photo anigifunidadesseparadas.gif
Mãe à Flor da Pele - Blog para tentantes, gestantes e mamães: Infertilidade! Obstrução das trompas

21 de agosto de 2011

Infertilidade! Obstrução das trompas

Quando tomamos a decisão de engravidar, normalmente procuramos um ginecologista afim de iniciar uma investigação para concluir se estamos ou não aptas a alcançar a maternidade. Exames hormonais e ultrassonografias são  o ponta pé inicial dessa maratona. 


Tudo certo,  iniciam-se os treinos. Meses se passam e nada acontece, a ansiedade começa a crescer cada vez mais, e  surgem as amigas e familiares dizendo que a culpa é sua que não se mantem calma e confiante. Você então numa luta contra si, sai em busca de alternativas para controlar a aflição e desespero. Florais , homeopáticos, Ioga , terapia. Você recorre a tudo que lhe é indicado  e o resultado não aparece. Um  ano é decorrido, e como dizem os médicos só então é a hora de começar uma investigação mais profunda. 

Todos os exames iniciais são refeitos e na sequência é pedido o exame de maior temor das treinantes a HISTEROSALPINGOGRAFIA (  Exame de RX onde injetam através do útero líquido contraste, de modo a preencher o interior do útero e as trompas. Serve para avaliar se as trompas estão ou não obstruídas, além de examinar a cavidade uterina, verificando a presença de pólipos ou miomas que também podem pressionar as trompas), esse palavrão assusta até a mais corajosa e confiante das futuras mamães. Ao  pegar o resultado do exame , eis que surge a verdadeira vilã da sua história, A ou As trompas. 

Obstrução Unilateral e Obstrução Bilateral

Trompas saudavéis

O resultado pode entre outras coisas apresentar a obstrução unilateral ou bilateral das trompas.



Obstrução Unilateral - uma das trompas 
Obstrução Bilateral - de ambas as trompas

Quando a obstrução é unilateral , nem sempre existe a necessidade iminente de cirurgia, pois com uma única trompa você pode engravidar de forma natural , talvez isso leve um pouco mais tempo do que gostaria , mas a gravidez fatalmente surgirá.

Quando a obstrução é bilateral a coisa se complica um pouco mais. As duas trompas estão impossibilitadas de conduzir o óvulo até o útero e também não tem condições de permitir que os espermatozoides entrem para fecundar o óvulo. 

Com esse tipo de obstrução é impossível que você consiga uma gravidez de forma natural sem qualquer tipo de intervenção médica. Nesse caso você tem duas alternativas, uma cirurgia afim de tentar a desobstrução e restabelecimento de uma ou de ambas as trompas,  ou a FIV( Fertilização In Vitro).
Muitas mulheres não podendo suportar uma grande espera,ou mesmo por não terem essa indicação cirurgica,  recorrem a FIV que proporciona 60% de chances de  alcançar a maternidade já numa primeira tentativa.

Cirurgia para desobstrução das trompas 

A cirurgia nem sempre consegue resolver o problema e não é indica em todos os casos. Casos extremamente complexos em que as trompas estão demasiadamente rígidas, com comprimento aumentado, ou quando os cílios não mais funcionam, ou ainda  se houver  lesões graves causadas pelo acúmulo de líquido seroso (consequência de infecções), podem levar a retirada de uma ou de ambas as trompas. 
As chances de gravidez, no caso da cirurgia de desobstrução ser indicada, varia de 25% a 50% . As chances vão variar de acordo com a localidade comprometida da trompa.

A cirurgia pode ser uma laparoscopia ( executada através de pequenos orifícios criados no abdômen) ou laparotomia ( cirurgia de abdômen aberto, corte similar ao da cesárea). A forma de cirurgia será avaliada de acordo com a necessidade pelo profissional capacitado. O retorno aos treinos vai depender de sua recuperação,e do tipo de cirurgia que foi executada por isso pode variar de paciente para paciente.

Causas de obstrução das trompas

Em alguns casos não é encontrada uma explicação coerente para o problema, mas é sabido que algumas condições e complicações  podem levar a esse problema , citaremos alguns deles a seguir.

DIU- ( dispositivo intra uterino) Poucas pessoas sabem disso, mas o DIU pode causar algumas infecções na mulher que levam a obstruções tubárias ou mesmo gravidez ectópcia(desenvolvimento do embrião ainda nas trompas) que por sua vez pode levar a ruptura total da trompa causando a perda da mesma ou até mesmo a morte materna.

Tuberculose- Pode causar um tipo de inflamação e cicatrizar as paredes das trompas, aderindo uma na outra.

Cirurgias ginecologistas - São elas:dilatação, curetagem, cesárea ou ainda cirurgia nos ovários, que por consequência podem causar aderências  obstruindo total ou parcialmente as trompas.
Aderências acontecem quando um tecido de qualquer órgão junta-se com outro tecido do mesmo ou de  outro órgão .
As aderências em torno das trompas de Falópio também podem dificultar ou impossibilitar a chegada do esperma ao óvulo

Fibromas ou Miomas - Uma ou ambas as trompas de falópio podem ser comprimidas ou bloqueadas, impossibilitando a chegada dos espermatozóides ao óvulo

Endometriose- Doença comum na mulher, em que a camada que reveste o útero (endométrio) descama e pode se implantar em outras áreas (saco de Doulgas, ovários, tubas uterinas, bexiga, ureter, reto e vagina) causando reações inflamatórias ou aderências. É responsável por 20 a 30% de casos de infertilidade duradoura, geralmente em mulheres com mais de 25 anos de idade. 

Apêndice supurada  pode ocorrer infecção dos ovários e das tubas uterinas e consequentemente a obstrução das mesmas.

Doença de Chron - É uma inflamação crônica da parede do intestino que pode causar uma salpingite ( inflamação das trompas).


Cistos endometriaisSe ocorrerem nas trompas de falópio, os cistos podem obstruir a passagem do óvulo. 

DIP - A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos, causados por ação bacteriana, com maior frequência entre as mulheres jovens que mantem constantes relações sexuais. Raramente ocorre após a menopausa. Mais comumente causadas pela clamídia e gonorréia. Pode causar salpingite e levar a infertilidade feminina.

Gravidez Ectópica - Gravidez que se desenvolve nas trompas. Pode causar obstrução ou perda da trompa. Em casos em que a trompa sofre ruptura a mãe corre risco de morte. Vale salientar que a gravidez ectópica pode ser uma das consequências do uso de indutores de ovulação.

Sintomas de obstrução das trompas

A obstrução das trompas não apresenta qualquer sintoma além do fato da mulher não conseguir engravidar.
Dores ou complicações nas trompas podem ser sentidas pela mulher durante algum quadro infeccioso ou inflamatório , como é o caso da salpingite e da gravidez ectópica. No mais, com o fato já consumado , ou seja, com a trompa já obstruída, infelizmente não há sintomas que indiquem o problema.

Nada está perdido

É importante ter em mente que nada está perdido ao se receber um diagnóstico de obstrução tubária. A medicina nos oferece algumas possibilidades para se alcançar uma gestação de sucesso. Alguns estados oferecem a FIV gratuita em muitos estabelecimentos , sobre tudo nos Hospitais das Clínicas. Alguns laboratórios oferecem a FIV de forma gratuita para doadoras de  óvulos. Numa próxima oportunidade estarei postando locais de baixo custo e de FIV gratuita.


Pé no chão e esperança sempre no coração !

