quinta-feira, junho 12, 2014

Como aumentar a produção de leite materno naturalmente

O bebê nasce e tudo o queremos é vê-los saudáveis e felizes. Para isso eles precisam ser alimentados da melhor maneira possível, e nada melhor que o leite materno para produzir esse efeito na vida de nossos pequenos. 
Uma produção adequada de leite, é sonho de qualquer mamãe que pretende ser a fonte de alimento para o seu filho, porém nem todas tem uma boa produção de leite logo após o parto, e isso é motivo de preocupação e desespero para muitas de nós. 
É importante citar que o parto normal estimula a produção de leite materno. Isso porque durante o trabalho de parto, o hormônio ocitocina é liberado em grandes quantidades afim de expulsar o bebê do útero. Esse hormônio também ajuda na descida do leite materno. Quando a mulher tem parto cesárea sem ao menos ter contrações, sem entrar em trabalho de parto, não existe a ação da ocitocina e o leite pode demorar até 1 semana para "descer".
Existem algumas medicações que ajudam na produção de leite, mas eu particularmente não sou a favor. Claro que em último caso toda ajuda é válida, mas existem formas mais naturais e seguras de obter uma boa produção de leite e acredite , funciona para grande maioria, muitas dessas dicas, eu mesma utilizei e para mim funcionou muito bem.
Dicas para aumentar a produção de leite materno

1- Quanto mais o seu bebê mamar, maior será sua produção de leite. A sucção do bebê estimula a liberação dos hormônios ocitocina e prolactina pela hipófise, e esses são os hormônios que fazem a mágica acontecer.
2- Mantenha uma boa alimentação e beba muito líquido. Bebra principalmente bastante água. Naturalmente você sentirá muita sede, use e abuse dos líquidos sempre que puder.
3- Amamente em intervalos regulares que não ultrapassem 3 horas. Manter uma rotina nas mamadas é muito importante. Durante os primeiros dias de vida do bebê, atenda a demanda e descanse bem quando o bebê estiver dormindo. 
4- Atenção a pega correta do bebê. O bebê precisa pegar corretamente no seio para que a mamada seja satisfatória. Só assim ele se alimentará de forma correta, estimulará a produção de leite da mamãe e não fara com que o seio produza dolorosas fissuras. 
A pegada correta é aquela em que o bebê abocanha não só o bico, mas a aureola também. O nariz deve estar livre para que o bebê respire com facilidade.
                                   
5- Esvazie uma mama completamente antes de oferecer a outra e sempre comece a próxima mamada pela primeira mama oferecida na mamada anterior. É muito importante ficar atenta a isso para que o bebê não mame apenas em um dos seios. Isso pode fazer com que ele com o tempo se recuse a mamar o no outro seio, limitando assim a produção de leite e contribuindo para que um dos seios fique maior que o outro.
6- Banho quente antes das mamadas ajuda na produção de leite. Mas cuidado, só faça isso se tiver certeza que seu bebê mamará a seguir, caso contrário isso pode contribuir para que o leite "empedre", causando dor e em alguns casos febre.
7- A produção de leite normalmente é maior durante a noite devido a liberação dos hormônios envolvidos no processo. Tenha paciência e não deixe de amamentar a noite. Os bebês naturalmente seguem seus instintos e preferem esse horário para fazer refeições mais longas.
8- Procure não se estressar. O stress, o nervosismo excesso é inimigo da produção de leite. Os primeiros dias de vida do bebê são mágicos , mas podem ser estressantes, lembre-se que tudo daqui por diante serão fases e adaptação , isso logo passará. Mantenha a calma e não dispense a ajuda do parceiro e de familiares. Mãe descansada, bebê bem alimentado, descansado e feliz.
9- Tomar "tintura de algodoeiro". É vendido em farmácias e é comprovadamente estimulante do leite materno, além de ser um poderoso aliado no combate as hemorragias pós parto.
10- Água de côco . Todo e qualquer líquido é estimulante da produção de leite, mas a água de côco além de ser saborosa é rica em sais minerais , nutrientes, vitamina c, cálcio e magnésio. É tida como um isotônico natural e ótima para repor a perda de líquidos.
Alimentos estimulam a produção de leite

