terça-feira, junho 21, 2016

Período Fértil: Qual o melhor dia para engravidar?

melhor dia do período fertil para engravidar

A primeira coisa que você precisa fazer é acompanhar o seu ciclo. Um ciclo menstrual normal pode variar de 24 dias a 36 dias. Ciclos inferiores e muito superiores a isso podem indicar desordem hormonal e necessitam de avaliação médica.  

Anote a data dos seus três últimos ciclos menstruais para entender o padrão.
Em seguida, é hora de encontrar o seu período fértil e  o dia da ovulação.

Testes de ovulação são ótimas alternativas para mulheres com ciclos irregulares ou que não conseguem contabilizar corretamente o ciclo. Assim que a segunda linha se tornar bem visível, é hora de começar os treinos em dias intercalados. 

Sua ovulação acontecerá em média de 4 a 48 horas após o positivo do teste de ovulação. Os dias mais férteis do ciclo são aquelas ao redor da ovulação.  Três dias antes e dois dias após a liberação do óvulos são considerados dias propícios para engravidar.

Se você tem um ciclo de 28 dias por exemplo, deve começar a ter relações em dias intercalados do 11º dia do ciclo ao 16º dia do ciclo menstrual.

Se os seus  ciclos são irregulares, manter-se atenta aos sintomas da ovulação como muco cervical elástico, cólicas lateralizadas e até pequenos sangramentos, é essencial.
É importante que as relações comecem antes da ovulação, pois diferente do que se imagina  o dia que traz mais chances de engravidar, o melhor dia para engravidar é o dia anterior a ovulação.

Se tudo isso parece muito complicado, se você mesmo se esforçando para entender, não consegue contar o ciclo e identificar os dias mais férteis,  basta ter relações sexuais três vezes por semana em dias intercalados. Mantendo essa regularidade nas relações você certamente atingirá seu período mais fértil do ciclo e não perderá a chance de engravidar.

Mais dicas para ajudar você engravidar:

De nada adianta saber o melhor dia do ciclo para engravidar e manter relações nos dias propícios se o seu corpo não estiver preparado para a gravidez.
Algumas dicas são  muito importantes para a mulher que quer engravidar
·  Fique de olho no seu peso. Se você está abaixo do peso (com um IMC abaixo de 18,5), você pode ter dificuldade em conceber. O mesmo se aplica a mulheres com um IMC superior a 30. As mulheres que se enquadram nestas categorias extremas de peso podem sofrer de infertilidade. Se você está abaixo do peso ou com sobrepeso, fale com o seu médico sobre o melhor tratamento.

·  Certifique-se de sua saúde oral está ok. Você leu certo, a condição de seus dentes pode desempenhar um papel importante quando você está tentando ter um bebê. Não só sua saúde bucal é importante, mas a do seu parceiro também. A saúde da gengiva de um homem pode ser um indicador de sua fertilidade.

·  Um bom programa de exercícios é o que você precisa para aumentar suas chances de conceber. Então saia dessa inércia e vá ao menos caminhar. Os melhores exercícios para quem deseja engravidar incluem caminhada, ciclismo, ou mesmo jardinagem!

·  Até o que faz bem não pode ser em excesso. Alguns estudos mostram que exercício físico excessivo pode mexer com a sua fertilidade.

·  Você sabia que a garrafa de água de plástico que você usa pode ser a razão para a infertilidade? O BPA ou bisfenol A, encontrado em garrafas de plástico pode reduzir a contagem de esperma de um homem e diminuir a qualidade dos óvulos de uma mulher. 

·  Hoje a vida é cheia de estresse. Sejamos francos, não há nenhuma maneira de manter o estresse completamente afastado,  mas muito estresse pode transformar prolongar e muito as tentativas de gravidez. 

   O problema é que, quando você está tentando engravidar, a falta de sucesso traz ainda mais estresse e o estresse traz ainda mais dificuldade. É um ciclo vicioso. Então faça o seu melhor para reduzir o estresse. Tente meditação, ouvir música, yoga, ou qualquer outra coisa que traga bem estar ete te leve para longe dos problemas e aflições.

·  Um truque útil e até recomendado por alguns médicos é elevar o bumbum após a relação e permanecer nessa posição por alguns minutos para permitir que os espermatozoides tenham fácil acesso ao colo do útero.

·  Então você acha que vitaminas pré natais  são apenas para mulheres grávidas? Na verdade não! Se você é uma tentante pode aproveitar dos benefícios dessas vitaminas e melhor as condições do seu corpo para a futura gravidez.

· Idade, dizem alguns, é apenas um estado de espírito. Infelizmente, é um fato que como avanço da idade a fertilidade vá declinando. Isso não quer dizer que você não será capaz de engravidar naturalmente após seus 35 anos, mas deve estar ciente de que a fertilidade a essa idade não é mais como aos 20 e alguns obstáculos podem surgir no caminho com facilidade a partir daí. 

Quando procurar ajuda para engravidar:

Infelizmente, não importa o que você faça, sempre existirá a chance de ter problemas para engravidar. Então quando é o momento certo para procurar ajuda médica para engravidar?
·  Se tiver mais de 35 e mesmo depois de seis meses de relações sexuais desprotegidas não tiver conseguido engravidar, é hora de ir a um médico.
·  Se você tem menos de 35 anos e um ano de relações sexuais desprotegidas e ainda não conseguiu um teste de gravidez positivo, também é hora de ir ao médico.
·  Mas existem razões pelas quais você deve consultar o seu médico, mesmo antes de começar a tentar engravidar.

Consulte o seu médico se você:
·         tem asma
·         tem diabetes
·         Sofre de crises epilépticas
·         Utiliza medicação para depressão
·         Está acima ou abaixo do peso
·         Têm ciclos irregulares
·        Têm sintomas de endometriose, síndrome do ovário            policístico ou miomas
·         Sofrem de doenças da tireoide
·         Tem uma doença sexualmente transmissível

A primeira coisa que você precisa saber é que para a maioria dos casais, o melhor remédio é o tempo e a calma. Alguns casais conseguem engravidar nas primeiras tentativas, enquanto outros podem levar meses ou mesmo anos. Por isso procure fazer das relações e das tentativas para engravidar, momentos divertidos e prazerosos. Ame por prazer, se entregue por paixão o resto vem como consequência das possibilidades de nossa natureza.
Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 


Compartilhar:

3 comentários:

  1. Amei o post, além de saber que o dia anterior a ovulação é o que traz mais chances ganhei um monte de novas dicas importantes.
    Obrigada Blog Mãe a Flor da Pele

    simone

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive essa dúvida e sempre achei que o melhor dia para engravidar fosse o dia da ovulação.
    Obrigada por esclarecer minha dúvida. Esse blog é top

    ResponderExcluir
  3. Amo esse blog, aqui acho tudo o que preciso.
    Tinha muitas dúvidas sobre período fértil, mas encontrei tudo o que precisaava aqui.
    TEnho ciclo irregular, mas mesmo assim já consigo saber mais ou menos quando vou ovular.

    ResponderExcluir