terça-feira, junho 24, 2014

Histerossalpingografia - Tudo o que você precisa saber sobre o exame das trompas

Os meses passam rapidamente e a gravidez não acontece. Uma consulta com o médico é realizada, alguns exames mais simples são pedidos e eis que surge  ele, o exame mais temido pelas tentantes, o monstro de 7 cabeças do mundo das tentativas, a Histerossalpingografia. Mas será que existe motivo para esse medo todo? É o que vamos descobrir a seguir.




O que é a Histerossalpingografia?

A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x com contraste das trompas e útero, realizado na maioria das vezes no 6º e o 12º dia do ciclo menstrual. Alguns médicos e laboratórios variam de conduta e o exame pode ser solicitado entre o 5º e o 10º dia do ciclo ou ainda entre o 7º e o 10º dia do ciclo. O importante é que seja feito após a menstruação e antes da ovulação. 


A Histerossalpingografia é indicada em que caso?

É normalmente solicitada quando o tempo de espera por uma gravidez excede os 12 meses. Sem que seja encontrada outra causa provável para a infertilidade, o médico então sugere uma analise mais detalhada do útero e das trompas.

É principalmente indicado para mulheres que apresentaram DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis), inflamações ou infecções uterinas e tubárias e para mulheres que realizaram reversão de laqueadura.

Preparação para a Histerossalpingografia 

Primeiro é preciso que a hipótese de gravidez seja afastada. É importante que seja realizada entre o 6º e o 12º dia do ciclo menstrual, sendo o primeiro dia de sangramento menstrual o primeiro dia do ciclo. 

Alguns laboratórios pedem que a paciente faça uso de laxantes para uma limpeza intestinal , afim de melhorar a visualização e diagnóstico do exame.

Podem ser utilizados  antispasmódicos e anti inflamatórios até 30 minutos antes da realização da Histerossalpingografia para diminuir a sensibilidade a dor.

Deve haver abstinência sexual de no mínimo 72 horas.
Alguns laboratórios pedem jejum de até 4 horas.

Como é feita a Histerossalpingografia ?

O procedimento em si é simples e leva algo em torno de 30 minutos. 
A mulher é colocada em posição ginecológica e com um instrumento chamado fluoroscópio, o médico introduz o contraste iodado no útero que deve seguir para as trompas.É feita então a  captura  de diversas imagens através da realização de uma sequência de raio x.

A Histerossalpingografia dói ?

A percepção de dor é muita relativa e varia de pessoa para pessoa. Muitas mulheres relatam apenas um incomodo similar ao percebido no papanicolau, outras dizem ter sentido alguma dor e há quem simplesmente fique mais de 1 hora na mesa do médico se contorcendo e dificultando a realização do exame. 

A verdade é que quanto mais tensa você estiver, maior a probabilidade de sentir dor. Com os músculos totalmente contraídos e tensos, seu corpo reage causando mais tensão e  fica  difícil proceder o exame.
A histerossalpingografia não é um monstro de 7 cabeças e muitas mulheres , a grande maioria hoje em dia, relata não ter tido grandes dificuldades durante o procedimento. 

O que esperar do resultado da Histerossalpingografia?

Trompas saudavéis
Através do resultado é possível saber se existe anomalias no útero que atrapalhem ou impeçam o progresso de uma gravidez e se existe passagem livre das trompas entre os ovários e o útero. 

Os espermatozoides precisam que as trompas sejam vias livres para que o óvulo seja fecundado e posteriormente para que o óvulo chegue ao útero e se implante no endométrio. O útero por sua vez deve apresentar condições normais para implantação e progresso gestacional.


Trompas obstruídas
Espera-se afastar ou confirmar obstruções parciais ou totais de uma ou de ambas as trompas,  verificar a anatomia uterina que deve ser normal, afastando a possibilidade de útero septado, bicorno, unicorno e etc, além de verificar a presença ou não de pólipos, miomas e sinéquias uterinas.


Reação alérgica ao contraste iodado

É importante informar o laboratório sobre a existência de alergia ao contraste iodado, para que o paciente seja orientado a fazer uso de medicamento adequado para evitar a reação alérgica. 

O laboratório também deve ser avisado sobre o uso de medicamentos contínuos pois alguns interferem no efeito do contraste como por exemplo betabloqueadores.

Se após o exame sentir náuseas , vômitos, coceira, pressão baixa e palidez, procure um médico e informe que realizou um exame com contraste iodado.


As reações normalmente são leves e resolvidas com a administração de medicação simples. Reações mais intensas são percebidas logo após a administração do contraste e o laboratório já deve estar preparado para sanar o problema.

Mulheres com histórico de muitas alergias crônicas, diabéticas e portadoras de doença renal apresentam maior probabilidade de alergia ao contraste.

Obs. A grande maioria das pessoas não apresenta qualquer reação alérgica ao contraste.

Imagens retiradas do site tua saúde e IG


49 comentários:

  1. Ola
    Eu fiz esse exame tomei buscopan 1 hr antes e antes de entra pro exame nao senti dor foi um encomodo mais nada demais graças a Deus...
    E com certeza qto mais nervosa mais vai senti dor tem que tenta relaxa o maximo possivel claro que nao é tao facil.
    Mais o Dr que fez foi mto bom me deixo tranquila.
    E em saber que estava td bem foi melhor ainda
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      Muito bom ter relatos assim como o teu ...a maioria das mulheres tem muito medo e vao para o exame muito tensas, o que acaba complicando o procedimento e fazendo com que elas sintam mais dor do que normalmente sentiriam.
      Que bom que deu tudo certo com você .
      Abraços !

      Excluir
    2. eu preciso fazer esse exame ,mais ate agora não encontrei nem uma clinica que fizesse

      Excluir
  2. Fiz o exame e doí demais, Deus permita que nunca mais passe por isso de novo... mas tudo tem seu lado é por uma causa justa, vou pegar o resultado amanhã, ansiosa demais.

    ResponderExcluir
  3. Olá fiz o exame no dia 17/03/14, pois tenho S.O. Policístico e estava tentando engravidar fazia quase um ano. Estava muito tensa para fazer o exame, pois me falaram que a dor era insuportável rsrs... E não foi bem assim, incomodou bastante e foi um pouco dolorido, mas graças a Deus não deu nenhuma alteração no resultado e no final de março engravidei e tenho certeza que a histerossalpingografia ajudou na conquista do meu tão sonhado positivo. Hoje estou com quase 13 semanas de gestação graças a Deus!!! E muito feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga , a histero muita vezes limpa o caminho e tudo fica mais fácil ...probleminha menores sao resolvidos pela propria histero.
      Parabéns pelo bebê!

      Excluir
    2. oie eu vou fazer na terça feira no 10 dia do ciclo , quando posso ter relaçao , tenho medo de perder o periodo fertio , quantos dias depois posso ter relaçao

      Excluir
  4. Eu fez esse exame, e nunca senti tanta dor como sentir ccom esse exame cheguei a chorar de tanta dor e com 20 dias depois senti as mesma dor qye sentir quando fiz o exame e acabei no hospital, não desejo esse exame pra ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Meninas fiz esse exame há menos de um mês, fui morrendo de medo, qse chorando pra ser sincera, Fiz no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, médica e enfermeiras muito amáveis. O começo é como um papanicolau ou Us TransV. É colocado aque especulo chatinho, a sonda é tão fininha e maleável q nem se sente, só senti dor quando joga o contraste, uma dor de cólicas bem forte, mas é suportavel, nada de outro mundo. As pessoas tem níveis de sensibilidade maior e por muitas vezes muito medo, se tiver de fazer : Faça! Só assim poderemos ter sucesso. Daihane /30 anos/ Tentante há um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí amiga ... é um exame importante e acho que o medo acaba complicando um pouco as coisas.
      abraço

      Excluir
  6. Fiz a histero em Dezembro/2013, na verdade me preparei psicologicamente para uma dor maior. Senti apenas um desconforto como aqueles do exame ginecológico comum e quando foi introduzido o iodo senti uma breve cólica.
    Esse mês fui submetida a uma vídeolaparoscopia e daqui a 2 meses farei uma nova histerossalpingografia para ter certeza que está tudo bem após com a cirurgia.
    Costumo dizer que a dor do exame é menor do que a psicológica causada pela infertilidade, estou disposta a lutar pelo meu tesouro.
    Beijos Tati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Jil ..a dor é só ali na hora, acabou, passou e pronto ...bola pra frente
      bjs amiga

      Excluir
    2. Jil e qual foi o seu resultado do histero, e a videolaparoscopia e uma cirurgia?

      Excluir
  7. EU TENHO QUE FAZER ESSE EXAME MAIS ,ATÉ AGORA O POSTO DE SAUDE NÃO MARCOU FAZ MAIS DE UM ANO E ATE AGORA NADA ...QUERIA FAZER PARTICULAR MAIS NÃO CONHEÇO NEM UMA CLINICA QUE FAÇA ESSE EXAME ....ESTOU TENTADO ENGRAVIDA A MAIS DE OITO ANOS E NADA POR ISSO QUE TENHO QUE FAZER ESSE EXAME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi maria,
      da uma pesquisada pela net p tem muitos locais que fazem...custa algo em torno de 200 reais dependendo do lugar .
      abraço

      Excluir
    2. tO NA ESPERA DESSE EXAME PELO SUS A 2 ANOS 6 MESES E 11 DIAS !!!

