Cisto Folicular | Sintomas e Tratamento

principais sintomas de cisto folicular
Cisto folicular ou cisto funcional

O cisto folicular é uma bolsa cheia de líquido que se desenvolve nos ovários.
A maioria dos cistos foliculares são inofensivos e desaparecem por conta própria, sem tratamento.

Em alguns casos, seu médico pode recomendar medicação ou cirurgia para tratar um cisto folicular.

O cisto folicular também é conhecido como cisto ovariano benigno ou cisto funcional. Essencialmente  são bolsas de tecido cheios de líquido que podem se desenvolver nos ovários. Geralmente ocorrem em mulheres em idade reprodutiva e surgem em decorrência do processo ovulatório. É raro que meninas muito jovens desenvolvam cistos foliculares. As mulheres que já passaram pela menopausa também  não desenvolvem esse tipo de folículo. Qualquer cisto que ocorra em uma mulher após a menopausa precisa ser avaliado.

A maioria dos cistos foliculares são indolores e inofensivos. Não são indicativo de câncer por exemplo. Eles costumam sumir  sozinhos dentro de alguns ciclos menstruais. Você pode nem perceber que teve um cisto folicular.
Em casos raros, o cisto folicular podem levar a complicações que requerem atenção médica.


Sintomas de cisto folicular 


A maioria dos cistos foliculares não causam sintomas.
No entanto se o cisto folicular for muito grande ou  sangrar, cisto hemorrágico, alguns sintomas podem surgir. São eles:

  • Dor na parte inferior do abdômen
  • Pressão ou inchaço na parte inferior do abdômen
  • náusea ou vômito
  • Sensibilidade nos seios
  • Mudanças no comprimento do seu ciclo menstrual

Procure tratamento médico imediatamente se sentir dor nítida ou súbita na parte inferior do abdômen, especialmente se for acompanhada de náuseas ou febre. Pode ser um sinal de ruptura do cisto folicular ou uma emergência médica mais séria. É importante obter um diagnóstico preciso o mais rápido possível.

O que causa um cisto folicular?

Um cisto folicular se desenvolve como resultado de ciclos menstruais normais. Se você é uma mulher fértil em idade reprodutiva, seus ovários desenvolvem folículos semelhantes a cistos todos os meses. Estes folículos produzem hormônios importantes, estrogênio e progesterona. Eles também liberam um óvulo quando você ovula.

Se um folículo não eclodir ou não liberar o óvulo, ele pode se tornar um cisto folicular. Esse cisto pode continuar a crescer e ser preenchido com fluido ou sangue.

>>>>>Como mulheres estão conseguindo reverter a INFERTILIDADE através da alimentação


Quais são os fatores de risco para cistos foliculares?

Os cistos foliculares são muito mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva.
É provável que você desenvolva um cisto folicular se você:

  • Tiver tido cistos ovarianos no passado
  • Têm ciclos menstruais irregulares
  • Tinha 11 anos ou menos quando você teve seu primeiro ciclo menstrual
  • Usou indutores de ovulação 
  • Tem desequilíbrios hormonais
  • Tem excesso de gordura corporal, principalmente abdominal
  • Tem altos níveis de estresse
  • Se fizer uso de anticoncepcional é provável que não apresente cisto folicular, já que a função do medicamento é justamente impedir que folículos se desenvolvam e liberem um óvulo maduro.


Como diagnosticar um cisto folicular?

A maioria dos cistos foliculares são assintomáticos e somem sozinhos, sem tratamento.

Em alguns casos, o médico pode descobrir o cisto folicular durante um exame físico rotineiro. Se você está idade fértil, for saudável e não exibir nenhum sintoma, seu médico provavelmente esperará que o cisto suma sozinho. Ele pode monitorá-la algum tempo para ter certeza de que o cisto folicular não está crescendo. Esse monitoramento é feito através de ultrassonografia.

Se você está sofrendo com dor na parte inferior do abdômen ou outros sintomas, seu médico pode realizar um exame pélvico para diagnosticar a causa. Dependendo do quadro, além do ultrassom o médico pode solicitar ressonância magnética. É importante que seu médico faça um diagnóstico preciso. Os sintomas de um cisto hemorrágico, que rompeu,  são frequentemente semelhantes aos da apendicite. A dor pode ser bem intensa.

Como tratar os cistos foliculares?

Se um cisto folicular for descoberto, mas não causar sintomas, o médico pode esperar que ele suma sozinho. Na maioria dos casos é o que acontece. O acompanhamento para monitorar o cisto folicular no entanto é necessário para ter certeza que ele não está crescendo e se enchendo cada vez mais de fluído.

Se você desenvolve um cisto folicular que se torna suficientemente grande para causar dor ou bloquear o suprimento de sangue em suas trompas de Falópio ou ovários, seu médico pode recomendar a cirurgia. A cirurgia também pode ser recomendada se você desenvolver qualquer tipo de cisto depois de ter passado pela menopausa.

Para ajudar a prevenir futuros cistos, seu médico pode prescrever contraceptivos ou outros tratamentos para gerenciar seus níveis hormonais.

Cistos foliculares

Os cistos foliculares geralmente desaparecem sozinhos e sem tratamento. Os cistos foliculares não são cancerígenos e geralmente apresentam pouco ou nenhum  perigo. A maioria nunca é notada ou diagnosticada.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 
Compartilhar:
Tentando Engravidar ? Guia completo com o passo a passo para engravidar em 4 semanas

Um comentário:

  1. Olá, poderia me ajudar?
    No dia 31/05/2017 esqueci de tomar a pílula e tive relação com meu esposo, ontem dia 13/01/2017 tive cólica e sangramento leve e amarronzado,hoje o sangramento ainda persiste. Eu costumo imendar as cartelas de anticoncepcional então não sei te dizer quando menstruei pela última vez e não sei se agora é mestruacão ou não. O que pode ser?
    Grata se puder me ajudar!

    ResponderExcluir