terça-feira, setembro 10, 2013

As 8 fases de uma gravidez- Da fecundação ao nascimento


Existem inúmeros estágios desde a fecundação até o nascimento do bebê. Saber exatamente quando o óvulo é fertilizado não é possível e por isso, os médicos estimam uma data aproximada do seu último ciclo menstrual. As semanas são contadas a partir do primeiro dia de sua última menstruação até 40 semanas depois. Indo por este cálculo, durante as duas primeiras semanas você ainda não estava grávida, mesmo porque estava menstruando nesse período, mas calcula-se com base no ciclo completo. Há oito fases da gravidez no total e o período de tempo para o nascimento de um bebê de 9 meses, pode durar até 37 e 42 semanas.


Fecundação

Este é o primeiro estágio de gravidez. É quando óvulo e espermatozoide se encontram e se fundem. A penetração do espermatozoide no óvulo pode durar até 24 horas.


Zigoto

A membrana exterior do ovo é conhecida como zona pelúcida. O esperma tem que penetrar através desta membrana e entrar no ovo. Uma vez que ele penetra a membrana com sucesso, ele alcança o núcleo do ovo e o fecunda. Quando a fusão ocorre, o ovo fecundado é convertido no zigoto. Agora, o zigoto começará a se deslocar para o útero pela trompa de Falópio. Trata-se, inicialmente, de uma única célula, mas em seguida, ocorre a divisão.

Mórula

As células vão se dividindo até atingirem 16 células. Com 16 células ela passa a se chamar Mórula, e é assim que cerca de 4 dias após a fecundação , a mórula chega ao útero.

Blastocisto

O blastocisto é um estágio inicial do desenvolvimento embrionário, formado por uma camada de células denominada trofoblasto ou células trofoblásticas que envolve o botão embrionário.

Implantação

De seis a oito dias após a fertilização, o blastócito está pronto para que a implantação ocorra. Implantação é o processo de ligação do blastocisto à parede do útero. Aqui, a produção do hormônio hcg, também começa. As células chamadas trofoblásticas, começam a liberar o hormônio  HCG ou gonadotrofina coriônica humana. Este hormônio, por sua vez sinaliza para o corpo lúteo que a liberação do hormônio feminino progesterona deve continuar. A Progesterona em seguida, envia os sinais para o útero para manter o implante e agora, a circulação de sangue entre o blastocisto e o endométrio.

Placenta

Placenta é um órgão em forma de círculo, que é o elo entre a mãe e o bebê. A placenta é um órgão temporário, constituído de vasos sanguíneos. Ele facilita a transferência de nutrientes e oxigênio da mãe para o feto e a transferência de resíduos do feto para a mãe.

Embrião

Divisão de células começa novamente e o blastocisto dá origem ao embrião. Nesta fase, as células começam a alongar e apresentam uma forma semelhante à humana. O desenvolvimento de órgãos do bebê também começa. A fase de embrião continua por algumas semanas, quando então, vários órgãos se desenvolvem. Entre oito e dez semanas de gravidez, com exceção da medula espinhal e o cérebro, todos os outros órgãos terão se desenvolvido. Agora, o embrião se denomina  feto .

Feto

É por volta da 8ª semana de gestação que o embrião passa a ser um feto. Entre as semanas 18 e 20, o feto vai começar a fazer conhecida a sua presença. É nesse período que a maioria das mulheres começa a sentir os movimentos do bebê. O Cérebro e os pulmões se desenvolvem até o último minuto, se preparando para a vida fora do útero. Por volta de 37 semanas o bebê se nascer, já não é mais considerado prematuro, e teoricamente já tem condições de não precisar de qualquer ajuda para respirar fora do útero. Com aproximadamente 40 semanas o bebê já está pronto para nascer.


Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário