sexta-feira, março 25, 2011

Porque a ansiedade atrapalha a engravidar ?

Meses ou anos de tentativa e nada acontece. O médico afirma que tudo está ok com o casal, você controla a ovulação. Temperatura basal, testes de ovulação, muco cervical, tudo em ordem, coito no dia certo e ............ nada. No fim de tudo a visita mensal da Dona M aparece e a frustração é total. É então que aparecem as chatas, amigas, parentes, médicas e sabe-se lá mais quem afirmando que a vilã da tua história é você mesma. 

Revolta geral ....como assim eu mesma ? " A tua ansiedade está te atrapalhando!" é a frase que então surge, e ao invés de um -" Ah , agora eu entendi porque ainda não engravidei" , você se pergunta o que a porcaria da ansiedade tem a ver com tudo isso. Para acabar de vez com essa dúvida vai aqui um esclarecimento claro e lógico sobre como a ansiedade que te enlouquece , mexe com teus hormônios e estraga os teus planos.

A vontade desesperada de engravidar faz com que a grande maioria das mulheres mudem sua rotina, seu foco, seus pensamentos e  principalmente mude a sua maneira de sentir o mundo. Exagero? Não mesmo. 

Quem  está nessa luta sabe bem do que estou falando.  Impossível pensar em outra coisa. São barrigas imensas que de repente surgem do nada e de toda parte em sua direção, parece que o mundo todo resolveu engravidar só pra te afrontar e te provar que consegue antes de você. 

No trabalho ao invés de desempenhar o seu papel com eficiência da forma que fazia antes,  passa horas e horas na frente do computador atrás de DICAS PARA ENGRAVIDAR. Se o marido não esta afim ou esta doente bem no dia da ovulação, sai de baixo que a casa vai  cair para o pobre infeliz , afinal 365 dias no ano e ele resolve ficar doente bem nesse dia, escolhesse outro. A prima chata engravidou. Nossaaaa .... Deus está mesmo contra  você.

O que você não percebe é que, mudando sua rotina, trazendo as tentativas de engravidar para o palco principal da tua vida,  você deixa de ser prioridade e passa  a ser coadjuvante dentro de si mesma. Olha que doideira é isso. 

Você se esquece de você e só pensa em alguém que ainda nem existe. Tudo fica em segundo plano, inclusive a parte mais importante para te ajudar a alcançar seu objetivo , seu companheiro. Parece que de certa forma culpamos eles por não ter dado certo aquele mês.

O fato é que você deixou a ansiedade te dominar e ela aos poucos está minando as tuas chances, invadindo teu corpo de uma forma que você nem imagina. Essa tal ansiedade , descontrola os teus hormônios, não é a toa que muitas passam a ter ciclos irregulares depois que decidem engravidar. 

Muitas me dizem que o ciclo era hiper regular e quando liberaram os treinos para a gravidez, a coisa degringolou e o ciclo enlouqueceu. Pudera , hormônios enlouquecidos tentando fazer o seu trabalho.  

A ansiedade também altera o ph vaginal, deixando a vagina mais ácida. Vagina ácida mata os espermatozoides, e sem eles para fecundar o óvulo, nada feito.

Na hora do amor, você ao invés de curtir o momento e viver as emoções dessa relação, só pensa no momento em que o parceiro vai liberar os peixinhos para fecundar o seu óvulo, e se pega pensando se o óvulo já esta lá para encontrar os espermatozoides. O parceiro lá, num baita desempenho atlético e você só pensando na maratona que vai acontecer dentro de você depois do coito. 

Aí minha querida é que a coisa fica ainda mais complicada. A ansiedade desmedida nesse momento faz com que  seu organismo passe a liberar uma quantidade muito maior de adrenalina, com isso seu corpo todo  fica em estado de alerta , esperando que ocorra um problema a qualquer momento, porque é assim que nosso corpo entende a descarga de adrenalina, ele reage para atacar ou correr da catástrofe que se anuncia. 
Seu corpo todo fica tenso e ao invés de facilitar a natação dos espermatozoides, você complica  tudo e eles acabam nem chegando as trompas.

É importante citar que doses normais de adrenalina , são benéficas durante o sexo, principalmente na hora do orgasmo. O problema é que a pessoa ansiosa, mantem essa descarga de adrenalina quase que constante e isso leva o corpo a uma exaustão física que acaba por baixar a imunidade do organismo.


Se por acaso os espermatozoides driblarem esse estado de tensão corporal e conseguirem fecundar o óvulo, a tal ansiedade pode ainda impedir que a gestação progrida. Para que o embrião  se fixe é necessário que o corpo lúteo envie progesterona para o endométrio, proporcionando uma camada espessa o bastante para que ele se segure por ali e se desenvolva. Se o stress da mãe for alto, pode confundir essa informação hormonal e não enviar quantidade suficiente de progesterona para a evolução saudável da gravidez.


