sexta-feira, dezembro 06, 2013

5 dicas para manter a regularidade dos ciclos menstruais

Os descontroles hormonais afetam diretamente os ciclos e podem ser um grande empecilho para o sucesso nas tentativas de engravidar.  Hoje traremos 5 importantes informações sobre como controlar ou manter os hormônios em ordem, de forma natural.

Parando pílulas anticoncepcionais

Quando iniciamos o anticoncepcional, provocamos mudanças na maneira do nosso corpo trabalhar. A partir desse momento, começa uma adaptação hormonal para impedir que uma gravidez ocorra. Ao parar com o anticoncepcional, uma nova transformação se inicia, seu corpo tem que reaprender a trabalhar a favor da concepção, e isso leva algum tempo. Esse descontrole hormonal permanece por algumas semanas ou mesmo alguns meses. Durante este tempo, alguns efeitos desagradáveis podem ser sentidos, tais como  acne, ganho de peso, perda do desejo sexual, perda de apetite, menstruação irregular, ou escassez total da menstruação. São efeitos passageiros, mas que pode durar tempo suficiente para nos fazer perder o juízo, por isso dar uma forcinha para natureza é essencial.

Controlando os hormônios

A dúvida que fica é o que fazer  para equilibrar seus hormônios rapidamente? Simplesmente esperar que as coisas se consertem, não é uma opção bem aceita, então é hora de arregaçar as mangas e trabalhar a favor do seu corpo.

Se alimentar  corretamente para que seu corpo receba a nutrição adequada deve ser o primeiro passo. Comemos para viver e não o contrário. Descontar suas mágoas e frustações na comida, não vai te ajudar a alcançar seu objetivo.

Se exercitar é outro ponto importante. Exercícios liberam uma gama de compostos  que agem equilibrando a química de nosso organismo.   Cuidar de sua saúde vai ajudar o seu corpo a se recuperar rapidamente para que as funções hormonais sejam regularizadas.

Dieta da fertilidade

Baseie sua alimentação principalmente em alimentos ricos em zinco, vitamina C, vitamina E, vitamina B12, vitamina B6, vitamina B2, ácido fólico, e vitamina D. Se você tem uma vida muito corrida e agitada, um multivitamínico é a escolha mais acertada.

Diminuindo o estresse

Essa dica é uma daquelas que quando batemos o olho pensamos. Muito fácil de falar, difícil mesmo é conseguir colocar em prática. E de fato é uma verdade.

Não nos estressamos porque queremos. Até porque vivemos e interagimos com outras pessoas, e os estímulos e fatores externos normalmente são a principal causa do estresse diário.  Impossível controlar o que vem de fora, mas é sim possível dosar e controlar o que vem de dentro. Podemos controlar o impacto que a pressão e as cobranças das tarefas do dia a dia têm sobre nós.  Use como base o seguinte pensamento. Tem como resolver?  Se sim, foque na solução e  não no problema. Se não, aceite que nem tudo é controlável e siga. Remoer e sapatear em cima daquilo que não está ao seu alcance resolver, só trará ainda mais estresse e cansaço emocional.                                                

Use ervas para controlar os hormônios

Muitas vezes , apenas se alimentar corretamente e praticar exercícios, não é o suficiente para que os hormônios se encaixem. Você pode então precisar de uma ajuda natural para domar o descontrole do corpo. Use a natureza a seu favor, utilizando algumas ervas para ajudar o seu corpo a trabalhar corretamente. Vitex, Tribulusterrestris, Maca, Inhame,  são algumas das ervas que podem restaurar seus níveis hormonais. Outras ervas incluem Black Cohosh e Dong quai. Estas ervas têm provado serem seguras e eficazes em muitos estudos. Estas você pode usar sem medo de prejudicar o seu corpo.

Um fitoterapeuta pode te ajudar na escolha pela erva ideal. A dosagem  pode variar de acordo com o problema de cada um, por isso é importante consultar o profissional nesse momento. 

Pé no chão e esperança no coração !

Compartilhar:

6 comentários:

  1. Olá Tati tudo bem?
    Como eu faço para utilizar a Maca. Encontrei no mercado a maca moída, tipo farinha... como usar? Jogar na comida? Qtas vezes ao dia?
    Bjos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Duas colheres no café da manhã , misturadas no suco, leite ou iogurte.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiana, a Maca pode ser utilizada durante todo o ciclo ou somente até a ovulação?
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho problema de calcular o meu periodo f.menstruei no dia 30 de maio mas passou pra esse mes de junho atr o dia 6 ent qual é o dia do meu pf?? Por favor me ajude. Obg

    ResponderExcluir
  5. Tati sofri um AR em janeiro tomei agua inglesa pra limpar e depois pra regular meu ciclo to tomando maca peruana que deixou meu ciclo de 27 e 28 dias caso seja descoberta a gravidez posso continuar tomando? Ou devo parar? Quanto ao tribulus? Ele deve ser tomado do 7° ao 14° dia do ciclo? Agradeço a resposta. Seu blog me salvou no momento da minha persa viu. Parabéns pelo blog e os vídeos,amoo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me salvou no momento da minha perda! Tava de 10 semanas mas a ultra deu 6 semanas quando parou.*

      Excluir