domingo, agosto 21, 2011

Obstrução das trompas: É possível engravidar ?

Quando tomamos a decisão de engravidar, normalmente procuramos um ginecologista afim de iniciar uma investigação para concluir se estamos ou não aptas a alcançar a maternidade. Exames hormonais e ultrassonografias são  o ponta pé inicial dessa maratona. No entanto as para detectar obstrução das trompas, um exame mais específico deve ser solicitado.

Tentando engravidar com trompas obstruídas


Tudo certo,  iniciam-se os treinos. Meses se passam e nada acontece, a ansiedade começa a crescer cada vez mais, e  surgem as amigas e familiares dizendo que a culpa é sua que não se mantem calma e confiante. Você então numa luta contra si, sai em busca de alternativas para controlar a aflição e desespero. Florais , homeopáticos, Ioga , terapia. Você recorre a tudo que lhe é indicado  e o resultado não aparece. Um  ano é decorrido, e como dizem os médicos só então é a hora de começar uma investigação mais profunda. 

Exame para diagnosticar trompas obstruídas


Todos os exames iniciais são refeitos e na sequência é pedido o exame de maior temor das treinantes a HISTEROSALPINGOGRAFIA (  Exame de RX onde injetam através do útero líquido contraste, de modo a preencher o interior do útero e as trompas. Serve para avaliar se as trompas estão ou não obstruídas, além de examinar a cavidade uterina, verificando a presença de pólipos ou miomas que também podem pressionar as trompas), esse palavrão assusta até a mais corajosa e confiante das futuras mamães. Ao  pegar o resultado do exame , eis que surge a verdadeira vilã da sua história, A ou As trompas. 

Obstrução Unilateral e Obstrução Bilateral


desobstrução das trompas
Trompas saudáveis


O resultado pode entre outras coisas apresentar a obstrução unilateral ou bilateral das trompas.



Obstrução Unilateral - uma das trompas Obstrução Bilateral - de ambas as trompas


Quando a obstrução é unilateral , nem sempre existe a necessidade iminente de cirurgia, pois com uma única trompa você pode engravidar de forma natural , talvez isso leve um pouco mais tempo do que gostaria , mas a gravidez fatalmente surgirá.

Quando a obstrução é bilateral a coisa se complica um pouco mais. As duas trompas estão impossibilitadas de conduzir o óvulo até o útero e também não tem condições de permitir que os espermatozoides entrem para fecundar o óvulo. 

O que esperar quando existe obstrução das trompas


Com esse tipo de obstrução é impossível que você consiga uma gravidez de forma natural sem qualquer tipo de intervenção médica. Nesse caso você tem duas alternativas, uma cirurgia afim de tentar a desobstrução e restabelecimento de uma ou de ambas as trompas,  ou a FIV( Fertilização In Vitro).
Muitas mulheres não podendo suportar uma grande espera,ou mesmo por não terem essa indicação cirurgica, recorrem a FIV que proporciona 60% de chances de  alcançar a maternidade já numa primeira tentativa.

Cirurgia para desobstrução das trompas 


A cirurgia nem sempre consegue resolver o problema e não é indica em todos os casos. Casos extremamente complexos em que as trompas estão demasiadamente rígidas, com comprimento aumentado, ou quando os cílios não mais funcionam, ou ainda  se houver  lesões graves causadas pelo acúmulo de líquido seroso (consequência de infecções), podem levar a retirada de uma ou de ambas as trompas. 
As chances de gravidez, no caso da cirurgia de desobstrução ser indicada, varia de 25% a 50% . As chances vão variar de acordo com a localidade comprometida da trompa.

A cirurgia pode ser uma laparoscopia ( executada através de pequenos orifícios criados no abdômen) ou laparotomia ( cirurgia de abdômen aberto, corte similar ao da cesárea). A forma de cirurgia será avaliada de acordo com a necessidade pelo profissional capacitado. O retorno aos treinos vai depender de sua recuperação,e do tipo de cirurgia que foi executada por isso pode variar de paciente para paciente.

Causas de obstrução das trompas


Em alguns casos não é encontrada uma explicação coerente para a obstrução das trompas, mas é sabido que algumas condições e complicações  podem levar a esse problema , citaremos alguns deles a seguir.

DIU- ( dispositivo intra uterino) Poucas pessoas sabem disso, mas o DIU pode causar algumas infecções na mulher que levam a obstruções tubárias ou mesmo gravidez ectópcia(desenvolvimento do embrião ainda nas trompas) que por sua vez pode levar a ruptura total da trompa causando a perda da mesma ou até mesmo a morte materna.

Tuberculose- Pode causar um tipo de inflamação e cicatrizar as paredes das trompas, aderindo uma na outra.

Cirurgias ginecologistas - São elas:dilatação, curetagem, cesárea ou ainda cirurgia nos ovários, que por consequência podem causar aderências  obstruindo total ou parcialmente as trompas.
Aderências acontecem quando um tecido de qualquer órgão junta-se com outro tecido do mesmo ou de  outro órgão .
As aderências em torno das trompas de Falópio também podem dificultar ou impossibilitar a chegada do esperma ao óvulo

Fibromas ou Miomas - Uma ou ambas as trompas de Falópio podem ser comprimidas ou bloqueadas, impossibilitando a chegada dos espermatozoides ao óvulo

Endometriose- Doença comum na mulher, em que a camada que reveste o útero (endométrio) descama e pode se implantar em outras áreas (saco de Douglas, ovários, tubas uterinas, bexiga, ureter, reto e vagina) causando reações inflamatórias ou aderências. É responsável por 20 a 30% de casos de infertilidade duradoura, geralmente em mulheres com mais de 25 anos de idade. 

Apêndice supurada  pode ocorrer infecção dos ovários e das tubas uterinas e consequentemente a obstrução das mesmas.

Doença de Chron - É uma inflamação crônica da parede do intestino que pode causar uma salpingite ( inflamação das trompas).


Cistos endometriaisSe ocorrerem nas trompas de Falópio, os cistos podem obstruir a passagem do óvulo. 

DIP - A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos, causados por ação bacteriana, com maior frequência entre as mulheres jovens que mantem constantes relações sexuais. Raramente ocorre após a menopausa. Mais comumente causadas pela clamídia e gonorréia. Pode causar salpingite e levar a infertilidade feminina.

Gravidez Ectópica - Gravidez que se desenvolve nas trompas. Pode causar obstrução ou perda da trompa. Em casos em que a trompa sofre ruptura a mãe corre risco de morte. Vale salientar que a gravidez ectópica pode ser uma das consequências do uso de indutores de ovulação.

Sintomas de obstrução das trompas


A obstrução das trompas não apresenta qualquer sintoma além do fato da mulher não conseguir engravidar.
Dores ou complicações nas trompas podem ser sentidas pela mulher durante algum quadro infeccioso ou inflamatório , como é o caso da salpingite e da gravidez ectópica. No mais, com o fato já consumado , ou seja, com a trompa já obstruída, infelizmente não há sintomas que indiquem o problema.

Nada está perdido


É importante ter em mente que nada está perdido ao se receber um diagnóstico de obstrução tubária. A medicina nos oferece algumas possibilidades para se alcançar uma gestação de sucesso. Alguns estados oferecem a FIV gratuita em muitos estabelecimentos , sobre tudo nos Hospitais das Clínicas. Alguns laboratórios oferecem a FIV de forma gratuita para doadoras de  óvulos. Numa próxima oportunidade estarei postando locais de baixo custo e de FIV gratuita.



Pé no chão e esperança sempre no coração !

Tatiana da Costa 




96 comentários:

  1. olá meninas descobrie no exame de histerossalpingografia que tenho uma tuba uterina esquerda obliterada,apresentando dilataçao da sua porção ampular. estou muito aflita!!! não posso mais engravidar será??? tenho 28 anos e meu sonho é ser mãe. tou muito triste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem uma trompa obstruída, mas apenas uma. Talvez seja necessário um procedimento para tentar desobstrução, mas de qualquer forma , vc tem uma trompa em condições adequadas para concepção.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. = EU NAO SEI O QUE FAÇO, EU TENHO CISTO NAS TROMPAS MAS EU NAO SEI SE POSSO OU NAO ENGRAVIDAR. EU TO NA DUVIDA POR QUE O MEU NAMORADO TODA VEZ QUE TEMOS RELAÇAO E PENETRA DENTRO E ATE AGORA EU NAO PEGUEI FILHO. EU NAO SEI POR QUE, A MINHA MEDICA FALOU QUE EU TENHO CISTO NAS TROMPAS MAS EU NAO SEI SE E OBLITERADA OU UNILATERAL? ALGUEM ME AJUDA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez histerossalpingografia ??
      Se nao fez , sua médica não tem como saber se existe ou obstrução.
      Se houvesse obstrução bilateral, ela no mínimo teria que te orientar de alguma forma .
      Em alguns casos cirurgia não é aplicavel, já em outros surte um bom efeito.
      FAltou dialogo com seu médico para esclarecer qual sua real condição.

      Boa sorte !

      Excluir
  3. oi meu nome è gabriella tenho 20 anos ,fui diagnosticada com salpingite inflamacao nas duas trompas estava em tratamento ate que fiquei gravida estou com 2 meses,mais minha preocupacao è;se posso ter uma gravidez normal sem dores causa pela infeccao se posso ter parto normal sem nenhuma complicacao ate agora nao fiz nenhuma ultrassom tenho medo de senti dor.por favor mim ajudem eu agradeço muito.

    ResponderExcluir
  4. Oi GAbi,
    É bom que vc faça um ultrassom pra ver se está tudo direitinho. Cada caso é um , e não da pra te garantir que não vai sentir qualquer dor. Tente relaxar e tenha sempre pensamento positivo. Quanto ao parto pode ser normal sem problema algum . Abraço !

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante essas explicações, como faço pra compartilhar no facebook de uma amiga.?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho 29 anos e a quase um ano de tentativas sem sucesso, fiz a histerossalpingografia que não foi o bicho que falam. Tomei 50gts de buscopan 1h antes do exame e foi tudo tranquilo, só doeu um pouco mais, na hora que o contraste é injetado, pois o útero contrai, mas nada insuportável, é como uma cólica mais forte. Com isso fui diagnosticada com uma trompa obstruída e terei que fazer a videolaparoscopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é igual pra todo mundo mesmo amiga , e quanto mais tensa , maior a dor. Algumas mulheres sentem tanta dor que mal conseguem chegar ao fim do exame. Cada corpo é um e reage de uma forma. que bom que pra vc foi mais fácil do que é pra maioria. Boa sorte na video, e que seu positivo chegue logo. Abçs

      Excluir
    2. de mulher para mulher muda a dores! pois passei tantas dores... que minha pressão caiu que fiu qse a zero! Não recomendo a ninguem fazer este exame sem anestesia.

      Excluir
    3. Fiz a histerossalpingografia e quase morri de tanta dor, quase nao deixei acabr o exame, fui diagnosticada com as duas trompa obstruída e terei que fazer a videolaparoscopia.
      alguem já fez e sabe como e o pós operatório?
      nao existe nada natural para tomar e desobstruir nao?