E as complicações não param por aí, depois do dia da relação em que você acredita que possa ter fecundado o óvulo, sua ansiedade cresce ainda mais, liberando muito mais adrenalina e também um hormônio que só devia aparecer em grande quantidade no fim da gestação , a oxitocina. 

Isso ocorre porque seu organismo entende que precisa se acalmar e a oxitocina quando liberada em certa quantidade produz um estado de relaxamento. 
Com a ajuda da oxitocina  seu útero  passa a contrair em demasia. Esse hormônio (oxitocina ou ocitocina) é o responsável pelas contrações da hora do parto. É se contraindo que o útero consegue expulsar o bebê, no caso de uma gestação muito recente o ovo ou embrião. Resultado, seu útero se contrai cada vez mais prejudicando a fixação do embrião e enfim expulsando o ovo fecundado. 

Estudos científicos comprovados atestam que somente 30% dos óvulos fecundados, progridem. Os motivos são muitos, mas grande parte desses óvulos fecundados que são expelidos são justamente consequência de distúrbios causados pela ansiedade. Tenho certeza que você conhece alguém que apresentava sintomas de gravidez, pouco ou nenhum dia de atraso menstrual, e que de repente menstrua normalmente. Grande parte dessas mulheres estavam "grávidas" e nem faziam ideia, mas a gravidez não progride e o óvulo fecundado é expelido como se nada tivesse acontecido e sem que você tenha tomado conhecimento do que quase ocorreu.

Infelizmente  um fato real , a ansiedade atrapalha pacas na hora de engravidar, não é balela e nem desculpa furada de médico que já não sabe mais que tratamento lhe aplicar. As barreiras que a ansiedade cria , vão muito além do emocional , elas produzem reações físicas e hormonais. Portanto você nesse momento é seu maior inimigo, seu maior empecilho. Enfim , Deus não é o culpado.......

Te mandar tomar maracujina não vai resolver o teu problema.Falar é fácil, controlar as emoções é que são elas. Não posso mudar a tua história, mas posso te mostrar um caminho mais fácil com algumas dicas.


       -Procure um hobby
     
     -Seja a sua prioridade, tire tempo para você, se cuide, cuide da mulher              que vive aí dentro
     
      -Esteja de corpo, alma e pensamento na relação com seu companheiro, entregue-se ao momento, deixe para pirar com o resto bem depois.
       
       -Converse com seu médico sobre fitoterápicos para controle da ansiedade
   
   -Faça exercícios, atividades físicas liberam endorfina que causam sentimento de bem estar e alegria.
      
     -Seja feliz e otimista. Você não é uma pobre infeliz que não vai nunca conseguir ser mãe ....existem várias formas de se alcançar a maternidade é só abrir a mente e o coração.


Faça a sua parte e permita que a natureza faça a dela !

Tatiana da  Costa

48 comentários:

  1. nossa é tudo o que sinto e acontece comigo, até chorei em quanto lia, vou aceitar as dica...
    há 4 anos venho tentando engravidar.
    decidir vou mudar de vida e de habitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que engolir seco o meu choro também!!!

      Excluir
    2. Eu tbm engoli seco, infelizmente eu sei que eu sou a culpada.

      Excluir
    3. Somos 3 então!! É uma sensação horrivel. Nos sentimos culpadas. E cada gestante que aparece, quase que estampa na minha testa "incompetente!" :(

      Que situação viu!:(

      Excluir
    4. Direto meninas que naum querem consegui e quem realmente quer e tem o parceiro certo naum tem a oportunidade...

      Excluir
  2. Olá, meu nome é Dayane, e estou tentando engravidar e estou um pouco ansiosa mais depois de ver esse texto parece que estou ficando mais ansiosa ainda.. kkkkkk eu sei que a ansiedade me atrapalha, o problema é que eu não consigo me controlar.. me da até raiva..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias formas de diminuir a ansiedade. Aqui mesmo no blog temos mais de uma postagem relacionada a métodos para diminuir a ansiedade, vc só precisa encontrar o que funciona pra vc e usar a seu favor.

      Abraço !

      Excluir
  3. Estou grata até mesmo pela minha ansiedade, pois ela me trouxe até aqui, tenho uma filha de 10 que não foi planejada, logo não passei por nenhuma ansiedade, mas agora resolvi engravidar novamente o que me deixa muito ansiosa acabo de parar o anticoncepcional mas de tão ansiosa já me pego a "fuçar" na internet tudo sobre a gravidez e como engravidar e etc... após ler esse texto me senti muito mais calma consigo até respirar melhor !!!!!! feliz... rumo a gravidez!!!!

