segunda-feira, setembro 30, 2013

Anovulação - Ciclo menstrual sem ovulação

ciclo anovulatório ou anovulação
Anovulação é a ausência de ovulação em ciclos seguidos
Anovulação é quando uma mulher tem ovulação irregular ou não ovula. O que torna difícil o momento de engravidar. Descubra algumas opções de tratamento da anovulação para ajudá-la a superar a sua situação e engravidar mais rápido.



Anovulação ou ausência de ovulação

Anovulação simplesmente significa "não ovular". Mas não existe nada de simples nisso e muitas mulheres nem fazem ideia de sua condição. A maioria das mulheres que tem anovulação deixam de menstruar ou enfrentam irregularidades. Principalmente quando passam por ciclos anovulatórios, de forma que é fácil deduzir que algo pode estar errado. 

Porém existe um número menor de mulheres que menstruam com regularidade todos os meses, mas não ovulam Por terem sua menstruação regrada sequer suspeitam do problema e perdem meses e mais meses em tentativas frustradas que jamais poderiam resultar na tão sonhada gravidez. A maioria das mulheres não apresentam sintomas de anovulação.

A Anovulação é  bastante comum, afetando entre 6 e 15 por cento das mulheres. A anovulação afeta o número de óvulos viáveis ​​que estão disponíveis e faz com que seja difícil para uma mulher engravidar .

Causas da anovulação


Existem várias causas de anovulação, a maioria das quais são os desequilíbrios hormonais que interrompem o ciclo reprodutivo da mulher. Outras causas da anovulação podem ser coisas como subjacentes problemas de fertilidade, fatores de estilo de vida, SOP,  problemas da tireoide ou da hipófise, excesso ou baixo peso, exercícios físicos muito intensos(típico de atletas e competidoras) entre outros. 

É importante acompanhar o seu ciclo menstrual para que você saiba se há algo estranho acontecendo com sua ovulação. Alguns dos sintomas mais comuns de anovulação são períodos irregulares, períodos menstruais excessivos ou a falta de períodos menstruais, temperatura corporal basal irregular, e em alguns casos a ausência total de sintomas  que normalmente acontecem num ciclo menstrual normal.

Como saber se você sofre de anovulação antes mesmo de ir ao médico


Os testes de ovulação e a medição da temperatura basal podem ser bastante úteis nesse momento.

Os testes de ovulação devem ser feitos em intervalos de 10 horas e a temperatura basal deve ser medida com o máximo de disciplina para que não ocorram erros de interpretação.

Na falta de positivos nos testes e com a ausência de uma temperatura mais elevada, uma possível anovulação deve ser considerada.


Por que mesmo sem ovulação algumas mulheres menstruam


Se uma mulher não está ovulando, pode não fazer muito sentido que ela menstrue com certa regularidade, mas há uma razão para que isso ocorra.

estrogênio pode ser liberado lentamente no corpo de uma mulher, mas  não atinge os níveis necessários para a ovulação. 

Em determinado momento, os níveis de estrogênio começam a cair drasticamente, isso fará com que ocorra um sangramento causado pela privação de estrogênio. Exatamente como acontece com as mulheres que usam anticoncepcionais. Esse sangramento pode ser confundido com um período menstrual normal. 

Outra razão para ocorrer hemorragia anovulatória é quando, lentamente ao longo do tempo, o endométrio se acumula tanto que o revestimento do útero não pode ser mantido. Esse tipo de sangramento é o mais comum.


Tratamento para anovulação


É importante que na suspeita de anovulação, um médico seja imediatamente consultado para diagnosticar o quadro e iniciar o quanto antes o tratamento. 

Se o tratamento não for feito, a anovulação pode se transformar em infertilidade. 
Existem vários exames capazes de descobrir exatamente o que está causando a anovulação. Exames de sangue são pedidos para determinar os níveis de hormônio, e um exame ginecológico também é feito para se certificar de que tudo está normal. 
Um ultrassom é indicado para averiguar as condições dos ovários e útero e quem sabe descobrir a causa da anovulação.

Anovulação pode ser tratada


Na falta de tratamento, a anovulação pode gerar um quadro de infertilidade,mas ela  não é um bicho de sete cabeças.

Passar por ciclos anovulatórios não determina a sua condição fértil e não indica que a maternidade por  via natural está descartada. Na verdade, anovulação é relativamente fácil de tratar e é reversível na grande maioria dos casos. 

A coisa mais drástica que você pode fazer para reverter os efeitos da anovulação é mudar seu estilo de vida. Isso inclui incorporar em sua rotina exercícios e uma dieta saudável. 

Abolir o estresse, drogas, álcool, fumo, e excessos alimentares também são medidas importantes. Fazer mudanças positivas no seu estilo de vida é essencial  para o tratamento de anovulação pleno restabelecimento da capacidade ovulatória. Claro que nem sempre só isso resolve, e por isso a consulta médica é indispensável e o tratamento sugerido não deve ser ignorado.

