,,,???

      Excluir
  16. Eu e meu marido transamos e a camisinha ficou dentro de mim por um bom tempo,e passamos uma semana mais ou menos sem saber que ela estava dentro e ficamos tranzando sem camisinha,e ontem 25/08 minha menstruaçao desceu,eu corro risco de engravidar????

    ResponderExcluir
  17. nao tomei o anticoncepicional antes da relçao tomei logo apos uns tres dias depois que a menstruacao foi embora e uns oito dias apos isso sentir fortes dores no pe da barriga saiu uma gosma com pedçaos de pele parecia sangue o que pode ter sido levando em conta que ja tive uma gravidez tubaria ainda to sentindo um pouco de dor

    ResponderExcluir

  18. Meu ciclo menstrual foi 22 há 26 /12/2016
    Tomei indutor Clomid dia 26 há 30/12/2016
    Do 5 ao 9 Dc
    14/15Dc treinei ..
    16 Dc Tive ++Muito Muco cervical as 10:30
    Será algum espermatozóide entrou canal útero. .fecundou óvulo? ??
    Tenho borrinha marrom bem pouquinha cafree.... leve pontadas cabeça. seios pesados inchados Quentes.colicas útero bem leve... temperatura 36.4/37.2
    Indo muito banheiro urinando muito
    Será tenho realmente é nidação. .???
    Será consegui engravidar ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive borrinha marrom. .por 3dias...mas fluxo aumentou .pra ciclo menstrual desceu...
      Vou refazer td novamente Go...tentar engravidar..Esse ano..volto aqui pra contar..resultado. .tds ficam na paxz axé

      Excluir
    2. Tive borrinha marrom. .por 3dias...mas fluxo aumentou .pra ciclo menstrual desceu...
      Vou refazer td novamente Go...tentar engravidar..Esse ano..volto aqui pra contar..resultado. .tds ficam na paxz axé

      Excluir
  19. Boa noite fiz teste de sangue em franca de gravidez deu me 29 ui/l . fiquei sem perceber ent fiz um teste de clear blue digital e deu gravida de uma a duaz semanas posso considerar gravidez ou ainda e cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim...flor considera ..vx está grávida. .gravidissima...Parabéns. .mamãe do ano. ...

      Excluir
  20. Teste de sangue em franca deu me 29 ui/l teste clean blue deu gravida1-2 semanas tou mesmo gravida?

    ResponderExcluir
  21. Tive relação desprotegida e no mesmo dia mais cedo notei muco! Será que engravidei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem grandes chances .pois você teve ovulação. .Quando muco cervical desce muita quantidade intenso..sinal ta ocorrendo ovulação. ...espera seu ciclo menstrual. .vim direitinho....observar ele se ta como de costume. .ou veio diferente. .tipo nidação. .algo assim. ..
      Vc faz teste de gravidez. ..pra saber seu ciclo menstrual. .atrasar...boa sorte .sucesso. .volte a falar teu resultado .

      Excluir
  22. Oi bom dia estou grávida de Seis semanas estou com um leve sangramento a sete dias fiz a ultra o colo do útero está fechado e o embrião não foi visualizado é normal?

    ResponderExcluir
  23. Oi, boa noite!
    O primeiro dia da minha menstruação,foi no dia 30/01.Durou até o dia 6/02. Mantive relações no dia 10/02 e 11/02. Quando foi no dia 15/02, tive um leve sangramento.. meio rosa.. vermelho ralo.. e está assim até hoje (19/02)... só que meu namorado, não pode ter filhos,Porém,a última vez que ele consultou,foi há 4 anos atrás... Será q reverteu? E o meu sangramento pode ser sinal de nidação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pelo vx descreveu..flor..pode ser. sangramento ovular..
      Também vx diz..teu namorado. . Não pode ter filhos..última consulta dele sobre ser fértil. .foi há 4anos...olha vc ta recente td...
      Espera teu ciclo menstrual descer...
      Caso não venha. ..faz um teste de farmácia. .pra ver..se é. .positivo ou negativo. .
      Vc tem fé. .clame deus tua vida. .desejo...sonho maternidade acontece. ..Boa sorte. .
      Fica na paz. axé...

