Não há como negar que partos domiciliares são a principal tendência hoje. A tendência está crescendo a cada dia e mais mulheres estão optando por dar à luz no conforto de seu lar, em vez do impessoal hospital maternidade. As parteiras estão se tornando populares e são muito procurados hoje em dia, assim como doulas . São elas que acompanham os partos domiciliares e cuidam para que o bebê nasça com segurança. No entanto, isso é confiável? Isso é seguro? Você optaria por um parto domiciliar?

A escolha da parteira e da doula

Primeiro é preciso esclarecer que doula não é parteira e não faz partos. A parteira é uma enfermeira formada, que tem conhecimento e base para realizar um parto. Já a doula é responsável por te deixar confortável, e dar o apoio necessário durante todo o processo. Mas não se engane, ambas tem um papel fundamental durante o trabalho de parto, e suas funções emboras distintas, são importantes para segurança da mãe e do bebê.

Se você assim como a Gisele Bundchen, optou por ter seu bebê em casa, lembre-se de que as celebridades estão sob a supervisão de um especialista e das melhores parteiras, doulas e outros apoiadores, que cuidam de cada movimento, não importam onde elas escolhem parir. É um batalhão de pessoas especializadas zelando para que tudo dê certo. Esse não será o seu caso, no entanto, você pode garantir um parto seguro em casa, escolhendo a parteira e a doula certa, e se necessário, alguns outros profissionais.

Procure por referências dos profissionais envolvidos

Analise o acompanhamento pré e pós parto, certifique-se dê que existe por parte da profissional escolhida, um plano de emergência bem elaborado, que garante agilidade no caso de algo fugir do esperado.

Avaliar cuidadosamente suas opções

A parteira irá guiá-lo ao decorrer do trabalho de parto e garantir que ele seja bem sucedido. Além disso, a doula vai garantir que se mantenha focada com todo o apoio físico, mental e emocional que você precisa. Se você está pensando em ter um parto em casa, você deve avaliar cuidadosamente as suas opções. Em primeiro lugar, você deve conversar com seu médico e ver se a gravidez é saudável. Se há riscos de complicações, se sua gravidez não é de risco, pois nesse caso um parto em casa pode não ser seguro para você. Se a sua gravidez é saudável, no entanto, você poderia escolher o parto em casa sem problemas.

Liberação do médico

Uma vez que o seu médico lhe garanta que sua gravidez é normal e não há riscos de complicações decorrentes, no final, você deve começar sua busca para a parteira e a doula adequada. É importante que você seja assistida por profissionais competentes e qualificados. 

Alguns vídeos na internet, mostram mulheres que tiveram seus filhos em casa, sozinhas, sem qualquer dificuldade ou complicação. Embora isso tudo seja lindo e emocionante, em termos de segurança, fica óbvio que isso nem de longe é o ideal. Muitas coisas podem acontecer durante um trabalho de parto, inclusive o esgotamento físico e mental da mãe, a doula é especialmente treinada em garantir que você se mantenha motivada e focada no trabalho de parto, utilizando de sua experiência inclusive para te manter em posições confortáveis e eficazes para evolução do trabalho de parto.

É importante que você saiba que o trabalho de parto humanizado domiciliar, não conta com qualquer medicação ou anestesia que diminua as dores ou acelere o parto. Esse tipo de parto é totalmente natural e as técnicas utilizadas para o alivio da dar são simples e naturais.
Com isso quero dizer que não vai adiantar você gritar desesperada pela peridural, pois isso não será possível. A intensidade da dor varia de mulher para mulher, e embora a dor seja intensa, não tem como negar esse fato, não é a pior dor do mundo, mas com  certeza é a mais gratificante.

A parteira tem que ser educada, experiente, licenciada, e de renome. Não escolha o primeiro nome que encontrar, sem discutir suas necessidades e expectativas com ela. Essa experiência só será segura se a profissional for experiente e tiver em sua bagagem muitos partos de sucesso. Ela deve ser uma profissional completa e deve conhecer bem o seu trabalho. 

Realize uma pesquisa completa

Procure referências com pessoas próximas, procure saber como foi o apoio e o
desempenho da doula e da parteira durante o trabalho de parto.
Dar a luz é um momento sublime na vida de uma mulher. Costumamos dizer que tudo muda a partir daquele momento, e embora a dor seja esquecida após um tempo, os sentimentos vividos no trabalho de parto marcam e ficam para sempre. Ter um profissional que te ajude a marcar bons sentimentos, é fundamental inclusive para o pós parto.

Não é a toa que a grande maioria das mulheres que sofrem violência obstétrica, são acometidas de depressão pós-parto. Zelar por sua saúde física e mental é fundamental para que o parto seja bem sucedido.

Material da parteira

Acredito que todas as mulheres que cogitam um parto domiciliar, tem curiosidade e interesse em saber o que uma parteira, deve levar em sua bagagem além de sua experiência profissional. Encontrei no blog Maternidade Ativa, algumas informações interessantes.

O plano B deve ser previamente combinado com a parteira que solicitará ao casal telefone do hospital onde se preciso, a parturiente será encaminhada, bem como nome e telefone do médico que acompanhou o pré natal da gestante.

