quarta-feira, março 02, 2016

Muco cervical no início da gravidez

muco branco ou amarelo pode ser indicativo de gravidez
O muco cervical sofre mudanças ao longo do seu ciclo de ovulação, passando de branco ou amarelado, espesso e pegajoso durante o período o infértil para elástico e transparente dias antes da ovulação e enfim fino e aquoso imediatamente antes da ovulação. O objetivo do muco cervical, é  proporcionar uma viagem mais fácil para o esperma até o óvulo  ou como uma barreira afim de evitar que bactérias adentrem a vagina. 

Quando se está tentando engravidar, é importante que a mulher conheça as mudanças e o aspecto do muco para cada fase do ciclo afim de identificar o melhor momento para manter relações e engravidar. 

Durante a gravidez o muco cervical tem aspecto próprio e pode ser observado durante toda a gestação, para algumas mulheres em abundância.

Principal mudança do muco cervical na gravidez


Uma vez que uma mulher está grávida, seu corpo sofre uma série de mudanças. Após a implantação e conforme a gravidez avança, o muco cervical também vai sofrendo transformações. Nas primeiras semanas de gravidez as alterações do muco cervical são em grande parte diferentes de mulher para mulher. Algumas mulheres acham que seu muco cervical assume o aspecto de um grosso creme hidratante, tornando-se espesso e pegajoso em sinal da atividade hormonal que espessa o endométrio para que o óvulo fertilizado se prenda ao revestimento do útero, se alimente e se desenvolva. No entanto, algumas mulheres percebem um muco cervical fino e aquoso muito parecido com o muco do dia mais próximo a ovulação. 

À medida que a gravidez avança, as alterações do muco cervical tornam-se mais comuns e iguais para todas as gestantes. Muco grosso, branco ou amarelo que poderá se manter durante toda a gestação.

Durante as primeiras semanas de gestação é comum que o muco cervical tenha uma tonalidade rosada, marrom ou caramelo por cerca de 3 ou 4 dias. Esse pode ser o indicativo da nidação , implantação do embrião no útero. Após as 4 semanas de gravidez, esse tipo de muco é menos comum e caso aconteça é necessário relatar o médico para afastar a possibilidade de aborto espontâneo.

Muco branco indica gravidez?

O muco cervical branco, semelhante a creme hidrante, normalmente acontece após a ovulação e toma esse aspecto devido a produção de progesterona. Pode indicar que houve ovulação, mas não é garantia de que uma gravidez aconteceu.


Dicas para esperar pela confirmação da gravidez

É normal que ansiedade bata a porta e que as mudanças do muco tragam ainda mais dúvida e confusão, mas temos algumas dicas para te ajudar a esperar pela confirmação da gestação. Essa é mais uma daquelas dicas que são infinitamente mais fáceis de falar do que de fazer, mas que podem sim ajudar muitas mulheres. 

1. Não encane a espera de sintomas de gravidez

A grande maioria das mulheres não apresentam sintomas nas primeiras 4 semanas de gestação , portanto é bem possível que você não perceba nada de diferente.

2. Não espere por sintomas de nidação 

A grande maioria das mulheres não apresentam sangramento de nidação, então não encane caso ele não aconteça. Eu por exemplo engravidei 4 vezes  e tive sangramento de nidação em apenas 1 gestação.

3. Espere para fazer o teste de gravidez 

A ansiedade está a mil e é como se uma voz dentro de você te pedisse o tempo todo para realizar o teste de gravidez o quanto antes. Segure a onda e espere por pelo menos 5 dias de atraso menstrual. Algumas mulheres conseguem a confirmação da gestação até mesmo antes do atraso , mas são casos raros. Você pode até tentar a sorte, mas com certeza se esperar vai evitar sofrimento e dúvida.

4. Sempre existe o ciclo seguinte

É claro que para algumas de nós o tempo é um inimigo implacável. Mulheres com mais idade não podem relaxar como as mais jovens a espera da gestação, mas se você tem menos de 35 anos, lembre-se, sempre existe o ciclo seguinte para mais uma tentativa. Quanto antes a gravidez acontecer melhor, mas sofrer e se descabelar toda vez que a menstruação aparece não ajuda em nada. Se mantenha confiante, renove as forças e parta para o ciclo seguinte. Se você tem mais de 35 anos e já tem mais de 6 meses de tentativas, procure um médico para uma investigação de infertilidade.

Pé no chão e esperança no coração!
Tatiana da Costa 

Compartilhar:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou ansiosa.
    menstruei dia 21/06
    dia 03/07 tive um sangramento durante a relação, que durou 2 dias. pelo que li pode ser ovulação,
    No dia 07/07 tive cólica e mais um sangramento, que durou apenas 1 dia (pode ser nidação?)
    agora meu muco está com a aparência de um creme hidratante.
    Pode ser gravidez?

    ResponderExcluir