quinta-feira, março 03, 2016

Teste de gravidez falso positivo! Descubra porque e quando acontece

saiba o que causa um teste falso positivo
 Um teste de gravidez falso positivo acontece por alguns motivos bem particulares e é  sem dúvida um obstáculo desencorajador e frustrante no caminho para engravidar. 

Ver seu positivo escorrendo pelos dedos, não só traz dor como também muitas dúvidas. Mas afinal, se o teste de gravidez foi positivo, porque menstruei? 
Primeiro vamos começar dizendo que os testes de gravidez falsos positivos são raros, mas acontecem. 

Quando todas as instruções são seguidas e um teste de gravidez de farmácia é usado corretamente, eles  geralmente apresentam entre 97% e 99% de precisão. Esses testes de gravidez  geralmente funcionam bem, mas isto não quer  dizer que os falsos resultados não ocorrem. Aqui estão algumas das razões pelas quais podem ocorrer um falso positivo no seu teste de gravidez.

Razão  1: Pode ter sido uma linha de evaporação!


Esta é de longe a causa número um  para os falsos positivos nos testes caseiros de gravidez. Algumas mulheres não leem  as instruções totalmente, ou decidem não segui-las como o recomendado, na maioria das vezes por pura ansiedade. 

É importante não só ler e compreender as instruções, mas também  segui-las. Há uma série de marcas de diferentes testes e nem todos devem ser realizados da mesma forma. O que é considerado procedimento adequado para um teste pode não ser procedimento adequado para outro, é  por isso que você tem que certificar-se de seguir as orientações quando compra um teste de gravidez de farmácia para fazer em casa. 

Estudos dizem que uma das formas mais comuns de se obter um falso positivo num teste de gravidez, é faze-lo, aguardar o tempo de espera, verificar o resultado, descarta-lo no lixo e horas mais tarde apanhar o teste novamente para dar mais uma conferida básica no  resultado. É normalmente nesse momento que a "mágica" acontece. O que antes era um negativo, se transforma num positivo lindo e comemorado. 
Mas espera aí! Esperou pelo tempo indicado nas instruções do teste? O resultado foi negativo? Descartou o teste lixo? Porque raios você resolveu olha-lo novamente? 

Sim eu sei, é difícil aceitar que mais uma vez seu sonho não chegou, porém depois de tanto tempo, esse teste é considerado  nulo e se existir alguma dúvida quanto ao resultado, é preciso fazer um novo teste. Depois de algum tempo de descarte, é comum que uma segunda linha apareça mesmo em testes negativos, é a chamada  linha de evaporação dos testes de gravidez de farmácia. Ela  pode se parecer com a linha que indica o positivo, mais não é igual.  
A linha de evaporação normalmente é apenas uma sombra acinzentada e em testes cuja a cor do resultado é rosa, pode aparecer em tom azulado. Não se iluda, linha de evaporação não determina resultado positivo.  Nunca resolva conferir um teste de gravidez muito tempo depois de realiza-lo.
Aguardou pelo tempo indicado nas instruções, o resultado foi negativo mas ainda tem dúvidas, compre outro ou faça um beta hcg de sangue.

Razão  2: Gravidez Química ou Perda Ovular

Essa é sem dúvida a razão mais dolorosa para um teste de gravidez falso positivo. O que muitas mulheres não percebem é que o chamado "falso positivo" na maioria das vezes não é realmente um resultado falso, mas sim um  teste de gravidez positivo legítimo . 

Ficou confusa? Vamos esclarecer melhor.

Todas nós conhecemos alguém que após um teste positivo de gravidez acabou menstruando ou obtendo um resultado negativo logo em seguida. Isso quer dizer que o primeiro teste estava errado e apresentou um falto positivo, certo? Errado! A causa mais provável é a chamada gravidez química ou perda ovular. A implantação por algum motivo falha, o embrião se desprende da parede uterina, a produção de hcg cessa e um novo teste se apresenta negativo. 


Estes tipos de abortos espontâneos ocorrem cerca de 15% do tempo, e se você tivesse esperado um pouco mais para fazer um teste, não faria nem ideia de que passou pelo inicio da implantação, pois infelizmente é algo mais comum do que se imagina.

Razão  3: Medicamentos que podem causar falso positivo no teste de gravidez 

Esta é também uma razão comum para testes de gravidez falsos positivos. Às vezes, os medicamentos podem interferir no resultado de um teste de gravidez . Fenotiazina é um medicamento que pode causar um resultado falso positivo, mas muitos outros medicamentos têm a capacidade de interferir no  teste de gravidez de farmácia, especialmente aqueles que contêm hCG como Pregnyl e Profasi. Às vezes, sangue na urina ou proteína na urina podem também causar um resultado impreciso.

Leia também- 6 Medicamentos que podem causar falso positivo nos testes de gravidez.

Razão  4: Testes defeituosos ou vencidos

Esta é uma razão menos comum para um teste de gravidez falso positivo, mas acontece. Sempre verifique a data de validade do seu teste de farmácia para se certificar de que o mesmo  não venceu.  Testes vencidos apresentam grande chances de resultados inconclusivos. Há também testes defeituosos, embora eles também sejam  poucos e raros, vez ou outro desfilam pela casa de algumas de nós. 
Há também  muita especulação de que mais mulheres experimentam "falsos positivos" ao usarem os tipos de testes que mostram resultados como + ou -, ao contrário de 2 linhas. Embora não exista confirmação sobre isso, é preciso levar em consideração a informação.
Em caso de dúvidas, sempre opte pelo exame de sangue laboratorial, ele certamente é mais seguro e apresenta menos erros. 

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Compartilhar:

Um comentário:

  1. Olá boa tarde
    Estou tentando engravidar tem alguns meses.
    Estou com a M atrasada, hoje completa 8 dias meu último período foi em 07/02/2016
    No 3 dia de atraso fiz um teste de farmácia da marca confirme (caneta) apareceu uma linha bem forte e outra bem fraca, no 5 dia de atraso fiz outro deste da marca gravitast novamente apareceu uma linha escura e a outra clara, um pouco mais forte do que a do 1 teste
    Hoje dia 14/02 fui ao posto de saúde por volta de 12:00 e me deram um teste em tiras para fazer fiz porém apareceu de novo uma linha forte e outra clara, a enfermeira disse que para ela significava negativo, para eu esperar mais uns dias ou fazer um exame de sangue.
    Estou com uma duvida cruel será que o atou grávida ou não ?

    ResponderExcluir