      Excluir
  8. Ola meninas estou no japão fiz a histerossalpingografia 2 x o procedimento foi igual nas 2 um pouquinho de cólica desconforto mas nada que seja insuportável. nas 2 deu que tenho obstrução bilateral das trompas, mas uma esta boa estou pensando em fazer a micro-cirurgia aqui gostaria de saber se alguem ja fez e o custo ai no brasil de quanto seria...desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  9. õi fiz o exame histerossalpingografia e nao levei ainda para o medico e o exame fala assimtuba uterina direita nao contrastada podendo corresponder a obstruçao ou espasmo tubario alguem pode me ajuda por favor o que e´isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma de suas trompas pode estar obstruída ou na hora do exame , contraiu e não permitiu que o liquido penetrasse em seu interior
      boa sorte !

      Excluir
  10. Boa noite, meninas!
    Eu também fiz a HISTEROSSAPINGOGRAFIA e minhas trompas não estão obstruídas mas infelizmente deu que as duas estão com aderência...e minha Gineco falou que tenho que fazer uma laparoscopia pra engravidar...fiquei muito triste, nunca pensei que precisaria de cirurgia para engravidar...tenho 36 anos e não tenho filhos...estou tentando engravidar há 7 meses... :( Eu pesquisei em alguns sites e vi relatos de meninas que também tinham aderência nas trompas e mesmo assim conseguiram engravidar, sem cirurgia. Será que é possível??? Minha médica falou que só um milagre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível , mas vc corre o risco de ter uma gravidez ectópica e perder a trompa, o melhor sem dúvida é a cirurgia.
      Sei que não é facil amiga , mas vc ainda tem a chance de engravidar após a cirurgia, muitas não tem essa sorte.
      Abçs

      Excluir
  11. Fiz o exame de histerossalpingografia e o resultado deu Tuba uterina direita não visualizada e tuba uterina esquerda pérvea e fixa. cote positivo à esquerda. Gostaria de saber o que isso significa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente vc tem uma trompa obstruída, mas só o médico poderá fazer uma avaliação mais segura.
      Boa sorte !

      Excluir
  12. Ola.. Moro no parana e por acaso alguem sabe onde fazem FIV gratis ou com desconto, pois nao tenho condicoes d pagar.. O meu medico disse q essa a unica saida pra mim.. Me ajudem!!! :'(

    ResponderExcluir
  13. eu fiz uma histerossalpingografia e acho q estava muito tensa e nao conseguir chegar ate o fim do exame eo resultado foi cavidade uterina de formato anatomico;contornos regulares sem falhas de enchimentos em seu interior.nao se observa enchimento das trompas uterinas me diga oq significa por favor
    elas estao entupidas ;;;;

    ResponderExcluir
  14. Por gentileza responder em meu e-mail.
    Nathy.cavalcante.nc@gmail.com
    No aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olà, Meu nome è Natàlia, meu sonho è ser mãe, no dia 08/02 fiz uma transvarginal e constou um saco gestacional de 1 semana, dez dias depois fiz um beta Hcg, deu inferior a 25.00 e sugestivo de gravidez superior a 50.00, um mes depois fui na minha medica, ela disse que eu nao estava gravida, mas viu que o exame foi feito no dia 18/02 e atè o dia 18/03 nao havia menstruado, ela me pediu para fazer outro exame, e descobri tambem que estou com uma ferida no utero e no dia 19/03 atè o dia 20/03 houve um sangramento excessivo, e agora nao sei se è da menstruaçao ou da suposta gravidez ou da ferida, contando que depois do dia 08/02 nao me previni mais e nem tomei anteconcepicional, e agora o que faço. Me ajudem por favor :'(

    ResponderExcluir
  16. oi meu nome e gabriela tenho 22 anos em 5 meses passei por 2 círugias a primeira perdi um ovário e uma trompa a segunda tive uma gravidez equitopica e nao tenho filhos pois ja perdi 5 e agora eu nao vou poder mas ter nenhu o medico me indicou a fazer fiv mas tenho medo de fazer pois se ja perdi 5 e nao tenho nenhum acho q e permição de deus e por isso tenho medo de tentar nova mente e perde pesso q vcs me ajude

    ResponderExcluir
  17. Tenho 29 anos e há 10 ou mais anos n engravido apesar de n usar nenhum metodo contraceptivo, cm 16 anos fiz 2 curetagens. Agora pretendo engravidar e xt mto ansiosa, fiz alguns exames preliminares no Brasil e a minha gineco disse xtar td bem Utero, ovarios...mas q tinhamos de fazer um exame. Será q é a hist..???

    ResponderExcluir
  18. Tenho 35 anos e fiz uma histero em 10/04/2014 resultado o resultado foi: trompa esquerda opacificada em toda sua extensão, permeável, observando-se posição inalterada do seu pavilhão junto a região parametrial com retensão de contraste periampolar sugerindo processo aderencial a este nível. O presente estudo sugere fator tubário no pavilhão tubário esquerdo. Alguém pode me dizer o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu médico vai poder te esclarecer melhor, mas a princípio existe obstrução na trompa esquerda.

      Excluir
  19. TENHO 38 ANOS HÁ 03 ANOS TENTANDO E AINDA NÃO CONSEGUIR ENGRAVIDAR , NO MÊS 10/13 FIZ UMA HISTEROSSALPINGRAFIA DEU HIDROSSALPINGE NAS DUAS TROMPAS , TOMEI ATIBIÓTICO Q O MEU MÉDICO RECEITOU , MAS NÂO CONSIGO ENGRAVIDAR, SERÁ SE EU FAZER A VIDEO DÁ PRA SARAR ESSA INFECÇÃO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já foi medicada é possível que a infecção não existe mais ... e nem sempre, mesmo sem qualquer problema, a mulher consegue engravidar rápido.
      Converse com seu médico sobre suas opções. ele é a pessoa mais indicada a te mostrar o melhor caminho.
      Boa sorte !