- Arroz Integral
- Aveia
- Canjica
- Castanhas
- Milho e Derivados
- Nozes
- Trigo Integral.
- Beterraba
- Cenoura
- Espinafre.
- Amoras
- Morangos
- Laranja-lima
- Lima-da-pérsia
- Graviola
- Pinha
- Fruta-do-conde
- Mamão
- Uva
- Jaca
- Melão
- Amendoim
- Banana
- Coco
- Figo
- Maçã
- Mamão
- Jaca
- Pera
- Uva
- Amêndoas
- Avelãs
- Pecãs
- Castanha do pará 

Sucos estimulantes
Suco de laranja-lima ou lima (suco alcalino)
Suco de cenoura com agrião e couve
Suco de laranja-lima ou mamão ou cenoura
Suco de uva

Chá estimulante
Funcho , Tília e poejo (juntos no mesmo chá)
Tome ates de cada refeição.
Outras ervas que podem ser consumidas como chá
- Anis verde
- Melissa
- Urtiga
- Angélica
- Erva-doce
- Cidreira
- Hortelã
- Funcho
Ervas calmantes para produzir o bem estar e tranquilizar a mamãe 
- Maracujá
- Tília
- Laranja (flores)
- Valeriana (raiz)
- Cidreira
- Melissa
- Lúpulo

Os chás e sucos e principalmente as dicas de 1 a 10 me ajudaram muito. Minha produção de leite que havia diminuído drasticamente pelo stress, voltou com força total e graças a Deus pude amamentar com tranquilidade. 
Persista e não desista, todo esforço será recompensado com a saúde do seu bebê. 
É sempre importante consultar o seu médico antes de utilizar qual substância. 

Boa sorte a todas !


Principais fontes:  
Viva Natural. Água -Ar-Sol-Repouso-Alegria.
Medicina de A a Z.
Saúde pelas Plantas.


6 comentários:

  1. boa tarde tati como esta vc eo bebe espero que estejam bem ,bom tati venho aqui para pedir uma ajuda pq estou meio preucupada bomtati meu ciclo e de 28 dias certinho e meus dias ferteis foram do dia 23 ao dia 28 de maio e minha regra era para descer dia 08 de junho so que ela deu um sinal bem fraquinho dia 07 de junho e ficou um dia e meio desceu um pouco de sangue ,nao foi como desce na mesntruaçao e depois veio uma borra de cafe so um pouco e parou hoje dia 12de junho tive relaçao e quando fui me limpar saiu um pouco de sangue aguado mas so na hora que me limpei e nao saiu mais nada ,eu estou sentindo colicas,muito sono ,nao sinto dor nos seios e estou com duvida se devo ou nao fazer o beta hcg o que vc acha me de sua opniao desde ja agradeço gabidinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere mais alguns dias e faça um beta amiga...pode ter sido uma variação de fluxo por conta de alguma alteração hormonal desse ciclo em específico , mas pode ter sido nidação ...

      Excluir
  2. Oiiiiie ... queria tirar uma dúvida, estou a 9 meses tentando engravidar ...minha menstruação er irregular .. meu ciclo nos meses anteriores vieram... 27 ..28..29.. 30..e 31.. ..só que agora esse mês ainda não veio. .já estou no meu 35 dia do meu ciclo... sinto meus seios doloridos... cólicas leves e que passam rápido... será qi posso esta grávida? Me ajude...estouu muito ansiosa..e n sei com quantos dia de atraso posso fazer o teste? Espero respostas...bjos :)ResponderRespostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ciclos irregulares o ideal é aguardar por pelo menos 10 dias de atraso... boa sorte !

      Excluir
  3. Olá, tenho uma duvida... As mulheres com seios pequenos podem ter leite materno?
    Aguardando resposta :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas....vou seguir todas.um beijo

    ResponderExcluir