Tatiana da Costa 
21/08/2011



Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. olá meninas descobrie no exame de histerossalpingografia que tenho uma tuba uterina esquerda obliterada,apresentando dilataçao da sua porção ampular. estou muito aflita!!! não posso mais engravidar será??? tenho 28 anos e meu sonho é ser mãe. tou muito triste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem uma trompa obstruída, mas apenas uma. Talvez seja necessário um procedimento para tentar desobstrução, mas de qualquer forma , vc tem uma trompa em condições adequadas para concepção.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. = EU NAO SEI O QUE FAÇO, EU TENHO CISTO NAS TROMPAS MAS EU NAO SEI SE POSSO OU NAO ENGRAVIDAR. EU TO NA DUVIDA POR QUE O MEU NAMORADO TODA VEZ QUE TEMOS RELAÇAO E PENETRA DENTRO E ATE AGORA EU NAO PEGUEI FILHO. EU NAO SEI POR QUE, A MINHA MEDICA FALOU QUE EU TENHO CISTO NAS TROMPAS MAS EU NAO SEI SE E OBLITERADA OU UNILATERAL? ALGUEM ME AJUDA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez histerossalpingografia ??
      Se nao fez , sua médica não tem como saber se existe ou obstrução.
      Se houvesse obstrução bilateral, ela no mínimo teria que te orientar de alguma forma .
      Em alguns casos cirurgia não é aplicavel, já em outros surte um bom efeito.
      FAltou dialogo com seu médico para esclarecer qual sua real condição.

      Boa sorte !

      Excluir
  3. oi meu nome è gabriella tenho 20 anos ,fui diagnosticada com salpingite inflamacao nas duas trompas estava em tratamento ate que fiquei gravida estou com 2 meses,mais minha preocupacao è;se posso ter uma gravidez normal sem dores causa pela infeccao se posso ter parto normal sem nenhuma complicacao ate agora nao fiz nenhuma ultrassom tenho medo de senti dor.por favor mim ajudem eu agradeço muito.

    ResponderExcluir
  4. Oi GAbi,
    É bom que vc faça um ultrassom pra ver se está tudo direitinho. Cada caso é um , e não da pra te garantir que não vai sentir qualquer dor. Tente relaxar e tenha sempre pensamento positivo. Quanto ao parto pode ser normal sem problema algum . Abraço !

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante essas explicações, como faço pra compartilhar no facebook de uma amiga.?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho 29 anos e a quase um ano de tentativas sem sucesso, fiz a histerossalpingografia que não foi o bicho que falam. Tomei 50gts de buscopan 1h antes do exame e foi tudo tranquilo, só doeu um pouco mais, na hora que o contraste é injetado, pois o útero contrai, mas nada insuportável, é como uma cólica mais forte. Com isso fui diagnosticada com uma trompa obstruída e terei que fazer a videolaparoscopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é igual pra todo mundo mesmo amiga , e quanto mais tensa , maior a dor. Algumas mulheres sentem tanta dor que mal conseguem chegar ao fim do exame. Cada corpo é um e reage de uma forma. que bom que pra vc foi mais fácil do que é pra maioria. Boa sorte na video, e que seu positivo chegue logo. Abçs

      Excluir
    2. de mulher para mulher muda a dores! pois passei tantas dores... que minha pressão caiu que fiu qse a zero! Não recomendo a ninguem fazer este exame sem anestesia.

      Excluir
  8. Ola meninas estou no japão fiz a histerossalpingografia 2 x o procedimento foi igual nas 2 um pouquinho de cólica desconforto mas nada que seja insuportável. nas 2 deu que tenho obstrução bilateral das trompas, mas uma esta boa estou pensando em fazer a micro-cirurgia aqui gostaria de saber se alguem ja fez e o custo ai no brasil de quanto seria...desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas , alguém sabe dos custos ???
      Vamos ajudar ?

      Excluir
  9. õi fiz o exame histerossalpingografia e nao levei ainda para o medico e o exame fala assimtuba uterina direita nao contrastada podendo corresponder a obstruçao ou espasmo tubario alguem pode me ajuda por favor o que e´isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma de suas trompas pode estar obstruída ou na hora do exame , contraiu e não permitiu que o liquido penetrasse em seu interior
      boa sorte !

