segunda-feira, novembro 04, 2013

Isoflavonas de soja induzem a ovulação de forma natural


A soja é rica em isoflavonas que induzem o organismo a produzir mais estrogênio e te ajudam a ovular. A Dr. Christine Lee, médica americana especialista em fertilidade, diz que as Isoflavonas de soja induzem a ovulação de forma natural, e afirma ser  considerada um dos melhores substitutos naturais do citrato de clomifeno (indux, clomid e sephorene).

Uma das grandes preocupações em relação a fertilidade feminina é sem dúvida a ovulação. Há muitos tratamentos e ervas que são úteis para favorecer esse processo, mas é muito difícil entre tantos, escolher o melhor caminho. Primeiro de tudo, você tem que pensar em um tratamento com efeitos colaterais mínimos, e as chances de preencher esse quesito, utilizando alternativas naturais, é bem maior. A soja, por exemplo, age como um indutor natural de ovulação e é umas das melhores opções substitutivas para o uso de citrato de clomifeno, que embora útil, pode trazer consigo alguns efeitos colaterais graves.

Como a soja age na ovulação

Assim como o citrato de clomifeno, as isoflavonas da soja enganam o organismo para melhorar sua capacidade de ovulação. No caso da soja, ela induz o organismo a fabricar mais estrogênio, contribuindo para uma ovulação saudável e para uma espessura endometrial adequada.

As isoflavonas de soja agem bloqueando os receptores de estrogênio no cérebro, enganando assim nosso corpo e fazendo com que ele acredite que existem níveis baixos de estrogênio. O corpo então passa a produzir mais estrogênio. Durante esse processo, alguns óvulos já desenvolveram e um já está pronto para amadurecer e ser liberado. Assim que cessamos com a ingestão das isoflavonas  o efeito de bloqueio dos receptores desaparece, o nosso corpo entende que já  temos  estrogênio suficiente e que é o momento de ovular, é então que começa a produção de LH e a ovulação acontece.

Dosagem adequada

É possível adquirir as isoflavonas de soja em farmácias, casa de produtos naturais ou mesmo pela internet em locais que vendam suplementos vitamínicos. Você também pode encontrá-las no mercado como auxiliar para aliviar os sintomas da menopausa. São normalmente vendidos na concentração de 40mg por cápsula. A dose recomendada é de 80 mg por dia, o que dependendo a concentração do suplemento adquirido, pode exigir a ingestão de duas cápsulas diárias.

Quando e como utilizar as isoflavonas de soja

É muito importante seguir corretamente a maneira de utilizar as isoflavonas de soja como indutor natural de ovulação. Isso porque se utilizado no período errado do ciclo, pode prejudicar ao invés de ajudar. As isoflavonas de soja devem ser utilizadas no início do ciclo (três a cinco dias após o primeiro dia da menstruação). As isoflavonas de soja devem ser tomadas todos os dias na mesma hora. Embora o momento do dia não seja importante, recomenda-se que seja ingerida durante ou após as duas principais refeições.
Aconselha utilizar após a ovulação, algo que estimule ou aumenta a progesterona do organismo. O chá da folha de framboesa vermelha ou mesmos os cremes de progesterona são boas alternativas.


Informações importantes

As isoflavonas de soja não devem ser tomadas por mais de cinco dias consecutivos a cada mês. Se você exceder esse limite, ela apresentará um efeito negativo em sua ovulação, levando a desequilíbrios no ciclo. Além disso, a soja  não dever ser usada em combinação com alguns medicamentos, como antibióticos, por exemplo, por isso se tiver que tomar algum medicamento, consulte seu médico sobre a segurança de faze-lo junto com as isoflavonas de soja.Pode ser utilizada do 3º ao 7º dia do ciclo ou do 5º ao 9º dia do ciclo.

Só deve ser utilizado por mulheres que tenham ciclos irregulares, SOP ou dificuldades para ovular. Para mulheres com SOP, o uso das isoflavonas ainda traz um outro benefício, reduz os níveis de insulina e a glicemia, característicos da síndrome dos ovários policísticos. 

É desaconselhável o uso por mulheres que tenham o ciclo regular e não apresentem dificuldades para ovular, para mulheres que tenham fibromas, miomas ou pólipos no útero, mulheres com endometriose, adenomiose, doença renal ou hepática, asma e mulheres que apresentem distúrbios da tireoide.

Orientação médica

A dosagem segura, como já dito, é de 80 mg dia, mas se por ventura, essa quantidade não for o suficiente para promover a ovulação, a dosagem pode ser aumentada sob orientação e acompanhamento médico. É interessante que antes de utilizar as isoflavonas de soja, você converse com seu médico a respeito da necessidade ou não desse suplemento para auxiliar no seu tratamento.

