terça-feira, junho 10, 2014

As dificuldades da gestação e o sexo do bebê

Fiquei um bom tempo sem postar nada sobre minha gestação porque esperava que em algum momento eu pudesse dizer, o pior já passou agora vou dividir com vocês, mas infelizmente as coisas nem sempre são tão simples quanto desejamos e se eu continuar esperando, talvez a única e próxima notícia seja apenas, nasceu.
Pra que tudo fique claro vou começar bem do começo. Essa parte a maioria de vocês já sabe, mas vamos reavivar a memória. 
No dia 11 de fevereiro de 2014 descobri através de um teste de farmácia que eu seria mãe pela terceira vez. Foi um susto mas nunca deixou de ser uma alegria. 


Obesa, diabética e hipertensa eu sabia, não seria fácil, mas sempre tive a esperança de ser surpreendida positivamente pelo universo, ainda estou esperando.
Com 10 semanas passei pela primeira, e até agora, única internação da gestação. Saí do hospital com a glicemia praticamente sob controle, os ajustes restantes seriam feitos em casa e tudo parecia bem. 
Cheguei em casa na sexta, no sábado gravava alguns vídeos para o blog e não sentia nada de diferente. Uma amiga querida me ligou buscando notícias, querendo saber como eu estava e chegou a perguntar : "Tati, você não teve sangramento?". Respondi que não, contei as últimas novidades, voltei para  os videos, terminei por volta de 18:00, me levantei para ir ao banheiro e quando me sequei, surpresa, lá estava ele , vermelho vivo e em grande quantidade. Foi o segundo susto depois da diabetes acima de 200 mg/dl.

Tive um sangramento vermelho intenso, em muita quantidade, e com um coagulo bem grande. Achei que tivesse sido o fim, mas Deus em sua infinita bondade, me fez perceber que algo se mexia mais forte no meu útero, me agarrei a essa sensação e fui confiante para o ultrassom marcado para o dia seguinte. 
Diagnóstico: Placenta prévia . Tratamento: Repouso absoluto até reavaliação. O bebê estava ótimo. 

Repouso absoluto, antibiótico para tratar a infecção de urina que estava bem alta, controle da pressão e da glicemia. Ok eu podia lidar com isso. 
As semanas foram  passando, a luta diária. mesmo que desgastante, não conseguiu me engolir e nem tirar a minha alegria de estar grávida. 

Com 13 semanas morfológico, tudo certo com o bebê, placenta ainda baixa. 15 semanas bebê em posição péssima para visualização do sexo, mas com a saúde perfeita, placenta ainda baixa. 17 semanas já é possível sentir e ver o bebê mexer.

Dezoito semanas, reajuste na dosagem de insulina. Quanto maior o bebê fica, mais difícil é controlar os níveis adequados de açúcar no sangue. Menos 4 quilos desde a primeira consulta do pré natal.  Pedido de exame de proteinúria de 24 horas. É possível perceber colostro nos seios. 

Vinte semanas, resultado do exame. 
Normal para não grávidas até 149,0
Grávidas até 300.0 
Meu resultado 498.0
Diagnóstico : Pré Eclampsia

Desespero tomou conta de mim. Entrei em contato com meu médico que me esclareceu todas as dúvidas, me tranquilizou e me orientou a continuar com o repouso e o controle rigoroso da pressão arterial. A proteína na urina não é uma sentença de eclâmpsia, é um sinal amarelo. Indica que a atenção deve ser redobrada com a pressão e que existe uma predisposição maior a eclâmpsia, mas não indica que necessariamente ela vá acontecer.

Ok Tatiana, vamos respirar fundo, isso não é nada, tudo vai dar certo.

Morfológico de segundo trimestre marcado e esperado com ansiedade para saber a posição da placenta, saúde do bebê e condições das artérias uterinas.

Hoje , no dia do ultrassom , me encontro com  22 semanas e 3/7. O bebê pesa 530 gramas, perfeito , saudável e ativo. A placenta continua baixa, sugestão de reavaliação com 28 semanas. 
E a surpresa do dia , artéria uterina direita limítrofe e artéria uterina esquerda com retenção e apresentando dilatação. O que  isso quer dizer ? Que minha artéria esquerda não está oxigenando a placenta como deveria. E isso me dá mais um ponto a favor de uma eclâmpsia. 

Estou verdadeiramente me esforçando para não sucumbir ao medo. Estou fazendo tudo como tem que ser. Minha alimentação tem sido perfeita, meu peso e os valores glicêmicos diários são prova disso. A pressão está cravada em 11/6 e com fé em Deus não subir. Confesso que ver tudo sob controle, me deixa confusa. Claro que tenho enfrentado hipos e hiper, mas no geral, tudo tem estado bem controlado. 
Como pode tudo estar tão fora do ideal e ao mesmo tempo tão dentro do necessário ?

Nenhuma das minhas gestações foram fáceis. Não determinei, mas sabia que dessa vez não seria diferente, mas fazer tudo certo e de repente tropeçar em tantos pontos contra me deixa angustiada. Aceitei minha impotência diante de tudo o que me cerca, sei que devo fazer o meu melhor e apenas confiar que Deus fará o resto. É assim que venho superando as dificuldades , dia após dia.

Com essa loucura toda , ainda não consegui comprar nenhuma peça do enxoval. Nem me preocupei muito com isso porque até hoje não sabia o sexo. Mas uma pulguinha já me incomodava. Não vou conseguir escolher nenhuma peça de roupa para o enxoval, pois não poderei sair da cama até o parto. Claro que isso não é um problema, mas é algo que me chateia. Uma amiga sugeriu um chá de bebê virtual,  o que acham ?
Quem se dispor a participar, se prepare para escolher, tenho certeza que com muito carinho, itens, roupinhas e detalhes charmosos, na cor ......rosa .... sim meninas, meu mundo mais uma vez é rosa. Tenho mais uma princesa a caminho. E quase sai do ultrassom sem saber disso, porque com a notícia do problema na artéria uterina, não me lembrei de perguntar. A médica que do nada, muito naturalmente disse " é mesmo uma menininha mamãe tá confirmado. E eu meio que, hãn, onde, o que ?  

