quarta-feira, julho 23, 2014

Principais razões e causas para os atrasos menstruais

Ao iniciar as tentativas para engravidar, o ciclo menstrual é o primeiro ponto de observação de uma mulher. É ele que será seguido de perto, analisado e motivo de preocupação constante.
Há muitas razões para que o ciclo sofra alterações e promova atrasos ou escapes fora de hora. Será gravidez? Nem sempre é gravidez e falaremos sobre isso na a seguir.

A primeira coisa que passa pela cabeça de uma mulher quando a menstruação atrasa é gravidez. É esse o momento mágico mais esperado que antecede a felicidade total que só um positivo é capaz de trazer. Mas se atraso acontece e o positivo não se confirma, o momento passa de  emocionante a assustador e de pura tensão.
Afinal se o ciclo é regular, não costuma sofrer atrasos e atrasou, porque o teste não confirmou o positivo? Vamos então explorar as possíveis razões

Medicamentos
A maioria das pessoas tende a não pensar sobre esta opção. Qualquer novo medicamento que você possa começar a tomar pode ter efeito sobre seu corpo, as informações hormonais e consequentemente influenciar seu ciclo.

Isso é muito comum e pode acontecer principalmente quando utilizamos medicamentos que interfiram diretamente na ação hormonal do organismo. Um dos medicamentos campeões nesse quesito é o indutor de ovulação. A grande maioria das mulheres que fazem tratamento com indutor, não são informadas pelos seus médicos de que seu ciclo pode mudar se tornar mais longo e com isso o que para ela é considerado um atraso, na verdade é apenas o ciclo que se tornou mais longo devido a ação do medicamento.

Corticoides, anti depressivos, antipsicóticos, imunossupressores e até medicamento para controle da pressão arterial são alguns dos medicamentos que podem interferir nos ciclos menstruais. 

Estresse e ansiedade 

O maior vilão das mudanças do ciclo! Pressão no trabalho, problemas de família, cobranças excessivas quanto a engravidar? Qualquer coisa que coloca um pouquinho de estresse em você pode causar desequilíbrios hormonais em seu corpo que por sua vez modificam o seu ciclo e causam atrasos.
Ser uma tentante com certeza influencia o seu estado emocional. Se cobrar, cobrar o outro, Deus e o mundo é comum porém prejudicial demais a sua fertilidade. Difícil é se livrar do estresse.


Peso

Muitas pessoas ansiosas tendem a ganhar peso e ser uma tentante te torna ansiosa, é provável que você tenha ganhado alguns quilos, mesmo sem perceber, desde que iniciou suas tentativas. O ciclo antes era regular e agora passou a sofrer atrasos, suba na balança e certifique-se de que o ganho de peso não é o vilão da sua história. Mulheres que estão acima do peso tendem a ter problemas com desequilíbrios hormonais que influenciam acima de tudo em sua capacidade ovulatória. Sem ovulação ou com ovulações que acontecem muito depois do esperado ( ovulações tardias) é inevitável que o ciclo sofra com atrasos. 

Vale ressaltar que mulheres muito abaixo do peso podem passar pelo mesmo problema, se ansiedade te faz engordar ou emagrecer, você está sujeita a esse tipo de alteração.
Tentar compensar o ganho de peso com uma rotina exagerada de exercícios não é a melhor solução. Estudos científicos apontam que mulheres que investem em exercícios físicos exagerados, tendem a sofrer de amenorreia (ausência de ovulação e menstruação).
Esse tipo de situação deixa claro que encontrar o equilíbrio é vital para o bom funcionamento do corpo. Manter uma rotina saudável de exercícios e uma boa alimentação é primordial para o bom desempenho do seu ciclo menstrual.

Doenças

Alguns problemas de saúde são capazes de interferir nos ciclos menstruais, e não precisa ser problemas importantes como câncer, tuberculose ou alguma outra doença grave, uma simples gripe, virose ou infecção pode atrapalhar as informações hormonais e contribuir para os atrasos nos ciclos. 
Distúrbios da tireoide, diabetes e ovários policísticos devem ser avaliados com cautela, sem o controle adequado da enfermidade é possível que os ciclos sofram variações importantes. 

Cálculo

Existe muita informação errada por aí e alguns médicos simplesmente não se empenham em ajudar suas pacientes a calcular o seu período fértil. Não é raro ver mulheres com ciclos de 30, 35 dias jurando que ovulam no 14º dia do ciclo.
Aprender a calcular o ciclo menstrual, talvez seja o ponto mais importante para que você não enlouqueça com um atraso que muitas vezes nem existe.

Aqui você encontra um vídeo que te ensinará a encontrar o seu períodomais fértil do ciclo. 

