quinta-feira, março 07, 2013

Nidação - O que é ? Sintomas e quando acontece

Tenho recebido muitos emails com dúvidas sobre nidação, por isso hoje vamos falar um pouco sobre ela.


O que é nidação ?

Nidação é a implantação do embrião na camada interna do útero, o endométrio.
Simples assim ? 

Isso mesmo , simples assim. Essa é a definição simples e direta de nidação. 

Após fecundado nas trompas, o ovo segue em direção ao útero. 

É ainda nas trompas, que o ovo passa pela divisão celular, esse estágio é conhecido como mórula. É o primeiro momento importante após a fecundação, pois se o organismo da mãe considera-lo um corpo estranho, vai atacar para expulsa-lo  de forma espontânea. É também nesse momento que o sistema da mãe identifica alguma possível má formação, e como a natureza é sábia, se isso ocorrer, o ovo também é expulso espontaneamente. Algumas pesquisas apontam que a cada 3 óvulos fecundados, apenas 1 chegue ao útero.


Ao chegar no útero, ele se liberta da membrana que o encobria, e se fixa no endométrio. Há essa altura, o mesmo já se encontra com espessura entre 7mm e 15 mm  e 3 camadas. A espessura do endométrio é fator importante para a nidação, pois só com o endométrio bem secretado é que a nidação ocorre de uma forma segura, possibilitando que  a gravidez prossiga.

Quando ocorre a nidação ? 

O tempo exato da implantação do embrião é desconhecido. Pode variar de mulher para mulher. Mas sabe-se que, de um modo geral, essa implantação acontece de 4 a 15 dias após a fecundação do óvulo.


Todas as mulheres que engravidam, obviamente passam pela nidação, afinal é só depois desse acontecimento que pode-se dizer que a mulher está grávida. Porém nem todas temos sintomas visíveis de nidação. 

Sintomas de Nidação 


Os sintomas vão desde cólicas leves a pequenos sangramentos.
Sangramentos em pequenas quantidades, podem ocorrer uma ou mais vezes, e podem variar de sangue vivo, aguado, semelhante a borra de café até um corrimento cor de caramelo.
Sangramentos em maior quantidade, após confirmada a gestação, devem ser avaliados por um médico o quanto antes.
Leia Aqui sobre Os 5 primeiros sintomas da implantação do embrião 

Importante dizer que somente após a nidação é possível detectar uma gestação. Isso porque, somente após a nidação é que a placenta se forma e passa a produzir HCG ( gonadotrofina coriônica). Por isso é importante aguardar o atraso menstrual, porque você só conseguirá uma quantidade de HCG que acuse nos testes, após alguns dias de produção deste hormônio pela placenta.

Abaixo temos um vídeo que exibe como a nidação acontece dentro do útero.


Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa

Compartilhar:

Amigas à Flor da Pele