      Excluir
  20. Fiz o ensame beta e deo negativi.
    Maa teve obs: de susgetivo de gravidez com 30,0 mui/ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a referencia do laboratório ...indica que eles consideram positivo valores superiores a 30mui/ml de hcg encontrado no sangue.

      Excluir
  21. Fiz o ensame beta hcg resultdo:negativo
    Metodo:quimioluminescencia
    Com 30,0mui/ml susgetivo de gravidez
    Gostaria de saber o que eh

    ResponderExcluir
  22. Ola!! Tive uma gravidez ectopica em 2005, estava com quase 2 meses quando descobri, fui no hospital e o medico me deu um remedio que era pra fazer abortar, mas nao iria sair sangue e tal, e' uma medicina que e' dada pra quem tem leucemia, na realidade na epoca eu era a 1 pessoa a fazer, pois era um experimento, o feto iria desaparecer no organismo mesmo...enfim!!! O medico me disse que minha trompa tava torta e que esse medicamento ajudaria tambem a desobstrui-la...Gostaria de saber que vc sabe me dizer algo? Depois disso fui ao medico e ele me disse que meu utero ta tudo normal, so que eu nao sei mesmo se ta tudo bem com minhas trompas, pois nao tomo contracepitvos e nao fico gravida, sera que isso tem haver?....obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A informação dessa medicação pra mim é nova amiga , vou procurar em informar sobre , porém a única forma de saber como estão as trompas é fazendo uma histerossalpingografia, o ultrassom por si só não é capaz de dizer a real condição delas.

      boa sorte !

      Excluir
    3. O nome desse medicamentos seria metotrexate?. Ele é usado para gravidez ectopica.e usado para gestantes de 2 meses pra baixo.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá Tatiana, tudo bom? Espero que sim. Bom, vamos lá.. Há seis meses tive uma gravídez ectópica [trompa esquerda] que foi necessario retira-lá. Indo ao assunto principal do meu caso: Finalzinho do mês passado [29/04/14] fiz uma trans e ali receber uma noticia.. a noticia de que estava tudo em perfeito estado por dentro de mim, ovulando perfeitamente e com apenas 1 trompa, útero limpinho, endometrio bom, tudo ok mesmo! Medico disse que já até posso voltar firme aos treinos para receber meu filhotinho dentro de mim rs. Mais Tati, sinto um medo por dentro de que me aconteça novamente a tal da gravidez ectópica. Sei que devo manter a vibração boa, confiança em mim mesma e a minha fé mais existe medo em volta, é dificil. O que devo fazer? Voltar aos treinos confiante mesmo? Alembrando que estou ovulando pois sinto os sintomas e o muco branco aguado e outra; tomei Saúde da mulher. Devo fazer o que? Espero a sua resposta! Beijos Sheila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga , vc sabe o que deve o que quer fazer ....o medo faz parte da jornada, mas jamais devemos deixar que ele os domine...vc tem duas opções, tentar e alcançar o sucesso, ou ficar como está e nunca saber se teria dado certo.
      Aí vc me diz, mas e se eu tentar e der errado de novo ?
      Bem , existe uma possibilidade, pequena mas existe, mas me diga o que vc tem a perder ?
      A outra trompa Tati !
      Mas de que adianta uma trompa boa se vc tem medo de usa-la ...ela vai ficar lá como se não existisse?
      Tentar é preciso, sempre !
      Toda sorte do mundo pra ti !

      Excluir
    2. Eu te agradeço muitooooooo. Precisava ouvir tudo isso!! Eu entreguei nas mãos de Deus e que seja feito a vontade dele. Estou aguardando o meu milagrinho e ficarei louca se eu não conseguir. Doi demais a tal da espera, parece que nunca vou conseguir mais tevo esperar né rsrs.Tati, eu vou tentar sim, vou ser forte, encarrar a realidade, aproveitar a vida, construir a minha Familia.. não vou esperar nem mais 1 minutinho para poder ser mãe, temos tãooo pouquinho tempo né?! Obrigada Tati e que Deus te abençoe. Beijos

      Excluir
  25. Ola minha mãe foi diagnósticada com cisto nas trompas e ha muitos anos nao menstroa e ela tem 47 anos, e ja esta grande, quero saber qual risco? Se tem que fazer cirurgia? Se tem tratamento? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande quanto , essa é a questão !
      o médico precisa avaliar o risco Isa, ver se existe a possibilidade desse cisto romper a trompa... nesse caso ela sentiria muita dor e uma cirurgia para retirada da trompa seria iminente ...nada de risco de vida, mas dependendo do tamanho do cisto, talvez fosse melhor retirar antes que ele rompa a trompa.
      boa sorte !

      Excluir
  26. Boa tarde!
    Eu fiz a histereossalpingografia, e deu aderência mas trompas.
    A média encaminhou para a video e tbm passou antibiótico injeção
    Estou com medo de fazer. Será que é mesmo caso de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe outra forma eficiente de desobstruir as trompas ...se as duas encontram -se obstruídas, sua única chance é mesmo a cirurgia.
      Boa sorte

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ola meu nome é Natyane tenho 23 anos e a pouco tempo descobri que tenho um cisto na trompa esquerda. Minha médica disse que nao sai com medicação e que nao devo fazer cirurgia para nao comprometer o útero. Fiquei muito assustada e gostaria de saber qual a porcentagem que eu tenho de engravidar nunca tomei nenhun tipo de contraceptivo e so me previno com camisinha. E realmente é verdade que nao se pode fazer cirurgia?

