Teste de Gravidez


Existem pelo menos 2 tipos de exames de Beta HCG, o qualitativo, que dará um resultado positivo ou negativo, e o quantitativo que apresenta resultado em números. É sempre preferível fazer o quantitativo, pois através dele podemos saber da existência da gravidez desde muito cedo além de acompanhar a boa evolução da mesma. Em termos gerais, alterações nos valores do Beta HCG quantitativo indicam que começou a implantação do embrião, basicamente que se iniciou uma gravidez. Se o laboratório tiver uma boa precisão, é possível ter valores já desde 3 mui indicando que se iniciou a implantação. Porém em alguns laboratórios a precisão é acima de 5 mui, e em outros apenas acima de 25MUI. Nestes dois últimos casos, os valores acima do limite mais baixo de precisão já podem indicar um início de gravidez.

Beta Quantitativo

Ele detecta até os mais baixos índices de hormônio em seu sangue. É bem mais preciso que o qualitativo no inicio da gestação.
Você pode até mesmo saber de quantas semanas está de acordo coma quantidade de hormônio encontrada em seu sangue.
Existem várias tabelas espalhadas pela net. O mais importante é você analisar seu exame de acordo com a tabela informada pelo laboratório que executou o exame.
Exemplo de tabela:
 Alguns laboratórios emitem referências a partir de 5 Mu/ml encontrado no sangue, outros somente acima de 25Mu/ml.


Testes de farmácia 


Testes de gravidez podem ser comprados livremente em farmácias e conseguem detectar a presença do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) em uma amostra de urina. Altos níveis de HCG  são produzidos durante a gravidez. Os testes de farmácia têm resultados semelhantes aos testes de urina feitos em consultórios se as instruções forem exatamente seguidas. Quando uma mulher fica grávida, o ovo geralmente é fertilizado por um espermatozoide dentro da trompa de Falópio (concepção). Com aproximadamente 9 dias da fertilização, o ovo desde da trompa para o útero e se implanta na parede deste. Quando o óvulo fertilizado se implanta, a placenta começa a se desenvolver e começa a lançar o HCG na corrente sangüínea da mãe.

Um pouco deste HCG também chega à urina. Nas primeiras semanas da gestação, o nível de HCG cresce muito rapidamente: dobra a cada 2 ou 3 semanas.


Quando fazer o teste de farmácia?



O ideal seria esperar o primeiro dia de atraso. Mesmo assim, os testes possuem uma maior chance de acerto se você esperar mais alguns dias. Se você fizer o teste muito cedo, antes da data da sua menstruação, e o resultado der negativo, repita o teste uma semana depois, caso a menstruação ainda não tenha vindo, ou faça um teste de gravidez de laboratório.

Normalmente, testes com a sensibilidade de aproximadamente 25mUI/ml conseguem detectar o HCG na urina no dia da menstruação, ou no dia anterior, sem precisar esperar o atraso. Porém a confiabilidade estará prejudicada, pois poderá indicar um falso negativo.



Riscos

Não há problemas em coletar amostras de urina para fazer um teste de gravidez. De qualquer forma, poderá existir a chance de você interpretar erroneamente os resultados. Se com qualquer teste caseiro, o resultado der positivo, você deve procurar ajuda de um profissional de saúde para confirmar o teste e procurar fazer um acompanhamento pré-natal. Se o teste der negativo, ainda é possível que você esteja grávida. Repita o teste uma semana depois, caso sua menstruação não tiver vindo. Se o teste também der negativo, provavelmente você não está grávida, mas deve procurar um médico para descobrir porque você não está menstruando.

Se você está com atraso menstrual e tem dores abdominais, procure um médico imediatamente, mesmo se o teste der negativo. Você pode estar com uma gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo fertilizado se prende em algum lugar que não seja o útero. Uma gravidez ectópica pode arrebentar a trompa e causar sérios problemas de saúde.

O que pode afetar o teste 


Fazer o teste muito no início da gravidez. O HCG pode não ser detectado. Neste caso, o teste irá mostrar que você não está grávida, mesmo estando. Isso se chama resultado falso-negativo. Se você bebeu bastante líquido, sua urina estará bem diluída e isso também pode causar um falso-negativo.
Se tiver sabão no recipiente que está a urina. Isto pode causar resultados que indicam que você está grávida quando você não está. Isto é chamado resultado falso-positivo.
Resultados falso-positivos podem também ser causados pela leitura do teste no momento errado (antes ou depois), deixar a tira ficar quente, sua urina conter proteína ou sangue, ou conter hormônio HCG por algum outro motivo.
Se tomou medicamentos, como cloridrato de clororpromazina (Thorazine) ou cloridrato de metadona (Dolophine, Methadone).
Recebeu alguns tratamentos de fertilidade que contenham HCG, como Profasi ou Pregnyl.


Você deve saber que 

A gonadotrofina coriônica humana (HCG) pode ser encontrada no sangue antes de ser encontrada na urina. Um exame de sangue pode confirmar a gravidez aproximadamente 6 dias depois que o óvulo fertilizado se implantou no útero (inclusive antes de um atraso menstrual).
Muitas mulheres conseguem dizer que estão grávidas simplesmente pela mudança em seus corpos. Um atraso menstrual, seios sensíveis, náusea pela manhã e fadiga podem ser sinais precoces de gravidez. De qualquer maneira, um teste caseiro pode confirmar quando a menstruação atrasar.
Alguns médicos irão preferir fazer outro teste em laboratório para confirmar a gravidez antes de iniciar os exames pré-natal.
Se você está achando que está grávida, tente mudar sua alimentação (evitando álcool e tomando ácido fólico, encontrado nas farmácias) para diminuir as chances de má-formação do feto. A boa nutrição antes e durante a gravidez contribui para a sua saúde e a do bebê.
Se você está tentando engravidar, tente descobrir seu período fértil e a ovulação. Isso pode ser verificado de várias maneiras, inclusive com kits de teste de ovulação encontrados em farmácias (e seguindo nossas dicas na sessão Planejando a Gravidez).
Descobrir uma gravidez cedo é muito útil. Isto ajuda a iniciar o cuidado pré-natal logo no primeiro mês de gestação.


Algumas dúvidas comuns sobre testes de farmácia 

Se aparecer uma segunda linha bem fraquinha depois de 1 hora depois que fiz o teste?
Você pode estar grávida, mas o nível de HCG não está alto o suficiente em sua urina. Faça outro teste dentro de alguns dias ou peça para seu médico pedir um exame de sangue.

Por que meu teste deu positivo logo antes de minha menstruação chegar?
Você deve fazer um exame para descobrir as outras causas de níveis altos de HCG. Ou na pior das hipóteses, você teve uma gravidez que não foi adiante.

Eu posso estar grávida e ter um resultado negativo?

Sim, muitas mulheres têm um resultado positivo alguns dias antes do atraso e muitas outras recebem um resultado negativo mesmo depois do atraso.

Evite Álcool e drogas 

Muitos testes não são afetados por álcool ou drogas, mas você não deveria consumí-las se você tem possibilidade de estar grávida.
Post Patrocinado



Amigas à Flor da Pele