quarta-feira, março 26, 2014

8 dicas para engravidar em menos de 1 ano

Tentantes estão sempre em busca de novas dicas e sugestões que clareiem algum caminho antes não percebido. A observação natural dos sinais do corpo são sempre os temas mais abordados e discutidos quando o assunto é engravidar, mas você se prepara para se tornar uma tentante?
Hoje falaremos justamente da importância de preparar não só o corpo, mas também a mente para essa nova etapa da vida.

Dicas para engravidar no primeiro ano de tentativas.


1. Prepare a mente

Engravidar envolve de tudo um pouco. Seu corpo precisa estar pronto para o momento da concepção, porém tudo começa na cabeça. O cérebro é quem comanda todas as nossas funções, e mesmo sendo a chave de todo o mistério, é pouco lembrado e trabalhado nos momentos mais importantes.

Muito se pensa no útero, trompas e ovários, e pouca atenção é dada para o fato de que os princípios hormonais são coordenados pelo cérebro. É ele o grande chefe, o único capaz de orquestrar a liberação de hormônios com eficiência e competência inquestionável.
  • Procure evitar aborrecimentos com coisas sem importância 
  • Não se sobrecarregue
  • Mantenha o estresse afastado
  • Não se envolva em situações que gerem um estado depressivo
  • Mantenha uma alimentação saudável              
2. Cuide da Alimentação

Evite alimentos e substâncias que gerem ansiedade, tais como :

  • Cafeína
  • Chocolate
  • Fumo
  • Álcool
  • Drogas
  • Energéticos
Mantenha uma dieta balanceada, rica em ferro, ácido fólico, proteínas e cálcio.
Verduras verde escuras, carnes magras, peixe, legumes, leite e queijos, não podem faltar na alimentação da tentante.
Deixe de lado alimentos gordurosos, frituras e ricos em açúcar. Refrigerantes e frituras devem ser abolidos, doces, pães e massas, devem ser consumidos com moderação.

3. Se prepare antes de parar  com o anticoncepcional

Decidir parar o anticoncepcional hoje, e já se pegar fazendo cálculos do ciclo e se sentindo ansiosa amanhã, é sem dúvida um dos erros mais comuns cometidos pelas tentantes.

Embora seja um assunto polêmico que sempre gera divergência de opiniões, até mesmo no mundo médico, o que vemos com muita frequência são corpos que precisam de tempo para eliminar o acúmulo hormonal causado pelos anos de contracepção oral ou injetável, para só então estarem aptos a acolher uma gravidez.

Obviamente existem as exceções, afinal quem não tem uma vizinha ou prima que engravidou no mesmo mês que parou  o anticoncepcional, ou ainda alguém que tenha engravidado mesmo durante a administração do contraceptivo ?
Infelizmente para quem sonha com uma gestação, esses casos são raros e pouco frequentes se comparados com a esmagadora maioria.
Considere que uma gravidez poderá acontecer somente após 3 meses da parada do anticoncepcional, seu emocional agradecerá.

4.Comece com o ácido fólico antes mesmo de parar com a contracepção

O ácido fólico é muito importante não só para formação fetal, mas também para a qualidade dos óvulos que darão origem a esses bebês.
Iniciar o uso do ácido fólico antes mesmo de dar inicio as tentativas, é uma das decisões mais acertadas que uma mulher pode tomar.

Óvulos de qualidade, tem maiores chances de serem fecundados e sofrer uma divisão celular adequada.

Dica: Os homens também devem tomar ácido fólico.
O ácido fólico diminui os riscos de anormalidades nos espermatozoides.

5. Exercite o corpo 

Exercícios são muito importantes para manter o bom funcionamento de nosso organismo. Porém, nesse mundo louco em que vivemos, dificilmente sobra tempo e disposição para manter uma rotina de exercícios.

Procure por atividades simples que possam ser integradas a sua rotina diária, como caminhar por exemplo.
Trinta minutos diários de caminhada podem fazer a diferença que precisa.

Seus hormônios serão liberados adequadamente e em consequência disso, seus ovários trabalharão corretamente, promovendo ovulação e maiores oportunidades de engravidar.

6. O segredo é a chave do sucesso

É uma nova tentante? Guarde esse segredo.
A ansiedade alheia, cobranças e pressões externas, podem ser devastadoras na vida de uma mulher que tenta engravidar.
Já é difícil ter de lidar com as próprias cobranças e frustrações, não queira ter de administrar as cobranças alheias, isso só trará prejuízos físicos e emocionais a você.