    ResponderExcluir
  29. ola meninas tbm tenho que fazer esse exame das trompas
    alquem saber me dizer onde faz no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde! Tive uma gravidez ectópica em março deste ano, passei pelo processo cirúrgico (semelhante a uma cesárea) conseqüentemente perdi a trompa esquerda, o bebê e por pouco a vida, mas Deus me poupou... A médica recomendou que ficasse pelo menos 7 meses sem pensar em gravidez. O médico que me atendeu de imediato e avaliou os exames feitos disse que não havia uma explicação "plausível" para o meu caso, até porque não encaixo em nenhuma das possibilidades de uma gravidez ectópica (remédios contraceptivos, vários parceiros, fumante...), e “dentro de mim” estava tudo perfeito (útero, ovário...). Conclusão: outro médico, neste mesmo hospital, falou que poderia pensar em gravidez após 4 meses. Por vontade de ser mãe, iria pelo menor tempo. Mas, será que seria o melhor? Devo consultar outro especialista? Fico agradecida em quem puder me responder com veracidade e cautela. Pois perder filho, independente do tempo de gestação, é muito difícil.

    ResponderExcluir
  31. Olá,Anônimo meu nome é Cida ,tenho 32 anos após 12 anos de relacionamento e quase 9 de casada resolvemos ter nosso primeiro bebe,parecia o planejamento perfeito .....Agora estava na minha casa,terminando a faculdade de Pedagogia o que me garantia após a licença maternidade não voltar mais para o meu atual emprego o de vendedora, pois gostaria de ter mais tempo para cuidar do meu bebe,tentei programar até a data mais o menos do nascimento.....Bom enfim...fiz todos os exames,em abril desse ano resolvemos começar a tentar a minha menstruação veio no dia certo porém apenas uma sujeirinha preta que durou a metade do dia,fiquei desconfiada pois os meus dois primeiros dias de fluxo eram muito intenso isso aconteceu no dia 24/05/desse ano esperei ate o dia 02/06 e nem sinal das continuação do ciclo ai fiz o teste de farmácia que deu positivo.Na segunda feira marquei o beta e na quinta peguei o resultado que confirmava a tão esperada gravidez, mas desde de terça existia um sangramento bem pouco,sangramento esse que se intensificou da quinta para sexta , foi quando parei no hospital, mesmo sem sentir dor alguma fui submetida ao exame transvaginal que também detectou uma gravidez ectópica além do bebe esta sendo gerado nas trompas, ainda tinha uma bolsa de sangue, alojada na minha barriga, o que fez com que a cirurgia fosse feita as pressas pois corria risco de que se rompesse a qualquer momento,então amada sei bem como você se sente.A médica que me operou disse que tenho que esperar pelo menos 1 ano para engravidar de novo,por conta da cirurgia e me avisou que preciso fazer um exame chamado HISTEROSSALPINGRAFIA para saber se não tenho nenhuma inflação ou infecção da trompa que me restou ,então querida resolvi buscar forças em DEUS e parei de perguntar pro SENHOR porque se fiz tudo direitinho......e sei que ele vai me mostrar o pra que .....Acho sim porque 4 ou 7 meses é pouco pra quem acabou de passar por um procedimento cirúrgico semelhante a uma cesariana...............Fica na paz do SENHOR E NO MOMENTO CERTO ELEVAI TE ABENÇOAR COM A SUA PROMESSA...BJUS.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras.Fiz uma ultra-sonografia ontem e me deparei com uma notícia muito triste! Estou com mioma, um nódulo medindo 1,3 cm. Somente Deus para nos dar forças para tantas tribulações que tenho passado. Deus te abençoe também!

      Excluir



    2. Anônimo.
      Boa noite sei o quanto é difícil passar por tudo isso, mas sei que o Senhor está sempre ao seu lado cuidando de você assim como ele cuidou de nós nesse momento tão difícil então agora é tempo de você se cuidar e resto ele fara.................É preciso confiar A ESPERA não pode MATAR a ESPERANÇA....ele só permite passarmos por aquilo que possamos suportar então se cuida viu vou passar por ak sempre para conversamos...............kkkk me diz o seu nome vou estar orando por você e me diz se você vai precisar passar por cirurgia beijos e força..............fica na paz

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Fiz uma histerossalpingografis e o resultado deu q o ùtero é de capacidade e morfologia normais,só q a trompa direita está obstruída e a esquerda é permeavel e visualizada em toda á extensão. Será q tenho chances de engravidar sem cirugia?

