engravidar durante a menstruação é possível
engravidar menstruada é algo possível 

Uma questão comum e que traz dúvida a muitas mulheres é sobre as relações mantidas durante ou logo após o fim da menstruação. Afinal, é possível engravidar durante a menstruação? Da mesma forma, muitas pessoas perguntam se é  possível engravidar antes da menstruação chegar. A verdade é que nem sempre é fácil compreender o ciclo menstrual e como ele funciona. Hoje traremos alguns esclarecimentos importantes. É possível engravidar menstruada?

As probabilidades de engravidar menstruada variam. Tudo depende da duração do ciclo menstrual e quantos dias a mulher passa menstruada.

Posso engravidar menstruada?


A resposta para essa pergunta é mais complexa do que apenas sim ou não. Para a maioria das mulheres engravidar menstruada não é algo muito comum. Isso porque de acordo com pesquisas e estatísticas, grande parte das mulheres apresentam ciclo menstrual entre 28 e 32 dias. Para mulheres com ciclos ditos normais, engravidar durante a menstruação não é algo comum.

No entanto afirmar que engravidar menstruada é algo que não acontece, é um grande erro. Para mulheres com ciclos mais curtos, a possibilidade de engravidar durante a menstruação é de fato grande.

A maioria dos casais não se sentem a vontade para manter relações durante a menstruação. Para outros é algo normal prazeroso. 

Durante o período fértil, é normal a mulher ter mais líbido. É igualmente normal que os homens sintam mais desejo por sua parceira durante o período fértil. Então mesmo que esses dias de maior fertilidade aconteçam durante a menstruação, é possível e natural que os casais se aproximem de uma forma bastante natural.

Como é possível engravidar durante a menstruação 

Pode ser difícil a princípio entender como possa ser possível engravidar durante a menstruação. Isso por que  para que uma gravidez aconteça é necessário que o embrião se fixe justamente na camada do útero que está sendo eliminada durante a menstruação. Porém a explicação é bastante lógica.

O espermatozoide sobrevive dentro do corpo da mulher por até 5 dias. A maioria morre logo após o primeiro contato com o trato vaginal. Os que sobrevivem ainda podem encontrar outros obstáculos e muitos vão ficando pelo caminho. Ao atingirem as trompas, a grande probabilidade é que sobrevivam entre 2 a 3 dias a espera do óvulo para fecundação. Um pequeno número tem vitalidade para aguentar longos 5 dias de espera.

Dito isso, fica mais fácil entender por que uma relação mantida durante a menstruação pode gerar uma gravidez. 

Ciclos curtos trazem mais chances de engravidar durante a menstruação

Ciclos menstruais curtos, entre 21 e 24 dias por exemplo, têm o período fértil muito próximo ao último dia de menstruação.

Levando em conta que a maioria das fases lúteas ( dias após a ovulação) têm duração de 14 dias, em um ciclo menstrual de 24 dias a liberação do óvulo acontece por volta do décimo dia do ciclo. Isso quer dizer que um óvulo é liberado pelo ovário, apenas 10 dias após o primeiro dia de sangramento menstrual. A menstruação por sua vez pode durar entre 3 e 9 dias de uma forma normal. A maioria das mulheres apresentam fluxo por até 7 dias. 

Sendo assim uma relação mantida no quinto, sexto ou mesmo sétimo do ciclo menstrual, pode resultar em gravidez.
Isso significa que mesmo sangrando ou apresentando sangramento borra de café no fim da menstruação, caso aconteça uma relação, é possível engravidar.

Por outro lado mulheres com ciclos maiores de 24 dias tem uma chance muito menor de conseguir engravidar de uma relação mantida durante a menstruação. 

Estando o dia da ovulação mais distante dos dias de sangramento menstrual, as chances de ter um espermatozoide a espera do óvulo são bem menores. Afinal como já dito, um espermatozoide pode excepcionalmente viver por no máximo cinco dias dentro do corpo da mulher.

É possível engravidar logo após o fim da menstruação?


Sim , é perfeitamente possível desde que a liberação do óvulo aconteça até 5 dias após a relação mantida logo ao fim da menstruação.

Se você parar de sangrar no dia 6, fazer sexo no dia 7 e ovular no dia 11. É possível que os espermatozoides do dia 6 esperem nas suas trompas de Falópio para a concepção. Claro, suas chances de conceber logo após a menstruação aumentam com cada dia após o sangramento ter parado. 

Caso você tenha dificuldade para contabilizar o seu período fértil, mantenha relações em dais alternados tão logo sua menstruação cesse. Dessa forma você fatalmente manterá relações próximas a liberação do óvulo.


Posso engravidar antes da menstruação?


É nesse ponto que algumas se confundem pra valer. 
O ciclo menstrual não se chama ciclo a toa. Ovulação e menstruação estão diretamente relacionadas e uma depende da outra para acontecer. 

A menstruação é consequência da ovulação. Quando um óvulo é liberado e não é fecundado, logo  a gravidez não acontece. A menstruação  por sua vez dá as caras para que um novo ciclo se inicie e uma nova ovulação seja possível.
Dito isso, é preciso entender quando exatamente acontece a gravidez. 

A gravidez acontece após a menstruação. Sendo a menstruação o primeiro dia do ciclo menstrual, entendemos que uma gravidez só é possível após um novo ciclo se iniciar.
É seguro afirmar que a gravidez acontece após a menstruação e não antes dela.

Simplificando a questão, engravidar menstruada é possível para algumas mulheres. Engravidar durante a menstruação é possível quando o ciclo menstrual e curto e relação é mantida próximo do dia da ovulação. 

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 


0 Comentários