terça-feira, novembro 19, 2013

Testes de Fertilidade

Se você suspeita que possa sofrer de infertilidade, aqui está uma lista completa dos tipos de testes de fertilidade que podem te ajudar a encontrar as respostas que busca.

Após algum tempo de tentativas frustradas, o medo da infertilidade bate a porta e é preciso ter um plano de ação para que uma investigação seja feita o quanto antes. Depois de um ano sem sucesso, essas mulheres precisam de apoio tanto psicológico, como físico e médico.

Diagnóstico de infertilidade

O primeiro passo é escolher um médico especialista em fertilidade, de preferência que tenha boas referências de pessoas conhecidas. O profissional avaliará sua história médica, estilo de vida em geral e vai abordar temas como histórico menstrual e gravidez, o uso de contraceptivos, as práticas sexuais atuais, história cirúrgica, vícios, medicamentos utilizados, bem como o seu trabalho e meio ambiente. O segundo passo é um exame físico elaborado, incluindo a área da tiroide, seios, analise de queda dos cabelos (muitos problemas de fertilidade causam esse sintoma), bem como um exame pélvico e um exame de Papanicolau .

Avaliar a ovulação

A fertilidade feminina está em grande parte relacionada à disfunção da ovulação. Se uma mulher não ovula regularmente, ela provavelmente tem dificuldade para engravidar. Existem várias maneiras de avaliar a ovulação.

Funcionamento dos ovários – Exame hormonal que analisa o funcionamento dos hormônios envolvidos no processo.

Teste de ovulação – em busca de saber se a ovulação está de fato ocorrendo, é possível utilizar testes de ovulação , medição da temperatura basal ou mesmo ultrassom.

Testes hormonais: testando os níveis de progesterona, testosterona total e testosterona livre, hormônio luteinizante, hormônio folículo estimulante, DHEAS, estradiol, prolactina,TSH,  T3 e T4 .

Teste de 25-hidroxi vitamina D: verifica os niveís de vitamina D do organismo. A falta dessa vitamina vem sendo fortemente vinculada a infertilidade de homens e mulheres.

Testes de fase lútea - avalia os níveis de progesterona e, por vezes, envolve uma biópsia do endométrio.

Segunda fase de testes

Uma vez que estes testes são avaliados, o especialista em fertilidade analisará a necessidade de complementar a investigação com outros exames e abordar outras possíveis causas de infertilidade. Estes são os exames mais comuns.

Testes de muco cervical: envolve um teste  pós coital (PCT) para determinar se o esperma é capaz de penetrar e sobreviver no trajeto até as trompas, através do muco cervical.

Ultrassom ou endovaginal: para avaliar a espessura do endométrio, acompanhar o desenvolvimento folicular e verificar o estado do útero e ovários.

Testes adicionais

Se nada for identificado nos testes iniciais ou mesmo, houver necessidade, alguns outros exames são solicitados. São eles:

Histerossalpingografia (HSG): um raio-x do útero e trompas de Falópio, a fim de ver se há algum tipo de bloqueio ou algum outro problema.

A laparoscopia: feita sob anestesia geral, o laparoscópio é inserido no abdômen, dessa forma é possível o médico observar se existe alguma inflamação ou inchaço no útero, nas trompas de Falópio e nos ovários.

Histeroscopia: o histeroscópio é inserido no útero através do colo do útero e permite que o médico veja quaisquer anormalidades ou cicatrizes no útero. Não precisa de anestesia e é bem simples.

A biópsia do endométrio: remoção de uma pequena quantidade de tecido a partir do endométrio antes da menstruação, para ser avaliado.
A partir daí é possível identificar a causa de sua dificuldade, e um tratamento adequado é iniciado.

É preciso lembrar que não só as mulheres são vítimas dos problemas de fertilidade. Um bom médico é capaz de avaliar a condição inicial de ambos, e se houver necessidade, seu companheiro será encaminhado para um especialista.
O exame inicial e central para os homens é o espermograma.

Pé no chão e esperança no coração !

19 comentários:

  1. Ola TAti ,nunca fiz nenhum tipo de exame pra saber se tenho alguma dificuldade de engravidar .queria saber se posso fazer ,estou tentando a quatro meses.Nunca tomei pílula e hj com 28 anos quero ser mãe. Tenho Mioma que constou no meu exame transvaginal ,mas o medico no me prescreveu nada.Sou bem regulada e meu muco cervical aparece todo mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga , se parou com o ac a 4 meses , ainda está dentro do tempo normal de espera.
      Vc pode aguardar mais 2 meses e conversar com seu médico sobre alguns exames mais específicos. Antes disso, não acredito que ele vá solicitar.
      Boa sorte !

      Excluir
  2. Tati esse medico atende convenio ou só particular??? meu convenio é unimed bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah,
      É particular, mas eles te dão um pedido para reembolso junto ao plano de saúde.
      Vc precisa ver com seu plano se eles reembolsam .
      Mas mesmo que tenha que pagar amiga , vale muito a pena.