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho 35 anos e já sou mãe de 3 meninas, em março de 2013 fiz o exame de histerossalpingografia e o resultado foi esse: Canal cervical permeável. Cavidade uterina em AVF, de contorno regular, dimensões normais, sem sinais de alterações do contorno interno. Trompas opacificada apenas até a porção ampolar,onde se observa aumento de calibre bilateralmente. Prova de cotte negativa bilateralmente. Por problemas com o plano de saúde não fui ao GO para saber o resultado, até mesmo porque eu entendi que estava obstruídas, bom em março de 2014 fui fazer um curso de um mês e esse curso exigia muito fisicamente com artes marcial e etc...Nessa época eu andava muito enjoada, quase nem comia, eu achei q era por causa do calor, tive até queda de pressão, no início do curso eu comecei a tomar anticoncepcional para não ficar menstruada pois eu passava o dia todo no curso,comecei a sentir umas cólicas e a menstruação começou a dar sinal um sangue escuro dai´parei de tomar o remédio pra ela descer de vez, no outro dia comecei a sentir uma dor nos quadris ela começou a aumentar, confesso que chorei de tanta dor, doía e tmb tinha uma pressão como algo que queria sair de dentro de mim, corri pro banheiro e quando tirei o absorvente interno saiu algo de dentro de mim, era uma espécie de carne esbranquiçada, parecia uma bexiga e havia algo com uma cor mais escura como sangue pisado dentro, cabia na palma da minha mão, fiquei tão assustada, fiquei menstruada por mais uns dias e todos os sintomas q eu tinha como enjoos desapareceram. É possível que eu possa ter tido um aborto? Será que o exame que fiz desobstruiu as minhas trompas? Quando eu fiz o exame senti muita dor, eles me disseram q colocaram muito contraste em mim para tentar ver a trompa até o final e me perguntavam se eu já tinha filhos... Alguém já passou por isso? Fiz uma ultra e fui ao GO semana passada e ela me disse que havia uma alteração no tamanho do meu útero e ela disse que era provável q eu tenha tido um aborto, daí ela me passou outra ultra para eu bater no fim desse mês, se meu útero tiver diminuído realmente eu tive um aborto dai faremos a histerossalpingografia de novo. O que vcs acham? Estou tão ansiosa, nervosa e com medo, me respondam por favor!!

    ResponderExcluir
  35. fiz uma histerosalpingofrafia dia 30/08/14 a medica mim disse que parece q as duas trompas estão perdidas..o que quer dizer??

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. O que deu no seu exame? O diagnostico? Não perca fé, nada é impossível!!

      Excluir
  37. SÓ SABE O QUE SENTI UMA MULHER QUANDO O MEDICO DIZ QUE NÃO PODERÁ TER MAIS FILHOS, É QUEM PASSA POR ESSA EXPERIÊNCIA,É HORRIVEL!! VC FICA TODO O TEMPO LEMBRANDO DAS PALAVRAS>>DEUS NOS CONFORTI

    ResponderExcluir
  38. Eu me chamo Aline tive duas uma gravidez abdominal e a outra tubaria ,na minha histo deu obstruçao na trompa mais o nosso DEUS me prometeu e eu creio q vo,pois ele pode tudo ele fez o ceu a terra e o mar mais ele fara pois ele é poderoso,amei esse blog que DEUS te abençoe mais e mais,pois só quem passa por isso sabe o quando é dificil controla esse desejo de ser mãe mais DEUS é o mesmo de antes ele noa mudo pois ele fez o milagre na vida de Ana e de Sara q eram mulheres esterias e foi mae de filhos assim ele fara em nossas vidas pois ele conhece cada uma de nos,na proxima postagem eu vou conta o meu milagre q DEUS vai fazer em minha vida eu creio pois ele pode tudo ele é o DEUS do impossivel.Bjss DEUS nos abenço.

    ResponderExcluir
  39. Sou Aline da Bahia,eu creio q DEUS vai mer da o meu filho pois ele sabe de tudo ele é o medico dos medicos ele sabe ate dessobristruir as trompas eu creio q o milagre na minha vida ele vai fazer pq ele pode,e quando ele q nimguem pode impedir pq ele é DEUS,o DEUS do IMPOSSIVEL peço ajunda em oração pq DEUS fala onde estive dois ou tres em meu nome eu estarei e o que esta ligado da terra esta ligado no ceu.Obrigada Bjsss JESUS TE AMA.

    ResponderExcluir
  40. Olá! Sou de Angola, tenho 30 anos, descobri que tenho a trompa direita obstruída parcialmente e a esquerda completamente estragada, perdida diz o médico. Já fui a países como África do Sul, Portugal e Namíbia para ouvir outros diagnósticos, nenhum deles me deu esperança. em Junho/Julho deste ano fui ao brasil refiz todos os exames e surgiu uma luz no fim do túnel. Encontrei uma clinica personalizada neste tipo de problemas e tenho minha cirurgia marcada para novembro deste ano. Nesta cirurgia vão retirar a trompa esquerda e tentar salvar a trompa direita. Rezo á Deus para que consigam salvar a trompa direita e que eu possa ter os meus bebés em breve. Sou fã de gémeos e não penso noutra coisa senão tê-los de forma normal. Muita força para todas Nós! Rainazara

    ResponderExcluir
  41. ola sou da bahia e fiz um hister e recebir a noticia que minha trompa esquerda esta obstruida e a direita esta normal,posso engravidar/?a ??a medica me falou na dura que engravido so com fertilidade,sera verdade?? chorei tanto....

    ResponderExcluir
  42. Fiz histero e consta assim no exame, Opacificação da trompa que se apresenta alongada e dilatada, projetando se em planos pélvicos superiores sem haver extravasamento do contraste na cavidade pélvica.

    ResponderExcluir
  43. Olá meu nome é Patrícia tenhu 37 anos tenhu a filha de 15 anos á 6 anos nn tomo pírula e agora estou quereno mais um bb mas tive cisto no ovario esquerdo mas fiz tratamento e agora está tudo ok passei por vários exames e todos nn deram nada ai meu G.O pediu pra fazer o Histero fiz mad o lado esquerdo deu obstruçao e o restante deram normais e ao injeta o contradte senti um queimor será q pode ter desobstruido pq foi tao rapido o procedimento ?Fiz dia 15/09 e irei leva pro G.O dia 03/10 estou anciosa pra saber se tenhu chances de ter um bb *-*

    ResponderExcluir
  44. Oi fiz meu exame hoje e senti o contraste nas duas trompas isso é normal ainda não peguei o exame,mas o medico que fez disse que isso era bom pois o liquido passou

