sexta-feira, março 01, 2013

O Inhame e a Fertilidade - Inhame para engravidar

No mundo das tentantes é assim, alguém comentou que tal coisa ajuda a engravidar e pronto , é febre e todo mundo quer usar. Mas, mais importante que sair correndo para comprar o tal produto milagroso, é saber exatamente se ele realmente traz benefícios, quais são esses benefícios e de que forma ele será mais eficaz para a sua questão em particular.
A sensação do momento é o inhame, tubérculo saboroso que dizem as pesquisas, trazem inúmeros benefícios. Entre eles a melhora do funcionamento imunológico, produção natural de insulina, e o que com certeza te trouxe até aqui, estimula a ovulação.
Os Maias , os Astecas e os Africanos, já se beneficiavam a tempos  dos poderes do Inhame.

O poder do inhame em aumentar a fertilidade vem de vários pontos. Um deles é o fito-hormônio Diosgenina que em nosso organismo se transforma em outra substância de nome dehidroepiandrosterona (DHEA). A DHEA é responsável pela  derivação   de 70% dos hormônios femininos fabricados pela indústria farmacêutica. 

No organismo da mulher pode ser convertido em progesterona,  estradiol entre outros.
Além disso o inhame é rico em vitaminas do completo B.  A deficiência do complexo B pode levar ao excesso de estrogênio no sistema, e por outro lado o excesso de estrogênio pode levar a deficiência do Complexo B, dificultando a fertilidade. 

Possui também vitamina B6. A vitamina B6 tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas. Sua deficiência causa desequilíbrio hormonal, TPM, acne pré-menstrual e depressão. Mulheres que sofrem de TPM têm níveis baixos de vitamina B6 em seus organismos. Pílulas anti concepcional também diminuem a vitamina B6 do corpo.
Uma dieta rica em alimentos fonte de vitamina B6 devolve o equilíbrio entre os hormônios, regulando assim os ciclos e devolvendo a fertilidade da mulher. É também eficaz no controle da prolactina, que em doses exageradas no organismo feminino causa dificuldades para engravidar. 
Além de ser rico em ferro e cálcio, itens também importantes na fertilidade.
Se consumido com moderação ainda ajuda no emagrecimento por diminuir a absorção de gorduras pelo intestino.

O aumento de consumo deste tubérculo nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual estimula o crescimento dos folículos ovarianos  aumentando  a produção de FSH e LH respectivamente.


Ação esperada do Inhame na fertilidade feminina

Estimular a produção de folículos, promovendo a liberação de 2 ou mais óvulos, o que pode produzir uma gravidez gemelar.

Como usar o Inhame para aumentar a fertilidade

Criou-se um mito de que o inhame para o auxílio da fertilidade, só deve ser consumido como chá, o que limita seu uso do 7º ao 14º dia do ciclo, já que o consumo de chás fica proibido durante a gestação. O Inhame na verdade , pode ser consumido de várias formas e todo ele pode ser utilizado para este fim. 
Sendo um excelente alimento para toda família, pode ser consumido por crianças e gestantes. 
A forma de consumo fica a seu critério. Pode ser consumido diariamente em suas refeições , em sopas, ralado em saladas, refogados, como chá ou na preparação de sucos. 
Já está sendo comercializado em capsulas, forma útil para as amigas que não apreciam seu sabor. 
O chá, se consumido com certa frequência, pode a princípio causar diarreia , nauseas e vômito. Além de ser contra indicado para crianças, idosos e pessoas com distúrbios intestinais.

 Modo de Preparo do Chá de Inhame

Lave bem o inhame, retire sua casca e ferva em 250 ml de água ( um copo de requeijão). 
O chá dever ser consumido do 7º ao 14º dia do ciclo. Meio copo em jejum pela manhã por 7 dias.

O uso do inhame como chá só pode ser usado durante o período fértil.
O melhor inhame para o chá é o chinês, esse da foto que abre a nossa postagem. É o inhame Chinês que possui mais propriedades em sua casca. 

Outras formas de utilizar o Inhame para engravidar

Como já dito pode ser consumido nas refeiçoes como alimento, como suco e em capsulas. Destas formas podem ser consumidos durante todo o ciclo.

Suco de Inhame com Limão

1 inhame cru e sem casca
2 limões espremidos
2 copos de água 

Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto. 
O ideal é consumir logo após seu preparo.


As capsulas podem ser compradas em casas de produtos naturais ou pela internet. Algumas amigas compraram através desse site e se disseram satisfeitas com o valor e entrega. Para comprar as capsulas de inhame Clique Aqui  
Ingerir de 1 a 2 capsulas por dia.
O inhame normalmente vendido em cápsulas, é o inhame mexicano. É tão bom quanto o chinês e pode ser consumido normalmente.

OBS: Muitas amigas fazem uso do indutor de forma abusiva e sem indicação médica. O Inhame é um indutor natural e sem contra indicações. Antes de partir para a indução por meio de medicamentos, use e abuse do inhame, é uma forma mais saudável e segura de alcançar seu objetivo. 

Fontes:
Entrevista com Drª Roseli Rossi
Wikipédia
Frutas no Brasil 
Maravilha da terra 
Abc da Saúde

Pé no chão e esperança no coração !
Tatiana da Costa 

Compartilhar:

Amigas à Flor da Pele