      Excluir
  10. Boa noite, meninas!
    Eu também fiz a HISTEROSSAPINGOGRAFIA e minhas trompas não estão obstruídas mas infelizmente deu que as duas estão com aderência...e minha Gineco falou que tenho que fazer uma laparoscopia pra engravidar...fiquei muito triste, nunca pensei que precisaria de cirurgia para engravidar...tenho 36 anos e não tenho filhos...estou tentando engravidar há 7 meses... :( Eu pesquisei em alguns sites e vi relatos de meninas que também tinham aderência nas trompas e mesmo assim conseguiram engravidar, sem cirurgia. Será que é possível??? Minha médica falou que só um milagre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível , mas vc corre o risco de ter uma gravidez ectópica e perder a trompa, o melhor sem dúvida é a cirurgia.
      Sei que não é facil amiga , mas vc ainda tem a chance de engravidar após a cirurgia, muitas não tem essa sorte.
      Abçs

      Excluir
  11. Fiz o exame de histerossalpingografia e o resultado deu Tuba uterina direita não visualizada e tuba uterina esquerda pérvea e fixa. cote positivo à esquerda. Gostaria de saber o que isso significa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente vc tem uma trompa obstruída, mas só o médico poderá fazer uma avaliação mais segura.
      Boa sorte !

      Excluir
  12. Ola.. Moro no parana e por acaso alguem sabe onde fazem FIV gratis ou com desconto, pois nao tenho condicoes d pagar.. O meu medico disse q essa a unica saida pra mim.. Me ajudem!!! :'(

    ResponderExcluir
  13. eu fiz uma histerossalpingografia e acho q estava muito tensa e nao conseguir chegar ate o fim do exame eo resultado foi cavidade uterina de formato anatomico;contornos regulares sem falhas de enchimentos em seu interior.nao se observa enchimento das trompas uterinas me diga oq significa por favor
    elas estao entupidas ;;;;

    ResponderExcluir
  14. Por gentileza responder em meu e-mail.
    Nathy.cavalcante.nc@gmail.com
    No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olà, Meu nome è Natàlia, meu sonho è ser mãe, no dia 08/02 fiz uma transvarginal e constou um saco gestacional de 1 semana, dez dias depois fiz um beta Hcg, deu inferior a 25.00 e sugestivo de gravidez superior a 50.00, um mes depois fui na minha medica, ela disse que eu nao estava gravida, mas viu que o exame foi feito no dia 18/02 e atè o dia 18/03 nao havia menstruado, ela me pediu para fazer outro exame, e descobri tambem que estou com uma ferida no utero e no dia 19/03 atè o dia 20/03 houve um sangramento excessivo, e agora nao sei se è da menstruaçao ou da suposta gravidez ou da ferida, contando que depois do dia 08/02 nao me previni mais e nem tomei anteconcepicional, e agora o que faço. Me ajudem por favor :'(

    ResponderExcluir
  16. oi meu nome e gabriela tenho 22 anos em 5 meses passei por 2 círugias a primeira perdi um ovário e uma trompa a segunda tive uma gravidez equitopica e nao tenho filhos pois ja perdi 5 e agora eu nao vou poder mas ter nenhu o medico me indicou a fazer fiv mas tenho medo de fazer pois se ja perdi 5 e nao tenho nenhum acho q e permição de deus e por isso tenho medo de tentar nova mente e perde pesso q vcs me ajude

    ResponderExcluir
  17. Tenho 29 anos e há 10 ou mais anos n engravido apesar de n usar nenhum metodo contraceptivo, cm 16 anos fiz 2 curetagens. Agora pretendo engravidar e xt mto ansiosa, fiz alguns exames preliminares no Brasil e a minha gineco disse xtar td bem Utero, ovarios...mas q tinhamos de fazer um exame. Será q é a hist..???

    ResponderExcluir
  18. Tenho 35 anos e fiz uma histero em 10/04/2014 resultado o resultado foi: trompa esquerda opacificada em toda sua extensão, permeável, observando-se posição inalterada do seu pavilhão junto a região parametrial com retensão de contraste periampolar sugerindo processo aderencial a este nível. O presente estudo sugere fator tubário no pavilhão tubário esquerdo. Alguém pode me dizer o que significa?

    ResponderExcluir

Auto medicação jamais !

Jamais se auto medique. Consulte seu médico antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo sendo um fitoterápico ou erva natural.

Sua saúde é muito importante!

dúvidas e coments

dúvidas e coments

Deixe aqui seus Comentários Dúvidas e Sugestões

Nome

E-mail *

Mensagem *

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

.