    ResponderExcluir
  4. é verdade, estou passando por tudo isso, só um exemplo, já vi 7 gravidez acontecerem na família, parece que todo mundo resolveu ter filhos, no inicio nem tinha ansiedade com isso acabei ficando mais ansiosa vê todo mundo tendo essas fofuras e eu quase louca para ter o meu, já se vão quatro anos, ovários policisticos, não me dei bem com o clomid, agora estou tentando as capsulas de inhame e lutando contra a ansiedade.

    ResponderExcluir
  5. Tati, você é maravilhosa ! parabéns por ajudar tantas mulheres ♥

    ResponderExcluir
  6. Estou passando por tudo isso!! Nunca imaginei que seria vitima da ansiedade!! !Que desespero!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atrapalha e muito. A água inglesa jamais pode ser utilizada com qualquer outro medicamento, ainda mais indutor de ovulação, é totalmente contra indicado.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve tomar um vidro inteiro de água inglesa.
      Aguarde um novo ciclo , e inicie a água inglesa do primeiro dia de sangramento até terminar o frasco .
      São 30ml , 3x ao dia após as principais refeições.
      Boa sorte !

      Excluir
  9. Adorei os seus conselhos,tudo que vc falou está acontecendo comigo.
    Vou tentar seguir os seus conselhos,beijos!

    ResponderExcluir
  10. Realmemte tudo isso acontece e 100/: verdade.

    ResponderExcluir
  11. Amei seu site!!!!! Seu conselho sobre ansiedade atrapalha a engravidar, parece que foi todo dirigido para mim! Obrigada por falar de forma tão clara sobre isso, realmente, eu vejo as coisas assim: parece que o mundo inteiro resolveu engravidar, menos eu. Vou seguir seus conselhos, a orientação da médica, o apoio do marido...e qd tiver novidades...passo por aqui para te contar. Abraço Tatiana Costa! Vou visitar sempre seu site a partir de hoje

    ResponderExcluir
  12. A quase 1 ano atrás consegui engravidar. Infelizmente perdi com menos de 2 meses de gestação. Depois disso fiz todos os exames e foi detectado um cisto hemorrágico. Fiz o tratamento e por consequência disso, o cisto desapareceu.
    Depois disso, a exatamente 5 meses, tenho tentado uma segunda gravidez, mas, sem sucesso.
    A ansiedade tem sido a minha grande inimiga. A cada mês que minha menstruação vem, é um misto de decepção e tristeza.
    Esse texto me ajudou bastante. Preciso muito controlar essa ansiedade que está me maltratando tanto. Obrigada, Tatiana Costa!

    ResponderExcluir
  13. Amei sua dicas sou casada á 5 anos e sempre quis ser mae !! Esse ano aqui na minha cidade deu a mulesta de tantas mulheres gravidas e eu com mais uma frustaçao acreditava eu q esse mes eu seria abençoada mais a danada da ansiedade outra vez me atrapalhou ' Adorei sua Dicas e vou tentar me controlar ... Obg !!

    ResponderExcluir
  14. Caramba parece que vc escreveu minha história.. é exatamente assim que acontece comigo! já tenho dois filhos não planejados o primeiro deslize engravidei, agora que quero muito mais um filho não consigo.

    ResponderExcluir
  15. Caramba parece que vc escreveu minha história.. é exatamente assim que acontece comigo! já tenho dois filhos não planejados o primeiro deslize engravidei, agora que quero muito mais um filho não consigo.

    ResponderExcluir
  16. Caramba parece que vc escreveu minha história.. é exatamente assim que acontece comigo! já tenho dois filhos não planejados o primeiro deslize engravidei, agora que quero muito mais um filho não consigo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, tomei anticoncepcional por muitos anos, e agora estou tentando engravidar, fiz alguns exames e deu uma alteração na prolactina, (40,03), e li algumas coisas, que isso é um tipo de infertilidade, devo me preocupar? isso me deixou muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estiver grávida (fez um beta ?) realmente a prolactina está alterada, com isso vc pode ter dificuldades na ovulação , mas fique tranquila , o tratamento é simples e rapidamente tudo se estabiliza.
      Boa sorte !

      Excluir
  19. Estou passando por tudo isso, tentarei fazer um acompanhamento a fim de controlar a ansiedade.

    ResponderExcluir
  20. eu estou suspeitando q estou gravida mas tenho uma preocupação,da ansiedade nós fazer algum mal...preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiedade nunca é bom ... procure ajuda médica.
      Abraços !

      Excluir
  21. Ótima matéria .. Parabéns, são exatamente os sentimentos que toda tentante sente, mas a única saida é manter a calma.. não tem jeito.. a pior inimiga das tentantes é a ansiedade.. Infelizmente..

    ResponderExcluir
  22. Nossa me identifiquei muito com o texto, sou tentante há 8 meses e sofro de uma ansiedade descontrolada, e esse mês sobrou realmente meu estress para o coitado do marido kkkkkk , parabéns pelo blog sempre passo aqui e dou uma olhadinha nas suas dicas mas esse da ansiedade eu nunca tinha visto... adorei...

    ResponderExcluir
  23. Muito bom gostei muito. E tudo que sinto.

    ResponderExcluir
  24. Meninas consegui,,depois de 7 anos..deixei a ansiedade de lado estava na academia...bem é uma história longa vou fazer um grupo no watts quem quiser participar ...tenho feito orações e através dessas orações muitas mulheres estão engravidando graças a Deus...meu numero 68 92078973..bjs

    ResponderExcluir
  25. nossa como chorei lendo esse texto !! estou tentando tem 1 ano e 2 meses e tenho 25 anos ! morro de vontade de ser mãe naõ tenho problema nenhum meu ciclo e perfeito meu esposo fez exames e ele esta tudo bem ! so a ansiedade me matando mesmo ! como posso naõ estar ansiosa se e uma coisa q quero mas q tudo ?

    ResponderExcluir
  26. nossa e realmente o que esta acontecendo comigo

    ResponderExcluir
  27. Nossa chorei horrores que nem diz minha amiga...é exatamente isso me descreveu totalmente....na minha ultima consulta agora dia 4/01 o medico me disse pela decima vez você não tem nada esta tudo ok,o negocio é você fazer uma inseminação e vai se preparando que é caro, bom eu não vou fazer coisa alguma muito menos inseminação tenho que esperar em Deus é isso não é a hora "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1 é isso esperar em Deus depois que li esse texto fiquei mais pensativa em minhas atitudes e vou procurar a melhorar ,que o senhor Jesus abençoe grandemente a vida de cada um um grande abraço a todas..logo mais estarei aqui falando que estou gravidaaaaaa

    ResponderExcluir
  28. Nossa, como essa matéria me descreve nesse momento. Nem eu mesma sabia que estava tão ansiosa. Mas é isso que a Patricia Andrade falou, esperar em Deus a hora certa. Boa sorte a todas, que como eu tem o sonho de ser mãe. Rumo a gravidezzzzz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai rumo a gravidezzzzz Elayne Queiroz bjo lindaaaaa

      Excluir
  29. sinto o mesmo,parece que estavam falando sobre mim,mais é muito difício controlar a anciedade não consigo,mais vou tentar,já tenho uma filha de cinco aninhos não fiquei anciosa mais amei muito em saber da novidade e agora quero ter essa esperiência outra vez.me ajuda MÃE A FLOR DA PELE,

    ResponderExcluir
  30. Essa é a minha história, desde 2010, que estou na luta. o que mais está me preocupando é o fator idade que está passando. triste.

    ResponderExcluir
  31. eu sou novinha tenho apenas 19 anos, mais 2 anos de casada e decidi ser mãe parei de tomar o ante concepcional, e tem 3 meses sem menstruar estou preocupada porque fiz um ultrassom e não estou grávida mais mostrou ovários policísticos, além disso sou muito ansiosa. o que eu posso fazer? já li de tudo um pouco e o que eu mais quero é ser mãe

    ResponderExcluir
  32. Este texto caiu como uma luva para mim!
    Precisava muito ler isso!
    Jaque

    ResponderExcluir
  33. Olá menias, bom olha esse texto falou tudo sobre mulheres que desejam ser mães e não estão conseguindo pela famosa ANSIEDADE. eu estou nessa luta a quase 5 anos a principio os exames meu e do meu esposo tudo certo então o problema qual é a ANSIEDADE. entendo todas vcs os sentimentos, frustrações, decepções, questionamentos e julgamentos de familiares amigos colegas de trabalho todos perguntando o que vc tem que não engravida? parece que só nós mulheres somos as culpadas eu sinceramente acabo me sentindo uma incapaz...sem contar né meninas que de 10 mulheres que conhecemos uma esta gravida e dai vem a pergunta famosa já por nós E EU PQ NÃO AINDA? Mas vamos la garotas não vamos desistir e controlar a famosa ANSIEDADE. Bjs a todas e boa sorte

    ResponderExcluir
  34. Estou tentando a 2 anos e ainda não consegui. E reconheço que o problema é a tal ansiedade mesmo. Antes de ler o post, joguei todo o meu controle de período fértil fora, vou parar de pensar nisso. Quando for o tempo certo Deus enviará!!!!

    ResponderExcluir