Muita coisa negativa foi dita a respeito da soja, mas hoje já se sabe que se utilizada em dose segura, pode trazer muitos benefícios a fertilidade feminina.

Então, agora você sabe como usar a soja para induzir a ovulação. Não tenha medo de experimentar este tratamento natural, porque não vai ser perigoso para a sua saúde, desde que você siga as instruções adequadamente. Converse com seu médico sobre medicamentos que reforcem a progesterona após a ovulação. O tratamento com isoflavonas de soja, surte melhor efeito quando combinado com o uso de progesterona após a ovulação.

OBS: Embora seja útil e benéfica para a saúde fértil feminina quando usada na dosagem adequada, exerce uma influência negativa na fertilidade masculina, devendo portanto ser evitada por nossos parceiros. 
A soja, até mesmo na alimentação masculina, deve ser dosada e se possível evitada durante as tentativas para engravidar.

Pé no chão e esperança no coração !

Compartilhar:

18 comentários:

  1. Boa tarde! Eu tenho mioma subseroso que esta com um tamanho considerável mas meu médico não vai me operar, mas tenho problema com ovulação, se eu fizer o uso da isoflavona pode agravar mais o meu mioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe,
      Infelizmente no teu caso é desaconselhável o uso da isoflavona. Já tentou o inhame ?

      Excluir
  2. Adorei a postagem, Tati!!! Mto boa a dica, vou colocar pra funcionar!!!! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Estou com problema na fase lutea,tenho ciclo muito curto, curto mesmo. Estou com o ciclo irregular. A isoflavonas de soja irao me ajudar? Estou hoje no quinto dia do ciclo. Quero iniciar hoje mesmo...rs. se possivel. Obrigado, vc tem tirado muitas duvidas...estou amando! Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não , as isoflavonas te ajudam até a ovulação , para a fase lútea vc deve usar progesterona . converse com seu médico sobre o uso de Duphaston ou ultrogestan .
      Abçs

      Excluir
  4. Entao a fase lutea e depois da ovulacao? E o fato de estar com o ciclo irregular, muito curto nao quer dizer q eu nao esteja ovulando, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas pra saber se o teu problema é falta de ovulação ou deficiência da fase lútea, é preciso ou ultrassom após o 14º dia do ciclo ou vc pode acompanhar o ciclo com testes de ovulação.

      Excluir
  5. E o que voce me aconselha de recursos naturais que podem me ajudar nesse problema da fase lútea? Não quero ir pra medicamentos , queria que tivesse algo manipulado, natural. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de Cártamo é muito bom pra fase lútea, cápsulas ou chá das folhas da framboesa vermelha ( esse só em sites de fora , mas valem a pena ), cremes a base de progesterona que vc encontra em farmácia.
      mas melhor do que falar qualquer coisa , é vc ler essa postagem http://www.maeaflordapele.com/2013/09/descubra-8-formas-naturais-de-acabar.html
      Abçs

      Excluir
  6. Eu tenho sop e Encontrei a Isoflavona so com 75mg sera que serve? O nome do que comprei é isoFlavine (glycine max) é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seve sim , pode tomar uma cápsula por dia .
      boa sorte !

      Excluir
  7. tenho ovário policístico e tomo o diclim , para os ovários e eu e meu marido estamos tentendo engravidar , mas minha mesntruaçao so desce quando tomo o
    diclim e quero tomar o indux , e com isso posso engravidar ??? obrigada ass iara

    ResponderExcluir
  8. Oi amigas gostaria de saber onde comprar o teste de ovulação, por favor me ajudem!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. OI tati,gostaria de saber se fazendo o uso da isoflavona de soja podemos também fazer o uso do vitex agnus castus?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, sou tentante a 8 meses, parei com o anticoncepcional depois de tomar por 6 meses. Nao tenho mais o muco clara de ovo. Li que linhaça e chá verde ajudam mas mesmo assim não obtive o muco. Meu marido e eu somos saudáveis. Ele fez vários exames e eu também . Será que é por causa do muco que nao tenho? O que faço pra ter? Porque esta demorando tanto? Sou regrada. Meu ciclo é de 30 dias. Devo tomar saúde da mulher ou agua inglesa? O que faço? Desde já, agradeço. Beijos férteis a todas nos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Vou comprar isoflavona e o chá da folha de framboesa vermelha. Creio estar com problemas para ovular - talvez a LUF -, de modo que um indutor natural pode me ajudar. Realmente, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Estou no terceiro ciclo de tentativa. Sei que está cedo para me desesperar, mas por já ter problemas nos ovários, desconfiar de LUF (Síndrome do Ovário não roto, ou algo do tipo)e já ter 32 anos, fica meio difícil não se desesperar. Qualquer ajuda amiga é bem-vinda! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir