quinta-feira, novembro 07, 2013

Metformina para restabelecer a ovulação

A metformina embora seja inicialmente um medicamento desenvolvido para o tratamento da diabetes tipo 2, também é utilizada para tratar mulheres que sofrem de SOP e restabelecer a ovulação naturalmente. Descubra como a Metformina pode ajudar na concepção, ajudando a regular a sua ovulação e ciclos menstruais.


A metformina regula os ciclos

Pessoas que sofrem com a SOP, fabricam mais  insulina e a metformina é utilizada justamente para tratar essa condição, a fim de regular o ciclo menstrual de uma mulher. É de conhecimento comum que a SOP pode causar uma quantidade excessiva de andrógeno, ou hormônios masculinos no corpo. 

A metformina é capaz de ajudar a diminuir esse nível de hormônios masculinos e com isso retomar os ciclos de ovulação normais. Embora muitos médicos recomendem o indutor antes do uso da metformina, o ideal é que a metformina seja uma primeira opção. O indutor só deve ser prescrito se a metformina não produzir o efeito esperado.

Metformina e SOP

Metformina tem provado ser uma droga muito popular, segura e eficaz para o tratamento de doentes com diabetes, mas também para as mulheres que têm dificuldade de manter a insulina trabalhando normalmente e baixar os níveis de açúcar no sangue. Mulheres com sobrepeso e mulheres com peso normal podem se beneficiar do uso da metformina se foram elas, portadoras de SOP. 

Mulheres com Ovários Policísticos apresentam níveis elevados de insulina, a Metformina pode ajudar a trazer os níveis de volta ao normal. Uma vez que os níveis de insulina estão de volta ao normal, os hormônios masculinos (também conhecido como andrógenos) também voltam ao normal. Uma vez que os níveis excessivos de hormônios masculinos estão de volta ao normal, o organismo da mulher volta a trabalhar normalmente. Isto significa que a metformina promove um ajuste hormonal natural, e dessa forma a ovulação volta a acontecer normalmente.

Metformina ajuda a ovular?

Algumas mulheres podem sentir a diferença logo nas primeiras semanas de uso da metformina. É claro que cada mulher é diferente, e a metformina não funciona para todas, mas garante bons resultados para a maioria.

De forma que é seguro afirmar que a metformina age regulando os hormônios e a metformina ajuda a restabelecer a ovulação.

Os efeitos secundários do uso  de metformina

Se você tem SOP, se trata com anticoncepcional e está procurando outra opção, pergunte ao seu médico se Metformina pode ser uma boa escolha para você.

A metformina tem alguns efeitos colaterais principalmente estomacais e gastrointestinal, de modo que é importante informar. Nos primeiros dias de uso, algumas mulheres sentem enjoo e ou diarreia, mas normalmente os sintomas somem quando o organismo se acostuma com o uso do medicamento. De forma que é importante perseverar no tratamento principalmente nos primeiros dias. 
Se acaso se sentir tontura ou fraqueza excessiva, converse com seu médico para ajustar a quantidade utilizada.

Jamais se auto medique, procure um médico para avaliar a necessidade do tratamento. Apenas mulheres com SOP, ovários policísticos que apresentem resistência a insulina ou diabetes devem utilizar metformina para restabelecer a ovulação.

Pé no chão e esperança no coração!

Compartilhar: