terça-feira, setembro 09, 2014

Menstruação Atrasada: Quais as principais causas para o atraso na ausência de gravidez

Quando uma mulher tem sua menstruação  atrasada ou ausente, é normal pensar primeiro em gravidez, principalmente quando as tentativas rolam a todo vapor. 
De fato, a ausência de menstruação é normalmente o primeiro sinal  de gravidez, no entanto, existem muitas razões diferentes para os atrasos e para a chamada amenorreia (ausência de menstruação por 3 ciclos ou mais). 
Abordaremos a seguir as principais causas para os atrasos e ausência do ciclo fora da gravidez.


Estresse

O estresse é provavelmente a causa mais comum de ciclos perdidos e tardios nas mulheres. As chamadas tentantes são sempre as mais afetadas por esse problema. Quando você está muito estressada, seu corpo diminui a quantidade do hormônio GnRH que produz, que por sua vez é o responsável pelo bom funcionamento dos ciclos menstruais. 
Explicando de forma simples, a ansiedade e o estresse dos treinos causam uma verdadeira bagunça hormonal, e o que antes funcionava perfeitamente começa a sofrer com os efeitos do descontrole emocional que a espera pela maternidade pode causar. 

Erro de cálculo

Outra razão comum para um ciclo atrasado é que as mulheres, por vezes, simplesmente não sabem a maneira correta de calcular o seu período . Muitas mulheres pensam que o seu período deve vir todo mês no mesmo dia, mas isso não é correto. Cada corpo age e reage de uma forma e tem sua própria maneira de trabalhar. Aqui você encontra uma explicação simples de como calcular o seu período fértil e seu ciclo.

Problemas com o peso

Se você estiver com sobrepeso ou abaixo do peso, seus hormônios podem estar fora de sintonia. Isso pode levar a ciclos perdidos ou atrasados. Se exercitar em excesso e se prender a dietas malucas e altamente restritivas, podem realmente afetar seus ciclos menstruais. Da mesma forma que se entregar ao prazer da gula e ao sedentarismo aumentarão as suas chances de ter problemas de fertilidade. 

Doenças e enfermidades simples 

Estar doente pode afetar seus períodos. Não importa se você tem um pequeno resfriado ou uma doença qualquer por  tempo prolongado, os dois tem a mesma probabilidade de afetar os seus ciclos menstruais. Qualquer problema de saúde seja ele pequeno ou mais complicado pode afetar o seu ciclo. Leve isso em conta antes de suspeitar de um problema de fertilidade. 

Medicamentos

Não é nenhuma surpresa que alguns  medicamentos, por vezes, vêm com muitos efeitos colaterais. Um desses efeitos colaterais às vezes pode ser causar descontroles hormonais  que afetam os ciclos menstruais. Corticosteroides, anti-depressivos, anti-psicóticos medicamentos ou quimioterapia, podem afetar os ciclos. Converse com seu médico sobre isso se você faz uso de alguns desses medicamentos.

Desequilíbrios hormonais

Certos desequilíbrios hormonais, como SOP ( Síndrome dos ovários policísticos), podem comprometer os ciclos menstruais. É por isso que é tão comum que as mulheres com SOP fiquem meses sem ovular e sem menstruar. Há muitos desequilíbrios hormonais diferentes e outras questões que podem interferir nos ciclos, por isso é importante manter os exames hormonais em dia, principalmente Progesterona, FSH, LH, Estradiol, TSH e Prolactina.

Menopausa / perimenopausa

Não é algo que vem a mente logo de cara mas não pode ser ignorado. Só porque uma mulher está em seus 20 ou 30 anos não significa que o climatério não é uma possibilidade. Se você notar que seus períodos se tornam irregulares de repente, seus testes de ovulação positivam por muitos dias seguidos,  isso pode significar que algo está ocorrendo com seu corpo. 


Importante saber

É comum que alguns ciclos atrasem, já que ovulamos uma média de 8 a 10 vezes por ano, no entanto se os atrasos ou ausências menstruais se tornarem frequentes, o ideal é fazer uma visita ao seu médico para alguns exames que detectem a causa do problema.

Pé no chão e esperança no coração !

26 comentários:

  1. oi td bem...estou com uma duvida pq esta atrasada alguns dias e este mes ffffiz o meu primeiro ciclo com clomid....so q comprei tres testes d farmacia e os tres deu um risco bem forte e outro bem rosinha clarinho...como eu nunca tinha feito antes eu nao sei s eh negativo ou positivo...precisava muito da sua respostaaa?????obg

    ResponderExcluir
  2. Vc esta gravida! Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem............que vc esteja certa vou ficar muito feliz pois ja faz algum tempo q eu espero e peço pra Deus................obg...........

      Excluir
  3. Oi tudo bem? Estou com duvidas!
    Quanto tempo o espermatozoide vivr ao ar livre?

    ResponderExcluir
  4. doto estou desisperada estou casasda a 2anos e meu esposó sonha de ser pai não teor denhero pra pga este sonho mas só deus esemho po de ser mi a juda agradeço a sua respótá

    ResponderExcluir
  5. Preciso de ajuda urgenteeee! Tenho usado a pílula do dia seguinte, esporadicamente ... No dia 24/08 tive relação e estava no fim da menstruação..Tomei a pílula no dia seguinte...Dia 20/09, minha menstruação desceu e dia seguinte não tinha mais nada...Fiz o teste de farmácia, deu negativo...Fiz um Beta no dia 01/10...Resultado: HORMONIO CORIONICO GONADOTROFICO:<0.1 mUI/mL...Creio que deu negativo...Mais sinto meus seios inchados e doloridos, dores na lombar...cólicas...Ain, posso estar grávida? Acha que tenho que repetir o Beta? Por favor, preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  6. por favor se alguem puder ajudar estou a 40 dias com atraso e tomei provera a pedido da medica mais tb não desceu fiz um beta com 25 dias de atraso que deu negativo sera que estou gravida é estranho a monstra naõ descer com provera me ajudemmm socoroo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tantas doenças que podem acometer nós mulheres e deixar mais distante o grande sonho de engravidar, o segredo é não desistir!!

      Excluir
  7. oi estou com uma duvida muito grande se alguem puder nme ajuder tive um aborto espontaneo..nao foi feito curetagem nao precisou quanto tempo preciso esperar para tentar denovo?

    ResponderExcluir
  8. oii Meu nome é francielly eu to com uma duvida gostaria que voce me ajudasse. eu tenho policistos nos dois ovarios passei por um tratamento com cicloprimogyna por 6 meses terminei a ultima cartela em 3 de setembro minha ultima menstruação veio no dia 10 de setembro,a medica mandou parar com esse tratamento e fazer exames para ver como estava voltei com os resultados no dia 16/10, ela perguntou se ja avia chegado eu disse que não ela mandou esperar 15 dias e fazer o exame de sangue beta o hcg...aparti do dia 17/10 ate hj vem descendo um corrimento branco as vezes muito e as vezes pouco sinto tbm colicas mas passageiras ficam no maximo 5 minutos, essa semana mesmo senti uma colica muito forte e me senti molhando quando fui olhar era o corrimento ja fiz dois teste de farmacia um com 4 dias de atrso outro hj com 12 dias e todos dois deram negativo, se não é gravidez o que pode ser? é alguma coisa grave? minha proxima consulta é daqui a 2 semanas ainda. se voces poderem me ajudar. desde ja agradeço. bjs!

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é thaynná tenho 18 anos minha ultima menstruaçao veio dia 13 de setembro sinto meus peitos inchados e muito dolorido mais nao sinto enjoo . Posso estar gravida ?

