quarta-feira, abril 09, 2014

Minha gestação - As primeiras 5 semanas

embrião de 5 semanas
Após a fecundação o óvulo demora em média 4 dias para chegar ao útero. É a partir do 6º ou 7º dia que o óvulo fecundado começa a se implantar no endométrio. A maioria das mulheres não sente nada ou não percebe os sintomas que se apresentam. Isso ocorre devido a semelhança dos sintomas do início de uma gravidez com os sintomas típicos dos dias que antecedem a chegada da menstruação.

Tenho dois filhos, uma menina prestes a fazer 11 anos, e um garotinho serelepe de 7. Nas gestações anteriores não tive ou simplesmente não percebi os sintomas iniciais da gestação. Dessa vez foi tudo bem diferente. 
Exatamente 6 dias após a única relação que mantive no mês de Janeiro, senti uma cólica chata e persistente que me deixou com o sinal amarelo ligado. Dez dias após o dia da relação, tive um sangramento semelhante a borra de café que durou aproximadamente 3 dias. Sirene vermelha giratória e barulhenta ligada a todo vapor. 

A partir desse dia comecei a fazer testes de gravidez em busca de respostas rápidas as minhas questões. Mesmo sabendo que meu corpo precisaria de tempo para produção suficiente de HCG, realizei 4 testes que claro, deram negativo. 
Doente, com uma gripe daquelas, deixei os dias passarem. Não sei ao certo quantos. A essa altura já estava meio perdida no tempo e espaço. Foi quando os positivos começaram a vir um atrás do outro. Fiz aproximadamente 5 testes, todos positivo.

Eu estava grávida de aproximadamente 5 semanas. 

Sintomas desse período

Verdadeiramente não senti nada além da cólica do 6º dia e do sangramento do 10º. Passada a nidação, não senti cólicas, enjoos, dor nos seios, nem nada que pudesse sinalizar que uma vida crescia dentro de mim. 

Muitas amigas me procuram preocupadas com a falta de sintomas do inicio de uma gestação, e eu sempre as informo que cada corpo reage de uma forma diferente. Enquanto algumas mal param em pé de tanto vomitar, outras seguem a vida como se nada tivesse mudado. Sou dessas, para minha sorte ! 

Porém com você pode ser diferente. 
Nas duas primeiras semanas, é possível que o cansaço bata forte a sua porta, assim como dor nos seios, inchaço abdominal e acne por conta da pele mais oleosa. 

Exames do período 

Ao descobrir uma gestação é primordial que a gestante comece seu pré natal. 
Os principais exames desse período são :

Grupo Sanguíneo e Fator RH
Hemograma Completo
Glicemia de Jejum 
HIV
Hepatite 
Rubéola
Toxoplasmose
Sorologia para citomegalovírus ( nem todos os médicos pedem)
VDRL
Urina
Ultrassom 

Esse primeiro ultrassom é muito importante para conhecer o real tempo de gestação. Muitas mulheres, como foi o meu caso, apresentam ovulação tardia e a DUM diverge do tempo real de gestação. É esse primeiro ultrassom que vai definir a data prevista para o parto. 

Meu grupo sanguíneo é A+. Meu hemograma estava ok, assim como o HIV, Hepatite, VDRL, toxoplasmose, urina, citomegalovírus e rubéola que tive quando criança.  Minha glicemia de jejum obviamente se apresentou alterada, pois sou diabética e na ocasião a diabetes estava totalmente fora de controle. 

Meu primeiro ultrassom divergiu em aproximadamente 5 dias da minha DUM , o que confirmou que tive uma ovulação tardia ou que a fecundação aconteceu depois do esperado (se é que isso é possível ).

Até aqui os sintomas não faziam parte da minha gestação. Era como se tudo continuasse igual. Exceto pelo coração que já batia junto com o meu. 




19 comentários:

  1. Tati, como foi Ò fluxo da sua nidação? A intensidade, muito diferente da menstruação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente diferente amiga ...um sangramento tipo borra em pequena quantidade que durou apenas 3 dias ....nada de sangue vermelho.

      Excluir
  2. Tati, tive muco elastico no 11º, 14º e 15º e no 17º tive um sangramento tipo borra de café, pouco... e mais tarde, no mesmo dia, 2 pingos rosa claro. Hoje é meu 24º, fiz o teste de farmacia e deu negativo. Será q o que eu tive foi nidação?

    ResponderExcluir
  3. Meu ciclo era de 36 dias. Era pra eu ficar menstruada há 6 dias. Estou com acne e meus seios estão inchados e sensíveis. Na semana que eu ovularia, fiz um teste de farmácia pq eu fiz fotodepilação, deu negativo. Uma semana depois fiz exames de sangue e urina gerais e os resultados sempre estavam fora dos padroes de gestante. Eu acho que não estou, mas vou esperar mais uns dias para fazer novo teste.

    ResponderExcluir
  4. Tati eu tomo remedio ha 8 meses e esse mes faltando 5 dias p acabar os comprimidos veio uma borrinha q persistiu por 4 dias hj n veio e hj é meu ultimo comprimido devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  5. Olá taty desde janeiro não estou tomando nenhum contraceptivo,no mês de fevereiro não menstruei fiz teste de farmacia de urina no posto de saude e paguei um beta hcg mas todos esses exames deram negativo,qdo foi no dia 06 de março veio a menstruação e no dia 21 tive sangramento por 05 dias e desceu bastante e senti mtas cólicas tb.E agora era pra descer dia 06 de abril mas até agora nada e está saindo um liquido do meu seio esquerdo.Bom Estou me controlando pra ñ fikar anciosa.Seja feita a vontade de Deus.O que vc acha de tudo isso??? bjus luh

    ResponderExcluir
  6. Tati to gravida de 7 semanas mas não tenhu nenhum sintoma... Eh normal

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati eu to meio desregulada, depois que meu filho de um ano nasceu a minha menstruação ainda está meia doida, mas eu tinha notado que por dois meses seguidos ela tinha começado a regular, porém o fluxo tava bem pouco com sangue escuro...a minha dúvida é se é possível muco muito elástico na data em que é pra monstra vir e isso seguir por mais de uma semana? Ontem veio uma sugeirinha só no papel (achei que era a monstra então coloquei absorvente mas nem sujou) mas era cor de caramelo escuro e elástico...eu to em dúvida por que eu achava que esse muco elástico só acontecia nos dias férteis mas já vai fazer duas semanas que eu estou assim...oque você acha?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tati. Sou mãe de primeira viagem com uma gestação de, aproximadamente, 9 semanas. Fui ao G.O. e eis que me pediu uma série de exames incluindo o ultrasson, para minha surpresa, transvaginal. Confio no meu médico, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Se não podemos fazer o papanicolau por ter risco de aborto, como pede o transvaginal?? Nunca tive que fazer este tipo de exame, mas só pelo que li internet a fora me pareceu ser bem mais arriscado. É normal?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola Tati, olha minha M desceu dia 16/01/15 comecei o serophene dia 18/01/15 tomei ate o dia 22/01 e comecei a semana de praticar. Ontem senti umas pontadas no meu ventre, fiz amor em uma posição favorável pra engravidar mas logo depois senti dor de cabeça, boca amarga e uma leve fraqueza. Sabem me dizer o que pode estar acontecendo? Será que já estou no período de ovulação? Resposta por favor. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. taty por favor me responda pois estou na duvida.minha mostra era pra ter vindo dia 26 de marco agora,meu periodo fertil foi entre o dia 4 e 10 sendo que ovulei no dia 10.ta ate ai tudo bem,mantive relacoes nos dias 7 e 10 , e esperava minha mostra no dia 26 como citei,mas neste dia veio uma babinha com um pedacinho de sangue ou carninha nao sei ,nao senti nada de dor ai dia 27 so veio um creminho rosinha claro ,e hj dia 29 fiz um teste de gravidez que pra minha tristeza deu negativo.responda por favor posso estar gravida com apenas 2 relacoes que eu tive?

    ResponderExcluir
  13. taty por favor me responda pois estou na duvida.minha mostra era pra ter vindo dia 26 de marco agora,meu periodo fertil foi entre o dia 4 e 10 sendo que ovulei no dia 10.ta ate ai tudo bem,mantive relacoes nos dias 7 e 10 , e esperava minha mostra no dia 26 como citei,mas neste dia veio uma babinha com um pedacinho de sangue ou carninha nao sei ,nao senti nada de dor ai dia 27 so veio um creminho rosinha claro ,e hj dia 29 fiz um teste de gravidez que pra minha tristeza deu negativo.responda por favor posso estar gravida com apenas 2 relacoes que eu tive?

    ResponderExcluir
  14. taty por favor me responda pois estou na duvida.minha mostra era pra ter vindo dia 26 de marco agora,meu periodo fertil foi entre o dia 4 e 10 sendo que ovulei no dia 9.ta ate ai tudo bem,mantive relacoes nos dias 7 e 10 , e esperava minha mostra no dia 26 como citei,mas neste dia veio uma babinha com um pedacinho de sangue ou carninha nao sei ,nao senti nada de dor ai dia 27 so veio um creminho rosinha claro ,e hj dia 29 fiz um teste de gravidez que pra minha tristeza deu negativo.responda por favor posso estar gravida com apenas 2 relacoes que eu tive?

    ResponderExcluir
  15. Oi. Sou Roseane
    Minha M veio no dia 5 e terminou dia 8 e tive relação nos dias 16,17 e 18 sem nenhum tipo de preservativo ac.e essa semana comecei a sentir muita dor de cabeça, uma dor no abdómen do lado direito e um corrimento de cor caramelo..Será que estou gravida??o que vc acha?
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  16. Taty também sou diabética e descobri q estou gravida de 5 semanas,tenho medo pela diabetes, VC conseguiu controlar bem? Como foi sua gestação?

    ResponderExcluir
  17. Vou relatar para vcs meu caso, fiz uma histero, dia 23 de Junho, quando foi dia 27 ja ovulei, pois desceu o muco, e dia 3 desceu um corrimento marron, dourou a noite e na parte da mnha, quando foi dia 12, que era o dia de descer minha red, desceu um corrimento caramelo, por dois dias, e depois parou. 2 dias depois fiz o teste e deu positivo. Entao meninas, acho que a histero me ajudou a engravidar, tive nidação, e hoje estou de 5 semanas.
    Boa sorte para voces.

    ResponderExcluir