    ResponderExcluir
  45. Olá, me chamo Mayara estou a 7 anos tentando engravidar depois de uma gravidez tubaria que eu tive,perdi a trompa do lado direito, procurei um genicolugista obstetra e contei meu caso pra ele, ele mandou eu fazer uma histerosalpingografia, fiz e recebi a noticia de que estou com salpingite na unica trompa que tenho do lado esquerdo, estou fazendo um tratamento com antibioticos, mais estou muito aflita, muito triste com medo de não conseguir mais engravidar.Será que eu ainda posso engravidar?me ajudem, preciso que alguem me de uma esperança.bjss

    ResponderExcluir
  46. Olá me chamo Patricia fiz uma HSG DIA 24/09 e apareceu sianis de aderências tubarias e dilatação discreta infundibular á esquerda, será que terei que operar denovo para conseguir engravidar passei por uma cirurgia? para retirada do intestino comprometido a 4 meses, é os médicos disseram que tiraram a pelve congelada, to procurando resposta meu retorno e só dia 8/10. Obrigada.

    ResponderExcluir
  47. Olá Taty, venho lendo seu blog há meses. Ele tem me ajudado muito desde que descobri diversos problemas de fertilidade. Você é um verdadeiro anjo. Olha só não sei se você conhece uma técnica chamada hidrotubação. Vou contar minha história que pode ser parecida com a de muitas meninas e quem sabe não ajudo algumas. Eu tenho 34 anos e comecei a tentar há 1 ano. 4 meses depois de iniciar os treinos descobri ter SOP. Antes de induzir minha ovulação, minha medica pediu uma histerossalpingografia para ter certeza de que estava tudo bem com minhas trompas e induzir sem risco. Veio então a 2ª bomba, uma trompa obstruida e a outra pévia porem fixa e pra piorar a situação o espermograma do meu marido deu um péssimo resultado. Fiquei triste mas continuei correndo atrás para resolver. Minha GO queria que eu fosse direto para a FIV (eu também queria), mas meu marido me pediu que tentássemos outros meios. Pesquisei muito e descobri uma tal hidrotubação, que a grande maioria dos médicos diz ser uma técnica ultrapassada. Porém depois de muito pesquisar e mesmo não acreditando muito num resultado positivo fui me consultar com o Dr. André Vaz aqui no RJ. Ele me deixou bastante animada com os números então me submeti ao tratamento. Para minha grande surpresa ontem repeti a histero e as 2 trompas estão pévias. Descobrimos também com o Dr. André que meu marido estava com infecção e está seria a causa da minha obstrução e da baixa motilidade dos peixinhos dele. Estamos tratando isso e tenho fé no meu positivo. Com essa historia queria mostrar um caminho para as meninas diferente da cirurgia e da FIV. Boa sorte a todas. Não desistam. Grande abraço para ti. SCarneiro

    ResponderExcluir
  48. boa tarde meninas ! alguém pode me ajudar fiz o histero...
    e o exame deu cavidade uteriana de boa capacidade,paredes lisas sem evidencias de falhas de repleção.
    trompas bem opacificadas de aspecto dilatado tortuoso e enovelado em seus segmentos médios e distais.
    houve peritonização do meio de contraste á direita e mais discreta á esquerda.......me ajudemmm

    ResponderExcluir
  49. fiz uma histerossalpingografiaresultado,radiografia panoramica de pelve sem alterações,colo do uterino de aspecto anatomico,cavidade uterina retrovertida de configuração e dimensões nornais,trompas opacificadas parcialmente, não ocorrendo peritonização sa substancia de contraste, neste caso qual tratamento fazer para realizar uma gestação sera que posso engravidar? agaurdo resposta

    ResponderExcluir
  50. BOM DIA!
    Fiz uma Histerossalpingografia
    Resultado:
    1-radiografia panorâmica da pelve não mostra alterações.
    2-utero em AVF, discretamente lateralizado para direita.
    3-colo uterino pérvio, de aspecto anatômico.
    4-cavidade uterina de forma e dimensões normais, sem falhas de repleção.
    5-trompa esquerda opacificada tardiamente,porém não peritonizando o meio de contraste.
    6-trompa direita elevada, sendo este achado inespecífico, pervia, de curso,calibre e relevo mucoso normais.
    7-cotte positivo à direita
    Impressão: Obstrução tubárea esquerda

    Gostaria de saber por favor o significado do item 2 e 5.
    Desde já agradeço atenção no meu caso.
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  51. Fiz minha histeropinolgrafia e deu q a minha trompa esquerda está elevada de calibre preservado permitindo a perironizacao do meio de contraste. .oq isso significa?

    ResponderExcluir
  52. Olá meu nome é silvilene fiz uma histeropinolgrafia deu q a minha trompa esquerda está elevada de calibre preservado permitindo a perironizacao do meio de contraste..oq isso significa?

    ResponderExcluir
  53. O GO disse que é impossível eu engravidar pq na histerossalpingografia q fiz constou q as duas trompas são entupidas. Ele disse q eu podia tentar a FIV mas não era certeza de dar certo. Vou procurar uma segunda opinião.

    ResponderExcluir
  54. oi meu nome e genival e ja estou casado a 18 anos. eu e minha esposa nunca evitamos e ela nunca engravidou,eu fiz espermograma e nao tenho nem um problema, mas ela fez um exame e constatou cisto nas trompas.e que eu faço?????????

    ResponderExcluir
  55. oinn, Eu ja tivi DIP tomei todos os medicamentos certos fiquei enternada tabem, a medica disse que depois dos medicamentos estaria curada, eu eh meu noivo fizemos oh tratamento posso engravida no futuro ?