    ResponderExcluir
  10. VALORES OBTIDOS VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO:
    4292,52 mIU/mL
    MULHERES NAO GRÁVIDAS: < 5 mIU/mL

    OBS.: NÍVEIS DE BETA-HCG 5 mIU/mL E 25 mIU/mL PODEM INDICAR O ÍNICIO DE UMA GRÁVIDEZ.
    SENSIBILIDADE DO TESTE: < OU = 1,2 mIU/mL

    RESULTADOS ANTERIORES:
    17/04/2014 - < 1,20 mIU/mL
    25/09/2014 - INFERIOR A 25

    ResponderExcluir
  11. oi meninas...sou nova por aqui,podem me chamar por kaka,meu nome é Karyta e comecei minha vida de tentante pra valer msm mes passado,bem,tenho 31 anos,meu esposo 35,somos casados ha 2 anos e meio e com 4 anos de namoro,noivado,enfim...construindo nossa historia,somos formados,graças a Deus temos nossa casa propria...e desde criança sempre quis ser mae,adorava crianças...cuidar dos filhos dos primos...agora virem 2 sobrinhos (um casal) e me bate ainda mais a vontade de ter os meus...sinto q o reloginho biologico existe msm...ja sinto a casa grande,a enorme vontade de ter meu bebe nos braços,cuidar,brincar...creio muito em Deus que alcançarei minha graça.Parei meu AC ha 3 meses,mas tomei por 13 anos,fiz exames e esta tudo ok,mes passado achei q estava gravida e fiquei muito ansiosa,fiz o Beta e NEGATIVO...chorei...fiquei mal...mas n perdi a fé e comecei a ler mais sobre o assunto afim de me acalmar e descobri varias informaões q me passaram batido todos esses anos,como os sintomas nos dias ferteis,na ovulação,nidação...enfim agora me sinto mais calma,mais confiante,informada e com mais fé...estou na luta junto com vcs a espera do meu milagre...bjus

    ResponderExcluir
  12. KAKA....Esse mes,estou mis calma,rezando bastante pra Deus me dar paciencia e saber aceitar se não acontecer,mas pedindo com fé minha graça,estou com duvida,meu Periodo fertil foi dia 02/11,tive relação e dia 10 percebi meu muco diferente,igual clara de ovo,havia tido relação dia 09,bem estou com esperanças meninas...mas n sinto nda...nenhum sintoma,apenas mais sono...fico me policiando falando pra eu msm q é cedo...pois a menstruação é pra vir dia 16/11 (mas n quero q desça) aguardar o atraso e fazer o exame,mas fico ansiosa...gteeee....to preocupada pq n sinto nda....é assim msm? ja li...li...mas cada site diz uma coisa...ate o sangramento de nidação n tive ainda mas falam q n é regra obrigatoria pra gravidez,tem mulher q nunca teve...Bjusss...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia tomei clomid 2 ciclos,no primeiro ciclo menstruei normal dia 3 de Dezembro,agora no segundo que era dia 3 de Janeiro não veio estou atrasada 4 dias,fiz o teste de farmácia hoje e deu negativo, menstruo de 30 em 30 dias, será que o clomid deu alteração nesse segundo ciclo que ainda não menstruei o que fazer preciso de uma resposta porque estou tentando engravidar Me Ajudem por favor bjsss Obrigada !!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ola meninas me chamo ,Milena tenho 22anos sou casada a 2anos e meio a dois anos atrás fui diagnosticada com a síndrome do policisto mas atualmente fui ao medico e deu tudo certo com meu útero mas já tem quatro messes que tento engravida mas não sei calcular meu período fertil . minha menstruação atualmente tem vindo todo mês dia 21 como faço para calcular e saber os dias que estou ovulando. Minha ginecologista disse que apesar que eu tive policisto meu útero ta ótimo e me passou um remédio para me prepara endofolin meninas me ajude ser mae e meu sonho .

