sexta-feira, julho 22, 2016

Como engravidar: 7 causas comuns que podem impedir a gravidez de acontecer


Está tentando engravidar e ainda não obteve sucesso? Saiba que você não está sozinha. Existem muitas mulheres e homens que enfrentam dificuldades semelhantes, problemas que eventualmente  ocorrem e atrasam a gravidez. No entanto, é importante ter em mente que o avanço da medicina é um grande aliado, e existem diversos meios para que um casal consiga alcançar seu objetivo.

Você se pergunta ciclo após ciclo porque a gravidez ainda não aconteceu? As razões que impedem uma gravidez são as mais variadas mas listamos aqui 7 das mais comuns para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo com você.


1. Falta ou excesso de treino:


Além de uma necessidade básica do ser humano, as relações sexuais regulares são essenciais para que a gravidez aconteça. 
No entanto o excesso de atividade pode dificultar a gravidez tanto quanto a falta dessa rotina entre o casal.

É importante ter vida sexual adequada e saudável, focando com mais atenção nos dias mais férteis do ciclo.
Se tem dificuldade em saber qual o seu período mais fértil do ciclo, utilize as calculadores de ovulação disponíveis em alguns sites ou mesmo algum dos inúmeros apps disponíveis para celular.

Se o seu ciclo é irregular, é realmente mais difícil encontrar os dias mais favoráveis a gravidez, nesse caso, mantenha uma rotina de no mínimo 3 relações semanais em dias alternados.
Se você e o seu parceiro gostam de praticar o esporte com mais frequência, não existe problemas nisso, mas durante o período fértil o ideal é que seja feito pelo menos 1 dia de intervalo entre as relações sexuais para que os espermatozoides tenham tempo de amadurecer .

2. Estresse um dos maiores inimigos do positivo


Um pouco de estresse é normal na vida de qualquer casal, mas se você anda irritada com mais frequência do que gostaria, tenha certeza que existe um sinal amarelo acesso aí.

Um estudo realizado pelo jornal Human Production, revelou que mulheres com níveis elevados de enzima alfa amilase(um dos indicadores biológicos do stress encontrado na saliva) tem uma diminuição de 29% de chances de engravidar  a cada ciclo e o dobro de chances e ser considerada infértil.

 3. Não corra para o banheiro


Muitas mulheres tendem a correr para o banheiro logo após o sexo para se  lavar ou apenas para um xixi básico. Essa atitude não facilita em anda a gravidade, muito pelo contrário. O ideal é que você se mantenha deitada por pelo menos 15 minutos. Se possível eleve o bumbum com alguns travesseiros para dar uma forcinha a gravidade e ajudar a mãe natureza cumprir o seu papel.

4. Álcool e Fumo não


Às vezes, fumar e beber pode reduzir as chances de engravidar. Ambos os hábitos viciantes têm a capacidade de reduzir as chances de engravidar por afetar o sistema reprodutivo. Para aumentar as chances de engravidar, pare com o fumo e diminua consideravelmente o álcool ingerido.

5. Nada de roupas apertadas


Homens e mulheres devem evitar roupas apertadas. Nas mulheres os efeitos surtem na oxigenação do corpo devido a dificuldade de respirar que por ventura surja. Já nos homens o efeito pode ser ainda mais preocupante. Manter os testículos apertados ou pressionados pode afetar a produção  e qualidade do esperma.

Dê preferência a  roupas íntimas de algodão para evitar qualquer tipo de infecção, reduzir problemas de transpiração e afins. Os homens devem seguir a mesma orientação  para que os espermatozoides não sejam afetados.

6. Não se  exercite demais?


Manter o peso em dia é fundamental para saúde reprodutiva. O excesso ou mesmo o baixo peso podem afetar negativamente a fertilidade principalmente das mulheres. No entanto, manter uma rotina pesada de exercícios pode trazer descontroles hormonais que por sua vez atrapalharão os ciclos menstruais causando na maioria dos casos amenorreia e falta de ovulação.

Muitas mulheres começam a se exercitar para afastar a ansiedade e o estresse provocado pelas tentativas de engravidar mas acabam exagerando na dose numa tentativa de compensação desesperada.

7. Condições médicas:


Algumas condições médicas podem ser motivo de infertilidade mesmo que pontual. As mais comuns são:


  • Problemas na tireoide
  • Ovários policísticos
  • Baixos níveis de progesterona
  • Baixos níveis de estradiol
  • Clamídia
  • Inflamações pélvicas
  • Bloqueios ou aderências nas trompas
  • Problemas com o muco cervical
  • Endometriose
  • Miomas

O tratamento para cada questão deverá ser indicado pelo médico. A eficácia do tratamento depende de caso em especifico. Algumas mulheres respondem mais rapidamente e outras nem tanto. O importante é seguir as orientações médicas e sempre pensar positivamente.

Pé no chão e esperança no coração!

Tatiana da Costa 

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário