Sintomas da baixa produção de progesterona

Baixos níveis de progesterona pode ser uma das causas mais comuns de infertilidade. A progesterona é um dos hormônios liberados pelos ovários, e seu papel consiste em preparar o revestimento do útero para a implantação do embrião. Além disso, atua na manutenção da gravidez. Por essa razão, a progesterona tem um papel vital na fertilidade feminina, e níveis anormais, podem reduzir significativamente as chances de gravidez.

O nível de progesterona varia de acordo com o ciclo menstrual, e é responsável pela maioria das alterações experimentadas pelas mulheres durante o ciclo. 
Logo após a ovulação, o corpo lúteo no ovário começa a liberar progesterona. O elevado nível de progesterona provoca o aumento da temperatura comprovado  por mulheres  que se utilizam da  medição da temperatura basal para confirmar a  ovulação. Se o óvulo não for fertilizado, o corpo lúteo morre, e os níveis de progesterona caem. Como consequência, o revestimento do útero começa a sangrar e é eliminado através do que conhecemos como menstruação.

Quando os níveis de progesterona são baixos, o revestimento do útero não pode ser bem preparado para que a implantação ocorra. Mesmo que a implantação ocorra, esses níveis mais baixos, contribuem para um aborto, perda ovular, ou micro aborto, além de  causar Deficiência de Cálcio e Vitamina D. A vitamina D é essencial para fertilidade de homens e mulheres.

As causas para a má produção de progesterona não são bem esclarecidas, mas estudos sugerem que se deva ao fato de que a má nutrição, stress e falta de exercício . Alguns medicamentos também podem reduzir os níveis de progesterona, causando problemas de fertilidade.

Baixos níveis de progesterona apresentam sintomas diferentes, mas, muitas vezes, os sintomas se confundem a outros problemas . 
Alguns dos sintomas de progesterona baixa são as mudanças de apetite, depressão, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, alterações de peso, fadiga, menstruação irregular, dores de cabeça, baixo desejo sexual, relações sexuais dolorosas, secura vaginal, síndrome do ovário policístico, falta de concentração e insônia. 

Na maioria das vezes, as mulheres não fazem ideia que tenham dificuldades com a progesterona, até que resolvem engravidar e o pesadelo começa.
Felizmente, existem muitos tratamentos para distúrbios de progesterona , o mais comum são comprimidos de progesterona  que podem ser ingeridos ou introduzidos na vagina, cremes a base de progesterona e gel . A ingestão de alimentos com vitamina B6 e Magnésio são úteis nos ajustes hormonais de progesterona, assim como o consumo de inhame. O tratamento é iniciado logo após a ovulação, a fim de que os níveis de progesterona normalizem e  preparem o endométrio para a gravidez. Mulheres que desejam engravidar , devem e submeter ao tratamento , até que a produção natural esteja normalizado ou até no minimo  12 semanas de gravidez .

Pé no chão e esperança no coração !


20 comentários:

  1. E posssivel ter o almento da progesterona apos ovular e ter o atraso mestrual e ainda assim nao estar gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do dia de ovulação. Sim é possível o ciclo ser mais longo e não ser gravidez

      Excluir
    2. Obrigado por responder.A respeito da ovulaçao nao tenho certeza pos eu tive muco aquoso apos 7dias em que tomei o cha de inhame no dia 01/05 começou este muco no dia 07 e 08 saiu um pouco de muco elastico e depois de novo o aquoso ate que no dia14 fiquei com muco creme branco tipo hidratante ate hoje mas so percebo com cotonete. Mestruei no dia 18/04 e era pra vir 17/05 hoje fiz teste e deu negativo.So achei que estava gravida pela dor no bico dos seios e a temperatura basal que chegou a 37.Se puder responder novamente agradeço se não tudo bem pos sei o que esta passando.Renata

      Excluir
  2. Esqueci de falar que minha mestruação é desregulada eu nao ovulo eu tomava cicloprymogina mas este mes nao tomei minha medica vai comecar mes que vem com indutores mas quis tentar primeiro com o inhame que é natural antes de ir nela,sera que ovulei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que relatou ovulou sim ...se ainda nao menstruou já pode repetir o teste...boa sorte

      Excluir
    2. Agradeço mas uma vez a resp,vou fazer o de sangue desta vez na proxima semana, ai volto pra contar.

