segunda-feira, abril 14, 2014

8 erros comuns que podem atrasar o positivo

É muito comum para os casais que estão tentando engravidar, cometerem alguns erros ao longo do caminho, sobretudo no inicio da jornada.
A informação e o planejamento são sem dúvida grande aliados nessa nova empreitada. É preciso conhecimento sobre si e sobre o outro para mover as peças certas. Entender como funciona sua fertilidade, aprender a identificar e utilizar dicas e métodos úteis, pode economizar um bocado de tempo além de evitar sofrimento e ansiedade.


Ao longo do caminho, é possível que você descubra que para ter mais, às vezes é preciso fazer menos, e outras vezes estar ligada em quase tudo, é praticamente vital para o seu sucesso.

Ficou confusa?  Falaremos a seguir dos 8 erros mais comuns que um casal comete ao tentar engravidar, e deixaremos tudo  claro.


1.Sexo demais

Os Especialistas afirmam que fazer sexo todos os dias não é uma boa ideia quando você está tentando conceber. Isso porque a ejaculação diária pode diminuir drasticamente a quantidade de esperma que um homem produz. Em vez disso, os médicos aconselham a esperar pelo menos um dia entre as relações sexuais para que o parceiro tenha tempo de restabelecer o estoque de bons espermatozoides. Espermatozoides imaturos, verdes, podem não conseguir fecundar o óvulo, e se conseguirem, existe grande chance de acontecerem falhas na divisão celular o que faz com o que o útero não implante o óvulo.

2.Sexo de menos

Por outro lado, existem casais que acham que manter relação apenas no dia da possível ovulação é o suficiente. Porém muitos dias de abstinência sexual podem diminuir a qualidade dos espermatozoides, o que dificultará a fecundação. Espermatozoides retidos a mais de 4 dias, são considerados velhos, assim se tornam lentos e muitas vezes também produzem falhas na divisão celular do óvulo fecundado.

3.Se preocupar demais

A maioria dos casais não percebe que engravidar pode realmente ser um processo demorado. Casais que nunca tiveram filhos anteriormente, pensam que bastam um ou dois meses para engravidar, mas isso geralmente não é o caso. Se você estiver com menos de 35 , pode levar até um ano para engravidar. 

Não apresse as coisas, faça sua parte, mas dê o tempo que seu corpo necessita.

4.Esperar muito para ir ao médico

Enquanto muitos casais pensam que podem engravidar de imediato, outros casais esperam tempo demais para ver um especialista. Se você tem mais de 35 anos, após seis meses de tentativas é a hora certa de procurar por ajuda médica. Mulheres com menos de 35 anos que menstruam normalmente, podem esperar até 1 ano para essa investigação mais detalhada.

5.Hábitos saudáveis

Muitos homens e mulheres não entendem que seus hábitos fora do quarto podem realmente ter um enorme efeito sobre a concepção. Há tantas coisas que podem afetar sua fertilidade. Dieta inadequada, excesso ou falta de exercícios, tabagismo, álcool e drogas ilícitas são os detalhes que mais podem afetar a fertilidade de homens e mulheres. Mesmo o estresse e a depressão exercem um efeito negativo sobre a sua fertilidade.

Se necessário, não deixe de procurar ajuda profissional. Seja um personal trainer, um nutricionista ou um psicólogo. Admitir que precisa de ajuda é o primeiro passo inteligente para o sucesso.


6.Tomando o crédito para o problema

Muitas mulheres, quando têm dificuldades para conceber, automaticamente assumem que são a fonte do problema. 

No entanto o índice de problemas de fertilidade fica distribuído em 30% para as mulheres e iguais 30% para os homens. 
O percentual restante de casais que têm problemas de fertilidade é baseado em ambos os cônjuges.

Assumir o problema mesmo sem saber se ele é só seu, além de trazer um desgaste emocional muito grande, vai atrasar ainda mais a solução do problema, pois seguro de que o problema não é dele, seu parceiro não procurará por ajuda e sendo ele a fonte do problema, sem solução, a gravidez simplesmente não acontecerá.

7.Lubrificantes

Pensando que qualquer lubrificante pode ajudar na hora do sexo, você pode trazer um problema para o sucesso dos seus treinos. A maioria das marcas de lubrificante realmente contêm ingredientes que são prejudiciais ao esperma, e podem matar os espermatozoides. Se for necessário o uso de lubrificantes, faça uso dos lubrificantes amigáveis, próprios para auxiliar no momento da concepção.

8.Sexo por obrigação


Quando você está tentando engravidar, traçando seus ciclos e dando atenção a  cada pequeno detalhe, o sexo pode facilmente tornar-se uma tarefa árdua e cansativa. É importante que você mantenha o romance vivo e não deixe que a relação se torne um ato em favor da "ciência" de conceber. Faça o seu melhor para ter sexo espontâneo, e não apenas sexo pela "fecundação". Não deixe o romantismo morrer.

Compartilhar:

21 comentários:

  1. Adoreiiii muito bom estou tentando engravidar a 3anos e ja começamos a fazer os exames ..e o maridaõ também ..se deus quizer agora vai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, meninas... estou cheia de dúvidas, será q alguem pode me ajudar?? Meu ciclo é irregular (entre 35 e 40 dias), no dia 28/07 veio um sangramento bem levinho tipo agua, poucas vezes ao dia e nos outros 4 dias seguidos, parou e veio uma borra meio marrom, caramelo, bem pouca durante o dia todo. Pensei que seria a nidação, fiz o teste dias 4 e 6 e deu negativo. No dia 06/08 começou uma dor, tipo pontada no ovário esquerdo e está até agora. O que será que está acontecendo. Será que foi nidação e fiz o teste cedo? Será que estou ovulando? Ahhh minha ultima mens. foi em 22 de junho.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oii Tati me Ajuda tomo Anticocepcional ha 3 meses no final da terceira cartela deixei de tomar 6 comprimidos e tive relaçao com meu marido ... to na pausa do remedio So que ontem veio minha menstruaçao veio pouca e de cor marron escura e hj fui no banheiro nao tava mais menstruada.... sera que eu posso estar gravida,sinto umas dores de cabeça terrivel e umas leves fisgadas no pe da barriga..sera que posso ta gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ...aguarde 15 dias após a relação de risco de faça um teste.
      boa sorte !

      Excluir
  4. Oii.. Estou na tentativa dia 6/03 foi minha ultima menstruacao e apartir dai nao tomei mais A.C e dia 26 comecei a tomar o acido folico. Dia 2/04 minha Menstruacao veio bem certinho. Gostaria de saber se estou no periodo fertil? E perto da ovulacao? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa aguardar 3 ciclos para contabilizar o seu período fértil ...enquanto isso mantenha relações no minimo 3 vezes por semana em dias alternados e fatalmente terá chances de engravidar .
      Esse vídeo vai te ajudar a calcular o seu período fértil https://www.youtube.com/watch?v=BcgKlb_VSQ8
      Boa sorte !

      Excluir
  5. Oi eu tenho 17 anos eu e meu marido estamos tentando ter um bebe a uns 2 anos so que até agora eu não engravidei não sei oque fazer será que é por causa da idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAça uma consulta médica para alguns exames básicos , bem como exames hormonais e ultrassom .

      Excluir
  6. Oi tati, tenho 22 anos, meu marido e eu queremos um filho, começamos a tentar, mas a pouco tempo descobri que tenho cisto no ovário, foi um choque pra mim, mas minha médica disse que eu não teria nenhum problema para engravidar.
    Graças a você tenho mais informação e fico despreocupada, estava muito ansiosa e nervosa, pois apesar de ficar de olho no meu ciclo, manter uma boa alimentação, dentre outras recomendações, minha tal desejada gravidez não chegava.
    Graças a seus vídeos estou mantendo o pé no chão e esperança no coração! Agora sei que não posso ir contra a vontade de deus, ele já tem a minha vida escrita, cabe a mim espererar acontecer.
    Agora uma perguntinha!!!
    Já faz uma semana que venho me observando e percebi que estou tendo muito sono e cansaço, além de dor de cabeça. Meu ciclo é certinho, mas dessa vez senti um pouco de cólica e desceu algo bem escuro, como se fosse borra de café, e veio bem adiantado. Tive relação sem proteção a mais ou menos 10 dias, fiquei preocupada e ansiosa e fiz de cara dois teste e deram negativo. Você tem alguma conselho para a minha situação?!?
    Agradeço desde já!
    Há, parabéns pelo baby! Que deus o abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido sintoma de nidação ...aguarde 5 dias de atraso e faça um teste.
      Boa sorte !

      Excluir
  7. ola sou Amanda na minha primeira tentativa de ser mãe não foi muito legal com dois meses de gestação tive a notícia que era uma gestação sem não embrionárias nem se se assim que fala o embrião não se desenvolveu fiquei muito triste fiz curetagem e agora ja deu os três meses q o medico pediu pra voltar a tentar li aqui sobre o chá framboesa vermelhas onde eu encontro pra comprar tbm estou fazendo tabelinha pra engravidar o mais rápido possível me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente vc só encontra o chá em sites internacionais. Esquece essa coisa de mais rápido possível amiga ...relaxa, confia que quando seu corpo estiver preparado acontece... ansiedade só complica as coisas...
      toda sorte pra ti !

      Excluir
  8. oi,estou bem confusa minha ultima m veio dia 16 de março,e no dia 6 de abril tive cólicas e um pequeno sangramento e nada mais e hoje dia 16 de abril nada da m vim,e meu ciclo é de 29 dias estou com cólicas q vai e vem ao longo do dia fiz um teste de farmacia e de negativo ainda posso estar gravida me responda por favor adora seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar grávida amiga ...espero que tenha aguardado o atraso e confirmado a gravidez .
      Boa sorte !

      Excluir
  9. Eu pensava que ter relaçao todos os dias ajudava , mais vi que nao !
    Deixa eu te perguntar , dizem que tomar Garrafada almentam as Chances de engravidar e verdade?
    E tbm quando eu estou no meu periodo de ovulaçao nao sai um liquidozinho da cor da claro do ovo , e sim um liquiduzinho meio branco é normal ?
    Tenho 17 anos, e z 1 ano e 3 meses que tento engravidar e nada , oqe eu faço? Bjs

    GOOSTO MUITO DO SEU BLOG

    ResponderExcluir
  10. Então alguém poderia indicar um desses lubrificantes amigáveis, rs? Tô precisando... eu uso o KY, vai ver q isso não tá ajudando. Muito obrigada. Atte. Karina

    ResponderExcluir
  11. minha ultima mestruaçao foi dia 14 de agosto hj dia 28 nada ontm dia desceu uma sujeirinha e hj tive colicas sera q posso estar gravida.

    ResponderExcluir
  12. tenho 33 anos e a tres meses parei de toma o anticoncepcional ,meu ciclo e de 28 dias o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. Oi Tatiana...Primeiramente parabéns pelo seu blog....
    olha minha menstruação veio no finalzinho do mês de dezembro(31)...tive relação no dia 10 de janeiro(apesar q a medica pediu para ter no dia 12..para ter mais chances de engravidar...mas não tive...foi so dia 10 como...dia 30 veio uma borra de casa meio elástica...veio ate dia 3 de janeiro...acho que era menstruação...ainda estou na
    duvida...no dia 3 o bico do meu peito começou a doer a ponto de não poder nem abraçar o meu marido...NOSSAAA COMO QUERO ENGRAVIDAR!!!!!...sera que estou gravida pois vou ao medico so dia 9...e ele pediu para tomar a vacina de rubéola mas fico na duvida pois so poderia tomar se não tivesse engravidado .rsrsrrs.. será que engravidei...TORÇA POR MIM TENTANTE A 5 MESES...

    ResponderExcluir
  14. me ajudem porfavor, sempre tive um periodo regular de 28 dias , porem comecei a tentar engravidar o mes passado e meu periodo veio depois de 31 dias ( eu ja pensando que estaria gravida) este mes veion no dia 8/03 qual seria o meu dia mais fertil??? tou muito confusa

    ResponderExcluir