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati tudo bem? Espero que sim. Sou nova seguidora apesar de conhecer seu blog e canal a uns meses. Em primeiro lugar venho agradecer estas grandes ajudas que você dá a suas leitoras. Sou brasileira, moro em Portugal a 7 anos, não tenho minha família cá e a família do meu marido são pessoas já com idade e outras moram em Espanha, 12 de carro daqui ou 1 hora de avião mas também de idade. Seu blog, sua ajuda, apareceu como uma segunda mãe pra mim pois aqui só tenho apoio do meu marido que pouco ou nada sabe sobre gravidez. Estou tentando engravidar e graças ao Mãe a flor da pele, estou fazendo tudo direitinho no qual nunca pensei que assim fosse. Estou sendo seguida por ginecologista e obstetra, mas como todos nós sabemos, não os temos em casa a todo o tempo para nos conduzir durante todo o período de gestação em casa né? heheh O blog tornou-se meu médico pessoal, lembrando que meu GO tem conhecimento do blog e disse que nunca tinha visto algo tão completo. Te parabenizo e mais uma vez agradeço a sua boa vontade de ajudar tão genuína Tati. Sabes, a Valentina é presente de Deus pra tua vida, você decidiu ajudar e sem saber, Deus, pela tua atitude nobre, Deus te abençoara com a baby Valentina. Que Deus te abençoe grandemente, que caia sobre ti e toda tua família, todas as bençãos do Senhor. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ju, só posso te agradecer por suas palavras. Que delícia saber que o sonho de ajudar e ser útil é uma realidade.
      Fico muuuuito feliz em de alguma forma, fazer parte da sua vida, e dessa sua busca pela maternidade.
      Saber que um médico elogiou o meu trabalho é mais que uma vitória.
      Eu é quem agradeço por essa mensagem que hoje, me encheu de alegria.
      Um grande beijo !
      toda sorte para ti .

      Excluir
    2. Ora essa eu que agradeço Tati. É de coração ta? Estamos juntas nessa caminhada né :) todas nós. Beijokinhas e obrigada. :*

      Excluir
  3. Ola sou nova aki e estou quase infartando de ansiedade...estou a seis meses sem tomar anticoncepcional minha menstruaçao veio no dia 28/05\2014 normal no dia 29/06 veio um coaguloznha de sangue nos tres dias seguintes veio um sanguinho rosa somente pela manha e bem pouco ...fiz dois betas um no dia 04/07 o outro no dia 17/07 deran negativo meus exames de urina e de preventivo deran normais nenhun tipo de infecçao ...mnha medica pediu uma ultra fiz e a pessoa q realizou o exame disse q eu estava com um corpo luteo no ovario esquerdo e uma camada expeça branca no utero q poderia ser uma conjunto de celulas sendo assim disse q nao poderia afirmar se estou gravida mas tambeim nao poderia dizer q nao estou...passo pela minha medica segunda feira mas estou muito anciosa ....me deem uma luz por favor desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso te trazer nenhuma nova informação ...vc provavelmente teve uma ovulação tardia.
      Vamos torcer pra que tenha um positivo.
      boa sorte !

      Excluir
  4. Oi lindona!
    Primeiramente, gostaria de falar q o seu blog é o máximo, super esclarecedor!
    Bom, a minha última menstruação foi no dia 28/06 e o meu período fértil mais ou menos no meio de julho. Ante ontem fiz uma transvaginal e o médico disse q a minha menstruação tava pra vir, mas até agora nem sinal, e já tá atrasada há quatro dias. No começo de abril, eu tive parto normal, mas infelizmente a minha filha acabou falecendo três minutos depois, pois era prematura e o hospital não tinha suporte para tal.
    Será q eu posso estar grávida novamente? E se eu tiver não é estranho o médico não ver o embrião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é estranho não, na verdade numa gravidez inicial não da pra ver nada mesmo. Aguarde mais alguns dias e faça um beta.
      Sinto muito por sua perda e te desejo toda sorte !
      Abraços !

      Excluir
    2. Brigada por me responder, minha flor!
      A dor é muito grande, ainda mais quando se trata de erros e negligência médica. E agora a possibilidade de estar grávida novamente é um misto de muita alegria e medo! Mas q seja feita a vontade de Deus!!! Beijos

      Excluir
  5. Boa tarde!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Minha última menstruação veio dia 30 de julho e meu ciclo é de 25 dias. A próxima menstruação estava prevista pro dia 24 de agosto (hoje). Mas 5 dias antes da data para menstruar, tive uma cólica mto forte e um corrimento caramelo... No dia seguinte, a cólica diminuiu e saiu um pouco rosa no papel... No outro dia veio borra de café... Duas vezes. E hoje (24, dia q deveria vir mesmo) limpei um pouco de sangue vivo. Minha dúvida é só pq nunca tive esses sintomas com antecedência. Sempre tenho uma cólica no dia da menstruação e pronto, vem a borra de café no primeiro dia, depois 3 dias de sangue vivo, e no quarto dia mais borra, fechando o período. Nesse caso, com o corrimento caramelo q nunca tive, tem alguma chance de ter sido nidação ou é menstruação mesmo? Pode ficar sangue vivo por último? Se não vier mais nada hoje, faço um teste? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Só saiu um pouco de sangue vivo hoje e voltou a borra de café... Tô perdida sem saber o que pensar!

    ResponderExcluir
  7. Tive trombose venosa profunda não posso tomar nenhum tipo de hormônios tenho ovário policistico não sei o que fazer pra engravidar

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde gente!
    Estou com muita duvidas sobre uma coisa, minha menstruação esta atrasada a 8 dias, eu sinto algumas colicas de leve, mas durante esse periodo não obtive nenhum sangramento, so um corrimento branco, sera que isso é normal?OBrigada!

    ResponderExcluir
  9. Ola parei de tomar meu anticoncepcional a 2 meses tomei por 2 anos e meio e minha mestruaçao esta atrasada sinto colicas a uma semana e n dece fiz o bhcg e deu negativo mim ajudem

    ResponderExcluir