      Excluir
  3. Boa noite ,como falei que voltaria pra contar estou aqui acabei de ver o resultado do teste que fiz e deu negativo<01,o que ainda nao entendo sao os sintomas e se eu realmente ovulei e nao ouve gestacao nao deveria ter mestruado o que voce acha. Renata

    ResponderExcluir
  4. Estou com 10 dias de atrazo.

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde,eu pouco triste por mais um negativo mas agora estou melhor pois minha menstruação desceu.Agradeço suas dicas pois foi graças ao chá de inhame que tomei que fez com que eu ovula-se não sei porque não engravidei mas mestruei tá bom pos nao mestruava sem remédio.A mais de 2 anos não mestruo e desde que sofri um aborto espontaneo em2012 e em Setembro do ano passado comecei a tomar remédio indicado pela médica em janeiro não tomei e não menstruei só realmente agora com chá de inhame muito obrigado pela sua dedicação é nos tentantes obrigado obrigado mesmo fiz o truque do abacaxi tambem,mais vou crer que da proxima eu consigo.Bjs e tudo de bom pra vc e seu bebezinho***

    ResponderExcluir
  6. não consigo engravidar e a minha regra é um pouco irregular,ummes vem outro não.
    a tres meses esta vndo um pouco certo.na ultima tive no dia 10 de maio 5 dias de regra bem fraquinha e depois mais 4 de borra o que será pode me ajudar. obs: tenho queda d ecabelo inexplicavel a uns 2 anos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu tenho 16 anos e me apareceram umas manchinhas de sangue uma semana antes da minha menstruação e eu pesquisei na net e me apareceu que poderia se dever a baixos níveis de progesterona, e então eu pesquisei o que era isso e encontrei o seu blog... É a primeira vez que estas manchas me aparecem antes da menstruação, acha que há alguma probabilidade de eu ter baixos níveis de progesterona? eu sei que pode parecer estupido perguntar mas fiquei preocupada visto que já me aconteceram outras coisas estranhas como ter o período 2 vezes no mesmo mês.... Obrigada e beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      As razões podem ser muitas, mas durante a adolescência é natural que o corpo passe por momentos de ajuste hormonal. Se não for sexual ativa, por hora nao deve se preocupar. Se já mantiver relações , espero que use prevenção ...
      Um dos sangramentos do ciclo , podem indicar sangramento de ovulação o que é normal e nao indica qualquer problema.


      Boa sorte !

      Excluir
  8. olá, posso ter baixo nível de progesterona e um endométrio excelente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil amiga , normalmente o primeiro sinal é o endométrio pobre que acaba deixando transparecer uma fase lútea defeituosa.
      boa sorte !

      Excluir
  9. Olá parei de tomar anticoncepcional em maio, dia 3 de julho era pra ter descido e até agora nada, dia 5 de julho fiz exame de sangue e deu 0,3 de progesterona. Fiquei preocupada com o atraso e com a progesterona baixa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super natural pra quem tomava ac ..o corpo pode demorar um tempo para se livrar do acumulo hormonal e voltar a trabalhar naturalmente. A progesterona baixa indica que não houve ovulação , o que é natural para os 3 primeiros meses após a parada do ac.
      Boa sorte !

      Excluir
  10. Estou.gravida de cinco semanas fiz exame de progesrer
    E deu 17.11 , isso e bom ou ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal para o tempo de gravidez.
      parabéns e boa sorte !

      Excluir
  11. Uso anticoncepcional normalmente todo mês e a mestruação estava vindo normalmente a 2 meses começei meu tratamento com o celene pq tenho ovário micro policístico , nesse mês minha mestruação veio 6 dias com a cor normal e está a 9 dias vindo uma borra de café e pouca , não sinto cólicas , oque pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escape por causa do anticoncepcional amiga , é comum acontecer mas é sempre bom conversar com o médico para ele analisar a possibilidade de troca do medicamento.
      boa sorte !

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...