segunda-feira, agosto 19, 2013

O perigo que vem de casa - Produtos químicos que prejudicam a fertilidade

A exposição à algumas substâncias químicas encontradas em produtos de uso diário, como roupas, tapetes, e embalagens de alimentos, podem afetar negativamente a fertilidade das mulheres, estendendo o tempo de espera por uma gravidez.

No estudo feito pelo pesquisador Jorn Olsen, MD, PhD, professor e presidente da epidemiologia na Universidade da Califórnia Escola de Saúde Pública, concentrações importantes destes produtos químicos - chamados produtos químicos perfluorados (PFCs) – foram encontradas nas amostras de sangue de mulheres, que tentavam engravidar, em sua maioria , a mais de 12 meses. Esse estudo foi publicado online na revista Human Reproduction.


Os fabricantes por sua vez, se defendem dizendo que o estudo mostra apenas uma associação  com a dificuldade dessas mulheres engravidarem e não uma causa confirmada.


Medição dos níveis de PFC

Olsen e seus colegas coletaram amostras de sangue de 1.240 mulheres durante sua primeira consulta do pré natal, ( entre 4 a 14 semanas de gestação) e as concentrações dessas substâncias foram medidas.  Os pesquisadores perguntaram às mulheres quanto tempo levou para que conseguissem engravidar. Ficou claro que a grande maioria levou mais de 12 meses e grande parte dessas mulheres, recorreram à algum tratamento de infertilidade.



Eles mediram as concentrações de dois tipos de PFC: PFOS (sulfonato perfluorooctane) e PFOAs (perfluorooctanoate). Os produtos químicos são usados ​​para fazer produtos como panelas antiaderentes e roupas, entre outros itens.
Evite comprar produtos gordurosos ou oleosos,  como pipoca de microondas batata frita, pizza, ou qualquer outro item de fast-food  que seja servido em um pacote revestido. As embalagens destes alimentos são tratadas com PFC.

Outros produtos de uso diário, podem ser nocivos a fertilidade tanto de homens quanto de mulheres.
A maioria das pessoas  por exemplo, realmente não considera que pintar as paredes de casa, possa ser uma ameaça a fertilidade, mas o tipo de tinta que é usada pode afetar a fertilidade. Há ingredientes em alguns tipos de tintas que diminuem a qualidade do esperma, prejudicam os ciclos femininos , e podem até causar abortos. O  Éter glicólico, é um dos ingredientes mais nocivos em tintas e vernizes, e deve ser evitado se você está grávida ou pretende engravidar.

Como você provavelmente já sabe, o bisfenol-A(BPA) é um ingrediente em muitos itens em nossas casas. É mais frequentemente encontrado em garrafas de água e plásticos usados ​​para preparar e armazenar alimentos. bisfenol-A , também pode ser prejudicial à fertilidade, e deve ser evitado o quanto seja possível. Felizmente, a maioria das empresas estão introduzindo plásticos livres de BPA, assim logo já não será mais motivo de preocupação.


Certamente você já notou o cheiro forte que novas cortinas de chuveiro tem quando as tiramos do pacote. As cortinas de chuveiro contêm ingredientes que são conhecidos como ftalatos. Estes ingredientes foram também encontradas em alguns alimentos, bebidas e recipientes de plástico, mas são mais encontrados em cortinas de plástico . Essa substância tem sido associada a baixa contagem de esperma nos homens , e claro, também devem ser evitados.

Alguns dos produtos químicos anti  chama, utilizados em colchões, almofadas,  sofá e guarnição do tapete, podem ser também absorvidos pela sua corrente sanguínea. Se você está exposto a altos níveis desses produtos químicos, a sua fertilidade pode ser afetada. Algodão orgânico e outros tecidos orgânicos são uma boa alternativa à esse tipo de produto.


Pé no chão e esperança no coração !

Nenhum comentário:

Postar um comentário