      Excluir
  8. EU FIZ ESSE EXAME HOJE, E ACHEI QUE IA MORRE NAQUELA SALA DE EXAME, UMA TORTURAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga , vc parece que é das que tem mais sensibilidade a dor ...pelo menos já foi , já fez , passou ! Agora é colher os bons frutos certo ?

      Excluir
    2. olha a dor é insuportável peço para deus que nunca mais quero fazer....

      Excluir
  9. Fiz ontem o exame pela segunda vez ( a primeira foi em 2011). Não dói, apenas um incomodo como uma cólica. Sou tentante há 5 anos; tenho esperança que esse exame dará uma ajudinha para o meu milagre acontecer. Bjos meninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Curto muito o site, o blog e os vídeos do youTube... me ajudam e dá esperança. Minha história é grande para realizar este sonho de ser mãe... um dia eu conto. Espero voltar logo e dizer POSITIVO! Meu sonho! Não desisto nunca! Bjos

      Excluir
  10. Olá meninas enttao dia 23/07 fiz a temida histerossalpingografia
    Graças a Deus não doeu nadinha levei pra minha medica ver ontem ela disse q td normal mandou eu tomar ácido fólico metamorfina850gr
    E Clomid 50 gr durante 3 ciclos tomare q o meu positivo venha logo meninas Boa sorte pra gentte.

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas enttao dia 23/07 fiz a temida histerossalpingografia
    Graças a Deus não doeu nadinha levei pra minha medica ver ontem ela disse q td normal mandou eu tomar ácido fólico metamorfina850gr
    E Clomid 50 gr durante 3 ciclos tomare q o meu positivo venha logo meninas Boa sorte pra gentte.

    ResponderExcluir
  12. ola.. tb fiz esse exame e sentir muita dor, já peguei o resultado, foi o único exame q mostrou o motivo que não engravido, pois tenho uma das trombas obstruídas... agora e esperar e procurar um medico de infertilidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é apenas uma trompa obstruída , pode demorar mais, mas nada te impedirá de engravidar.
      Esse artigo pode te ajudar. http://www.maeaflordapele.com/2014/07/aumentando-as-chances-de-engravidar-com.html
      boa sorte !

      Excluir
  13. Olá, tenho que fazer o exame este mês. Minha menstruação atrasou 4 dias, então resolvi fazer o beta e deu 7,1. No dia seguinte ele desceu, o que me preocupa é se seria necessária fazer o beta para descartar a hipótese de gravidez, ou através desse resultado já tenho a confirmação da não gravidez? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá Regina! Estou com uma dúvida com relação ao exame histerossalpingografia, marquei agora para dia 25, porém notei que já estou entrando no período fértil, estou sentindo um pouco de cólica e tb já esta saindo um pouco de muco transparente. Se caso eu tiver uma antecipação na ovulação convém fazer o exame? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. eu nem sabia se ia doer,pq m falaram q ia sentir so uma colica...fui tranquila...mais quando começou...meu deus espero nunca mais sentir essa dor....creduuuu.....mais depois passa e tranquilo...mais q doi doi...fiz exame hj....so de lembrar m da vontade de chorar....Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Só o nome do exame já da medo! Mas não foi tudo isso que li e me falaram. Claro que dói um pouco, mas tudo suportável! Fiz o exame, deu tudo certo e acabei engravidando já no primeiro período fértil após o exame! Tive uma gravidez super tranquila, minha pequena já está com 1 ano e 2 meses e é muito saudável. Acredito que tenha sido o líquido de contraste do exame que acabou limpando qualquer pequena obstrução que estivesse dificultando minha gravidez! Fui tentante por um bom tempo, hoje sou mãe realizada e feliz. Acreditem, meninas porque é possível! E tudo tem seu tempo, a gravidez vem na hora certa, com certeza! Bjos a todas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo após o exame podemos continuar tentando?

      Excluir
    2. Quanto tempo após o exame podemos continuar tentando?

      Excluir
  17. Eu fiz esse exame e cheguei a desmaiar na mesa de tanta dor...tomara que nunca mais precise fazer...Tenho ovários policísticos...

