terça-feira, outubro 29, 2013

Ducha vaginal de bicarbonato de sódio ajuda a engravidar ?

engravidar com ducha de bicarbonato
A forma correta de usar a ducha vaginal de bicarbonato para engravidar 

Existe um grande número de mulheres que não enfrentam qualquer dificuldade de concepção. Se programam para a maternidade, deixam a contracepção de lado e poucos meses depois já se encontram grávidas e felizes.
Infelizmente não é assim para todas, e a nossa dica de hoje é justamente para as mulheres que estão a espera do positivo já há algum tempo.
Já sabemos que a acidez vaginal é capaz de matar os espermatozoides do parceiro. Os motivos podem ser vários e vão desde uma alimentação inadequada, uso de alguns medicamentos, até alguma infecção,  bactéria ou fungo oportunista.


Muitas mulheres passam meses tentando engravidar, otimizando dicas sobre ovulação e implantação , mas se esquecem do principal, ter uma boa recepção aos espermatozoides.

Após a ejaculação , o esperma é lançado na vagina e começa a corrida para alcançar o colo do útero , útero e enfim as trompas, onde fecundarão o óvulo.
A vagina é hostil ao espermatozoide durante a maior parte do ciclo, e mesmo durante o período fértil, o que contribui para a sobrevida dos espermatozoides é o muco cervical, que  é alcalino e consegue envolver os espermatozoides impedindo que a acidez vaginal os leve a morte.
Porém em casos de acidez mais elevada, nem o muco é capaz de salvar os espermatozoides, quando não, é o próprio muco que possui uma acidez elevada.

Para tentar driblar a acidez vaginal, a ducha de bicarbonato de sódio pode ser útil.

Receita da ducha de bicarbonato :

1 litro de água filtrada e ou fervida(fria)
1 colher de café ( aquela bem pequena) de bicarbonato de sódio.

Quando e como usar a ducha de bicarbonato de sódio:

A ducha deve ser feita 30 minutos antes da relação somente durante o período fértil.
A mistura pode ser introduzida na vagina através de uma seringa(sem agulha) ou bisnaga própria para duchas vaginais. Ambas são facilmente encontradas em farmácia.

É importante respeitar as dosagens. Água demais acaba atrapalhando o efeito do bicarbonato, por outro lado o excesso de bicarbonato pode causar alergia, o que te impedirá de treinar nos dias seguintes. Não abuse !


Atenção, a ducha de bicarbonato de sódio, só deve ser feita 1 ou 2 vezes por ciclo, nunca mais que isso. A intenção é facilitar a sobrevida e locomoção dos espermatozoides sem prejudicar a sua saúde.

A vagina contém lactobacilos que protegem o ambiente vaginal de infecções, proliferação de fungos e bactérias. Quando a ducha de bicarbonato é feita em demasia, ela afeta negativamente a flora vaginal e acaba permitindo que a vagina fique exposta a doenças e contaminações.

Para saber se sua vagina é mesmo ácida, você pode adquirir tiras teste de ph. No primeiro dia do seu período fértil ( tem que ter certeza que está no período fértil), faça o teste de 2 a 4 horas após o ato sexual por via vaginal. Caso o teste indique acidez elevada, as próximas relações podem contar com a ducha de bicarbonato para manter um ambiente seguro aos espermatozoides.

O ph vaginal normal é algo entre 3,0 e 4,2, porém durante o período fértil, o ph vaginal ideal tem que estar acima de 6. O espermatozoide encontra melhores condições quando o ph está entre 7, e 7,5.

