quinta-feira, junho 05, 2014

Sangramento durante a gravidez é normal ?

Para muitas mulheres, o primeiro sinal de sangue menstrual oferece um suspiro de alívio ou frustração dependendo do desejo, mas esse alívio ou desespero, pode ser passageiro. Sangramento durante a gravidez é possível, sobretudo as primeiras semanas após a ovulação. Por quê? Esclareceremos a seguir.

Ovulação durante a gravidez:
Tenho certeza de que você já ouviu alguém dizer que conhece alguém que mesmo grávida, menstruou até 3 meses. Essa pessoa pode até ter sangrado, mas não era menstruação e tão pouco fruto de uma ovulação. 
Existe um fenômeno raro, conhecido como superfetação, que é a ocorrência de uma segunda gestação, em datas totalmente diferentes, ao mesmo tempo, no mesmo útero ou não( algumas mulheres possuem dois úteros). Mas mesmo nesses casos, em que a mulher ovulou já menstruada, se o óvulo não tivesse sido fecundado, não aconteceria uma menstruação, e a explicação para isso é simples. 
Menstruação não é simplesmente uma perda de sangue. A menstruação na verdade é a descamação da parede interna do útero, o chamado endométrio. Após a suspensão do estímulo hormonal para o endométrio,  todo o tecido que cresceu engrossando o interior do útero, para de ser estimulado. Com isso acontece a morte das células que trabalhavam para fazer do útero um lugar seguro para um possível embrião. Posteriormente  essas células são expelidas junto  com os vasos sanguíneos que vascularizavam o útero e alguns coágulos presentes. Este é justamente o fenômeno que conhecemos por menstruação.
Quando uma mulher engravida, a primeira providência da natureza, é manter o colo do útero fechado e cuidar para que o estímulo ao interior do útero seja mantido até a 20ª semana de gestação, caso contrário, pode ocorrer um aborto. Desta forma , é impossível haver uma menstruação, visto que ela só é possível com o cessar do envio hormonal e com abertura do colo uterino. Portanto,  sua conhecida grávida que sangrou por 1 , 2 ou mais meses , não menstruou, ela teve algum sangramento vaginal de causa desconhecida, episódio que citaremos mais a frente.
Sangramento de Implantação :
Muitas mulheres tem um pequeno sangramento quando o óvulo fecundado se fixa no útero, é a chamada nidação. Sangramentos de implantação nunca tem fluxo normal, são sempre em pequenas quantidades, as vezes mais escuros como borra de café, outras vezes claro como sangue aguado. Pode durar alguns dias, mas seu fluxo é sempre minimo.
Sangramento esporádico durante a gravidez:
É possível que sangramentos ocorram durante a gravidez .Pessoalmente, conheço pessoas que tiveram algum sangramento durante praticamente toda a gestação( eu por exemplo). Muitos fatores podem causar sangramento durante a gravidez, incluindo alterações do colo do útero, sexo, infecção e problemas na placenta. Em muitos outros casos, o motivo é desconhecido, e nada de errado é identificado.


O normal  mesmo é não sangrar durante a gestação. Se o seu teste foi positivo e você apresenta sangramento, procure um  médico para uma avaliação adequada.

5 comentários:

  1. Pois eu tive meu positivo a uma semana e agora estou menstruando, acho que perdi de novo. Triste...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo um tratamento com o serophene e o meu primeiro mês de tratamento , meu médico me disse q esse remedio tem o ciclo de 21 dias e realmente no 21° dia veio uns pinguinhos de sangue tive cólicas mais ja no outro dia não veio maos nada .Ja aconteceu isso com alguma de vcs ?? Não sei será q estou grávida ?? Não fiz exame nenhum ainda ja está atrasado 15 dias .Se alguém poder me ajudar desde ja agradeço .Adoro esse site explica muotas coisas e tiram muitaa dúvidas .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure se informar sobre nidação amiga ...pode ter sido isso que houve com vc.
      boa sorte

      Excluir
  3. ola , fiz 2 testes de farmácia e deram positivo ai eu fiz um teste de laboratório ( beta hcg qualitativo) e deu positivo , ai dois dias depois comecei a ter um sagramento bem leve , e fui ao medico ele disse que era normal e me deu alta , só que o sangramento não parou e aumento, fui ao medico hoje e ele fez o exame de toque e falou que meu colo do útero ta fechado e me deu um ultrassom pra fazer hoje mesmo , eu fiz e não apareceu nada , ele disse que era normal e que o sangramento era pouco e me mandou fazer outro beta mais agora ela quer um quantitativo...
    to muito nervosa sera que ainda to gravida

    ResponderExcluir