quinta-feira, junho 26, 2014

Pólipos - O que são e como afetam a fertilidade das mulheres

Pólipos são protuberâncias, massas fixas, formações de 
tecido anormal na camada interna do útero  que podem se desenvolver no colo do útero (pólipo endocervical), dentro da cavidade uterina, no endométrio (pólipo endometrial) ou ainda dentro das trompas.
Podem ser definidos como pequenos tumores onde raramente é encontrada malignidade. Apenas cerca de 0,5% dos pólipos encontrados no sistema reprodutor feminino são diagnosticados como malignos. As mais afetadas pela dificuldade são mulheres entre 30 e 50 anos.



Sintomas de pólipo uterino


Os principais sintomas são fluxo anormal durante a menstruação, cólicas, dor e até sangramento durante e após as relações sexuais. Porém nem toda mulher produz sintomas e por isso é importante manter os principais exames de rotina em dia. 

Como diagnosticar o pólipo uterino 


A forma de diagnóstico é feito através de ultrassom ou histeroscopia diagnóstica. O tratamento dos pólipos pode variar de acordo com o seu tamanho e quadro clínico da paciente. Em mulheres que não desejam mais filhos a retirada do útero pode ser cogitada, mulheres que não desejam engravidar no momento podem ser submetidas a tratamento com  supressores hormonais, para as que desejam conceber o tratamento mais eficaz é a histeroscopia, curetagem ou videolaparoscopia, realizada de 3 a 7 dias após o último dia de sangramento menstrual. O procedimento cirúrgico se faz necessário  sobretudo quando a fertilidade da mulher é afetada.

Os pólipos atrapalham a engravidar ?


Os pólipos uterinos podem causar distúrbios hormonais que afetam o ciclo menstrual e dificultar a implantação do embrião dependendo de seu tamanho e localização. Quando nas trompas os pólipos podem impedir a passagem do óvulo fecundado até o útero ou ainda impedir que os espermatozoides cheguem até o óvulo para fecunda-lo. Nesse caso o pólipo age como uma barreira, fechando a passagem da trompa afetada, causando obstrução.

Existem casos em que os pólipos não são empecilho para que uma gravidez aconteça. Por outras vezes os pólipos podem não só dificultar a concepção como também o desenvolvimento saudável da gestação. Pólipos descobertos antes da gravidez devem ser tratados para impedir que intercorrências ocorram durante a gestação. Mulheres que descobriram pólipos na gravidez, devem ter um rigoroso acompanhamento médico para evitar complicações. Muitas destas conseguem ter uma gravidez tranquila sem qualquer dificuldade ou intercorrência importante.



Porque os pólipos uterinos acontecem?


Suas causas não são muito conhecidas, mas sabe-se que mulheres que passaram por reposição hormonal principalmente a base de estrogênio, obesas, hipertensas e que tenham histórico familiar do problema, tenham uma pré disposição maior para desenvolver  pólipos.


5 comentários:

  1. Olá, minha linda eu tenho uma pergunta você poderia me dizer o que é LEIOMIOMA OU ADENOMIOSE ?Tive pólipo duas vezes seguidas então fomos investigar,fiz uma TC (Tomografia computadorizada) o Laudo deu NÓDULO,LEIOMIOMA OU ADENOMIOSE entre o útero e o intestino.Sinceramente não sei oque é isso, o médico disse que teria que retirar o útero, mais sonho em ser mãe novamente já que tenho uma filha de 16 anos, por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um artigo aqui no blog sobre adenomiose que vc pode ver nesse link
      http://www.maeaflordapele.com/2013/01/adenomiose-posso-engravidar.html
      Quanto ao leiomioma é um mioma amiga .. vc pode ver nesse link http://www.maeaflordapele.com/2013/11/mioma-atrapalhar-engravidar.html
      Espero que ajude

      Excluir
    2. Muito obrigada meu anjo,ajudou bastante!!Beijos

      Excluir

  2. Ambos os ovários são de dimensões aumentadas, alongados, com a presença de multiplas formações sonoluscentes, arredondadas, de conteúdo líquido e com dimensões de até 0,6 cm de diâmetro.

    O ovário direito mediu 4,0 x 1,4 x 3,3 cm (Vol = 10,1 cm3).
    O ovário esquerdo mediu 4,1 x 1,6 x 2,7 cm (vol = 9,7 cm3).

    O fundo de saco de Douglas é livre e permeável.

    Não há imagens evidentes de massas, coleções ou líquido livre em cavidade pélvica, ao menos pelo presente método.




    CONCLUSÃO:
    OVÁRIOS DE DIMENSÕES AUMENTADAS COM PADRÃO TEXTURAL POLIMICROCÍSTICO.

    Ola isso no meu resultado de ultrassom me deixou muito preocupada, ainda mais as pesquisas que fiz, quero muito ser mãe, pode não ser agora mais pretendo quando tiver 25 anos, isso interferir? Meus clicos estão assim ao 10 meses se eu toma meu anticoncepcional ( merciloncont) fico 7 dias menstruando e depois só boro, se para meu ciclo fica normal, o medico disse que o meu organismo se acustumou e pediu pra para e voltar a tomar após 3 meses e fiz e continua. To perdida, não sei o que fazer, to preocupada, medo ... Do medico me falar que não posso tet filho, podia me explica sobre isso, sei que meus ovários estão muito aumentados o mais que o normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure aqui no blog pelas postagens sobre ovários policisticos, é essa a sua dificuldade.
      Isso nao vai te impedir de ser mae, mas dependendo de como seu corpo reagir aos policitos , vc talvez precise de um tratamento para limpar os ovários e poder ovular normalmente.

      boa sorte !

      Excluir