Ficou longo mas agora você já sabem de tudo. Sigo aqui confiante, esperando e torcendo por boas notícias ou que pelo menos as preocupantes parem de chegar e pedindo a Deus que cuide de nós.

Obrigada por estarem comigo nesse momento , pelas palavras de apoio e incentivo, pelo carinho imenso que vocês dispensam a mim  e a minha família, nunca conseguirei agradecer o suficiente. Muito obrigada !








32 comentários:

  1. Oi Tati, que Deus continue te abençoando e lhe dado força e muita saúda. Qual vai ser o nome da princesa?

    ResponderExcluir
  2. Tati Deus esta com vc, que a virgem Maria esteja a sua frente guiando sempre e iluminando o caminho de vcs. Bjao Tathy Mariano.

    ResponderExcluir
  3. Menina... kkkkk... eu sabia.... força Tati, a neném será guerreira como vc... bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Acertei! Uma menina! Parabéns, Taty, estou rezando por sua saúde e de sua princesa.

    ResponderExcluir
  5. Taty parabéns pela menininha, não sei se isto te acalma, mas como tive síndrome de hellp, tenho contato com varias meninas que tiveram eclampsia, e alterações nas arterias é comum até 24 semanas, entao continua se cuidando, fique atenta que tudo dará certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Vamos torcer pra que isso passe então ...pensamento positivo

      Excluir
  6. Que Deus as abençoe!! Acertei, sabia que seria rosa.
    Qual será o nome da princesa?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe passou por isso tudo é cá estamos nós aqui para dar o testemunho de que Deus é mais. Tudo dará certo, como vc diz: pé no chão e esperança no coração. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Deus abençoe ! Continuamos aqui confiantes

      Excluir
  8. Olá, Tati! Quero te dizer, que acima de tudo vc é uma guerreira! Porque aguentar td isso, sentir toda essa dor e esse turbilhão de sentimentos não é pra qualquer uma não.... Eu tinha dado um palpite, achava q era uma manina e é mesmo, rs! Bom, vc está com um bom médico, acredito eu. E também está se cuidando como tem q ser.. Então, Tati vou está orando por vc para q td ocorra bem até o seu parto e se Deus quiser já deu td certo, sua princesa vai vir ao mundo cheia de saúde e vai encher sua casa de alegria, tenho certeza! Vc é muito especial para mim, TATI. S2 Fica com Deus e parabéns pela princesa q está à caminho! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Deus te abençoe por todo esse carinho e por essas palavras de conforto !

      Excluir
  9. Sei que tudo isso que vc está vivendo e bem complicado, mas Deus sempre está no controle de tudo em sua vida e vejo isso nitidamente! Parabéns pela princesa pois é mais uma flor para encher o seu jardim! Bjs p vcs! E tudo vai dar certo no nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  10. Acertei,oh Tati vai dar tudo certo,vc é uma guerreira,me emocionei, parabéns pela princesa que está para chegar.

    ResponderExcluir
  11. Deus sab d todas as coisas e como nós sabemos n exist vitoria sem lutas e pod ter certeza q vc ja è mais q

    vencedora.e nós sabemos q tudo podemos no senhor pois è ele q nos fortalece.JA DEU TUDO CERTO.e vc vai fazer part da minhas oraçoës todos os dias pod ter certeza.!!!e sobre o cha virtual sera muito legal....
    Bjoks..

    ResponderExcluir
  12. Vai dar tudo certo... Deus é contigo e eu tbem sempre... Amo vcs...💝

    ResponderExcluir
  13. Deus já está te abençoando. E lembresse que por dura q seja a sua luta, a sua cruz não é maior do q vc possa carregar. Fé e força. Tudo já está dando certo.

    ResponderExcluir
  14. Deus já está te abençoando. E lembresse que por dura q seja a sua luta, a sua cruz não é maior do q vc possa carregar. Fé e força. Tudo já está dando certo.

    ResponderExcluir
  15. Tati estou rezando pro vocês , vai dar tudo certo Deus é maravilhoso você sabe disso esta princesa vai te fazer muito feliz e como voce diz PÉ NO CHÃO E ESPERANÇA NO CORAÇAO e vamos que vamos Ok Bjokas

    ResponderExcluir
  16. Tati, tenha confiança, Deus é contigo. Jà deu tudo certo. Suas postagens tem me ajudado a enfrentar o tempo da espera, a vida de tentante, mas Deus é maior e confio Nele. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Confia no Senhor, pois Deus é contigo. Faz sim o chá virtual, ótima ideia. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Tati,
    O que vc sentiu depois que parou se sangrar?
    Eu tbm tive sangramento intenso com coágulos, porém não tive cólicas, não sei te explicar, mas parece que sinto algumas coisas diferentes no meu ventre, não chega ser cólica, parece uma contração fraca. Não tenho coragem de fazer outro bhcg, meu médico mandou eu repetir a ultra só no fim do mês, pq estou muito no começo.
    Meu coração me diz para ter esperança!!!!Vai dar tudo certo, Deus esta no comando!!!! Bjus, Ju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quantas semana está amiga?
      Eu não senti nda antes e nem durante, percebi no dia seguinte somente, umas pontadas como agulhadas que surgiam vez ou outra ...dor e incomodo nao senti nenhum.

      Excluir