segunda-feira, abril 21, 2014

Menos carboidrato para mais ovulação

Para as amantes das massas, pães e bolos, pode ser um pouco difícil aceitar e entender, mas os médicos afirmam que a quantidade de carboidratos na dieta de uma mulher pode realmente ter um enorme impacto sobre sua fertilidade.

Os carboidratos e a fertilidade feminina

Quando comemos carboidratos, eles se transformam em açúcares em nosso corpo. O organismo absorve o açúcar no sangue, e isso faz com que o pâncreas trabalhe ainda mais para liberar uma dose maior de insulina. 
Aí surge a  pergunta. Mas o que isso tem haver com a fertilidade ? 
Tudo, e vamos explicar a seguir.


Quando seu corpo libera mais insulina, como acontece quando você come mais carboidratos ou açúcar, o corpo é induzido a produzir mais hormônios masculinos. Esta produção de hormônios masculinos leva a um desequilíbrio hormonal que afeta diretamente a capacidade reprodutiva da mulher.

Um estudo recente feito pela Universidade de Harvard analisou mais de 18 mil mulheres, seguindo a sua dieta e estilo de vida durante oito anos. O estudo descobriu que as mulheres que consumiram uma grande quantidade de carboidratos principalmente em "jejum", como refrigerantes, pão branco, bolos, doces, batata e farinha branca de um modo geral, tiveram dificuldades ovulatórias mais frequentes. Por outro lado, as mulheres que comeram "carboidratos complexos" como feijão, legumes e alimentos integrais, tiveram uma evidente melhora em sua capacidade ovulatória.

Com isso podemos dizer que se você está se alimentando de uma quantidade maior de "bons carboidratos", principalmente seus ovários, trabalharão melhor do que com a ingestão de uma pequena quantidade dos "carboidratos ruins." A recomendação médica é para que sejam feitos esforços verdadeiros para diminuir a ingestão de carboidratos simples. Sua fertilidade, sobre tudo em relação a ovulação regular e saudável, aumentará significativamente.

SOP e relação com carboidratos

SOP( Síndrome dos Ovários Policísticos ) é uma condição infelizmente muito comum, e atualmente afeta de cinco a dez por cento das mulheres que estão em idade fértil. As mulheres que têm SOP são susceptíveis em desenvolver resistência à insulina. A forma natural e mais eficaz de manter o problema afastado, é ter uma  dieta rica em carboidratos lentos, os chamados carboidratos complexos. É uma maneira bastante eficaz de regular a insulina no organismo e impedir a produção descontrolado de hormônios masculinos.
É uma medida bastante simples que contribui para o controle da SOP.


Como podemos perceber, os carboidratos  desempenham um papel importante na fertilidade. Maior do que qualquer uma de nós poderia imaginar. A medicina ainda dá os primeiros passos nos estudos sobre o tema, mas as informações valiosas que já conseguimos obter, podem contribuir e muito para a fertilidade de milhares de mulheres em todo o mundo.


Procurar a ajuda de um nutricionista para traçar uma dieta que contribua para a fertilidade, é sem dúvida uma ótima medida para manter a fertilidade equilibrada.




2 comentários:

  1. Foi exatamente o que fiz. Comecei uma reeducação alimentar e atividade física. Engravidei em 6 meses 16 kg mais magra. Venho de uma história de 3 anos e meio tentando engravidar. Tenho sop e fiz várias tentativas de engravidar inclusive com indução sem sucesso. Após a RA engravidei naturalmente.

    ResponderExcluir
  2. Vou seguir seus passos e fazer o mesmo...abraço

    ResponderExcluir