A parteira deva levar consigo descartáveis, drogas para hemorragia, material de sutura, material de emergência para o bebê, monitor cardíaco fetal, incluindo máscara de ventilação e em geral oxigênio.  
Banheira inflável, banqueta de parto e bola, também fazem parte do material das parteiras.

Os batimentos cardíacos do bebê serão reavaliados a cada 30 a 60 minutos aproximadamente. 
É por esses valores que se verifica a vitalidade do bebê. 

A parteira acompanha todo o processo ativo do parto analisando e anotando tudo o que for necessário. Nesse momento o papel mais ativo é doula que se esforça para dar o apoio necessário a mãe.

Quando enfim chega o momento de fazer força, é preparado um espaço para receber e avaliar o recém nascido, bem como material necessário para reanimação neo natal, caso seja necessário. O parto pode acontecer na banheira, na banqueta, na cama, onde a mulher preferir. 
Ao nascer o bebê vai direto par ao colo da mãe.
Será enxugado e avaliado pela parteira e/ou pediatra (quando houver). Bebê que nasce completamente bem (99%), continua no colo da mãe, ligado ao cordão. Se precisar de estimulação, ou algum procedimento (1%), vai para a mesa de recepção que foi previamente preparada. 
Resolvido, volta para o colo da mãe.

Mãe e bebê juntos vão para a cama. A amamentação vai se iniciar. A placenta vai sair. 
A parteira vai avaliar a integridade da peça, vai verificar sangramento e se há necessidade de dar algum ponto no períneo. Fará os pontos, se necessários, com material estéril. O cordão será cortado em algum momento após parar de pulsar. Hoje sabe-se que  estas células do sangue do cordão umbilical ajudam a evitar problemas, como doenças respiratórias crônicas, anemia, problemas da visão, septicemia e, até, hemorragia cerebral.

As parteiras vão organizar a casa, fazer a limpeza geral e deixarão tudo organizado. Cerca de 2 a 3 horas após o parto, estarão prontas para partir levando seu material e deixando a casa limpa e organizada como antes do parto. Nos dias que se seguem, a parteira fará visitas a mãe e bebê para avaliar a saúde de ambos e ajudar em qualquer dificuldade que exista, inclusive em relação a amamentação.

Material da doula

O papel mais ativo, além do seu é claro, durante o trabalho de parto é o da doula. Sempre respeitando a vontade e o espaço do casal, a doula vai ser o apoio e ajuda de que você precisa para chegar o mais breve possível ao momento de dar a luz.
No blog Doulas, encontrei a descrição do que uma doula deve levar na bolsa.
Tudo deve ser previamente combinado com a profissional porque obviamente cada uma deve ter sua forma de trabalhar e um ou outro item pode divergir de uma doula para outra. 

Para uso da parturiente 
  • meias quentes
  • elásticos de cabelo
  • tiaras
  • toucas plásticas para o chuveiro
  • cds de relaxamento
  • aparelho compacto de som (CD player)
  • incenso

Para o uso da doula:
  • meias
  • elástico/fivelas de cabelo
  • tiara
  • touca plástica
  • luvas descartáveis em caso de emergência
  • joelheira
  • maiô para companhar a parturiente no chuveiro ou banheira
  • toalha de banho
  • uma muda de roupa
  • toalhinha de rosto
  • chinelos
  • máquina fotográfica, filmes ASA 400 ou mais, para evitar o uso de flash (mesmo que os pais levem, uma máquina extra nunca é demais e geralmente o companheiro está muito ocupado com o nascimento, deixando de registrar momentos que depois eles gostariam de lembrar)

Para a doula executar seu trabalho:
  • bola suíça ( aquela grande que geralmente é usada em fisioterapia)
  • bolinha de tênis ou similar para massagem
  • óleo de massagem com aroma e sem aroma
  • bolsa de água quente (se for necessária pode ser usada com água gelada)
  • sal para colocar na água da banheira ou piscina inflavél
  • espelho para a mãe ver o bebê chegando
  • caneta e caderno (para anotar os fatos interessantes do parto e depois relatar à mãe, que muitas vezes perde a noção do tempo e esquece detalhes curiosos)
Pé no chão e esperança no coração!

3 Comentários

  1. Estou com a monstra atrasada ha 3 dias,Sempre quando ela vai vir tenho sintomas, cólicas fortes seios doloridos nervosismo e tals. Sou regular, não to com sintomas de monstra e ando muito molhada com muco branco e aguado sem cheiro. Com dorzinhas no pé da barriga lado esquerdo. Pode ser bebe????? Please me ajudem. Ah e comecei tomar clomid em outubro mês passado. ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter engravidado sim Thaty, mas há que se levar em conta que o clomid pode prolongar um pouco mais o ciclo.
      Aguarde 10 dias de atraso para um teste seguro.
      Boa sorte !

      Excluir
    2. Muito obrigada... se vier tao sonhado POSITIVO darei noticias, e se der certo foi graças ao blog mae a flor da pele porque sigo todas as dicas... bjos

      Excluir