Imagine a sogra ou a cunhada ou mesmo a melhor amiga, questionando o aparecimento ou não da sua menstruação.  Fazendo pressão para um teste prematuro de gravidez e deixando teus nervos a flor da pele permanentemente. Você pode e deve se privar desse tipo de situação.

As únicas pessoas que precisam saber que as tentativas estão sendo feitas é você e seu parceiro, o resto do mundo pode esperar.

7. Conheça seu corpo

É importante que você busque informações  sobre como seu corpo  funciona.
Calcular o período fértil
Reconhecer o período fértil
E descobrir qual o melhor dia para manter relação, são alguns dos pontos importantes dessa busca.

Procure também informações sobre medição de temperatura basal e testes de ovulação.

8. Acompanhamento médico

Faça ao menos 2 consultas anuais com seu ginecologista mesmo antes de tentar engravidar. É importante ter exames básicos como, ultrassom e preventivo, sempre atualizados.
Após 3 meses de tentativas, procure o médico para um novo ultrassom e exames hormonais.
Após 6 meses de tentativas, faça uma nova consulta
Após 12 meses de tentativas, é hora de começar uma investigação mais detalhada. O parceiro também deverá dar início a uma investigação para afastar dificuldade de concepção.

75% dos casais engravidam no prazo de 1 ano 







7 comentários:

  1. Show de bola amei o blog e vou seguir sou tentante a 5 anos se preparando para inseminaçao artificial mas me programando p poder acontecer naturalmente quero receber atualizacoes bjd

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,BOA TARDE SOU TENTANTE A MAIS DE 1 ANO,FIZ TODOS OS EXAMES POSSÍVEIS AI DEU QUE NÃO ESTAVA OVULANDO,TOMEI UM ANTICONCEPCIONAL POR 40 DIAS (SELENE PRA TRATAMENTO HORMONAL) AI DEU TUDO OK E PELA PRIMEIRA VEZ APARECEU NO EXAME A PRESENÇA FOLÍCULO DOMINANTE NO OVÁRIO ESQUERDO MEDINDO 1,9CM. ENTÃO MEU MÉDICO FALOU PRA EU APROVEITAR E TENTAR NOVAMENTE,E CONTINUAR TENTANDO COM MEU ESPOSO. MAS MÊS PASSADO MINHA MENST. VEIO E FICOU 3 DIAS,SÓ QUE O NORMAL ELA FICA 5 A 6 DIAS. AGORA NESTE MÊS ELA APARECEU DOMINGO E SÓ SENTI CÓLICA E ELA JÁ FOI EMBORA,FICOU SÓ 2 DIAS + OU -. MAS JÁ ESTOU CANSADA DE TANTO TESTE NEGATIVOS,MÊS PASSADO FIZ UM,MAS DEU NEGATIVO,E AGORA ESTOU SENTINDO MUITOS GASES,DORES DE CABEÇA,ESTOU ARROTANDO MUITO FORTE,TENHO ALGUNS DESEJOS ESTRANHOS,MAS QUANDO COMO DEPOIS NÃO CONSEGUI COMER MAIS,COMO BACON NEM POSSO COMER MAIS E SENDO QUE AMO LANCHE COM BACON,MAS QUANDO ESTAVA COMENDO LEVANTAVA DE MADRUGADA E PASSAVA A NOITE TODA SENTADO NA CADEIRA FAZENDO VOMITO MAS NÃO VOMITO. ESTOU MUITO INCHADA,MEUS SEIOS ESTÃO INCHADOS MAS NÃO ESTÃO DOLORIDOS SÓ FICARAM ANTES DE EU MENST. E MINHA BARRIGA MUITO INCHADA E ESTOU COM UMA DIARREIA QUE ESTAVA SOFRENDO MUITO AI TOMEI UM REMÉDIO E MELHOROU UM POUCO. NÃO SEI O QUE PENSAR,SE VC PUDER ME AJUDAR TE AGRADEÇO. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. estou usando o indutor clomid já estou no terceiro comprimido estou anciosa para o dia da minha ovulação kkkk já estou tentando engravidar a 1 ano...mas agora resolvi tomar esse indutor com a ajuda da minha Gine,tenho 30 anos e estou anciosa para o resultado final desse tratamento...
    DEUS É FIEL SEMPRE ELE ME AMOU PRIMEIRO ....ELE VAI NÓS AJUDAR TENHA FÉ MENINAS BJS

    ResponderExcluir
  4. Olá, seu site é maravilhoso, muitas informações precisosas, porem no final dos textos tem um anuncio cobrindo as plavras, e realmente nao dá pra ler... só uma dica, é um anuncio de babá eletronica... bjus

    ResponderExcluir