    ResponderExcluir
  16. olá meu nome é elen ,quero tirar duvida nunca tomei pirula ,e faz 9 anos que nao consigo engravidar por causa dos espermas do meu marido tem uns problemas, mas nessa longa tentativa sem tomar pirula nenhuma ,estou sentindo dores muitos fortes no periodo de mestruação,e tambem esse dias atraz,fui no geo..e estava com ardencia na vagina,entao tomei os remedios e tudo ficou bem ,e minha geo... disse pra eu tomar inticonpecional para limpar o utero...queria saber se é verdade que limpa...pq é o segundo mes que eu tomo ja (sablima)E fiquei mestruando 10 dias ,sendo que siclo é 6,e nao veio normal, veio como pasta de bora de café...me ajude por favor...agradecida

    ResponderExcluir
  17. olá meu nome é elen ,quero tirar duvida nunca tomei pirula ,e faz 9 anos que nao consigo engravidar por causa dos espermas do meu marido tem uns problemas, mas nessa longa tentativa sem tomar pirula nenhuma ,estou sentindo dores muitos fortes no periodo de mestruação,e tambem esse dias atraz,fui no geo..e estava com ardencia na vagina,entao tomei os remedios e tudo ficou bem ,e minha geo... disse pra eu tomar inticonpecional para limpar o utero...queria saber se é verdade que limpa...pq é o segundo mes que eu tomo ja (sablima)E fiquei mestruando 10 dias ,sendo que siclo é 6,e nao veio normal, veio como pasta de bora de café...me ajude por favor...agradecida

    ResponderExcluir
  18. cadê as respostas das dúvidas.....mãe flor da pele.....

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Gente estou com uma duvida muito muito grande, tenho meu ciclo de 21 dias com 3 a 4 dias de duração um bom tempo já... no mês de abril falhei a injeção, em maio tomei com dois dias de atraso a uno ciclo e desde junho não tomo mais ... no mês passado estava achando que eu poderia estar gravida pois estava cheia de sintomas,fui ao Go que me pediu uma transv. e um beta, no dia 16/06 saiu o resultado o beta 0,100 Miu/ml e na eco o medico falou que estava ausente de gravidez e inclusive meu ovário estaria com vários folículos, sai de la certa de que não era gravidez, ah não tenho problema nenhum de fertilidade inclusive tenho uma princesa de 3 anos, estou planejando uma gravidez para o ano que vem, minha ultima monstra veio no dia 7 de junho ... logo a outra teria q descer no dia 28 de junho, mais ate hj dia 06/07 não desceu me dando assim um atraso de 8 dias, ate então não tinha tido sintomas, mais ontem começou uma cólica leve no pé da barriga, dor de cabeça e uma irritabilidade daquelas, sem contar emocional olha pra mim eu choro, hj estou no mesmo jeito mais com uma dorzinha incomoda nas costas bem na lombar... ah esqueci estou com muita de vontade de xixi muito frequente chego a ir 3 vezes durante a madrugada e durante o dia o dia todo, e nunca fui assim a não ser quanto tive a juju...me deem uma luz estou com medo de fazer o teste de farmácia e ser negativo!!! ja fiquei muito triste no beta e na eco...

    ResponderExcluir
  21. OLÁ ,BOA NOITE SOU TENTANTE E FIZ O USO DE CLOMID E PROGESTERONA HJ ESTA FAZENDO DIAS QUE MIMHA M NAO VEM, SINTO DORES PRINCIPALMENTE NO OVARIO ESQUERDO SEIOS MUUUITOS DOLORIDOS OS MAMILOS NOSSA DOI MUITO E TEM UMAS BOLINHAS AO REDOR.
    BOM MINHA M É IRREGULAR HA UMA SEMANA FIZ TESTE E DEU NEGATIVO VOU ESPERAR ATE O FIM DO MÊS PARA REPETIR
    SERA QUE ESTOU GRAVIDA?????

    ResponderExcluir
  22. 12 dias .me ajudem!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite!!!
    Entrei o primeiro ciclo com clomid minha mesntruaçao e regulada veio pra mim dia 01/02 a data prevista para descer era para o dia 26/02 e ainda nao veio sera que posso esta gravida??? Ou deve ser um atraso normal por questao do remdio. Clomid?? Se alguem pude me ajuda agdç

    ResponderExcluir