Uma das primeiras coisas que as mulheres fazem quando estão tentando engravidar é acompanhar sua ovulação. Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma das mais básicas é observar as mudanças do seu muco cervical. Mas como é possível identificar o período fértil  sem muco cervical? O que exatamente isso significa?
Somos ensinadas que muco "clara de ovo", é o muco cervical  que estamos procurando, aquele que indica  ovulação. Porém muitas mulheres não produzem esse muco de forma que ele seja perceptível na vagina. Para essas mulheres em especial, falaremos sobre as outras formas possíveis de identificar o período mais fértil do ciclo.

Não tenho muco, ainda estou ovulando?

Tenha em mente que o muco cervical não é um requisito obrigatório para a ovulaçãoEle geralmente acompanha a ovulação, mas não sempre. Você pode engravidar sem muco cervical, embora normalmente isso  seja mais difícil. 
O muco cervical é o que ajuda a conduzir o espermatozoide até o óvulo, e protegê-lo contra as condições às vezes agressivas da vagina. Sem o muco cervical, esse caminho não se torna impossível, mas certamente mais difícil.

A medicação pode contribuir

Alguns medicamentos podem realmente prejudicar a sua produção de muco cervical .Muitas mulheres não percebem isso. Alguns dos medicamentos que são conhecidos por interferir com o muco cervical são determinados xaropes para a tosse, certos medicamentos de alergia ou anti-histamínicos, medicamentos para gripe e sinusite, e alguns soníferos. Além disso, os indutores de ovulação também são conhecidos por prejudicar a produção de muco cervical.

A Idade pode afetar a produção de Muco Cervical 

A idade também é um fator na produção de muco cervical. À medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos muco cervical .  
Muitas mulheres que tentam engravidar após os 35 anos, afirmam perceber uma enorme diminuição na quantidade de muco cervical quando comparada a produção de muco dos anos anteriores.

Como é possível prever a ovulação sem a presença de muco


O muco cervical não é o único fator a ser observado para identificar o período mais fértil do ciclo feminino, é possível utilizar outros métodos de observação para desvendar esse mistério.
Cólicas que são sentidas de um único lado, bem como pontadas, podem ser sintomas de ovulação. 
A vulva fica perceptivelmente mais inchada durante o período fértil e a líbido aumenta consideravelmente.
Algumas mulheres também são capazes de perceber um pequeno caroço na virilha do lado correspondente ao ovário que liberará o óvulo.

A medição da temperatura basal embora não seja uma forma de prever a ovulação, é eficaz para atestar que houve a liberação do óvulo. Isso porque a temperatura corporal da mulher só se eleva após cerca de 48 horas após a liberação do óvulo.
Seios inchados e doloridos são também características marcantes do período fértil.
E não podemos esquecer dos eficazes detectores de LH, os famosos testes de ovulação. Os testes mais sensíveis podem detectar o aumento de LH até 48 horas antes da liberação do óvulo.