    ResponderExcluir
  56. Olá, ando ficando meio desesperada, faz alguns anos que tento engravidar sem sucesso, tomei AC por muitos anos pois fui diagnosticada com SOP desde os 13 anos de idade, fiz uma histerossalpingografia que acusou obstrução da trompa esquerda (dois anos e meio atrás), fiz 6 ciclos com indux (3 comprimidos ao dia) e não engravidei. Tomei AC por 4 meses e nesse intervalo descobri que tenho um prolactinoma (minha prolactina estava em 137), comecei a tratar com parlodel 6 meses tomando 1 comprimido por dia, depois passei 1 mês tomando 1 comprimido e meio, e voltei aos ciclos com indux faz 5 ciclos. Fiz um exame e a prolactina baixou um pouco, mas ainda elevada = 48, aumentei mais a dose de parlodel. Nos exames não consta resistência à insulina, então o GO me informou que eu não tenho SOP somente cistos no ovário. Cheguei a fazer um US seriado para acompanhar a ovulação e acusou 3 folículos dominantes, mas não concluiu se realmente ovulei. Agora estou sentindo uma dor muito incômoda no baixo ventre, parece que vem do ovário esquerdo (justamente a trompa obstruída) é uma dor que parece de gases porém muito mais intensa, em alguns momentos sinto uma fisgada estou com muito medo, faz 3 dias que estou com a dor. Será que ainda conseguirei engravidar? Meu marido já está ficando louco com isso dizendo que eu estou paranóica e ele quer fazer uma vasectomia para acabar de vez com essa história (ele já tem dois filhos) eu tenho 36 anos.

    ResponderExcluir
  57. Oi bom dia fiz um exame de histerossalpingografia que dizia
    Grafia simplies realizada previamente sem alteração a injeção de contraste evidencia utero em ante-verso-flexão, latero- desviado para a esquerda, com cavidade de dimensão normais e contorno regulares .
    trompas filifones, permeáveis para a cavidade abdominal.
    moderada retenção do contraste nas região ampolares, com distribuição algo irregular do mesmo nas regiões peri- ampolares a prova de cotté.
    CONCLUSÃO: - TROMPAS PERMEÁVEIS
    - SINAIS SUGESTIVOS DE PERISSALPINGITE BILATERAL.
    por favor aguardo retorno

    ResponderExcluir
  58. Contar rapidamente minha história sou tentante a 1 ano e 2 meses, e ai foi passado a histerosalpingografia para mim
    Fiz a histerossalpingografia e quase morri de tanta dor, quase nao deixei acabar o exame, fui diagnosticada com as duas trompa obstruída e terei que fazer a videolaparoscopia.
    alguem já fez e sabe como e o pós operatório?
    Meu marido tera q fazer o espermograma para provar q nao tem nada

    nao existe nada natural para tomar e desobstruir nao?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia,sou mae de duas meninas do primeiro relacionamento fiz uma larquiaduraa 9 anos,hoje sou casada a 2 anos eu gostaria de ser măe outra vez o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
  60. Trompas permeaveis e sinais sugestivos de perissalpingite bilateral o que significa?

    ResponderExcluir
  61. Trompas permeaveis e sinais sugestivos de perissalpingite bilateral o que significa?

    ResponderExcluir
  62. Sindrome dos ovários policisticos,como se não bastasse agora descubro mais uma causa de ainda não ter engravidado,através do exame histerosalpingografia descobri que minha trompa direita esta obstruida,me ajudem ai por favor de alguma forma?

    ResponderExcluir
  63. Olá. Boa noite. Fiz uma histerossalpingografia em maio e apareceu aderencia nas trompas. Minha ginecologista me disse que não seria impossível engravidar, mas que isso dificultaria. Ela me passou um indutor de ovulação que devo tomar por 3 meses. Caso eu não engravide, ela pediu para eu procurar um especialista em reprodução. Mas eu já vi tantos comentários falando que é necessário fazer cirurgia, que agora fiquei confusa. Será que precisó fazer a cirurgia mesmo ou continuo tomando os remédios? ??

    ResponderExcluir
  64. Oi minha amiga tem um mioma na trompa direita, e o lado esquerdo esta fechado o que ela pode fazer

    ResponderExcluir
  65. Tive 2 gravidez ectopica e continuo menstruando.
    As trompas são retiradas?

    ResponderExcluir
  66. Tive 2 gravidez ectopica e continuo menstruando.
    As trompas são retiradas?

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde meu nome é cristiane a Deus anos fiz uma laqueadura mais não tenho certeza se as trompas foram removidas. E a 11 meses sentir alguns sintomas de gravidez au realizar uma transvaginal o médico um beta pois foi encontrado uma suposta mola idatiforme o beta deu negativo e logo depois tive uma emoragia gostaria de saber se realmente é possível engravida e qual a gravidade dessa mola.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, há dois meses foi me diagnosticado um possível quisto nos ovários, entretanto fui a outro médico e ele diagnosticou-me as trompas dilatadas, e tem líquido penso não sei se dilatadas quer dizer que tenham líquido, não percebo muito disto, será possível engravidar? O meu sonho é ser mãe. Tenho 25 anos e não tenho filhos. Conheço um caso que sem trompas engravidou mas só conseguiu ter aquele filho. Mas se for possível e se acontecer engravidar ( quase impossível, acho eu) será uma gravidez normal ?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite!
    FIV no meu estadoalguem sabe dizer se é pago? Teresina-PI

    ResponderExcluir
  71. Oi Boa noite
    Fiz minha histerossalpimografia e o resultado deu hidrossalplinge fiscal á esquerda alguém sabe me dizer se posso engravidar no método normal???

    ResponderExcluir