Mexer com a flora vaginal é perigoso se não for de forma cuidadosa e responsável. Já vi relatos de mulheres que ganharam uma infecção ou candidíase de brinde. Por isso é muito importante seguir a risca as recomendações. 

    engravidar com ducha de bicarbonato
  1. Nunca exceda 2 duchas vaginais de bicarbonato por ciclo
  2. A ducha de bicarbonato de sódio só deve ser feita durante o período fértil 
  3. Jamais exceda a quantidade de 1 colher de café de bicarbonato
  4. Se possível, verifique a necessidade da ducha vaginal utilizando testes de ph
Dicas úteis 

  • Evite o uso de sabonetes íntimos durante o período fértil 
  • Evite ingerir carboidratos e açúcar
  • Frutas cítricas devem ficar fora do cardápio durante o período fértil 
  • Carnes 
  • Queijos entre outros, também devem ser evitados.


Abuse de alimentos como :
  • Framboesa
  • Espinafre
  • Acelga
  • Linhaça
  • Couve
  • Maça 
  • Banana
  • Brócolis entre outros


 Pé no chão e esperança no coração !
  

17 comentários:

  1. Alguém sabe me dizer onde acho esse teste de Ph??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela internet Josy...tiras teste de ph para testar urina... logo, terei um vendedor pra indicar.


      Abraços

      Excluir
  2. Gostaria de saber se posso fazer a ducha de bicarbonato e utilizar um lubrificante amigavel em seguida? Se tiver que optar por um só é preferivel a ducha ou o conceive plus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até pode utilizar os dois , mas o conceive sozinho da conta amiga .
      boa sorte !

      Excluir
  3. Tem que usar toda a água?
    Com seringa dá certo tbm?
    Se fizer apenas uma vez, sem ter feito o teste, não tem tanto risco né de pegar uma infecção?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. È vdd q ducha vaginal com bicarbonato mata os gametas femininos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a acidez da vagina é favorável aos gametas femininos, logo se vc tirar a acidez da vagina, a chance de ser contemplada com um gameta masculino é maior. Segundo o dr Bento ribeiro, a vagina acida aumenta a chance da fecundação por gametas femininos.

      Excluir
  5. Olá Tatiane, eu fui em uma médica especialista em reprodução e comentei com ela sobre a ducha. Inclusive usei no ciclo passado. A médica me falou para não fazer porque fecha o colo do útero, como nunca tinha ouvido falar disso fiquei na dúvida se procede essa info.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      Não , essa informação não procede .... muitos médicos até dizem que não ajuda a engravidar mas concordam que diminue a acidez vaginal, mas nenhum diz que fecha o colo do útero ...se assim fosse, ninguém teria conseguido engravidar com esse truque e muitas, muitas mulheres já obtiveram sucesso com essa dica. Vale procurar outra opinião médica amiga.
      Abraços !

      Excluir
  6. Tati!!
    Pra quem faz uso do clomid...em que dia do ciclo devo fazer a duchinha??
    PS:nao vou fazer ultra seriada nem testes de ovulacao...
    Aguardo respostas!!😘

    ResponderExcluir
  7. E quando a situação de religação da vasectomia quais são as chances de engravidar e se é possível gâmeta masculino??

    ResponderExcluir
  8. Bom eu sei que oque vou fala não tem muito a ver com o assunto mas sou laqueada eu tenho chance tbm de engravida com inseminação caseira?

    ResponderExcluir
  9. Bom eu sei que oque vou fala não tem muito a ver com o assunto mas sou laqueada eu tenho chance tbm de engravida com inseminação caseira?

    ResponderExcluir
  10. Tati, queria saber se tem que i traduzir toda a água? Deve fazer a ducha com 1 litro? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Nenhuma postagem correspondente para a consulta: Olá, há uns 4 anos tento engravidar , e este ano de 2017 finalmente consegui, porém tive um aborto retido. Novamente estou a tentar e com muito medo de ter que esperar mais longos 4 anos pra que isso aconteça . Vejo vários vídeos deus no YouTube e gostaria de te parabenizar. Queria muito comprar seu tutorial que me ajudaria a engravidar mais rápido, porém não tenho condições neste momento . Existe alguma possibilidade de ter acesso grátis? Ou com um valor menor?.

    ResponderExcluir