      Excluir
  24. Olá minha menstruação atrasou 6 dias e ontem quando fui me limpar percebi sangue vermelho é bem ralo posso estar gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.flor .tem chances .pelo fato de estar atrasada 6 dias...pelo descreve.aparenta ser nidação. ...
      Mas vx tem ver quando foi tua último ciclo menstrual. 1dia ciclo menstrual. ..vc conta 11 há 17 dias que chamado período fértil. .se nessa data período fértil. .teve relação desprotegida. ..Há indícios de ser uma gestação em formação. .porém. .tem dúvidas. .realmente é. .vc faz suas contas...analisa td..faz teste farmácia. Se atrasar..faz um bethaa...volta da resultado se positivou ou não. .
      Boa sorte. .sucesso flor lindaaaa

      Excluir

    2. Queria tirar uma dúvida ,minha menstruação era para ter vindo dia 3 de março,mas coisa que nunca aconteceu comigo e atrásar nem um dia ,pelo contrário ela de vez enquanto vem dois dias antes ,mas nunca atrasado,meu ciclo dura 4 dias.
      O que acontece no dia 6 ela revolveu vir mas veio ralo com fluxo bem menor do que o normal
      isto aconteceu por 2 dias e também saiu uma gosma vermelho escuro ,bem escuro,fiquei com sangramento por 2 dias sendo que meu ciclo e de 4 dias.
      Mas depois que parou passou mas dois dias e quando acordo de manhã tem uma mancha marron na calcinha isto já tem 3 dias que aconteceu,
      O sangramento que tive por dois dias pode ser nitacao?Obs tive muita cólica neste período e estou com uma leve colica como se fosse mestruacao e nas costas.
      Já tenho um filha de 8 anos não lembro se tive isto na primeira gravidez ,até porque tinha apenas 16 anos.me ajuda pode ser mas um filhinho vindo

      Excluir
  25. Meninas, me ajudem...
    Minha menstruação veio 2 dias antes do previsto, porém veio como uma borra de café nos 2 primeiros dias, e nos restantes um sangue bem ralo, tipo rosinha, e depois um marrom clarinho, durou 5 dias, saiu bem pouquinho, olhei meu app e tive algumas relações sem camisinha, porém não em período fértil e nem próximo a ele, não sinto dor nos seios, as vezes sinto cólicas levinhas, não sinto mais nada, nem enjoo, nem dor de cabeça, nada, mas Tô preocupada por causa dessa suposta menstruação que tive, na semana anterior tinha sofrido uma infecção na garganta brava e tomei alguns remédios como bezetacil, voltaren, amoxilina, nimensulina e ibuprofeno, será que esses remédios desencadeou alteração no meu ciclo ou será que tive uma nidação? Tbm notei presença de uma secreção branquinha tipo creme, líquida e sem elasticidade.

    ResponderExcluir
  26. Minha menstruação desceu dia 9/7 e finalizou dia 13/7 , quando foi dia 15/7 tive relação sem camisinha e não tomei remédio teria alguma possibilidade de engravidar!!?

    ResponderExcluir
  27. Meninas sou nova aqui, porém sempre vejo os topicos.Preciso de uma ajuda de vocês.
    Estou no segundo mês de tentativa para engravidar, tenho 36 anos.Nesse ciclo menstruei no dia 11/7 e no 13 iniciei o uso de indux, tomei ate o dia 17, pelo controle de ovulação ovulei no dia 24, treinei nos dias 23, 24, 25 e 27.Hoje no dia 02/08 desceu um sangue borra de café e sinto colicas desde ontem.Será que adiantou minha M ou pode ser a nidação ou ate mesmo a não nidação??por favor me ajudem…minha temperatura fica na casa dos 36,5, ontem subiu para 36,8 e hoje 36,6. Tenho um ciclo de 30 dias,ovulo do 14° dia e hoje estou no 23° dia, meu ciclo é de 30 dias

    ResponderExcluir