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde amigas Tentantes amo todas as informações,Fiz uma Histerossalpingografia
    Resultado:
    1-radiografia panorâmica da pelve não mostra alterações.
    2-utero em AVF, discretamente lateralizado para direita.
    3-colo uterino pérvio, de aspecto anatômico.
    4-cavidade uterina de forma e dimensões normais, sem falhas de repleção.
    5-trompa esquerda opacificada tardiamente,porém não peritonizando o meio de contraste.
    6-trompa direita elevada, sendo este achado inespecífico, pervia, de curso,calibre e relevo mucoso normais.
    7-cotte positivo à direita
    Impressão: Obstrução tubárea esquerda
    Meninas peço ajuda de VOCÊS ja fui em 3 gineco e todos disseram que posso engravidar e que é só esperar a vontade de Deus.No 4 gineco que fui ele é especialista em infertilidade...ele disse que pra mim somente FIV, póis a trompa direita está elevada...fiquei muito triste,póis ele me cobrou 20mil para realizar este procedimento.Agora por conta propria vou tentar meu positivo to tomando clomid, comecei no 5º do ciclo...fuz uma transvaginal e apresentou micropolicisto no ovario direito...ai por conta propria to tomando metiformina+clomid e depois do periodo fertil vou tomar Utrogestan,sem medo...Vocês sabem se posso fazer inseminação artificial estando com uma trompa obstruida e a outra normal e elevada???
    Alguém me ajude por favor eu não consigo relaxar...

    ResponderExcluir
  19. Oi Nelma eu fiz o exame hoje no Hospital Oswaldo Cruz em SP com o medico Dr Flavio Madureira Padula e sua assistente Milena muito amorosa, foi super tranquilo o medico é otimo atencioso foi cuidadoso e me tranquilizou, senti uma leve colica menstrual quando injeta o liquido, eu estava com medo devido aos comentarios da internet, se preciso for faria de novo é como se fosse papanicolau, mas so faça se for com medico

    ResponderExcluir
  20. Fiz o exame 10/07/2015 não doeu!!!
    Fiz no DIGIMAGEM SP itam Bibi.
    O exame é rápido 15 min no maximooooo, só tem um incômodo na hora q injeta contraste, uma colicazinha , fraca, e no final falam se está tudo OK, ou se tem obstrução.
    Recomendo lá!
    Se tiverem dúvida meu email: vivianedesaarantes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Fiz o exame, acho que tive alguma reação, pois sentir muita dor, durante o exame e depois pensei que ia morrer, tive febre e fiquei com a barriga muito grande, parece que estou gestante de 4 meses ou mais, as dores diminuíram, mais minha barriga continua grande ainda sinto dores leve.

    ResponderExcluir
  22. Oi sou a Valéria moro em são Luís fiz laqueadura 5 anos do lado equerdo ,só cortaram uma trompa eu vou fazer esse exame será k da pra mim engravida??

    ResponderExcluir
  23. Olá meninas , gostaria de saber se algumas de vocês tiveram que fazer algum teste para saber se tem alergia ao contraste iodado ????

    ResponderExcluir
  24. Estou muito nervosa com esse exame estou marcada para dia 28 desse mês e não sei tenho alergia ao iodo , estou com muito medo de ter alguma reação alérgica .
    Ndei pesquisando e estou super confusa a respeito .

    ResponderExcluir
  25. Vou tentar consultar minha ginecologista para saber o que ela acha antes de realizar o procedimento , dependendo do que ela me fale eu proucuro um alergista e deico para realizar o exame mês que vem para eu não correr o risco de ter alguma reação alérgica .

    ResponderExcluir
  26. Vou tentar consultar minha ginecologista para saber o que ela acha antes de realizar o procedimento , dependendo do que ela me fale eu proucuro um alergista e deico para realizar o exame mês que vem para eu não correr o risco de ter alguma reação alérgica .

    ResponderExcluir
  27. Olá meninas Boa tarde me chamo Mara fiz esse exame segunda dia 21/03/2016 sentir muita dor minha trompa esquerda tava obstruirda. E por isso sentir dor. Mas vão tranquilas pensa q e para o nosso sonhado positivo. Queria saber quanto tempo tenho q esperar para treinar. Parou o sangramento a 3 dias. Bjs Boa sorte amores

    ResponderExcluir
  28. Ola sou Eliana Novais A 11 anos que tento engravidar ja fiz esse exame, e em mim doeu muiiitoo fiquei retorcendo por uns vinte minutos( nao ,me arrependir pois é um sonho que tenho), no resultado o medico nao encontrou nada de anormal fiz uns tratamentos a base de remédios indicados pelo medico mais ainda nada passei com outro medico e infelizmente nao consegui em gravidar ainda

    ResponderExcluir
  29. Bom dia meninas! Fiz o exame histero dia 30 doeu um pouquinho, uma dor suportável, porém já se passaram 3 dias e ainda continua sangrando mas não sinto dor...sera que é normal?

    ResponderExcluir