      Abçs

      Excluir
  3. Eiii a Petit Baby ta vendendo um teste de fertilidade masculina... Não sei se vc ja fez um post sobre ele mas seria interessante... Eu testei ele e fiz um vídeo sobre ele, se quiser depois eu te mando o link...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani , tenho uma postagem sobre estes testes masculinos sim .
      Mas compartilhe sim o seu link com a gente.
      Abraços !

      Excluir
  4. Olá meu nome é Gislaine!

    Esta é a primeira vez q leio este blog e este é o primeiro topico que estou lendo tbm, achei muito interessante vou ler o blog todo...
    Não sei se vc já abordou sobre Sop (ovarios policisticos) meu problema é este, porem não sei se será um problema pois ainda não tentei engravidar, descobri aos 14 anos desde então tomo anticoncepcional (diclin), sou casada a 4 meses, tenho apenas 1 ano de vida sexual, nunca falhei com o antic, meu sonho é ser mãe, porem tenho medo de enfrentar isso, tenho endocrinologista para dia 28 agora, pois ouvi falar de um tratamento com metformina, vou ver oq ela me sugere, marquei tambem uma consulta com uma gine muito experiente e conhecida, porem a consulta é só pra março/2014 (isso pq é particular), infelizmente, estou sofrendo antecipado...

    Espero que eu encontre muita ajuda neste blog! Bjus e estarei sempre por aki....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, seja bem vinda !
      Temos alguns tópicos sobre SOP sim , acredito que tenha bastante informação interessante para o seu caso.
      A metformina é um bom tratamento sim , principalmente pra quem quer engravidar.
      Existem algumas ervas que também trazem bons resultados.

      Abraços !

      Excluir
  5. ola gostaria de saber como é o muco de gravidaaa. minha m. ta atrasada 12 dias já fiz uns 5 testes de farmácia de diferentes marcas todos negativos. estou com medo de fazer o exame de sangue e dar negativo. o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já fez 5 testes e todos deram negativo , o melhor é procurar um médico para um ultrassom e alguns exames hormonais..
      boa sorte !

      Excluir
  6. Tomei anticoncecional a muitos anos aproximadamente 5 a 6 anos e só agora parei, pois quero ser mãe sinto-me preparada, perei de tomar tem 1 mês será que tenho possibilidade de eengravidar, ou vai ser muito difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      Amiga , não tem como saber como será no seu caso.
      Algumas engravidam de primeira, mas são raros os casos.
      O mais importante é não deixar a ansiedade dominar. após 6 meses de tentativas, se não tiver dado certo, procure um médico para alguns exames, mas de modo geral , pode demorar de 3 meses a 1 ano para que vc engravide, sem que isso indique um problema.
      Boa sorte !

      Excluir
  7. minha mestruacao veio dia 05/11 ,, tive relacao com coito interropido dia 15/11 e dia 19/11 sera que posso ter engravidado... obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coito interrompido não é seguro. Existem 18% de chance de gravidez.
      Boa sorte !

      Excluir
  8. OLA ,TATI GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE TENHO SOP E ESTE MES MINHA REGRA VEO DIA 15 /11 SENDO QUE ERA PRA VIM DIA 27 MAS ESTOU COM GOTEJAMENTO DE SANGUE E COM OS SEIOS MUITOS SENSIVEL SENDO QUE NUNCA FICOU ASSIM DURANTE A REGRA ,QUERO MUITO ENGRAVIDAR MAS O GINECO SO ME PASSA ACIDO FOLICO ,SERA QUE PODE SER FASE LUTEA CURTA OU DEFICIENCIA DE PROGESTERONA.OBRIGADO
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece sintoma de ovulação hemorrágica amiga.
      Existem algumas indicações de tratamento natural, com ervas aqui no blog. Dá uma pesquisada amiga.
      Abraços !

      Excluir
  9. hoje fui ao médico levar meus exames pra ele ver, e a noticia foi a pior que tive todo esse tempo, meu hormônio estradiol esta alterado, fiz esse exame dia 16/06 minha menstruação desceu dia 09/06 estava no 8 dc.
    Estava na fase lutea e o resultado deu 87, sendo que a margem dele nessa fase é entre 21 e 51, (pelo que está no exame)
    o médico e disse que estava num valor de mulher na menopausa, me encaminhou direto pra tratamento de infertilidade.
    Me ajudem meninas,

    estradiol 87 pg/ml referencia fase folicular 21 - 51 pg/ml
    prolactina 9.31 referencia fase folicular 3.46 - 19.40
    fsh 4.36 mu/ml referencia fase folicular 3.03 - 8,08 um
    lh 4.96 mu/ml referencia fase folicular 1.80 - 11.78
    progesterona 0.2ng/ml referencia fase folicular 0.10 - 0.30 ng/ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, nem tudo está perdido , seu FSH está normal é isso é um bom sinal, pode ser apenas algum descontrole que se ajuste com o tratamento correto.. a melhor coisa que podia acontecer era ser encaminhada para um especialista ...vai estar bem assistida.
      Boa sorte !

      Excluir
  10. Ola fiz o teste pos coito e deu que os espermas não sobrevive ao trajeto tem algum medicamento ou tratamento para mudar isso.

    ResponderExcluir