Importante dizer que quadros de anovulação crônica configuram a falta de ovulação por muitos meses seguidos. A ovulação acontece naturalmente de 8 a 10 vezes por ano. Sendo assim é comum que de 2 a 4 ciclos anuais apresentem anovulação. Isso é algo natural e não indica qualquer problema. A anovulação que pode comprometer a fertilidade é acontece de forma mais constante e preocupante.

Se você estiver enfrentando anovulação, não desanime! Esta condição pode ser tratada com bastante facilidade na maioria dos casos. O mais  importante é identificar o problema e trabalhar para combate-lo.

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa

11 comentários:

  1. boa tarde Tatiana!! uma duvida se eu não ovulo em determinado ciclo e também não menstruo o que acontece com o próximo ciclo, ele pode acontecer sem a menstruação do ciclo anterior ou só volto a menstruar com tratamento ?
    vc poderia fazer um texto sobre ovulação tardia!! a partir de qual dia do ciclo isso ocorre, como saber se temos ovulação tardia, enfim todos os detalhes q vc puder dar sobre esse assunto!!!! descobri o blog a pouco tempo e estou gostando muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do motivo que te impede de ovular. Algumas vezes um descontrole passageiro de um ciclo impede a ovulação, mas mais pra frente as coisas se ajeitam e tudo corre normalmente. Nem sempre um tratamento é necessário, mas dependendo do problema , é essencial.
      quanto a ovulação tardia, não existe um dia do ciclo pra isso. Ovulação tardia é simplesmente a ovulação que acontece depois da data prevista. Por exemplo, seu ciclo é regular em 28 dias, o que significa que ovula no 14º dia do ciclo, se acontecer de ovular dias depois da data provável, é considerada ovulação tardia, ovulação que acontece mais tarde que o previsto. Fico feliz que esteja gostando do blog, trabalho duro pra que as informações sejam de qualidade.
      Abçs

      Excluir
  2. tenho 17 anos e não comsingo engravida <3

    ResponderExcluir
  3. Sou tentate a 1 ano, ja fiz tratamento com indutor,progesterona,ácido folico,metformina,e desisti...fiquei uns 2meses sem ligar muito pra esse assunto e agora estou acompanhando a temperatura basal corretamente,mas nao vi nenhuma elevação de temperatura. Tenho ovários micropolicisticos e tomei anticoncepcional por 6 anos,parei de tomar a 1 ano e meio. Ate agua inglesa ja tomei e nada...seria o caso de ser anovulaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode não estar ovulando ...já tentou os testes de ovulação ?

      Excluir
  4. Oi.Tudo bem?Gostaria de saber se há possibilidade de mim estar grávida.Pq no dia 26/07 desceu pra mim,mais foi só 3 dias e parou e veio bem pouquinho.Mais isso nunca me aconteceu antes,sempre vem entre dia 6 e 18.Mais qdo foi nesta semana antes de descer sentia minhas mãos,rosto e pés como se pegassem fogo.E muitas ondas de calor,além de ter muita sede e ir ao banheiro quase todo tempo.Mais na mesma semana fiz o teste e nada,fiz o teste de farmácia e de sangue e os dois deram negativos.E qdo desceu pra mim tbm não tive cólicas apenas dores nas costas,sendo que eu sempre tenho muita dor de cólica,e qdo foi no dia seguinte dia 27/7 logo pela manhã ao passar café acabei desmaiando.E no dia 7/8 fiz um transvaginal de rotina,mais tbm não constou nada.E as dores nas costas e dores de cabeça ainda persistem.Ainda há possibilidade de mim estar grávida?Se sim,pq não apareçe nada no exame?Está muito cedo ainda?Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. OI BOA TARDE EU TENHO MIOMA ESTE ANO EU ENGRAVIDEI EM ABRIL MAS EM JUNHO EU PERDI O MEDICO DISSE QUE FOI MAL FORMAÇÂO DO FETO JÁ TEM 5 MÉS TENTANDO É ATE AGORA NADA ME DE UMAS DICA. JÁ SEI QUANDO ESTOU OVULANDO EU TOMO UXI AMARELO É UNHA DE GATO PRA MELHORA O MIOMA TOMO ACIDO FOLICO .MEU CICLO ESTA IMREGULAR DES DA PERDA. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Olá,parei o remédio a 5 meses minha menstruação dia 05 de cada mesmo mais não consigo engravidar,acho que não estou ovulando.o que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  7. Olá,parei o remédio a 5 meses minha menstruação dia 05 de cada mesmo mais não consigo engravidar,acho que não estou ovulando.o que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite acredito q tenho todos os ciclos a ovulaçao tardia pq faço acompanhando do meu ciclo com o método da saliva e os testes de urina e consigo detectar o pico do hormonio ja engravidei duas vezes num período de 5 anos mais infelizmente perdi minha duvida é que como consigo identificar nos testes o pico do hormônio quer dizer q estou ovulando normalmente.

    ResponderExcluir